+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com DHCP - Mikrotik seria solução?

    Galera, bom dia.
    Tenho uma rede montada da seguinte maneira:
    um Dlink DIR-300, na sua porta WAN um modem Embratel/PME. A porta WAN está configurada para receber IP do Modem.
    As portas LAN e Wireless estão configuradas para serem DHCP Server. Mas em uma das portas LAN tenho ligado uma Antena Canopy, e na rede dos Canopys, tenho outro DHCP Server.
    O DIR "manda" ips da classe 10.1.10.XXX e o DHCP Server da rede dos CAnopys "manda" IPs da classe 192.168.10.XXX.
    Em uma das portas LAN do DIR eu tenho um equipamento ( GAteway FXS) que está com ip fixo na classe 192.168.10.XXX.
    E todas as máquinas que estiverem ligadas às LAN do DIR e via Wireless, tem q navegar pelo link da Embratel q "entra" na sua WAN.
    O problema é q semana passada uma das máquinas "pegou" IP da classe 192.168.10.XXX e isso não pode ocorrer (mesmo pq não vai navegar pois nessa rede é necessário Proxy, etc....)

    Já pesquisei e postei a mesma dúvida em outros foruns e algumas pessoas me aconcelharam a instalar um equipamento que contralasse rotas, ou algo do tipo.
    Se eu colocasse no lugar do Dlink, uma router board com mkt instalado, conseguira "bloquear" que o DHCP Discover das máquinas da rede interna, saíssem?


    Eu me lembro que no Ovislink 1120 AP tinha uma opção de DHCP Relay em que vc habilitava essa opção e configurava nela o IP do DHCP Server da rede para que, quem estivesse ligado ao Wireless dele recebesse o IP, mas não achei nada parecido no DIR que justamente barrasse esse "relay".

    Desculpem me prolongar, mas quis detalhar o caso..

    Obrigado desde já.

  2. #2

    Padrão com o MIKROTIK vc pode resolver tudo

    Citação Postado originalmente por otavioacosta Ver Post
    Galera, bom dia.
    Tenho uma rede montada da seguinte maneira:
    um Dlink DIR-300, na sua porta WAN um modem Embratel/PME. A porta WAN está configurada para receber IP do Modem.
    As portas LAN e Wireless estão configuradas para serem DHCP Server. Mas em uma das portas LAN tenho ligado uma Antena Canopy, e na rede dos Canopys, tenho outro DHCP Server.
    O DIR "manda" ips da classe 10.1.10.XXX e o DHCP Server da rede dos CAnopys "manda" IPs da classe 192.168.10.XXX.
    Em uma das portas LAN do DIR eu tenho um equipamento ( GAteway FXS) que está com ip fixo na classe 192.168.10.XXX.
    E todas as máquinas que estiverem ligadas às LAN do DIR e via Wireless, tem q navegar pelo link da Embratel q "entra" na sua WAN.
    O problema é q semana passada uma das máquinas "pegou" IP da classe 192.168.10.XXX e isso não pode ocorrer (mesmo pq não vai navegar pois nessa rede é necessário Proxy, etc....)

    Já pesquisei e postei a mesma dúvida em outros foruns e algumas pessoas me aconcelharam a instalar um equipamento que contralasse rotas, ou algo do tipo.
    Se eu colocasse no lugar do Dlink, uma router board com mkt instalado, conseguira "bloquear" que o DHCP Discover das máquinas da rede interna, saíssem?


    Eu me lembro que no Ovislink 1120 AP tinha uma opção de DHCP Relay em que vc habilitava essa opção e configurava nela o IP do DHCP Server da rede para que, quem estivesse ligado ao Wireless dele recebesse o IP, mas não achei nada parecido no DIR que justamente barrasse esse "relay".

    Desculpem me prolongar, mas quis detalhar o caso..

    Obrigado desde já.


    amigo boa tarde

    he verdade com o MIKROTIK vc pode resolver tudo instala ele recebendo o ip do modem (embratel) com varias placas (tanto para rede cabeada como para wirelles) depois he so mandar pro pc-ap>omni>clientes

  3. #3

    Padrão

    e a configuração vai ter algo de especial pra "barrar" esse outro dhcp?

  4. #4

    Padrão

    otaviocosta,

    como nosso amigo comentou, a melhor opção seria o servidor Mikrotik, pode resolver muito dos seus problemas, inclusivel evitar visitas nos clientes por causa de alguma alteraçao feita na sua rede.

    Entra ai neste tópico, ele pode te da uma ajuda com relação aos problemas com dhcp.

    https://under-linux.org/f118170-como-atribuir-dhcp-automatico-e-ao-mesmo-tempo-amarrar-ip-mac-3

  5. #5

    Padrão valeu

    galera, uma coisa que esqueci de mencioar: esse rádio Dlink está sendo usado Indoor.
    Só estou comentando isso pois um amigo falou sobre omni e talz... de fato não é necessário.
    De qq forma, obrigado a todos.
    Certamente instalaremos um mikrotik, mesmo q para uso interno, para sanar esse problema.
    Abraços