+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking link de 512kb.... verdades e mentiras

    Boa noite pessoal,

    Estou vendo aqui um link dedicado da OI para mim, e tenho interesse de distribuir via radio para algunes clientes.

    Ai surgiu uma duvida a respeito de quantidades de clientes que posso colocar nesse link.

    Matematicamente falando:

    512kb / 64kb = 8 clientes

    mas os vendedores da OI e mais um amigo meu que tem provedor disse que posso colocar até 40 clientes.

    Ai nao sei... fico confuso sobre como seria essa divisão, pois vou usar servidor Mikrotik para dividir a banda e servidor cache para aliviar o fluxo.

    Sei que hoje eu recebo um link de 265kb via radio de uma empresa aqui na minha cidade e tenho 12 maquinas e fica razoavel o acesso.

    Estou preocupado, pois o link custa R$ 2500,00 e nao quero cobrar mais que R$ 80,00 dos clientes e que ter uma internet boa para eles navegarem.

    Alguem pode me dar uma luz?

  2. #2

    Padrão

    Cara da pra tu botar uns 60 de 128k ai com cachefull.

    Por acaso esse link é o IP Connect? Tão me oferecendo por R$ 1600 512K full, um roubo!
    Última edição por lipeiori; 06-01-2009 às 22:53.

  3. #3

    Padrão

    a conta que faço aqui sao 50 clientes por MEGA .. clientes de 150k ...

  4. #4

    Padrão

    Amigo, não quero te desanimar não.

    As contas vão mais longe do que simplesmente multiplicar 80X40,00.
    Como disse o outro companheiro, para começar, este preço de 1600,00 é um assalto.
    A média de mercado está entre 1400 e 1600 o mega full, ou seja com 100% de garantia.

    Mas os outros custos envolvidos podem ser grandes. Documentação, SCM ( pois franquias ou parcerias está ficando complicado), impostos, etc...

    E ainda por cima tem a fidelidade do link. Com rentabilidade baixa , corre o risco de ter que bancar o link até o fim do contrato.
    A rentabilidade vai aparecer com a escala, ou seja, com o aumento de clientes. Com 40, conforme o Alexandre já citou, vai ficar no gargalo nos 512kbps. Hoje um provedor só começa a ter retorno acima de um bom número de assinantes, o que por natureza vai fazer aumentar teus custos também.
    Mas logicamente, cada caso é um caso. Cada cidade tem o seu potencial.
    Planeja bem e se, se sentir segurança, toca o barco para frente. Sucesso
    Última edição por 1929; 07-01-2009 às 08:21.

  5. #5

    Padrão

    O correto seria analisar o perfil dos usuarios, aqui nossa média é de 40 clientes por mega de link full com velocidades de 250k-1250k (Sendo 80% 250 k).

    Digo analisar o perfil dos clientes, pois tenho setores da cidade, que utilizam pouco link, inclusive antigamente, antes de instalar o BGP e efetuar o balanceamento, tinha problemas com falta de link em algumas localidades e sobra em outras.

    A questão do cache, tambem é variavel. Durante 90 dias em que tive um extrangulamento de link, pois a BRT não queria me fornecer (até a chegada da EBT), minha unica saida foi a colocação de um cache, ganhei em torno de 25% de link em media, alguns outros colegas que utilizaram, pelo perfil de seus usuarios chegaram a até 50%. Havia momentos do dia que eu tinha 75% do trafego se utilizando do cache, infelizmente não era nos horarios de pico, onde isto caia em torno de 15-20%.

  6. #6

    Padrão

    Minha conta costuma ser a seguinte: 20% (CIR) de banda garantida para cada cliente assim se tem 512k pode colocar 40 computadores a 64k, na pratica terá velocidade maxima em quase todo o tempo, porque a internet não é utilizada simultaneamente por todos a menos que fiquem fazendo downloads constantes tipo p2p etc.

    Lembrando que o p2p pode ser limitado pelo mk

    Um cache ajuda bastante!!

    Utilize as politicas de controle de banda e de firewall para dar prioridade de tráfego a navegação;

    Depois que o seu link estiver instalado ligue para uma associação, algumas assumem o seu link como se fosse deles, adicionam em um pacotão que possuem com a operadora e conseguem diminuir o preço dele. Aqui na região possui uma assim, não sei se ela atua em todo o pais, mas posso tentar ver pra vc se for o caso.

  7. #7

    Padrão

    Meu caro,

    512Kbps por R$ 2.500,00 é um suicídio. Desculpe, não quero pôr "água no seu chopp" se começar apenas com essa estrutura o seu negócio é de alto risco. Analise tudo direitinho antes de começar.

  8. #8

    Padrão

    Pelo que vi a maioria confirma que dar para colocar 512kb para 40 clientes...

    outra coisa,

    Vi que alguns comentarios sobre "garantia de banda", sei que no MK tem como dividir a banda, no meu caso queria fornecer no minino para cada cliente 64kb... no MK tem como dividir e tb colocar essa garantia de banda encima da divisão?

    outra coisa,

    To pensando em colocar somente 1 servidor MK para receber o link do roteador e distribuir (por causa das condições financeiras).... o que vcs acham?

    Para um link de até 1 MB que marca de roteador vcs me aconselham?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Minha conta costuma ser a seguinte: 20% (CIR) de banda garantida para cada cliente assim se tem 512k pode colocar 40 computadores a 64k, na pratica terá velocidade maxima em quase todo o tempo, porque a internet não é utilizada simultaneamente por todos a menos que fiquem fazendo downloads constantes tipo p2p etc.

    Lembrando que o p2p pode ser limitado pelo mk

    Um cache ajuda bastante!!

    Utilize as politicas de controle de banda e de firewall para dar prioridade de tráfego a navegação;

    Depois que o seu link estiver instalado ligue para uma associação, algumas assumem o seu link como se fosse deles, adicionam em um pacotão que possuem com a operadora e conseguem diminuir o preço dele. Aqui na região possui uma assim, não sei se ela atua em todo o pais, mas posso tentar ver pra vc se for o caso.
    Vou aguardar esta dica de alguém assumir o link.
    Nâo há uma degradação da qualidade?
    Como funciona isso na prática? Já vi isso em uma operadora VOIP. será semelhante?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Vou aguardar esta dica de alguém assumir o link.
    Nâo há uma degradação da qualidade?
    Como funciona isso na prática? Já vi isso em uma operadora VOIP. será semelhante?

    Seguinte, quando comecei aki, tinha um custo parecido com o seu, absurdo na verdade eram 4500,00 por um link de 512k, isso a quatro anos atras, mesmo assim por ser uma cidade pequena tive apoio de prefeitura, camara, montei uma lanhouse e conseguia basicamente sobreviver, a partir de um tempo esse preço caiu para 12000 por 4 megas de link, mesmo assim muito caro ainda, hoje por intermédio da associação tenho 10 megas de link e pago por mega um valor bem abaixo de 1500 reais (não vou precisar o valor por causa da concorrência aki). Detalhe os links são os mesmos circuitos que foram instalados pra mim, não foram substituidos, apenas passaram a integrar os circuitos da associação, continuam em meu nome e posso conferir como está a situação de adiplência, solicitar manutênção etc.

    Me passe um mp com seus dados, cidade etc. para que eu possar estudar com o pessoal da associação esta possibilidade pra vc.

  11. #11

    Padrão

    Um bom cache chega a render quase 100%, um esquema de cache full controlado para os clientes junto com o cache é muito rentável. Estou com cache de vídeo, com cache full passando 1 mega para cada cliente no conteúdo do cache. O link folgou absurdos. Rodando tudo em CentOS, Squid e HTB. Mais vou te dizer, hoje em dia R$2.500,00 por 521k, é difícil, se aparecer um concorrente com alguma condição, melhor te quebra. Pelas minhas contas aqui, apertado uns 50 usuários, só custo do link vais ser R$50,00 cada um, fora inadimplentes e tals. Na minha opnião tem que conseguir uma condição melhor no link. Na minha opnião a Telemar é de outro planeta, preços ridículos, Embratel é a metade do preço.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Um bom cache chega a render quase 100%, um esquema de cache full controlado para os clientes junto com o cache é muito rentável. Estou com cache de vídeo, com cache full passando 1 mega para cada cliente no conteúdo do cache. O link folgou absurdos. Rodando tudo em CentOS, Squid e HTB. Mais vou te dizer, hoje em dia R$2.500,00 por 521k, é difícil, se aparecer um concorrente com alguma condição, melhor te quebra. Pelas minhas contas aqui, apertado uns 50 usuários, só custo do link vais ser R$50,00 cada um, fora inadimplentes e tals. Na minha opnião tem que conseguir uma condição melhor no link. Na minha opnião a Telemar é de outro planeta, preços ridículos, Embratel é a metade do preço.
    e o que vc acha de usar somente o servidor MK para inicio?

    e falando em equipamento, uma maquina para fazer cache e controle de banda precisaria do que fisicamente?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por webier Ver Post
    e o que vc acha de usar somente o servidor MK para inicio?

    e falando em equipamento, uma maquina para fazer cache e controle de banda precisaria do que fisicamente?
    As grandes economias com cache não se consegue usando Mikrotik, tem poucas opções de ajustes, sem falar que as novas versões não usam Squid, e o pessoal tem falado mal do cache que está vindo nele. Não estou falando que o Mikrotik é ruim, mais pelo menos no cache você tem usar um máquina Linux. O hardware é pesado, pois cache gasta disco, uma máquina atual com muito HD resolve. Se puder um servidor Dell, com pelo menos 1 Tera de HD.