+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão Depois do acidente

    rogeriosims, conseguiste abrir os anexos?
    Penso que com eles podes ter uma orientação mais objetiva dos pontos!

    Abraços!

  2. #62

    Padrão Duvida antena Geenge

    Yondaime me tira uma duvida, como são essas antenas Geenge? Elas são total mente sólidas sem nenhuma furação para o vento? E o conector dela, é verdade que é um sma fêmea? Se for esse conector, num fica ruim não?

    To pensando em comprar uma par da de 33dbi, por isso queria tua opinião já que tu indica ela. Se mais alguem tiver experiência com ela e poder me ajudar. Pq se for sólida to com medo do vento já que ela vai ficar na torre bem contra de onde o vento vem aqui.

    Vlw

    Obrigado

  3. #63

    Padrão

    Orsely,

    Realmente os pontos que eu marquei estavam errados , com as ultimas coordenadas e imagens que você passou, pude ver aqui melhor.

    Da pra fazer o link sim, so vi um problema no primeiro enlace, do ponto 1 (5°31'6.18"S, 47°28'12.05"O) para o ponto 495 ( 5°38'50.86"S, 47° 6'36.73"O). a um pico nesse caminho. mesmo considerando a altura da antena de 80metros ainda ocorre uma obstrução de uns 40%.

    o outro link do ponto 495 para o ponto 283, da tranquilo, considerei a altura da antena 20metros e foi beleza.

    Eu marquei o ponto onde há a obstrução ( 5°36'30.85"S, 47°13'7.32"O), se você colocar um repetidor nesse fica fino.

    ai vai ficar assim: ponto 1 > obstrucao > 495 > 283. todos com altura de 20metros.

    A meu ver essa é a melhor opção pois você vai gastar menos com torres.

    Eu marquei todos os pontos nos arquivos anexos.

    Baixe e de uma olhada, identifique o local marcado como obstrução 1 e veja a possibilidade de instalação no local.

    Quem estiver acompanhando o topico pode baixar tambem os arquivos, e ver em detalhes o caso.

    4shared.com - online file sharing and storage - download (2) Orsely.kmz
    4shared.com - online file sharing and storage - download (2) orsely.ptpprj

    O arquivo .PTPPRJ abre com o programa link planner da motorola (o link para baixar se encontra nesse topico algumas mensagens atras).
    O arquivo .KMZ abre com Google Earth.

    Abraço

  4. #64

    Padrão

    rogeriosims, cara, fiquei pensando e não sei como agradecer. Mesmo que houvesse algum erro (meu, teu ou nosso) considero que vc foi uma pessoa excepcional. Vou colocar em prática o que planejei levando em conta essas tuas contribuições (+1 ponto). Em algum tempo eu deverei mandar um convite para um churrasco e espero que o amigo aceite.
    Ficamos, todos nós muito gratos de modo geral a todos e de modo especial a você, por ter se empenhado tanto.
    Gratos mesmo!!!
    Valeu!!!!

  5. #65

    Padrão

    Gente, penso que com esse último post do rogeriosims esse meu post ganha (DA MINHA PARTE APENAS) uma pausa até que apareçam problemas práticos. Esses problemas só deverão aparecer com a aplicação do projeto.
    Manterei todos informados.
    Tenho consciência que esse enlace é um desafio, mesmo nacionalmente já que esse forum não tem fronteiras e essa discussão envolveu tanta gente de tantos lugares.
    Assim as conclusões, envolvendo problemas e modos de solucioná-los, devem ser compartilhados por todos.
    Quem precisar de alguma coisa envolvendo o projeto, é só perguntar.
    Uma coisa mais: as antenas GENNGE... pretendo adotá-las e como sugestão fica a idéia de visitarem a página da empresa, como eu fiz. Se forem solicitados eles mandam uma tabela de preços. Os preços são ótimos e as antenas têm sido muito elogiadas por todos que usaram. Darei a minha opinião logo que tivermos o enlace. Usarei a 33dbis,90cm, 5.8.
    Valeu moçada, vou melar as mãos de graxa agora na execução do projeto.
    Dúvidas? Podem perguntar, semanalmente estarei aqui à disposição.
    Prof. Orsely

  6. #66

    Padrão

    PLACAS SOLARES E BATERIAS, COMO COMPRAR?

    Gente, uma coisa: Teremos que usar energia solar em dois pontos. Estou com dificuldades para escolher AS CÉLULAS e a bateria.
    Qual a potência necessária das placas e das paterias para dois rádios com coolers?
    Dois pontos usaram energia solar, terei que investir nisso e gostaria de investir o necessário, nada mais, até porque os custos aumentaram quando adotamos mais um ponto intermediário!!
    Grato, Prof. Orsely

  7. #67

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeopoldoMeireles Ver Post
    Yondaime me tira uma duvida, como são essas antenas Geenge? Elas são total mente sólidas sem nenhuma furação para o vento? E o conector dela, é verdade que é um sma fêmea? Se for esse conector, num fica ruim não?

    To pensando em comprar uma par da de 33dbi, por isso queria tua opinião já que tu indica ela. Se mais alguem tiver experiência com ela e poder me ajudar. Pq se for sólida to com medo do vento já que ela vai ficar na torre bem contra de onde o vento vem aqui.

    Vlw

    Obrigado


    Olá amigo, as antenas são conector N Fema sim, é tipo a Zirok dá vida, só que é a mesma tecnologia usada pela "Pluton" , e ela não tem furos, porém ela é bem menor que as demais e segura-se bem no vento,

    Pode comprar sem medo, você vai gostar,
    comprei 10 antenas porque vou fechar mais alguns enlaces!

    tanto que já to projentando um enlace de 70kms utilizando N-DUAL com antenas de 38dbi, o problema é a torre pra segura-la. :X

    mas vamo enfrente.

  8. #68

    Padrão

    Tu me deixou uma dúvida no final, essa antena tem que ter uma bela amarração da torre pra segurá-la é isso que tu quis dizer?

    Ou mesmo sendo toda sólida ela é tranquila em relação ao vento?

    Vlw

    Obrigado

  9. #69

    Padrão

    a de 38db é gigante! por isso preciso de uma boa torre pra segura-la

    já as outras são 60cms no maximo 90cms..

    o suporte dela segura muito bem.

    se você tiver muito pé de vento aí na região sugiro a você "desenha" um suporte traseiro.


    Abraço.

  10. #70

    Padrão

    Aqui no provedor estamos usando RB433, usando cartões Engenius 8602 Plus, estamos fechando exatamente 43km com banda de 12, 13mb.... deve dar mais... mas estamos limitando em 18mb no MK, a versão do MK é 3.13, potencia do cartão está em 350mw... ack-timeout em automatico, com antenas hyperlink fechadas de 32db, o sinal fica dando por volta de -55.... faça chuva ou sol não cai dessa media, 12, 13mb.... flw.

  11. #71
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    se vc trabalhar o ntreme ainda pode dar mais
    mas é isso ai nosso amigo o TheHawk esta falando serio ao dizer que 43 da, tem enlaces que ja montei para algumas empresas no maximo 38 com antenaas de disco da hyper de 29
    não menospreze nenhum db

  12. #72

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    se vc trabalhar o ntreme ainda pode dar mais
    mas é isso ai nosso amigo o TheHawk esta falando serio ao dizer que 43 da, tem enlaces que ja montei para algumas empresas no maximo 38 com antenaas de disco da hyper de 29
    não menospreze nenhum db
    Olá Acronimo, com certeza deve dar mais com Nstreme, porem como já disse tá dando por volta de 12, 13mb.... e como o maximo que está em uso é 4, 5mb então ficou desnecessario o uso do nstreme... quem sabe um dia eu testo.... até.

  13. #73

    Padrão Terreno do link

    TheHawk, vc poderia nos descrever (ideal seria as coordenadas) a topografia do terreno do teu PONTO-A-PONTO... queria ver como se comporta o sinal em um local com acidentes geográficos.
    Sou o iniciador deste tópico e estou montando uma rede, algumas áreas com visada mas com problemas com a barreira de fresnel.
    Grato

  14. #74

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Orsely Ver Post
    TheHawk, vc poderia nos descrever (ideal seria as coordenadas) a topografia do terreno do teu PONTO-A-PONTO... queria ver como se comporta o sinal em um local com acidentes geográficos.
    Sou o iniciador deste tópico e estou montando uma rede, algumas áreas com visada mas com problemas com a barreira de fresnel.
    Grato
    Olá Orsely, no momento estou no trabalho e não estou podendo passar maiores detalhes.... estou extra ocupado... mas a noite eu mando uma mensagem aqui com maiores detalhes... até.

  15. #75

    Padrão Creio eu que sim

    Cara tentar nao mata ninguem a nao ser que alguem caia da torre ,
    seguinte um engenheiro fechou 64km passando 27mb,
    tipo de equipamento usado
    Antenas Hyperlink grade
    RB433H
    cartoes ubiquit
    ------------------------------------------------------------
    como ele fez isso, cada lado ele colocou daus antenas e 1 cartao
    cada antenas em TX e RX
    antenas 1 tava o seguint TX , RX
    antenas 2 RX , TX
    -------------------------------------------------------------
    mais com algum esforço vc consegui sim blz

  16. #76

    Padrão longa distancia .......

    Olá apesar de trabalhar com rede wireless minha rede e dentro de uma pequena cidade então nao tenho problemas com longas distancias ma svenho acompanhando esse topico e a unica coisa que posso dizer é que uma unica vez peguei um serviço pra um morador da cidade e usuario de minha rede em goias e la consgui mandar de uma torre( de uns 50m) no centro da cidadezinha ate a fazenda dele usando apenas uma bussola pois o gps dele na hora deu pau a distancia percrrida foi de 42 km e usamos o tsunami simplesmente alinhamos no olho(na bussola) e pronto um pingava o outro com uma media de 8ms isso ja faz quase um ano e ate hoje eles funcionam embora nunca mais eu tenha chegado perto dele tenho noticias pelo dono ......... derrepente vc ja ouviu falar disso ? e continuem o topico que ta legal.

  17. #77

    Padrão Ajuda: visada virtual

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Orsely,

    Realmente os pontos que eu marquei estavam errados , com as ultimas coordenadas e imagens que você passou, pude ver aqui melhor.

    Da pra fazer o link sim, so vi um problema no primeiro enlace, do ponto 1 (5°31'6.18"S, 47°28'12.05"O) para o ponto 495 ( 5°38'50.86"S, 47° 6'36.73"O). a um pico nesse caminho. mesmo considerando a altura da antena de 80metros ainda ocorre uma obstrução de uns 40%.

    o outro link do ponto 495 para o ponto 283, da tranquilo, considerei a altura da antena 20metros e foi beleza.

    Eu marquei o ponto onde há a obstrução ( 5°36'30.85"S, 47°13'7.32"O), se você colocar um repetidor nesse fica fino.

    ai vai ficar assim: ponto 1 > obstrucao > 495 > 283. todos com altura de 20metros.

    A meu ver essa é a melhor opção pois você vai gastar menos com torres.

    Eu marquei todos os pontos nos arquivos anexos.

    Baixe e de uma olhada, identifique o local marcado como obstrução 1 e veja a possibilidade de instalação no local.

    Quem estiver acompanhando o topico pode baixar tambem os arquivos, e ver em detalhes o caso.

    4shared.com - online file sharing and storage - download (2) Orsely.kmz
    4shared.com - online file sharing and storage - download (2) orsely.ptpprj

    O arquivo .PTPPRJ abre com o programa link planner da motorola (o link para baixar se encontra nesse topico algumas mensagens atras).
    O arquivo .KMZ abre com Google Earth.

    Abraço

    Camarada, rogeriosims preciso de você!!!
    Seria possível, se não for abusar demais, você me ajudar em uma visada. Aquele trabalho com as torres, embora tenha sido modificado (até mesmo por conta da tua contribuição) foi sensacional.
    Agora estou com uma dúvida com uma visada...
    Seria possível você:
    me dizer como construir virtualmente a visada (como você fez), ou;
    tentar fazer para mim a linha de visada entre esses dois pontos...?

    É ainda para a minha rede.. se refere a uma distância de aproximadamente uns 20 km entre dois pontos alternativos.
    Se for possível entre em contato.. fico gratíssimo desde já.
    Orsely

  18. #78

    Padrão

    Olá Orsely,

    Ainda precisa de ajuda?? desculpe mas esses dias estive viajando a trabalho.

    Se ainda precisar de ajuda me passa os dados que eu faço a simulação e faço tambem um tutorial de como usar os programas.


    Abraço

  19. #79

    Padrão

    Roda sim fera. Fica tranquilo. Coloca em modo Bridge, com visada a 43 km vc pode usar antenas OIW ou Hiperlink de 26 a 33 Dbi que consegue chegar bem perto dos dos 30 megas a 43 KM. Mas para isso vc deve tomar algumas precauções.

    Coloque caixa hermetica metalica com aterramento;

    Evite o uso do POE, isto´é, leve a energia dentro da caixa (uma excelente caixa é uma que é para 4 radios vendidas pela Centrin - Se saiu bem em um raio que caiu nela e ainda permite vc ver do chão a situação dos equipamentos)

    Coloque um saquinho de silica dentro de cada caixa hermetica;

    Coloque a caixa hermetica o mais proximo possivel da antena, mas nunca atras dela, coloque de um a 3 metros abaixo dela;

    Não use a RB 411, pois, ela tem um problema de queima do controlador em situação mais elevada;

    A caixa hermetica deve ter ventilação ativa;

    Prefica as RB 433AH;

    XR5 são excelentes, mas teste tambem o Engenius 8602 e principalmente o CM9. Esse cartão é simplesmente fantastico. Consegui fechar com ele a 97 km pra teste com antena de 31 DBI da Zirok e tem topico aqui no foum mencionando 115 KM com 15 MBps (Enlace de 50km - Página 3);

    Nessa distância, acredito que uma antena de no maximo de 26 DBI é mais do que suficiente. Para Wireless a regra que diz que "quanto mais melhor" não vale. Se vc estiver muito perto e usar uma antena de altissimo ganho, vai ter muito sinal-ruido e o link vai perder qualidade demaaaais;

    Se for fechar um enlace apenas entre dois pontos, sempre use em modo bridge;


    Espero ter ajudado.
    Última edição por vpnvyrtual; 16-05-2009 às 14:59.

  20. #80

    Padrão Contribuição

    Camarada vpnvyrtual excelente o seu post. Penso que em uma fase de refinamento é preciso mesmo pensar nesses detalhes que, rigorosamente, são a diferença. Esssa coisa da sílica é caríssima informação que, óbvio, em regiões de grande umidade como a minha são indispnsáveis e significam uma economia substancial na manutenção (e paz).
    Estou anotando cada detalhe e, se precisares, posso passar alguns dados específicos sobre a montagem, se te ajudar em algo.
    Uma outra coisao alerta sobre o RB 411 foi ótimo, era bem possível que o técnico adotasse ele, na verdade ele me falou sobre isso.
    Vom considerar com toda a seriedade que merece, a sugestão que você m deu.
    Gratíssimo
    Abraços e a disosição.
    Prof. orsely