Resultados da Enquete: A sua outorga teve como base esse projeto?

Votantes
61. Você não pode votar nesta enquete
  • Sim

    32 52,46%
  • Não

    29 47,54%
+ Responder ao Tópico



  1. #261

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    Citação Postado originalmente por araxa Ver Post
    Boa tarde Kleber,
    com o seu projeto ja estou quase nos finalmente ,ja arrumei o crea o engenheiro ja assinou
    e disse tambem que este projeto esta perfeito vai ate
    tirar como base daqui para frente,
    esta semana um concorrente homologado saiu tirando foto das antenas da cidade para formular denuncia
    eu liguei para ele e tivemos uma discução grave que ate arrependi depois só que ninguem pode usar
    imagem de residencia ou pessoas para aproveitamento proprio, outra coisa que ele no inicio tambem trabalhou sem liença,entendo que o sol nasceu para todos no inicio tudo é muito dificel,mais com ajuda de pessoas como voces do site vamos vencendo a batalha, me atire a primeira pedra quem não tem teto de vidro :: Marcio Araxá MG
    Deu entrada no projeto?

  2. #262

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    Olá kleberbrasil!!!! Olha, me tira uma dúvida por favor. Eu abri minha empresa já, estou procurando um engenheiro para assinar o projeto que eu mesmo fiz. Você poderia me indicar algum? E outra dúvida que tenho. Eu terei que pagar a um engenheiro todo mês pra ele ficar responsável pela minha torre é????? E como é que é esses relatórios que a ANATEL pede de tempos em tempos???? Agradeço desde já. Vlw!!!!

  3. #263

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    Citação Postado originalmente por Godfather Ver Post
    Olá kleberbrasil!!!! Olha, me tira uma dúvida por favor. Eu abri minha empresa já, estou procurando um engenheiro para assinar o projeto que eu mesmo fiz. Você poderia me indicar algum? E outra dúvida que tenho. Eu terei que pagar a um engenheiro todo mês pra ele ficar responsável pela minha torre é????? E como é que é esses relatórios que a ANATEL pede de tempos em tempos???? Agradeço desde já. Vlw!!!!

    A turma sempre confundi a responsabilidade técnica (RT) junto ao CREA.. Vc precisará de um engenheiro para assinar todos os projetos da sua empresa que forem para a ANATEL, isso vc pode pagar a vulso. Agora para ser RT da empresa, vc não precisa necessariamente de um engenheiro, pode ser um técnico em telecomunicações, rede industrial, etc..

  4. #264

    Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    São Paulo
    Posts
    13

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    Amigo estou fazendo meu projeto também aqui, você pode me ajudar, principalmente na parte dos anexos.

    Um exemplo:
    Minha internet vai ser entregue via radio chegando na minha torre principal. Nos exemplos eu vi falando de Vsat, frame-relay, no meu caso seria apenas um Ip connect (internet mesmo).

    Como eu poderia fazer isso?

    Desde já agradeço a todos

    PS: A União faz a força

    Citação Postado originalmente por Godfather Ver Post
    Olá kleberbrasil!!!! Olha, me tira uma dúvida por favor. Eu abri minha empresa já, estou procurando um engenheiro para assinar o projeto que eu mesmo fiz. Você poderia me indicar algum? E outra dúvida que tenho. Eu terei que pagar a um engenheiro todo mês pra ele ficar responsável pela minha torre é????? E como é que é esses relatórios que a ANATEL pede de tempos em tempos???? Agradeço desde já. Vlw!!!!

  5. #265

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    Deixando um pouco mais claro pra vc.

    Estou procurando um engenheiro para assinar o projeto que eu mesmo fiz, você poderia me indicar algum?
    R. Se for pra assinar o projeto posso te indicar um dependendo do estado que vc mora ?

    Eu terei que pagar a um engenheiro todo mês pra ele ficar responsável pela minha torre é?????
    R. Não, mensalmente vc terá que pagar um eng para ficar RT (Responsavel Técnico) pela sua empresa e não pela sua torre.
    Porém vai precisar de um eng; geralmente são os eng civil quem faz esse trabalho, para fazer um projeto de estrutura da sua torre e tirar uma art desse projeto, pois o crea e a prefeitura geralmente fiscaliza essa parte, que é uma parte digamos como se fosse uma obra, uma estrutura metalica, e corre risco de cair na cabeça de alguém rsrs mas, não confunda com projeto e art enviados para anatel, que são totalmente diferentes;

    Sobre os relatórios são chamados de SICI (Sistema de Coleta de Informação), procura aqui mesmo no site que tem modelo disponivel pra dow do nosso amigo Kleber.

    Citação Postado originalmente por Godfather Ver Post
    Olá kleberbrasil!!!! Olha, me tira uma dúvida por favor. Eu abri minha empresa já, estou procurando um engenheiro para assinar o projeto que eu mesmo fiz. Você poderia me indicar algum? E outra dúvida que tenho. Eu terei que pagar a um engenheiro todo mês pra ele ficar responsável pela minha torre é????? E como é que é esses relatórios que a ANATEL pede de tempos em tempos???? Agradeço desde já. Vlw!!!!

  6. #266
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    A turma sempre confundi a responsabilidade técnica (RT) junto ao CREA.. Vc precisará de um engenheiro para assinar todos os projetos da sua empresa que forem para a ANATEL, isso vc pode pagar a vulso. Agora para ser RT da empresa, vc não precisa necessariamente de um engenheiro, pode ser um técnico em telecomunicações, rede industrial, etc..
    Se você tem dúvidas sobre como legalizar sua empresa junto ao CREA (se precisa ou não de engenheiro registrado na sua empresa) para poder obter a Autorização de SCM junto ao ANATEL, espero que isto ajude.

    No próprio site da ANATEL, sobre SCM, em dúvidas freqüentes, no item 10:
    (...)10- Que profissional poderá se responsabilizar tecnicamente, junto ao CREA, pelas atividades de telecomunicações desenvolvidas pela empresa?
    Resposta: Para que a empresa possa se registrar junto ao CREA, esta deverá possuir um profissional habilitado que responda tecnicamente pelas atividades de telecomunicações desenvolvidas pela empresa. Cabe ao CREA definir qual habilitação será necessária (profissional de nível médio ou nível superior), em conformidade com o objeto social da empresa (...).

    Então, a ANATEL não exige que a sua empresa tenha um engenheiro no corpo técnico, o que vai depender do que vc escrever no Contrato Social.

    Se em algum item tiver o termo projetos, engenharia ou afins, o CREA do seu estado vai exigir um engenheiro no corpo técnico para registrar a sua empresa.

    E outra, mesmo que a sua empresa precise de algum serviço de engenharia, pode-se contratar um engenheiro, sem vínculo com a empresa, como prestador de serviço.

  7. #267

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    Isso, para ser RT da empresa, não precisa ser engenheiro, mas para os projetos de engenharia somente o engenheiro pode assinar, veja o que o formulário de autocadastramento de estação da ANATEL diz em seu corpo:

    Na indicação deverá constar, obrigatoriamente, no mínimo um Engenheiro Eletricista, Eletrônico ou de Comunicação, responsável técnico pelo cadastramento, conforme art.9º da Resolução nº 218 de 29/06/73 do CONFEA;

    Quem manda projeto assinado por técnico, volta.

  8. #268
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    Correto Kleber e bem lembrado sobre o autocadastramento.

    A questão do técnico é apenas para o registro da empresa junto ao CREA, para a composição do seu corpo técnico de trabalho e para desenvolver atividades a ele designadas de acordo com a sua atribuição.

    Agora sobre a questão de autocadastramento na ANATEL, somente um engenheiro com atribuições de telecom pode fazer. No cadastro junto a ANATEL, você pode informar outras pessoas para fazer consultas ao site, mas o serivó de autocadastramento é obrigatório um engenheiro.

    Mas nem assim, para fazer o serviço de autocadastramento, você precisa ter um engenheiro registrado na sua empresa. Eu mesmo sou engenheiro eletricista e presto serviço de autocadastramento a várias empresas, sem vínculo empregatício. Quando precisam cadastrar ou alterar as características uma estação eu faço o serviço e cobro por ele. Não tendo serviço não tem que se pagar nada.

    Existem muitos colegas engenheiros que cobram mensalidades para se fazer tal serviço. Não é errado. Para uma empresa que tem grande volume de cadastros é uma ótima opção. Mas para uma pequena empresa de SCM, acho inviável, pois pode ser um custo oneroso desnecessário.

    Abs
    Última edição por EngenheiroAlvaro; 20-01-2011 às 09:40. Razão: formataçao do texto

  9. #269

    Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    São Paulo
    Posts
    13

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    Pessoal essas declarações eu preciso encaminhar todas no projeto básico?

    No meu caso vou receber o link via rádio, mas será interessante informar via satélite, para possível local sem nenhum meio de transmissão comum?

    Outra duvida boba mas relevante, esse CONTRATO SOCIAL é o da minha empresa mesmo, que o contador elaborou certo?

    Desde já agradeço

    Carlos
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  10. #270

    Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    São Paulo
    Posts
    13

    Padrão Re: tempo

    Amigo pelo que eu vi clicando nesse tópico estão aguardando o pagamento do boleto, seria no caso o 1º. se for outros você esta proximo de conseguir sua liçença, parabéns.

    Citação Postado originalmente por welliton Ver Post
    Da entrada até o boleto foram 4 meses, mas o processo ainda não está concluído. Depois de pagar e enviar o boleto de volta pra eles, você recebe 3 cópias do termo, que você deve assinar, reconhecer firma e enviar de volta pra eles. Depois que eles assinarem o termo e publicarem no DOU, você deve enviar o projeto de instalação. Estou nessa fase agora, enviei o projeto e estou aguardando a aprovação deles.
    SICAP - CONTROLE DE RASTREAMENTO DE DOCUMENTOS E PROCESSOS - [SIS versão 2.2.1]
    Você acompanha todo o processo por esse sistema aí acima, usando o número de protocolo que você recebe quando dá entrada no processo.
    Espero ter esclarecido suas dúvidas.

  11. #271

    Padrão Re: tempo

    Kleber, neste último anexo postado, onde constam diversas declarações , me chamou a atenção a segunda declaração onde a empresa declara não ser ligada direta ou indiretamente a qualquer outra outorgada que trabalhe com STFC.

    As implicações disso são muito amplas, e apesar de sair do escopo do tópico é pertinente, pois mostra que STFC e SCM não podem conviver na mesma empresa ou grupo empresarial coligado?

  12. #272

    Padrão Re: tempo

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Kleber, neste último anexo postado, onde constam diversas declarações , me chamou a atenção a segunda declaração onde a empresa declara não ser ligada direta ou indiretamente a qualquer outra outorgada que trabalhe com STFC.

    As implicações disso são muito amplas, e apesar de sair do escopo do tópico é pertinente, pois mostra que STFC e SCM não podem conviver na mesma empresa ou grupo empresarial coligado?
    Oi Carlos,

    Eu penso que essa confusão especificamente existe, porque na LGT diz:

    Art. 86. A concessão somente poderá ser outorgada a empresa constituída segundo as leis brasileiras, com sede e administração no País, criada para explorar exclusivamente os serviços de telecomunicações objeto da concessão.

    Mas esse artigo só se aplica para concessões, SCM é autorização e existe STFC por autorização também, que é o caso da Global Crossing e GVT. Então vamos ao primeiro exemplo:

    GLOBAL CROSSING COMUNICACOES DO BRASIL LTDA Autorizada SCM TERMO PVST/SPV Nº 059/2003 ANATEL e autorizada STFC Contrato/Termos: 231/2002 (LOCAL) 10/12/2002 DOU12/12/2002, 376/2006 (LDN) E 377/2006 (LDI) 29/3/2006 DOU 12/4/2006.


    Outro fator para essa confusão também, seja pelo fato de ser expressamente proibido - até no regulamento do SCM - trafegar STFC dentro da rede do SCM.

    Mas muito boa sua pergunta, isso é meu entendimento e irei reportar essa dúvida para a ANATEL.


    Fonte SCM: STEL - SISTEMA DE SERVI

    Fonte STFC: http://www.anatel.gov.br/Portal/veri...ath=249202.pdf

  13. #273

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    A Abramulti em abril passado entrou com uma liminar contra a Anatel sobre este assunto.
    Está lá no site deles.
    Mas nunca mais o assunto veio a tona.
    Parece que a palavra "convergência" começa a se sobrepor a qualquer dispositivo legal.

    E daí se for verdade mesmo, eles acham um jeito de mudar as disposições. Quem sai beneficiado em tudo isso sempre são as grandes empresas.

  14. #274

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    Kleber fica aí uma duvida. Quando novo tive um processo criminal, nada de mais. É necessario a certidão negativa crimina? Dessa certidão eu consigo negativa para fins de trabalho, serve?
    Obrigado
    Luis

  15. #275

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    Pode-se assinar estas declaraçoes para anatel via procuraçao?

  16. #276
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    Citação Postado originalmente por raus Ver Post
    Pode-se assinar estas declaraçoes para anatel via procuraçao?
    Sim, pode. A procuração tem de ter poderes específicos para representá-lo junto a ANATEL e seja reconhecida firma em cartório.

  17. #277

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    bom galera sou novo aqui estou com um provedor e estou querendo fazer a licença mas não sei por onde começar

    podem me ajudar


    msn: [email protected]


    agradeço desde já

  18. #278
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    Já leu esse tópico de "cabo a rabo" ?

    Se sim, leia esse também.

    https://under-linux.org/f277/projeto...anatel-121373/



    Citação Postado originalmente por nervin Ver Post
    bom galera sou novo aqui estou com um provedor e estou querendo fazer a licença mas não sei por onde começar

    podem me ajudar


    msn: [email protected]


    agradeço desde já

  19. #279

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    MarceloGOIAS te add msn

    pra pedir umas dicas e assunto sobre a licença


    galera quem puder me dar uma mão também

    eu num sei por onde começar

    quer dizer sei mas com muuuuuuuuuuitas duvidas

    [email protected]


    vo aceita


    agradeço desde já

  20. #280

    Padrão Re: Projeto Básico para SCM da Anatel

    Ola chegou em minha casa um oficio com o termo de autorização e o oficio com ato de autorização publicado em Diário oficial, isso quer dizer que já posso instalar meus equipamentos ou tenho que esperar mais alguma coisa?