+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com um projeto

    Boa tarde.
    Um cara pediu pra eu fazer um projeto para ele em um casarão. Desenhei mais ou menos no paint. Tá no anexo.

    Ele vai colocar um D-link no servidor. Na sala maior, acima do servidor ficarão os notebooks (no máximo uns 3). Eu coloquei uns círculos azuis onde eu pensei em colocar os APs.

    Lá vai ter 2 links, um ADSL e um wireless. Caso um parar eles alteram os gateways e ips e usam o outro link.
    Normalmente em cliente wireless a gente coloca um rádio como Cliente ISP ligado à antena e outro rádio AP Bridge ligado nesse outro distribuindo o sinal. Em qual modo deve ficar o D-link do servidor? O modo dele vai influenciar no tipo de link usado no momento (por ex. ISP para wireless e Gateway para DSL)?

    Pensei em colocar outros 2 rádios, um na sala dos notebooks e outro no corredor lá pra baixo pra atender os quartinhos do corredor. Em que modo deve ficar esses rádios? Eu queria que esses rádios segurassem conexões para não pesar para o D-link do servidor, já que vão ser umas 14 máquinas.

    É possível ligar os 2 rádios com cabo de rede no D-link e usá-los para distribuir?

    É muita pergunta, mais se o pessoal mais experiente puder ajudar agradeço muito!
    Abraços!

    EDIT: outra coisa, pode haver tráfego de dados entre todos os PCs ou só entre os clientes de cada rádio ou não pode haver esse tráfego? Esses PCs vão estar mandando arquivos de um pro outro o tempo todo e precisam estar na mesma rede.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto.JPG
Visualizações:	138
Tamanho: 	26,4 KB
ID:      	3330  
    Última edição por Xororo; 08-01-2009 às 14:28.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Boa tarde.
    Um cara pediu pra eu fazer um projeto para ele em um casarão. Desenhei mais ou menos no paint. Tá no anexo.

    Ele vai colocar um D-link no servidor. Na sala maior, acima do servidor ficarão os notebooks (no máximo uns 3). Eu coloquei uns círculos azuis onde eu pensei em colocar os APs.

    Lá vai ter 2 links, um ADSL e um wireless. Caso um parar eles alteram os gateways e ips e usam o outro link.
    Normalmente em cliente wireless a gente coloca um rádio como Cliente ISP ligado à antena e outro rádio AP Bridge ligado nesse outro distribuindo o sinal. Em qual modo deve ficar o D-link do servidor? O modo dele vai influenciar no tipo de link usado no momento (por ex. ISP para wireless e Gateway para DSL)?

    Pensei em colocar outros 2 rádios, um na sala dos notebooks e outro no corredor lá pra baixo pra atender os quartinhos do corredor. Em que modo deve ficar esses rádios? Eu queria que esses rádios segurassem conexões para não pesar para o D-link do servidor, já que vão ser umas 14 máquinas.

    É possível ligar os 2 rádios com cabo de rede no D-link e usá-los para distribuir?

    É muita pergunta, mais se o pessoal mais experiente puder ajudar agradeço muito!
    Abraços!

    EDIT: outra coisa, pode haver tráfego de dados entre todos os PCs ou só entre os clientes de cada rádio ou não pode haver esse tráfego? Esses PCs vão estar mandando arquivos de um pro outro o tempo todo e precisam estar na mesma rede.
    Amigo,

    Esse trabalho ai é mais complicado do que você imagina, é preciso levar em consideração as paredes, a instalação de um servidor para dar a redundancia nos links, qual o uso que o cliente vai fazer da rede.

    É possivel sim, ligar os aps com cabos, inclusive é a melhor opção já que fica dentro de casa e as paredes com certeza vão degradar bastante o sinal.

    É necessario que você posicione um AP no local onde quer, e faça um site survey identificando os locais onde o sinal é falho.

    Mas já te adianto uma coisa, não economize AP, instale logo 3 um em cada sala, antena omni de 5 dbi nos radios, potencia menor que consequir setar.

    Outra observação importante: Pcs que ficam no chão, ou debaixo de mesas, racks essas coisas. Se possivel sempre encima da mesa sem obstrução da antena.

    Se precisar de ajuda manda uma msg privada que te dou uma mão.

    Você e de que cidade? Já sei que trabalha na ceitel mas em qual cidade?

    Abraço

  3. #3

    Padrão

    Existe uma boa possibilidade de funcionar, o melhor jeito é testar o ambiente. Não ficou claro as distâncias máximas que tem entre os computadores e os APs.

    Eu tenho aqui uma rede com 15 pontos, sendo dois com wireless. Já captei o sinal a 30 metros fora do prédio, pelo menos com 3 paredes de obstáculos. Uso um Planet de 17 Dbi com uma antena de 5 dB.

    Aqui são dois andares, numa época o ap ficava embaixo e os micros no andar superior. Tive problemas com um dos micros que ficava embutido numa mesa, a solução foi por uma extensão de antena com uma de 5 dB.

    Hoje o Ap está no andar superior, no mesmo plano dos micros e tem funcionado bem.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Amigo,

    Esse trabalho ai é mais complicado do que você imagina, é preciso levar em consideração as paredes, a instalação de um servidor para dar a redundancia nos links, qual o uso que o cliente vai fazer da rede.

    É possivel sim, ligar os aps com cabos, inclusive é a melhor opção já que fica dentro de casa e as paredes com certeza vão degradar bastante o sinal.

    É necessario que você posicione um AP no local onde quer, e faça um site survey identificando os locais onde o sinal é falho.

    Mas já te adianto uma coisa, não economize AP, instale logo 3 um em cada sala, antena omni de 5 dbi nos radios, potencia menor que consequir setar.

    Outra observação importante: Pcs que ficam no chão, ou debaixo de mesas, racks essas coisas. Se possivel sempre encima da mesa sem obstrução da antena.

    Se precisar de ajuda manda uma msg privada que te dou uma mão.

    Você e de que cidade? Já sei que trabalha na ceitel mas em qual cidade?

    Abraço
    Entendo..
    O servidor vai fazer o balanço dos 2 links e toda a parte de autenticação e segurança.

    Mas eu andei pensando e cheguei a uma conclusão que provavelmente é melhor devido a espessura das paredes (são muito grossas). Pensei em cabear toda a rede já que os computadores ficarão em localidades fixas e colocar 1 AP na sala dos notebooks especificamente para eles se conectarem com mobilidade.

    Eu trabalho na Ceitel aqui de Oliveira. Eu trabalhava em um provedor daqui, estou aqui na Ceitel a uns 5 meses. Trabalhei nesse provedor uns 3 anos, mas não mexia muito na parte de APs, já que só usávamos rádio em projetos grandes (que os técnicos mais experientes que faziam) ou em locais muito distantes do pop pra pegar melhor sinal.

    Vou te mandar meu msn por PM, depois a gente conversa com calma.

    Muito obrigado aos 2, abraços!