+ Responder ao Tópico

Padrão

Primeiro adicione um pool pra ser servidor PPTP(VPN)

Código :
    ip pool add name=pool-pptp ranges=172.18.254.2-172.16.254.10

Depois crie um profile para ele

Código :
    ppp profile add name=Servidor-PPTP local-address=172.16.254.1 only-one=yes remote-address=pool-pptp use-encryption=yes dns-server=172.16.254.1

Depois habilita o servidor PPTP

Código :
    interface pptp-server server set enabled=yes default-profile=Servidor-PPTP

e por ultimo colocar um usuario e uma senha (vai ser usado pra conectar por pptp)

Código :
    ppp secret add name=seunome password=suasenha profile=Servidor-PPTP service=pptp

Se você quiser pegar internet tambem tem que fazer um masquedade pra faixa do pptp, dessa forma:

Código :
    ip firewall nat add src-address=172.16.254.0/24 chain=dstnat action=masquerade

Quanto a questão da desconexão do pppoe, o servidor pptp funciona normal em conjunto com o pppoe-client, na sua interface pppoe-client escolha a interface correta
    que está conectada ao seu modem e marque as opções "add default route" e "use peer dns".... como seu ip é dinamico vc tem fazer tambem a configuração do DDNS,
    como descrito abaixo:

primeiro faça um cadastro nesse site: Free Dynamic DNS / Free Domain Names

depois adicione o script abaixo no seu mikrotik:

Código :
    :log info "DDNS: Begin"

:global ddns-user "USUARIO"
    :global ddns-pass "SENHA"
    :global ddns-host "*1"
    :global ddns-interface "pppoe-out1"

:global ddns-ip [ /ip address get [/ip address find interface=$ddns-interface] address ]

:if ([ :typeof $ddns-lastip ] = nil ) do={ :global ddns-lastip 0.0.0.0/0 }

:if ([ :typeof $ddns-ip ] = nil ) do={

:log info ("DDNS: No ip address present on " . $ddns-interface . ", please check.")

} else={

:if ($ddns-ip != $ddns-lastip) do={

:log info "DDNS: Sending UPDATE!"
    :log info [ /tool dns-update name=$ddns-host address=[ick $ddns-ip 0 [:find $ddns-ip "/"] ] key-name=$ddns-user key=$ddns-pass ]
    :global ddns-lastip $ddns-ip

} else={

:log info "DDNS: No change"

}

}

:log info "DDNS: End"

Agora só falta criar o agendamento:

Código :
    add name="ChangeDns" on-event=DDNS start-date=jan/01/1970 \
    start-time=00:00:00 interval=1h comment="DNS DIMAMICO \
    " disabled=no

Dai vc fica acessando o MK pelo nome do dns que vc criou e o pptp server vai rodar tranquilo, até, espero ter ajudado.

Padrão

Citação Postado originalmente por TheHawk Ver Post
    Primeiro adicione um pool pra ser servidor PPTP(VPN)

Código :
    ip pool add name=pool-pptp ranges=172.18.254.2-172.16.254.10

Depois crie um profile para ele

Código :
    ppp profile add name=Servidor-PPTP local-address=172.16.254.1 only-one=yes remote-address=pool-pptp use-encryption=yes dns-server=172.16.254.1

Depois habilita o servidor PPTP

Código :
    interface pptp-server server set enabled=yes default-profile=Servidor-PPTP

e por ultimo colocar um usuario e uma senha (vai ser usado pra conectar por pptp)

Código :
    ppp secret add name=seunome password=suasenha profile=Servidor-PPTP service=pptp

Se você quiser pegar internet tambem tem que fazer um masquedade pra faixa do pptp, dessa forma:

Código :
    ip firewall nat add src-address=172.16.254.0/24 chain=dstnat action=masquerade

Quanto a questão da desconexão do pppoe, o servidor pptp funciona normal em conjunto com o pppoe-client, na sua interface pppoe-client escolha a interface correta
    que está conectada ao seu modem e marque as opções "add default route" e "use peer dns".... como seu ip é dinamico vc tem fazer tambem a configuração do DDNS,
    como descrito abaixo:

primeiro faça um cadastro nesse site: Free Dynamic DNS / Free Domain Names

depois adicione o script abaixo no seu mikrotik:

Código :
    :log info "DDNS: Begin"

:global ddns-user "USUARIO"
    :global ddns-pass "SENHA"
    :global ddns-host "*1"
    :global ddns-interface "pppoe-out1"

:global ddns-ip [ /ip address get [/ip address find interface=$ddns-interface] address ]

:if ([ :typeof $ddns-lastip ] = nil ) do={ :global ddns-lastip 0.0.0.0/0 }

:if ([ :typeof $ddns-ip ] = nil ) do={

:log info ("DDNS: No ip address present on " . $ddns-interface . ", please check.")

} else={

:if ($ddns-ip != $ddns-lastip) do={

:log info "DDNS: Sending UPDATE!"
    :log info [ /tool dns-update name=$ddns-host address=[ick $ddns-ip 0 [:find $ddns-ip "/"] ] key-name=$ddns-user key=$ddns-pass ]
    :global ddns-lastip $ddns-ip

} else={

:log info "DDNS: No change"

}

}

:log info "DDNS: End"

Agora só falta criar o agendamento:

Código :
    add name="ChangeDns" on-event=DDNS start-date=jan/01/1970 \
    start-time=00:00:00 interval=1h comment="DNS DIMAMICO \
    " disabled=no

Dai vc fica acessando o MK pelo nome do dns que vc criou e o pptp server vai rodar tranquilo, até, espero ter ajudado.
    valew twank, vou tenta fazer dessa forma, acredito que dessa vez vai dar certo, pois nao tinha colocado ddns e tava diferente, depois post aqui o resultado. ate.

Padrão

Como o amigo The Hawk disse, quem naum tem ip fixo, tem que acessar por um site que faz o direcionamento de dns...

Dynamic DNS >> www.changeip.org > How-To
    No-IP - Dynamic DNS, Static DNS for Your Dynamic IP

faz as config que eu the hawk posto que não tem erro!!!

Abraço a todos!!

Padrão

fiz a conta no din ddns tudo certo mas na hora de roda o script, ele nao conta o escrip quando mando ele roda? pode ta faltando mais agulma coisa que tem que colocar no ddns? por favor me ajudem!

Padrão

ai galera consegui!!! faltou um pouco de atençao nos minimos detalhes do script mais deu tudo certo, obrigado pela atençao de todos.

Padrão

Citação Postado originalmente por TheHawk Ver Post
    Olá tmelooliveira, era exatamente isso ai que eu estava falando, só não tinha passado as configurações.... só não entendi pra que essa bridge ai no meio? e nem pra que esse proxy-arp... não precisa de nenhum dos 2, basta criar o servidor pptp, senha, usuario e pool de ips... e pronto.... espero ter ajudado, até mais.
    Olá mano, valeu pelo post, aproveitei e fiz aqui na minha rede, consegui fazer a conexão VPN, já tinha cadastro no dyndns, ja acessava normalmente minha base remotamente (192.168.1.1), então pensei em fazer o VPN pq tenho um PC-AP (192.168.1.2) por traz desse servidor e um repetidor em bridge+WDS (192.168.1.3), eu estando fora da minha rede na internet com qualquer pc eu crio a conexão VPN e disco, conecto normalmente, abro o winbox e digito o ip do servidor (192.168.1.1) e acesso meu servidor normalmente, mas os outros dois MKs por tras ñ consigo, teria q fazer alguma coisa a mais para funcionar além dessas configurações q passou? Valeu!