+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como resolver trougpout em 2.4 com uma grande interferencia?

    Moçada nao sei como resolver pois minha rede cresceu muito, eu possuo uma torre ja com 4 antenas setorial hiperlink 17 dbi, então estou tendo muita dificuldade anoite, resulmindo a internet não vai, qdo da uns 25 online o bicho pega, em media um trafego de no maximo 1.5 mas nao passa disso, eu uso cartao r52h com banda no maximo 256k, mas simplesmente não vai, gostaria de substituir pra 5.8 e usar nanostation nos clientes mas vai ficar complicado pois nao tem painel em 5.8 homologado ainda, isso é verdade, q nano não eu ja estou sanbendo, gostaria de saber se alguem já passou por isso pe possa me indicar uma saida pois estou ficando maluco.

    logico q isso so em 1 dos meus cartoes q é onde tenho mais clientes!


    Fico no aguardo!

    Agradeço a atençao de todos!


    Um forte abraço!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Moçada nao sei como resolver pois minha rede cresceu muito, eu possuo uma torre ja com 4 antenas setorial hiperlink 17 dbi, então estou tendo muita dificuldade anoite, resulmindo a internet não vai, qdo da uns 25 online o bicho pega, em media um trafego de no maximo 1.5 mas nao passa disso, eu uso cartao r52h com banda no maximo 256k, mas simplesmente não vai, gostaria de substituir pra 5.8 e usar nanostation nos clientes mas vai ficar complicado pois nao tem painel em 5.8 homologado ainda, isso é verdade, q nano não eu ja estou sanbendo, gostaria de saber se alguem já passou por isso pe possa me indicar uma saida pois estou ficando maluco.

    logico q isso so em 1 dos meus cartoes q é onde tenho mais clientes!


    Fico no aguardo!

    Agradeço a atençao de todos!


    Um forte abraço!

    Amigo,

    De mais informações sobre a sua rede, qual a distancia media dos clientes, nivel de sinal, que equipamento, qual a polarização das antenas, quais as antenas instaladas nos clientes? etc, etc?


    Abraço

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Amigo,

    De mais informações sobre a sua rede, qual a distancia media dos clientes, nivel de sinal, que equipamento, qual a polarização das antenas, quais as antenas instaladas nos clientes? etc, etc?


    Abraço
    Tenho cliente no maximo 4 km, meu nivel de sinal ta ficando no maximo em 70, estou trabalhando na polorizaçao vertical, e estou usando antena aquarios de 24 dbi, com banda pra cada cliente no maximo 256, eu estava pensando em por uma antena um pouco pra baixo de 14 dbi isso será um boa ideia e colocar outro cartao pra suprir, sera uma boa?

    Obrigado pela atenção!

    Valeu a força!

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Tenho cliente no maximo 4 km, meu nivel de sinal ta ficando no maximo em 70, estou trabalhando na polorizaçao vertical, e estou usando antena aquarios de 24 dbi, com banda pra cada cliente no maximo 256, eu estava pensando em por uma antena um pouco pra baixo de 14 dbi isso será um boa ideia e colocar outro cartao pra suprir, sera uma boa?

    Obrigado pela atenção!

    Valeu a força!

    Obrigado.
    quando tenho muitos clientes num setor, coloco mais uma setorial um pouco abaixo, com outro cartao, em canais diferentes, e faco a divisao dos clientes em 2 setores.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    quando tenho muitos clientes num setor, coloco mais uma setorial um pouco abaixo, com outro cartao, em canais diferentes, e faco a divisao dos clientes em 2 setores.
    Muito obrigado mais uma vez pela dica vc tem me ajudado bastante, hein vc coloca eles com o mesmo ssid ou com outro nome pra não haver problemas, e qual antena que vc está usando como setorial, vc já usou o xr2, como eu falei tenho usado o r52h mas acho que o mesmo não esta aguentando, ai pensei em trocar pelo xr2!

    Muito mais uma vez pela força!

    Valeu!

  6. #6

    Padrão

    ex. se o ssid é Centro, coloco a outra como Centro1 e assim por diante. Uso antenas Aquario de 12dbi 90º com cartao engenius.

  7. #7
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Já verificou o ACK dos clientes deste cartão?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Já verificou o ACK dos clientes deste cartão?

    Sim, já sempre fica entre 100 a no maximo 330, ja monitorei os clientes no maximo o sinal está em 70, mas mesmo assim não resolve, hora ta uma maravilha outra hora não vai começa a cortar e não vai!


    Obrigado pela dica!


    Valeu!

  9. #9

    Wink

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Sim, já sempre fica entre 100 a no maximo 330, ja monitorei os clientes no maximo o sinal está em 70, mas mesmo assim não resolve, hora ta uma maravilha outra hora não vai começa a cortar e não vai!


    Obrigado pela dica!


    Valeu!
    Prezado.. cuidado com o act variável... aki tenho em uma torre com omni uns 70 clientes sendo 35 a 45 conectados simultaneamente com velocidades de 250k nos horários de pico... meu akt tá fixo em 30... Se você tem act variável no seu AP, pode estar acontecendo que o ap fica aguardando muito tempo para atender as requisições de um determinado cliente congestionando os outros.... com act fixo (e pequeno) o processo fica mais ágil e o defeito se deterá somente no cliente que tiver problema, daí fica mais fácil de descobrir, pos terá menos reclamações..

    PessoALL não sou o dono da verdade... mas isto foi o que pude constatar aki, me corrijam se eu estiver errado.

    Abraços.

    OpenSource is the Power!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Sim, já sempre fica entre 100 a no maximo 330, ja monitorei os clientes no maximo o sinal está em 70, mas mesmo assim não resolve, hora ta uma maravilha outra hora não vai começa a cortar e não vai!


    Obrigado pela dica!


    Valeu!

    ____

    Esquecí... uma vez teve um cliente que qundo ele entrava tavava a minha rede, éra problema no cartão dele. Consegui visualizar isto analizando os gráficos do mikrotik.. em uma janela agri o gráfico do link e em outra fui alternando os clientes e comparando o instante que que subiu o sina do cliente e o que baixou o do link.. foi un tanto quanto moroso mas ficou fácil de perceber..

    depois desabilitei o cliente do sistema e verifique que o tráfego normalizou.. daí troque o adaptador do cliente que éra usb.

    Abraço

  11. #11
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Essa variação de 100/330 não é boa, você deve verificar esses clientes com ACK alto.

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Sim, já sempre fica entre 100 a no maximo 330, ja monitorei os clientes no maximo o sinal está em 70, mas mesmo assim não resolve, hora ta uma maravilha outra hora não vai começa a cortar e não vai!


    Obrigado pela dica!


    Valeu!