+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Calculo da medida de cabo de aço

    Galera, demorei um pouco mais voltei al forum!! to montando minha repetidora, com uma torre estaiada com 40mt, so q fiz os calculos e num gostei muito da quantidade de cabo de aço q vou usar n... ai pensei estar calculando errado... vc sabem a formula para saber qual a medida de cabo de aço q eu vou usar? a cada 6 mt???

    sei q a base do esticador deve ficar a 33% do tamanho da torre, logo torre=40m * 33% = 13.2m, entao a base de estaios deve ficar a 13.2 m de distancia da torre. e os cabo?? me ajudem aii galera!!

  2. #2

    Padrão

    aeee ninguem respondeu ainda mais eu vo colocar minha solucao!!! rsrsrs

    a formula de o teorema de pitagoras... e a porra da hipotenusa pra facilitar todos tem um arquivo em excel aii pra vcs q peguei no arquivo tem a referencia do autor.. vlww galeraaaa
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    torre 40m usa cabos como os desse projeto:
    http://www.icasol.org/arquivos/torre/MONTAGEM.pdf
    abraço.
    pode ser os cabos de aço 1.16 com proteçao anti corrosiva.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    torre 40m usa cabos como os desse projeto:
    http://www.icasol.org/arquivos/torre/MONTAGEM.pdf
    abraço.
    pode ser os cabos de aço 1.16 com proteçao anti corrosiva.

    mas a proteção anti-corrosiva, ela com o tempo desgasta e apresenta folga.. prefiro usar o cabo nú galvanizado... vlw cara... e to pensando em comprar com eles mesmo

  5. #5

    Padrão

    eses cabinhos de aco sao m uito ruim, oxida em pouco tempo, aqui eu uso arame de aco mesmo triplo, fica melhor que o cabo de aco e muito mais barato. A nao ser que vc compre cabo de aco galvanizado a fogo. Pra uma torre da icassol de 40 mts gastei 3 rolos de arame de uns 500mts cada.

  6. #6

    Padrão

    pra fazer a trenza de arame e muito simples, aqui eu fazo de 2 arames ate 6 bem rapido, tem que pegar uma furadeira com um ponteira pra amarrar os dois arames, na ponta opsta coloca um destorcedor em cada arame (tipo de coleira de cachorro) e amarra separado de 1 mt +-, depois comeca a torcer com a furadeira, pode com a ajuda de outra pessoa ela ir dando o paso da torcao ficando de costas e indo em direcao ao fim com um arame em cada mao, depois de pronto ese com 2 arames, vc pega ese e mais outro arame e faz o mesmo prosesso, 2+1, 3+1 4 +1 , 5+1. 500 mts de cabo de aco debe estar uns 600,00 e 3 rolos de arame de aco uns 250,00, aqui eu usei outro arame que e mais resistente que o arame de atilho e menos resistente que o de aco, porem e muito mais maleavel, 100kg/cmq

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por guiangelus Ver Post
    Galera, demorei um pouco mais voltei al forum!! to montando minha repetidora, com uma torre estaiada com 40mt, so q fiz os calculos e num gostei muito da quantidade de cabo de aço q vou usar n... ai pensei estar calculando errado... vc sabem a formula para saber qual a medida de cabo de aço q eu vou usar? a cada 6 mt???

    sei q a base do esticador deve ficar a 33% do tamanho da torre, logo torre=40m * 33% = 13.2m, entao a base de estaios deve ficar a 13.2 m de distancia da torre. e os cabo?? me ajudem aii galera!!
    Citação Postado originalmente por guiangelus Ver Post
    aeee ninguem respondeu ainda mais eu vo colocar minha solucao!!! rsrsrs

    a formula de o teorema de pitagoras... e a porra da hipotenusa pra facilitar todos tem um arquivo em excel aii pra vcs q peguei no arquivo tem a referencia do autor.. vlww galeraaaa

    Voce mesmo pergunta as 00:29 da madruga e uma hora após não acha resposta e vc mesmo posta a solução... (sendo que ja tinha a resposta antes de postar o problema)

    Ta igual a um que tem aqui no forum...


  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Voce mesmo pergunta as 00:29 da madruga e uma hora após não acha resposta e vc mesmo posta a solução... (sendo que ja tinha a resposta antes de postar o problema)

    Ta igual a um que tem aqui no forum...

    pow cara fiquei com duvida, procureii. ai achei a solução, coloquei pra tambem ajudar a quem precisa!!!! Raciocinio rapido !! kkk

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    eses cabinhos de aco sao m uito ruim, oxida em pouco tempo, aqui eu uso arame de aco mesmo triplo, fica melhor que o cabo de aco e muito mais barato. A nao ser que vc compre cabo de aco galvanizado a fogo. Pra uma torre da icassol de 40 mts gastei 3 rolos de arame de uns 500mts cada.

    eu vou usar cabo de aço galvanizado mesmo, num confio muito em arrames n, a torre tem q ficar bem segura.

  10. #10

    Padrão

    o cabo de aco e feito de pequenos arames, le garanto que e mais forte que cabinho de aco de 3/16

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Voce mesmo pergunta as 00:29 da madruga e uma hora após não acha resposta e vc mesmo posta a solução... (sendo que ja tinha a resposta antes de postar o problema)

    Ta igual a um que tem aqui no forum...

    Também notei isso Pedro. Paciência não faz mal para ninguém, mas as vêzes a ansiedade de achar uma solução impulsiona a gente. Tudo bem.

    A propósito: não consegui abri o arquivo .rar.
    Tá dando mensagem de erro. Mas pelo título do arquivo é uma simples formula de Pitagoras:
    A²= raiz quadrada de B²+C².
    Daí voce vai ter o comprimento de cada estaio.

    Mas parece que sua dúvida é com relação a bitola do cabo, não?
    Pensa bem na solução que o companheiro postou de fazer o cabo.
    Nas tres torres que montei, deu para notar que o custo em cabo de aço é uma parte alta do orçamento. Eu usei 3/16 alma de aço. Tem que cuidar porque tem alma de nylon que é mais barato.
    Só que espicha a vida inteira.
    Aqui na minha cidade tinha uma torrezinha de 18 metros com sessão de 30cm com antenas repetidoras da rede vida, um trambolhão lá em cima e fazia 15 anos que estava lá estaiada com arame. E não era nem torcido com 3 fios. Era um só.
    Eu me apavorei o dia que fui ver de perto, parecia muito frágil, mas aguentou tormentas durante 15 anos só com arame. E aquele conjunto de antenas lá em cima era um convite para uma queda.

  12. #12

    Padrão

    cara eu vou usar cabo de aço de 5mm, vi os arames q tavam la e optei pelo cabo de aço sem o nylon, nao vou tentar economizar com isso n... 5mm eh grosso pra caramba.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por guiangelus Ver Post
    cara eu vou usar cabo de aço de 5mm, vi os arames q tavam la e optei pelo cabo de aço sem o nylon, nao vou tentar economizar com isso n... 5mm eh grosso pra caramba.
    3/16 corresponte a 4,8mm
    7/32 corresponde a 5,6 mm

    3/16 alma de aço é um bom cabo mesmo.

    Pensa também em usar um sistema de antitorção (pela gramatica nova é sem hifen, o duro vai ser acostumar), pois se não me engano tu disse que teria 40m de torre, não?

    Mas agora me tira um dúvida. Aquele arquivo que tu postou. Está com erro ao descompactar.
    Queria ver se ele tem mais alguma coisa importante neste arquivo, além do Pitágoras. Pitágoras não precisa do excell , é tão rápído de calcular em qualquer calculadora.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    3/16 corresponte a 4,8mm
    7/32 corresponde a 5,6 mm

    3/16 alma de aço é um bom cabo mesmo.

    Pensa também em usar um sistema de antitorção (pela gramatica nova é sem hifen, o duro vai ser acostumar), pois se não me engano tu disse que teria 40m de torre, não?

    Mas agora me tira um dúvida. Aquele arquivo que tu postou. Está com erro ao descompactar.
    Queria ver se ele tem mais alguma coisa importante neste arquivo, além do Pitágoras. Pitágoras não precisa do excell , é tão rápído de calcular em qualquer calculadora.

    sim eh verdade vou comprar o sitema de antitorção eu coloquei no orçamento, o calculo eh facil sim mas achei esse arquivo.. ficou melhor ainda rsrsrs
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  15. #15

    Padrão

    o nome do arame galvanizado que vcs tão falando se chama CORDOALHA é composta por 3 arames galvanizados , muito comum para estaiar poste das operadoras de energia elétrica locais


    tenho uma torre estaiada com 18 amarras com 40mt, posso colocar uma antena de disco fechado com 1.5m que nao cai a bagaça, cada fio suporta até 3toneladas

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    o nome do arame galvanizado que vcs tão falando se chama CORDOALHA é composta por 3 arames galvanizados , muito comum para estaiar poste das operadoras de energia elétrica locais


    tenho uma torre estaiada com 18 amarras com 40mt, posso colocar uma antena de disco fechado com 1.5m que nao cai a bagaça, cada fio suporta até 3toneladas
    E daí Piri, como vão as coisas aí por Montenegro? E os nanos como estão se saindo?

    Esta cordoalha que tu citou, já vem pronto né? Que bitola? Que preço pagou?

  17. #17

    Padrão

    fuui ver o cabo de aço de 1/8, eh muiiito fino, vo comprar o de 3/16 a R$ 2,00 o metro. e cordoalha nuum achei n... !!! o sistema de antirotçao chamado de sapatilha esta a 0,50 a de meia polegada!!! flw
    Última edição por guiangelus; 12-01-2009 às 20:06.

  18. #18

    Padrão

    cara é 650 pila rolo de 250 metros que eu me lembre isso ano passado comprando direto da GERDAU, meu tio tem metalúrgica e trabalha pra eles, a bitola eu nao lembro a medida mas parece que é metade de um dedo . eu tenho que comprar mas enrrolei pra este ano o aumento de uma torre e nao comprei, mas esta semana eu dou uma olhada novamente no preco

  19. #19

    Padrão

    O último cabo de aço que comprei na Ferramentas Gerais ( vende para todo o Brasil) paguei 1.20 a bitola de 3/16. E cabo de cobre 35 ou 50 para pararraios ( que coisa feia esta nova ortografia) tem também o melhor preço. Agora não me lembro exatamente. E eles tem esticador, presilha etc.