+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão wireless no ubuntu

    Pessoal, tenho um notebook com placa wireless atheros AR242x 802.11 abg rodando ubuntu 8.04.

    Bom, é o seguinte....aparentemente o driver esta instalado, pois executo o comando: sudo lshw -C network e ele me retorna a seguinte mensagem abaixo:

    marcelo@marcelo-laptop:~$ sudo lshw -C network
    *-network UNCLAIMED
    description: Ethernet controller
    product: AR242x 802.11abg Wireless PCI Express Adapter
    vendor: Atheros Communications Inc.
    physical id: 0
    bus info: pci@0000:03:00.0
    version: 01
    width: 64 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pm msi pciexpress msix cap_list
    configuration: latency=0
    *-network
    description: Ethernet interface
    product: 88E8039 PCI-E Fast Ethernet Controller
    vendor: Marvell Technology Group Ltd.
    physical id: 0
    bus info: pci@0000:04:00.0
    logical name: eth0
    version: 14
    serial: 00:14:0b:49:09:f4
    size: 100MB/s
    capacity: 100MB/s
    width: 64 bits
    clock: 33MHz
    capabilities: pm vpd msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical tp 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
    configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=sky2 driverversion=1.20 duplex=full firmware=N/A ip=192.168.1.4 latency=0 link=yes module=sky2 multicast=yes port=twisted pair speed=100MB/s
    ----------------------------------------------------------------

    executei o comando: lspci e me retornou a seguinte mensagem abaixo:
    03:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR242x 802.11abg Wireless PCI Express Adapter (rev 01)
    04:00.0 Ethernet controller: Marvell Technology Group Ltd. 88E8039 PCI-E Fast Ethernet Controller (rev 14)
    -----------------------------------------------------------------

    Com esses dois comandos parece que o driver esta normal, mas a questão é que nao consigo configurar a rede sem fio, eu entro pelo sistema-administração-rede e nao aparece nada sobre a rede wireless, tentei clicar com o botão direito no computadorzinho que fica ao lado do relogio para mas em todo luar so aparece a rede local, nao aparece nada para sobre a placa de rede sem fio, e o driver parece estar normal e instalado. No slackware 12 sempre funcionou perfeitamente mas no ubuntu nao consigo, pois tem uns 3 dias que to usando o ubuntu a fins de estudos.

  2. #2

    Padrão

    se ajudar a entender o que esta acontecendo eu tambem executei o seguinte comando:

    marcelo@marcelo-laptop:~$ iwconfig
    lo no wireless extensions.

    eth0 no wireless extensions.

    ou seja, parece que tudo esta instalado a nivel de driver, so que ainda nao consegui nem colocar um numero IP nessa placa, pois para o sistema a placa nao esta ativa ou instalada...sei la.