+ Responder ao Tópico



  1. #1
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Antena omni perde 90 graus com o uso

    Li em post e achei no minimo estranho e gostaria de saber se alguem ja houviu falar que a antena omni perde abertura com o tempo ?

    Estava escrito :

    - Colega uma vez tive um problema similar, parecia que tinha queimado 90º ai fui e girei ela e o lado mais fraco pra jogar sinal coloquei para o lado onde não tinha nenhum cliente ou apenas clientes perto.

    Na teoria antena omini jogar 360º mas na pratica ela sempre tem um lado que com o passar do uso enfraquece e só passa a jogar 270º.

    ------------------------------------------------------------------------------------------

    - como pode uma antena onmini sem refletor emitir onda com angulação inferior a 360º, acho q vc quer dizer que de um lado dela o sinal enfraquece e do outro permanece normal?

    ------------------------------------------------------------------------------------------

    - Isso mesmo! Com o passar do uso um lado dela enfraquece, pois tem uma lei da física que explica direitinho esse problema, mas num lembro o nome. __________________

    Lenda ou verdade ?


  2. #2

    Padrão

    Essa é nova! Qual era a antena?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Li em post e achei no minimo estranho e gostaria de saber se alguem ja houviu falar que a antena omni perde abertura com o tempo ?

    Estava escrito :

    - Colega uma vez tive um problema similar, parecia que tinha queimado 90º ai fui e girei ela e o lado mais fraco pra jogar sinal coloquei para o lado onde não tinha nenhum cliente ou apenas clientes perto.

    Na teoria antena omini jogar 360º mas na pratica ela sempre tem um lado que com o passar do uso enfraquece e só passa a jogar 270º.

    ------------------------------------------------------------------------------------------

    - como pode uma antena onmini sem refletor emitir onda com angulação inferior a 360º, acho q vc quer dizer que de um lado dela o sinal enfraquece e do outro permanece normal?

    ------------------------------------------------------------------------------------------

    - Isso mesmo! Com o passar do uso um lado dela enfraquece, pois tem uma lei da física que explica direitinho esse problema, mas num lembro o nome. __________________

    Lenda ou verdade ?

    kkkkkkkkkkkkkkk éssa foi fó$@#$@, putz kkkkkkk, caramba que barbaridade. Como sou bonzinho em Física posso afirma-lo que usando fisica isso não acontece jamais!!! O formato cônico já llhe diz muita coisa e ainda mais se abrir éla. Então se éla perde potência é nos 360º como um todo, não tem jeito, vai é tudo... Flw galéra!

  4. #4

    Padrão

    Como dizia um antigo professor da minha faculdade: "Que coisa horrorosa!".

    Amiguinho, tem alguém brincando. Como disse o colega não vejo explicação na física para esse fenômeno!

  5. #5
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Estas são as respostas lidas aqui no forum. Este é o link do forum direto, Conexão intermitente nos clientes de um mesmo bairro a 6Km de distância ta torre!!! - Under-Linux.org . Como explicação séria de um problema.

  6. #6

    Padrão

    Eu tenho a impressão que o que pode acontecer, é uma deformação do módulo, por qualquer objeto próximo que interfira na impedância da antena.
    Nos sabemos que a impedancia é de 50 ohms, mas uma árvore ou um prédio, podem alterar o lóbulo de irradiação, não só por reflexão mas por alteração na impedância, mesmo que não interfira na visada.
    ìsto acontece em frequencias baixas, e suponho que possa ocorrer em frequencias altas também.
    Mas é uma coisa que acontece desde o primeiro minuto da instalação da antena e não algo que vai surgindo com o tempo.

    Uma antena não tem internamente componentes eletrônicos que se desgastem. Se houver alguma oxidação em conexões, vai perder a qualidade por igual.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Li em post e achei no minimo estranho e gostaria de saber se alguem ja houviu falar que a antena omni perde abertura com o tempo ?

    Estava escrito :

    - Colega uma vez tive um problema similar, parecia que tinha queimado 90º ai fui e girei ela e o lado mais fraco pra jogar sinal coloquei para o lado onde não tinha nenhum cliente ou apenas clientes perto.

    Na teoria antena omini jogar 360º mas na pratica ela sempre tem um lado que com o passar do uso enfraquece e só passa a jogar 270º.

    ------------------------------------------------------------------------------------------

    - como pode uma antena onmini sem refletor emitir onda com angulação inferior a 360º, acho q vc quer dizer que de um lado dela o sinal enfraquece e do outro permanece normal?

    ------------------------------------------------------------------------------------------

    - Isso mesmo! Com o passar do uso um lado dela enfraquece, pois tem uma lei da física que explica direitinho esse problema, mas num lembro o nome. __________________

    Lenda ou verdade ?

    Já que é pra contar lorota entao la vai uma:

    Eu tenho uma omni de 360º e tenho observado que ela irradia nesse angulo, mas quando tiro o pigtail que leva sinal ate ela ao inves dos 360º ela perde potencia em todo esses ângulos ficando somente a 0º.

    Alguem pode me responder porque?

  8. #8

    Padrão

    Para o colega que abriu o tópico: talvez tenha entrado água ou sujeira nessa antena; talvez insetos. Acúmulo de sujeira formam camada de isolamento nos elementos da antena.

    As omnidirecionais de "grande porte" tem uma parte metálica na parte de paixo para fixar em alguma estrutura. Pode ocorrer que a mesma foi fixada com um tubo metálico ultrapassando essa parte de fixação causando alguma interfência na irradiação do sinal. Reveja a instalação e verifique se o tubo de fixação não está ultrapassando a parte de fixação da antena. O tubo de suporte deve subir até a linha da parte de fixação da antena.

    Caso a antena esteja fixada muito próximo a estruturas metálicas (algumas pessoas fixam na lateral das torres) pode estar aí a explicação para tal fato. Já vi antenas omni instaladas literalmente coladas nas torres.
    Última edição por MarceloGOIAS; 17-01-2009 às 22:18. Razão: Correção

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Já que é pra contar lorota entao la vai uma:

    Eu tenho uma omni de 360º e tenho observado que ela irradia nesse angulo, mas quando tiro o pigtail que leva sinal ate ela ao inves dos 360º ela perde potencia em todo esses ângulos ficando somente a 0º.

    Alguem pode me responder porque?

    Sei,

    mas você está brincando com essa lorota ou acontece mesmo??? rsrs

    Eu já vi isso acontecer, mas em torre com outras antenas na mesma frequência e usando 10 metros de cabo RGC 213. Em uma torre tinha duas antenas de grade Aquario de 25dBi, 3 painéis de 120 graus operando em 2.4GHz. Assim que ligava a omni o sinal dela sumia e mal conseguia achar os rádios que estavam conectados nos 3 painéis e nos rádios das duas grades.

    Agora sou eu que pergunto: por que isso acontecia???

    Obs.: não vale pôr a culpa no instalador. Estou citando como curiosidade... rsrs.
    Obviamente essa estrutura teve de ser alterada.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Eu já vi isso acontecer, mas em torre com outras antenas na mesma frequência e usando 10 metros de cabo RGC 213. Em uma torre tinha duas antenas de grade Aquario de 25dBi, 3 painéis de 120 graus operando em 2.4GHz. Assim que ligava a omni o sinal dela sumia e mal conseguia achar os rádios que estavam conectados nos 3 painéis e nos rádios das duas grades.

    Agora sou eu que pergunto: por que isso acontecia???

    Obs.: não vale pôr a culpa no instalador. Estou citando como curiosidade... rsrs.
    Obviamente essa estrutura teve de ser alterada.
    Pow... essa sua é muito dificil... Vou falar com o cara da WillBug pra tentar resolver com o computador da NASA dele.

    Huahuahuahuahuahuahua...

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post

    ...

    mas uma árvore ou um prédio...

    ....


    Mas é uma coisa que acontece desde o primeiro minuto da instalação da antena e não algo que vai surgindo com o tempo.

    .....
    Isso é que dá não podar as árvores e deixarem construir prédios mais altos (ou fazer o famoso "puxadinho")....

    hehehehehehe

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post

    Caso a antena esteja fixada muito próximo a estruturas metálicas (algumas pessoas fixam na lateral das torres) pode estar aí a explicação para tal fato. Já vi antenas omni instaladas literalmente coladas nas torres.
    Sim, mas aí já dá alteração no lóbulo logo no primeiro dia. Deixa de irradiar em 360º.
    Mas esse negócio de alterar com o tempo....?
    Antena não tem componentes eletricos ou eletronicos que desgastam.
    Se oxidar alguma conexão vai cortar todos os 360º

    No meu tempo de radioamador, se fazia antenas dipolo de 80m e 40m em HF. E ficava tudo na chuva, molhando direto. E não acontecia nada. Era só cuidar de uma boa solda no dipolo e isolar o coaxial e fazer uma volta para cima para garantir que não ia descer agua pelo cabo, e boa noite amor. Ano após ano era só alegria. Com certeza aquele fio usado para espichar o dipolo ficava todo oxidado com o tempo mas mesmo assim não perdia o rendimento.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Isso é que dá não podar as árvores e deixarem construir prédios mais altos (ou fazer o famoso "puxadinho")....

    hehehehehehe

    hahahaha... PUXADINHO!

    Muito bom.

    Quanto a você meu caro 1929, seguinte: não podemos compara 40m com 12 centimentos de onda ou, muito menos, com elementos cortados com meia onda - 6 cm - ou 1 quarto de onda (3cm). Elementos irradiantes muito pequenos! Até uma barata na antena atrapalha!

    hehehehehe.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    hahahaha... PUXADINHO!

    Muito bom.

    Quanto a você meu caro 1929, seguinte: não podemos compara 40m com 12 centimentos de onda ou, muito menos, com elementos cortados com meia onda - 6 cm - ou 1 quarto de onda (3cm). Elementos irradiantes muito pequenos! Até uma barata na antena atrapalha!

    hehehehehe.
    Verdade!!

    Os princípios de radiofrequencia são os mesmos, mas nestas frequencias altas o comportamento pode ser um pouco diferente ou a alteração pode ser irrisória ou desprezível.
    Tudo em altas frequencias para mim é muito novo.
    Eu era vidrado em HF. Brincava com meu Yaesu e Kenwood.
    Isso antes de surgir computadores.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Verdade!!

    Os princípios de radiofrequencia são os mesmos, mas nestas frequencias altas o comportamento pode ser um pouco diferente ou a alteração pode ser irrisória ou desprezível.
    Tudo em altas frequencias para mim é muito novo.
    Eu era vidrado em HF. Brincava com meu Yaesu e Kenwood.
    Isso antes de surgir computadores.

    Sim,

    para se ter uma idéia em frequências muito baixas e baixas (OC, OT, AM e FM) podemos trabalhar com transmissores de 1W a 50.000W. Entretanto, em frequências (extremamente altas) como 2.4GHz e 5.8GHz é impossível trabalhar com tais potências, pois causariam ruídos proporcionais às potências trabalhadas. Por isso a preferência por baixas potências aliadas a antenas de alto ganho. Aumentam o ganho do sinal, mas não amplificam o ruído, bem como não surgem problemas sérios com onda estacionária e harmônicos na torre, o que aniquilaria o sinal e sujaria todo o espectro radio-elétrico.

    Todos os orgãos reguladores, como Anatel (Brasil) e FCC (EUA), tem profundas preocupações em controle de potência, certificações e normatizações de uso de radiofrequências (uso de canais e controle de espectro elétrico) e dos equipamentos utilizados em todas as faixas.
    Última edição por MarceloGOIAS; 18-01-2009 às 15:25. Razão: Correção

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Já que é pra contar lorota entao la vai uma:

    Eu tenho uma omni de 360º e tenho observado que ela irradia nesse angulo, mas quando tiro o pigtail que leva sinal ate ela ao inves dos 360º ela perde potencia em todo esses ângulos ficando somente a 0º.

    Alguem pode me responder porque?
    kkkkkkkkkkk eu sei, eu sei!!! Quer dizer eu não sei mais!!! kkkkkkk

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sei,

    mas você está brincando com essa lorota ou acontece mesmo??? rsrs

    Eu já vi isso acontecer, mas em torre com outras antenas na mesma frequência e usando 10 metros de cabo RGC 213. Em uma torre tinha duas antenas de grade Aquario de 25dBi, 3 painéis de 120 graus operando em 2.4GHz. Assim que ligava a omni o sinal dela sumia e mal conseguia achar os rádios que estavam conectados nos 3 painéis e nos rádios das duas grades.

    Agora sou eu que pergunto: por que isso acontecia???

    Obs.: não vale pôr a culpa no instalador. Estou citando como curiosidade... rsrs.
    Obviamente essa estrutura teve de ser alterada.
    acontecia porque tuh permitiu caramba que o kara fizesse essa merda do caralho kkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Flw irmão, Abração!