Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Greatek Outdoor - Quantos Simultâneos?

    Pessoal estou passando a usar esses greatek outdoor mas estou achando o sinal deles muito bom, e, em contrapartida o numero de clientes simultaneos de forma estável muito baixo.
    Vocês sabem me dizer, por experiência quantos clientes ficam de forma estável simultaneamente neste rádio.

  2. #2

    Padrão

    o nome oficial do modelo é:
    WA-3054g

  3. #3

    Padrão

    Uns 30 deve segurar, usa com 18 dbm.

    Como AP-bridge e sem criptografia.
    Última edição por lipeiori; 12-01-2009 às 14:02.

  4. #4

    Padrão

    Só uns 30!? Estava precisando pendurar 60~75.
    18db? Antena de 18db, isso!?
    Caso achem que ele realmente ñ aguente tudo isso, qual modelo seria ideal para mim?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leiterafael Ver Post
    Só uns 30!? Estava precisando pendurar 60~75.
    18db? Antena de 18db, isso!?
    Caso achem que ele realmente ñ aguente tudo isso, qual modelo seria ideal para mim?
    Não existe! O melhor cartão que pra mim hoje é o XR2 não segura tudo isso simultâneamente, pois sobrecarrega muito o cartão. Agora tudo depende de quanto de banda você pretende vender para seus clientes, pois como você sabe o cartão fica limitado a passar no maximo 11MB em modo B que é o mais indicado para ambiente outdoor. Então se deseja oferecer qualidade para seus clientes, no maximo com qualidade você conseguirá de 30 á 40 e olhe lá, pois o precisaria estar todos bem ajustadinhos para evitar que seu rádio fique com o ACK muito alto e com isso tenha um latência alta afetando a qualidade da navegação!!!


    Há só lembrando, quando o amigo acima se referiu a 18db, ele não quiz dizer 18dbi e sim DBM ou seja 18dbm... ok... é o que vc vai setar no seu MK. Ok? Abraços...


    _________________________________________________________
    Teve sua dúvida sanada? Não custa nada agradecer!!!
    Última edição por jociano; 12-01-2009 às 15:59. Razão: Ratificando...

  6. #6

    Padrão 80k / 150k

    Na verdade todos os clientes terão 80k, e alguns poucos com 150k.
    Mas agora no caso do XR2 quantos clientes vc recomenda? e, no caso dos aps mesmo? qual o que mantem mais clientes simultaneos?

  7. #7

    Padrão

    obs: uma outra opção prática que tenho em mãos é o wr254 da aprouter,,, mas que, pelo que vi perde em potência 100mw contra os 200mw do greatek.

    em relação a antena, estou utilizando antenas grade (aquarius) 4 antenas e 4 aps, para fazer 360º em um local muito povoado (muitos clientes) justamente para pegar menos interferência e, em outro local estou usando painéis. tudo em horizontal.

  8. #8

    Padrão

    30 online, mas vc pode cadastrar uns 50 clientes.

    18dbm = 63 mw.

    E essa parada de usar 4 antenas de grade não é bom, melhor vc usar paineis de 120 ou até uma omni.

  9. #9

    Padrão Mas preciso de 4 APs mesmo

    Preciso de ter 4 APs mesmo na mesma torre, fazendo 360º. Porque são muitos clientes. Muitos mesmo, mas ainda assim, com quais painés vocês estão trabalhando para este tipo de aplicação em específico.?

  10. #10

    Padrão

    Amigo mesmo que por milagre você quizesse que 4 antenas grades cobrisse 360º jamais você conseguiria, pois o angulo déla é de apenas 6º (seis graus!!!), então a solução é painéis de 90º graus, uso aqui painéis hyperlink de 17dbi de 90º, mas se sua cidade não for tão grande as de 14dbi por 90º te ajudará bastante. Outra coisa é que a greatek não tem 200mW e nem chega isso setando no Mikrotik e nem o APRouter tem 100mW, tanto a greatek como o APRouter tem 63mW (18dbm) de potência, o que é suficiente para vc cobrir uma area de 3 até 4 km com visada. Outra qua ia me esquecendo é que para você calcular direitinho quantos clientes simultâneos deseja em cada cartão (ou AP), pois você estará como disse acima limitado ao trafego de 11Mbit´s em modo B do seu cartão. Então logo vc coloque todo mundo com 80kbps vc poderia cadastrar até uns 70 por ai, mas trafegando mesmo só a metade disso, pois acima disso já é o suficiente para almentar a latência do seu cartão. O certo é que se vc tem tantos clientes assim, faça pequenos POP´s na sua cidade para distribuir melhor esses clientes e não sobrecarregar a rede e com isso causar lentidão na navegação do cliente. Só um conselho, use baixa potência sempre!, nunca caia na ilusão de AP´s que prometer 400mW ou em usar cartões de 600mW, pois é proibido e você pode arrumar confusão com teu concorrente e até mesmo a Anatel e sem falar que usando baixa potência terá um ganho enorme de qualidade!


    ___________________________________ ______________________
    Teve sua dúvida sanada? Não custa nada agradecer!!!

  11. #11

    Padrão Eu não recomendo GREATEK

    Caro colega, eu comprei 10 peças para testar em meus clientes tem uns 3 a 4 meses, hoje devo ter apenas 2 instalados, o restante foi removido e devolvido ao fornecedor e os 2 que está instalado já está agendado com a equipe tecnica para ser substituido, baixo sinal, eu abri um para ver por dentro é muito mau montado, e aparentemente não tem a qualidade esperada.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pabloferretti Ver Post
    Caro colega, eu comprei 10 peças para testar em meus clientes tem uns 3 a 4 meses, hoje devo ter apenas 2 instalados, o restante foi removido e devolvido ao fornecedor e os 2 que está instalado já está agendado com a equipe tecnica para ser substituido, baixo sinal, eu abri um para ver por dentro é muito mau montado, e aparentemente não tem a qualidade esperada.
    Calma, calma! A greatek é excelente, o que pode ter ocorrido com você foi o lote do seu fornecedor que veio com problemas, só uso élas nos meus clientes, tanto éla como as TP-LINK e a G510 são a mesma coisa. Inclusive montei um PC-AP com élas e tenho 96 clientes pendurados nesse PC-AP dividos em 4 placas e está á 7 meses sem nunca ter me dado uma única dor de cabeça, ou melhor, nem no PC-AP e nem nos meus clientes nunca deu problema. E aqui na minha cidade a procura por éla é enorme, se você quizer comprar uma delas hoje aqui, concerteza não irá achar, tah que nem leite de onça rs,rs. Abraços amigo!!!

  13. #13

    Padrão

    É Verdade Uso essas Greateks aki nos meus 2 pcs-aps e funfa normalmente e bom até de + nunca tive problemas. Inclusive só indico aos meus clientes que compre da mesmas ou tp-link q ambas são 100% para receber o sinal e melhor ainda q ela tem um ganho de sinal muito superior a qualquer outra q já vi, é como o nosso amigo falou ela tá mais dificil q leite de onça.. uahsuhasuh

  14. #14

    Padrão

    Greatek e TP-Link são a mesma coisa não? Pelo menos o MAC é da TP-Link.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Greatek e TP-Link são a mesma coisa não? Pelo menos o MAC é da TP-Link.

    AMIGO EM QUALIDADE SIM E ACHO Q OS CHIP-SETS SÃO OS MESMO ATHEROS SÓ Q NO MK EU SÓ TESTEI A GREATEK E TÁ FILÉ DO MUNDO.

  16. #16

    Padrão

    Opa to falando do Bridge externo, um rádio da Greatek que vem na caixa hermetica e com POE, esse que me deu dor de cabeça.
    WA-3054G

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Calma, calma! A greatek é excelente, o que pode ter ocorrido com você foi o lote do seu fornecedor que veio com problemas, só uso élas nos meus clientes, tanto éla como as TP-LINK e a G510 são a mesma coisa. Inclusive montei um PC-AP com élas e tenho 96 clientes pendurados nesse PC-AP dividos em 4 placas e está á 7 meses sem nunca ter me dado uma única dor de cabeça, ou melhor, nem no PC-AP e nem nos meus clientes nunca deu problema. E aqui na minha cidade a procura por éla é enorme, se você quizer comprar uma delas hoje aqui, concerteza não irá achar, tah que nem leite de onça rs,rs. Abraços amigo!!!
    Última edição por pabloferretti; 13-01-2009 às 21:30.

  17. #17

    Padrão

    Haaaaa Tá Explicado Entaum Falows mano, mas nunca usei esse ñ mas já ouvir dizre mesmo q ele num é legal naum sempre trava e mesmo baixo ganho de sinal.
    É isso aí mano tamo aqui pra sanar dúvidas qualquer é a mesma coisa. huashuahs

  18. #18

    Padrão pra 20 clientes simultãneos fica legal???

    pra 20 clientes simultãneos fica legal???

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por michel11br Ver Post
    pra 20 clientes simultãneos fica legal???
    A Greatek aguenta tranquilo!!!

  20. #20

    Smile

    Citação Postado originalmente por michel11br Ver Post
    pra 20 clientes simultãneos fica legal???
    Amigo vou te contar tenho muito mais q 20 clientes pendurado em uma greatek sem contar os cybers q ficam ligado 24 hs aushuahsuhas e já fazem 5 a 6 meses e até agora nunca tive problemas...Qualquer dúvida estamos aew..falows