+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Grau de Penetração no Uso Omnis

    Boa tarde galera, sou meio novo aqui no fórum e tenho uma dúvida que acredito que terei respostas rápido. Estou querendo cobrir uma área com pouco mais de 500 mts de raio para compartilhar o acesso do meu link usando mk. O que eu tenho dúvida é se usando uma antena omni de boa qualidade conseguirei conectar aos laptops e desktops dentro das residências (em torno de 30 clientes) sem uso de antenas direcionais nas residências, somente usando a placa wireless interna dos laptops e adaptador Pci wireless nos desktops. Será que uma omni daria conta da tarefa. Aguardo por sugestões. Desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão

    Com certeza não!
    Primeiro: vai ter muitas barreiras dentro de uma residência
    Segundo: a antena da placa pci tem um ganho muito pequeno 2 ou 3 dbi

    Talvez com os laptops consiga conectar com sinal baixo, estando a uns 50 mts da Omni
    coloque antena externa sem barreira você fecha 100% existem no mercado antenas setorial

    de 60º pequenas que não chama a atenção.

  3. #3

    Padrão

    Há antenas de 5 a 10 dBi para uso interno que, dependendo do relevo de sua cidade, talvez funcione. Isso para usar com placas PCI ou USB, pois não tem como adaptar à placa interna do notebook sem danificar o mesmo.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cobraprisk Ver Post
    Boa tarde galera, sou meio novo aqui no fórum e tenho uma dúvida que acredito que terei respostas rápido. Estou querendo cobrir uma área com pouco mais de 500 mts de raio para compartilhar o acesso do meu link usando mk. O que eu tenho dúvida é se usando uma antena omni de boa qualidade conseguirei conectar aos laptops e desktops dentro das residências (em torno de 30 clientes) sem uso de antenas direcionais nas residências, somente usando a placa wireless interna dos laptops e adaptador Pci wireless nos desktops. Será que uma omni daria conta da tarefa. Aguardo por sugestões. Desde já agradeço.

    Sonho de consumo de todo provedor.
    Se setorizar e ainda aplicar a sugestão do Marcelo, pode até ser.
    Uma sugestão de pci extremamente sensível na recepção é a engenius 3601S, mas mesmo assim 500 metros é complicado. Com esta pci e setorial na base, eu consegui 250m mas mesmo assim não em todas as peças da casa. Com outras pci nem conecta.

  5. #5

    Padrão

    Marcelo, tu já chegou a usar alguma marca específica?
    Eu comprei uma da OIW que se propõe a ter 5 dbi mas não notei diferença.
    Jà vi outras no mercado, mas aí não quiz testar, mas com certeza algumas marcas serão melhores.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Marcelo, tu já chegou a usar alguma marca específica?
    Eu comprei uma da OIW que se propõe a ter 5 dbi mas não notei diferença.
    Jà vi outras no mercado, mas aí não quiz testar, mas com certeza algumas marcas serão melhores.
    1929,
    existem algumas antenas com cabinho de 5 a 10dBi que funcionam bem. Costumo usar em clientes próximos às torres. O PC pode ficar em baixo e devido a extensão de cabo a antena fica no alto próxima ao teto da casa. Se puder colocar próximo à janela melhor ainda.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    1929,
    existem algumas antenas com cabinho de 5 a 10dBi que funcionam bem. Costumo usar em clientes próximos às torres. O PC pode ficar em baixo e devido a extensão de cabo a antena fica no alto próxima ao teto da casa. Se puder colocar próximo à janela melhor ainda.
    Parece que TP-link tem essa né?

    Eu vi algumas mas com o cabinho muito curto, cerca de 1,5m. Teria que ter um cabo maior.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Parece que TP-link tem essa né?

    Eu vi algumas mas com o cabinho muito curto, cerca de 1,5m. Teria que ter um cabo maior.
    1929,

    fiquei decepcionado com os testes que fiz nas PCI da TP-Link. Não recomendo. Aliás, pode usar qualquer PCI pois têm antenas à venda no mercado compatíveis com PCI de todos os fabricantes.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    1929,

    fiquei decepcionado com os testes que fiz nas PCI da TP-Link. Não recomendo. Aliás, pode usar qualquer PCI pois têm antenas à venda no mercado compatíveis com PCI de todos os fabricantes.
    Sim, mas seria só a anteninha com cabo da TP-link.
    Eu tenho uma pci da tp-link mas nunca instalei.
    Eu testei aqui a pci da engenius 3601S. Deu um desempenho excelente. Com a anteninha que acompanha, em dois quarteirões com visada bem prejudicada deu para navegar tranquilamente com sinal de 40%. Pensei então, se coloco uma antena interna com cabo mais longo, só vai melhorar.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim, mas seria só a anteninha com cabo da TP-link.
    Eu tenho uma pci da tp-link mas nunca instalei.
    Eu testei aqui a pci da engenius 3601S. Deu um desempenho excelente. Com a anteninha que acompanha, em dois quarteirões com visada bem prejudicada deu para navegar tranquilamente com sinal de 40%. Pensei então, se coloco uma antena interna com cabo mais longo, só vai melhorar.
    Sim,

    é verdade. Essa placa Senao/Engenius 3601S é espetacular. Já a uso e vendo a clientes há quase um ano. Ocorre que ela dá 600mW em modo B e tem chipset Atheros (também funciona no Mikrotik), porém não é homologada. Mas para instalar em clientes com sinal ruim é uma "mão na roda".

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sim,

    é verdade. Essa placa Senao/Engenius 3601S é espetacular. Já a uso e vendo a clientes há quase um ano. Ocorre que ela dá 600mW em modo B e tem chipset Atheros (também funciona no Mikrotik), porém não é homologada. Mas para instalar em clientes com sinal ruim é uma "mão na roda".
    Tchê, não achei nela onde diminuir a potencia.
    Eu instalei num amigo para testar e não me detive muito tempo em ver todos os recursos.
    Ou é só fixar em G que ela dá menos potencia?

  12. #12

    Padrão

    1929,

    não é necessário diminuir a potência, pois a placa PCI operando em modo cliente (receptora), na prática, não interfere e nem polui o espectro radio-elétrico. Porém, para operar como transmissora não é permitido segundo normas da Anatel.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    1929,

    não é necessário diminuir a potência, pois a placa PCI operando em modo cliente (receptora), na prática, não interfere e nem polui o espectro radio-elétrico. Porém, para operar como transmissora não é permitido segundo normas da Anatel.
    Este fato é novo para mim. Pensei que iria dar interferência. Porque não?

    E quanto ao uso como transmissora, é devido ao fato de não ser homolgoda? Mas na prática nem como cliente não estaria liberada.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Este fato é novo para mim. Pensei que iria dar interferência. Porque não?

    E quanto ao uso como transmissora, é devido ao fato de não ser homolgoda? Mas na prática nem como cliente não estaria liberada.
    Interferência operando em modo cliente? É possível, mas na prática raramente acontece. O que pode acontecer de fato é a mesma captar múltiplas redes e tentar conectar em todas. Desse modo geraria um campo eletromagnético "desnecessário". Imagine você uma placa de 600mW operando em conjunto com uma omnidirecional de 15dBi com 30 cm de cabo. Em modo cliente essa placa receberia o sinal de praticamente todos os transmissores que operam na mesma frequência de toda a região. Isso causaria lentidão ao AP em que a mesma estivesse conectada e, principalmente, em si mesma.

    Quanto a homologação ainda não apareceu interessados em homologá-la no Brasil. É uma placa relativamente nova e poucos sabem de sua existência. O mini-PCI EMP-8602 Plus S tem 630mW em modo B e mesmo assim é homologado; ou seja, não é devido a potência que a 3601S não é homologada.