Página 4 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Lá vai ser dificil usar 12 barras pq a torre tá em cima de uma laje.. deve dar pra colocar 1 barra fincada no solo e descer o fio do centelhador e placa-mãe e ligar neles e torcer pra não cair raio!

E se eu ligar tudo na propria torre, não vai estar aterrado?

2. Eu já vai para um ano que estou com a opção B.
    O captor lá em cima está conectado numa cordoalha de cobre bem grossa e desce sem tocar na torre, porque usei aqueles isoladores prontos próprios para isso. Não fica tão distante mas acho que o suficiente, já que todos os isoladores são fabricados com esta medida.

Eu nunca vi nada acontecer nas tempestades, mas me relataram que dá um barulho como se fosse uma chicotada. (splesh).
    Então conclui que já passou muito raio por ali, mas não queimou nenhum rádio.

A opção A fica muito cara, pois teria que fazer duas torres, uma só para o para raios e mais alta, funcionando como um guarda chuva protetor.
    E na verdade a opção B é muito semelhante, só que mais susceptível a indução, pela proximidade do cabo de cobre da torre.

Me diga uma coisa agora: E se descer 3 cabos de cobre desde o captor de franklin até as hastes de cobre enterradas? Sei que fica muito salgado no preço, mas estou só teorizando.
    É basicamente o princípio da gaiola de Faraday, ou não?

Citação Postado originalmente por castilhos Ver Post
    Ola Colegas,

Abaixo o item "A" seria o meio de proteger nossos equipamentos com 99% de segurança contra descargas atmosféricas.

3. ola colega,

Quis dizer que a maior segurança contra raios, é que ele aconteça o mais loge possível de nossos equipamentos ou dentro de uma área protegida pelo mesmo, quando possível.

Não contesto a forma que falaste sobre atrerramento junto(para raios e equipamento), mas sempre haverá uma diferença de potencial entre o aterramento e o circuito interno do equipamento, e o dano vai depender da isolação entre estas diferenças.

Não estou falando só da descarga eletrica do raio propriamente dita, mas tambem da indução desta para a rede elétrica ou circuito eletrônico.
    Claro que existe varios equipamentos para proteção contra raios e surtos elétricos, mas ainda prefiro que um raio aconteça bem longe dos equipamentos ou como disse dentro de uma área protegida pelo mesmo e não junto com os mesmos(tudo aterrado junto) pois neste caso vamos depender da isolação entre o circuito interno e a carcaça do equipamento.
    O princípio de igualdade de potencial é verdadeiro, mas neste caso ele existiria sómente entre aterramentos, e não entre o circuito interno dos equipamentos e a estrutura aterrada, vamos depender da isolação entre as duas. A potencia de um raio é imprevisível, muitas vezes o próprio para raios não resiste e "estoura literalmente".

Veja que estou falando de proteção contra equipamentos eletrônicos(sensiveis) e não de proteção de rede elétrica,objetos comuns etc...

Abraços,

castilhos

4. Eu poderia fazer tipo uma cisterna(poço) com 3 metros de profundidade e 1,5m de largura, colocar umas 4 astes no fundo do posso e enxer de ferro velho onde irei fazer so para o para raios e outro, na superficie mesmo com outras 4 astes so pra aterrar os aparelhos, funcionaria assim ou não?

5. Eu não entendo muito sobre aterramento, então pesquisei no google e achei esse artigo, parece ser bem básico mas já me deu uma boa ajuda.

Aterramento Elétrico

Tópicos Similares

1. Como montar um Pc-Ap? AJUDA
    Por LiloLorandi no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 17-08-2009, 13:50
  2. servidor mk + pc ap como configurar
    Por Rmnet no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 22-05-2009, 15:54
  3. Como montar um pc-ap
    Por warlley no fórum Redes