Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como aterrar PC-AP?

    E ai galera como faço o aterramento certo?

    O que eu faria é enrolar um fio de 5mm ou + de cobre em 1 parafuso da placa-mãe e enroscar na torre que está em cima de uma laje.

    Eu devo aterrar o centelhador tb? E a torre e a caixa de metal? Cada um com seu aterramento, ou não?

    Desculpem se não for a área correta.

  2. #2

    Padrão

    tudo aterrado no mesmo aterramento.. para nao ter diferença de potencial e queimar ..

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    tudo aterrado no mesmo aterramento.. para nao ter diferença de potencial e queimar ..

    Olá, eu tenho uma torre extremamente temperamental, em genero numero e grau, ou seja deu temporal, ou chuva forte f.......

    Antes tava queimando cartão a cada chuva, tentei fazer de tudo, inclusive aterramento que não tinha, de tanto queimar cartão fiquei de saco cheio e coloquei uma plaquinha samsung, o sinal ficou horrivel, mais tá horrivel desde que eu coloquei ela, as chuvas não afeta a potencia dela.

    Como todo azarado não tem sorte mesmo hehe, agora toda chuva forte a placa de rede que recebe o link "enfraquece" isso mesmo, não consegue puxar toda banda fica em torno de 100kbs, quando não 0, já troquei 3 placas de rede, fica normal até chover forte.

    Agora como eu vi esse post aberto, fiquei na duvida, to achando que somente o centelhador aterrado não é o sufuciente, to vendo que ao invez da descarga elétrica ir para o cartão, tá indo pela placa de rede.

    Eu tava pensando em colocar outra aste e aterrar a torre, mais como você falou que o certo é aterrar tudo no mesmo aterramento eu vou tentar fazer isso.

    O certo é aterrar, a torre, centelhador, parafuso da placa mãe, e caixa de comando, será que vai resolver meu problema?

    to achando que a solução pro meu caso é pintar tudo de verde e jogar no mato hehe, tá foda hem...
    Última edição por Magal; 02-03-2009 às 13:20.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    tudo aterrado no mesmo aterramento.. para nao ter diferença de potencial e queimar ..
    Perfeito, isso mesmo, tudo aterrado no mesmo circuito é forma mais segura, pois não tem como isolar um raio, a regra é deixar tudo no mesmo aterramento, vai ter o mesmo efeito de quando o passarinho fica no cabo de alta tensão!

  5. #5

    Padrão desgarga elétrica(raios)

    Ola Colegas,


    Abaixo o item "A" seria o meio de proteger nossos equipamentos com 99% de segurança contra descargas atmosféricas.

    A) Se possível a torre toda protegida por um para raios, ou seja que "ela fique sobre a zona de proteção de um para raios" e não com um para raios nela,(Um para raios protege tudo que estiver abaixo dele e em distância não superior ao dobro de sua altura), esta seria a situação ideal(um para raios afastado da torre e mais alto que ela.
    B) Se não for possível a situação acima, faça com que o aterramento do para raios fique realmente bem isolado da torre e na máxima distancia possível dela, porque se a descarga elétrica passar muito perto dos equipamentos, irá danifica-los por indução, e se equipamentos e para raios estiverem aterrados na mesma estrutura o dano será muito pior.
    C) Não tem como prever a intensidade de uma descarga atmosférica(raio), portanto realmente o melhor seria a primeira opção( a descarga acontecer o mais longe possível dos equipamentos).

    Não temos como proteger nossos equipamentos pelo sistema de igualdede de potencial, por se tratar de raios(altíssima descarga elétrica), teríamos que isolar todos os equipamentos de qualquer proximidade da terra) para que os mesmos venham a atingir o mesmo potencial de um raio e sem movimento desta carga elétrica,(improvável), pois um raio não cai e sim sobe (carga de eletrons)até as nuvens para haver o equilibrio de potencial entre a massa(terra) e a nuvem ou nuvens que por atrito com o ar ficam em desequilibrio de eletrons com a massa(terra).

    Abraços,

    Castilhos
    www.tecnociencia.com.br
    Última edição por castilhos; 14-01-2009 às 13:28.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por castilhos Ver Post
    Ola Colegas,


    Abaixo o item "A" seria o meio de proteger nossos equipamentos com 99% de segurança contra descargas atmosféricas.

    A) Se possível a torre toda protegida por um para raios, ou seja que "ela fique sobre a zona de proteção de um para raios" e não com um para raios nela,(Um para raios protege tudo que estiver abaixo dele e em distância não superior ao dobro de sua altura), esta seria a situação ideal(um para raios afastado da torre e mais alto que ela.
    B) Se não for possível a situação acima, faça com que o aterramento do para raios fique realmente bem isolado da torre e na máxima distancia possível dela, porque se a descarga elétrica passar muito perto dos equipamentos, irá danifica-los por indução, e se equipamentos e para raios estiverem aterrados na mesma estrutura o dano será muito pior.
    C) Não tem como prever a intensidade de uma descarga atmosférica(raio), portanto realmente o melhor seria a primeira opção( a descarga acontecer o mais longe possível dos equipamentos).

    Não temos como proteger nossos equipamentos pelo sistema de igualdede de potencial, por se tratar de raios(altíssima descarga elétrica), teríamos que isolar todos os equipamentos de qualquer proximidade da terra) para que os mesmos venham a atingir o mesmo potencial de um raio e sem movimento desta carga elétrica,(improvável), pois um raio não cai e sim sobe (carga de eletrons)até as nuvens para haver o equilibrio de potencial entre a massa(terra) e a nuvem ou nuvens que por atrito com o ar ficam em desequilibrio de eletrons com a massa(terra).

    Abraços,

    Castilhos
    www.tecnociencia.com.br
    Boa tarde Castilhos, não sei se entendi direito o que foi postado, mais não concordo com o item B, está em desacordo com as normas que conheço. Inclusive a Embratel esteve na minha empresa instalando um Link com acesso via rádio, o serviço foi acompanhado por engenheiros da Procisa, e tudo está no mesmo aterramento, os servidores e unidades de radios, tiveram uma grande mão de obra em passar cabos para ficar tuo no mesmo terra.

    Já acompanhei serviços da Eletrocidade, uma empresa de engenharia elétrica aqui de minha cidade, na época eu prestava serviços para um empresa de consultoria, e fomos montar várias concessionarias do Grupo Lider, responsável pela venda de uma pequena fatia de automóveis novos no Brasil. Em todas as concessionárias que eu estive, junto com o pessoal da Eletrocidade, eu prestando serviços na área de informática, tudo o que diz respeito a aterramento foi feito com circuitos equalizados, interligados aterramento, e para-raios. Já estive em instalações da Telemar, todas usam o mesmo esquema. Ainda que se tenha dois aterramentos, um do para-raios, e outro dos equipamentos, eles devem ser interligados.

  7. #7

    Padrão

    faça o aterramento da torre.. no mesmo aterramento da onda voce pega energia para ela..

    contrate uma pessoa que entenda disso e faça um bom aterramento, aqui eu aterro os cabos coaxiais em 3 lugares ...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    faça o aterramento da torre.. no mesmo aterramento da onda voce pega energia para ela..

    contrate uma pessoa que entenda disso e faça um bom aterramento, aqui eu aterro os cabos coaxiais em 3 lugares ...
    Olá, vc tá falando do aterramento do poste eletricidade do local?

    Pois eu fiz outro aterramento, para a torre, eu não usei o aterramento do poste.

    valeu

  9. #9

    Padrão

    do poste nao.. poste nao tem aterramento...

    vc coloca barras de aterramento em seu terreno.. faz a medição.. quanto menor impedancia melhor.. de 0 a 10 é o nivel aceitavel ... aqui os aterramentos que fazemos ficam na faixa de 2 a 3 ...

    ai ligue TUDO neste aterramento..

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    do poste nao.. poste nao tem aterramento...

    vc coloca barras de aterramento em seu terreno.. faz a medição.. quanto menor impedancia melhor.. de 0 a 10 é o nivel aceitavel ... aqui os aterramentos que fazemos ficam na faixa de 2 a 3 ...

    ai ligue TUDO neste aterramento..
    Bem o poste lá tem casa tem uma aste de cobre de 2.5mts afundado no chão isso seria aterramento não ?.

    O aterramento que eu fiz, foi enfiar uma aste de cobre de 2.5mts na terra e ligar um fio de 6mm até a torre, eu só não medi a impedancia, e só coloquei uma aste, tem realmente nescessidade de mais de uma aste ?

    obrigado

  11. #11

    Padrão

    aterramento com 1 barra.. eh quase que nao ter aterramento...

    aqui usamos em media 12 barras.. ligando 1 a outra com cabo de cobre nú.. fazendo a conetorização com solda de cobre ou com conectores apropriados...

    com solda fica melhor..

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    do poste nao.. poste nao tem aterramento...

    vc coloca barras de aterramento em seu terreno.. faz a medição.. quanto menor impedancia melhor.. de 0 a 10 é o nivel aceitavel ... aqui os aterramentos que fazemos ficam na faixa de 2 a 3 ...

    ai ligue TUDO neste aterramento..

    Quando vc diz "ligue tudo neste aterramento'', vc diz inclusive o para raios?

  13. #13

    Padrão

    inclusive ele ..

    veja a imagem anexo...

    bolinhas vermelhas sao as astes.. cada aste liga uma na outra... por um cabo de cobre nu..

    o fio ROXO eh o cabo que desce do para-raio

    os cabos verdes sao os aterramentos dos aparelhos.. 1 sobre pra torre.. e outro vai para dentro do container onde tenho mais equipamentos...

    o cabo que sobre na torre .. em seu percurso.. possui 3 ou 4 barras de aterramento na torre..

    para q eu possa aterrar os equipamentos pendurados na torre...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Untitled.jpg
Visualizações:	276
Tamanho: 	18,3 KB
ID:      	3378  

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    inclusive ele ..

    veja a imagem anexo...

    bolinhas vermelhas sao as astes.. cada aste liga uma na outra... por um cabo de cobre nu..

    o fio ROXO eh o cabo que desce do para-raio

    os cabos verdes sao os aterramentos dos aparelhos.. 1 sobre pra torre.. e outro vai para dentro do container onde tenho mais equipamentos...

    o cabo que sobre na torre .. em seu percurso.. possui 3 ou 4 barras de aterramento na torre..

    para q eu possa aterrar os equipamentos pendurados na torre...
    Olá,

    Olhando para o seu aterramento, pensei comigo, então to lascado, pois os 4 pontos aonde eu tenho as torres são residencias, ou seja no máximo vou conseguir colocar uma aste, e olha lá.

    E você não tem nenhuma repetidora instalada em cima de laje de algum amigo ou parete etc, se tiver como você faz nesse caso, aonde não a viabilidade de fazer um aterramento descente.

    Um detalhe eu tenho uma torre que nunca queimou cartão nenhum, acho que agora eu descobri porque, essa torre tá presa ao chão por paraboutes que estão em contato com a terra, acho que isso já está fazendo um espécie de aterramento.

    Mais em contra partida ela, vespera de natal caiu um ráio bem em cima da torre, e queimou tudo, acho que a torre tbm virou uma espécie de para-raio gigante.
    Vichii maria!!!

  15. #15

    Padrão

    Esse é meu problema, eu não posso fazer nada pra melhorar meu aterramento aqui porque não tenho pararraios. Aí fico perdendo uns equipamentos aqui, outro acolá. E provavelmente devo ter problemas com qualidade do sinal por causa disso também, embora não tenha notado nenhuma diferença repentina, apenas uma degradação muito lenta e pequena, tipo uns 10% de perda de qualidade num período de 6 meses

  16. #16

    Padrão

    Lá vai ser dificil usar 12 barras pq a torre tá em cima de uma laje.. deve dar pra colocar 1 barra fincada no solo e descer o fio do centelhador e placa-mãe e ligar neles e torcer pra não cair raio!

    E se eu ligar tudo na propria torre, não vai estar aterrado?

  17. #17

    Padrão

    Eu já vai para um ano que estou com a opção B.
    O captor lá em cima está conectado numa cordoalha de cobre bem grossa e desce sem tocar na torre, porque usei aqueles isoladores prontos próprios para isso. Não fica tão distante mas acho que o suficiente, já que todos os isoladores são fabricados com esta medida.

    Eu nunca vi nada acontecer nas tempestades, mas me relataram que dá um barulho como se fosse uma chicotada. (splesh).
    Então conclui que já passou muito raio por ali, mas não queimou nenhum rádio.

    A opção A fica muito cara, pois teria que fazer duas torres, uma só para o para raios e mais alta, funcionando como um guarda chuva protetor.
    E na verdade a opção B é muito semelhante, só que mais susceptível a indução, pela proximidade do cabo de cobre da torre.

    Me diga uma coisa agora: E se descer 3 cabos de cobre desde o captor de franklin até as hastes de cobre enterradas? Sei que fica muito salgado no preço, mas estou só teorizando.
    É basicamente o princípio da gaiola de Faraday, ou não?

    Citação Postado originalmente por castilhos Ver Post
    Ola Colegas,


    Abaixo o item "A" seria o meio de proteger nossos equipamentos com 99% de segurança contra descargas atmosféricas.

  18. #18

    Padrão para raios

    ola colega,

    Quis dizer que a maior segurança contra raios, é que ele aconteça o mais loge possível de nossos equipamentos ou dentro de uma área protegida pelo mesmo, quando possível.

    Não contesto a forma que falaste sobre atrerramento junto(para raios e equipamento), mas sempre haverá uma diferença de potencial entre o aterramento e o circuito interno do equipamento, e o dano vai depender da isolação entre estas diferenças.

    Não estou falando só da descarga eletrica do raio propriamente dita, mas tambem da indução desta para a rede elétrica ou circuito eletrônico.
    Claro que existe varios equipamentos para proteção contra raios e surtos elétricos, mas ainda prefiro que um raio aconteça bem longe dos equipamentos ou como disse dentro de uma área protegida pelo mesmo e não junto com os mesmos(tudo aterrado junto) pois neste caso vamos depender da isolação entre o circuito interno e a carcaça do equipamento.
    O princípio de igualdade de potencial é verdadeiro, mas neste caso ele existiria sómente entre aterramentos, e não entre o circuito interno dos equipamentos e a estrutura aterrada, vamos depender da isolação entre as duas. A potencia de um raio é imprevisível, muitas vezes o próprio para raios não resiste e "estoura literalmente".

    Veja que estou falando de proteção contra equipamentos eletrônicos(sensiveis) e não de proteção de rede elétrica,objetos comuns etc...

    Abraços,

    castilhos

  19. #19

    Padrão

    Eu poderia fazer tipo uma cisterna(poço) com 3 metros de profundidade e 1,5m de largura, colocar umas 4 astes no fundo do posso e enxer de ferro velho onde irei fazer so para o para raios e outro, na superficie mesmo com outras 4 astes so pra aterrar os aparelhos, funcionaria assim ou não?

  20. #20

    Padrão

    Eu não entendo muito sobre aterramento, então pesquisei no google e achei esse artigo, parece ser bem básico mas já me deu uma boa ajuda.

    Aterramento Elétrico