+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conexão intermitente nos clientes de um mesmo bairro a 6Km de distância ta torre!!!

    Galera, gostaria de saber quem já teve este tipo de problema ou aos expert em mikrotik o que pode estar acontecendo.

    É o seguinte, tenho 5 clientes em um bairro a 6Km da minha antena (onmini) e de um tempo pra cá todos eles começaram com perda de conexão muito intermitente coisa de 30seg. o sinal cai e volta e não para até que o cliente desligue o PC. Atualmente 2 deles estão com AP Krazer um setado a 100mw e outro a 60mw, 1 com um Firemax RTL8186 a 100mw e os outros 2 com placa PCI Ralink todos bem configurados e com o sinal de todos bom tbm!

    O meu servidor mikrotik está setado com 200mw e já variei todos os canais mas não teve nenhum que os clientes ficassem estáveis!

    Estou desconfiado de algum tipo de interferência no meio do caminho, mas ai é que está o problema, o que posso fazer para não sofrer com essa interferência?

    Todos eles no começo utilizavam placas PCI mas com o tempo fomos trocando por AP achando que poderia ser falta de estabilidade das placas mas depois de 2 a 3 dias mesmo os AP's apresentaram este mesmo problema!

    O que será que pode estar acontecendo? alguém pode dar uma idéia ou apresentar problemas semelhantes com solução?

  2. #2

    Padrão

    Não entendi bem, mas voce diz que quando desliga o PC e depois liga novamente ele estabiliza?
    Ou quando estes pcs estão ligados o problema acontece em todas as máquinas na rede, mesmo os mais perto?

    Eu já tive problemas com omini. Tenho duas encostadas. Ainda mais para esta distância.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não entendi bem, mas voce diz que quando desliga o PC e depois liga novamente ele estabiliza?
    Ou quando estes pcs estão ligados o problema acontece em todas as máquinas na rede, mesmo os mais perto?

    Eu já tive problemas com omini. Tenho duas encostadas. Ainda mais para esta distância.

    Os clientes deste bairro sempre que estão conectados (PC ligado) eles ficam com o sinal intermitente então eles ficam impaciente e acabam desligando o PC! entendeu?

    Quanto a onmini eu sempre utilizei e no começo esses mesmos clientes estavam com um sinal ótimo e estável coisa que nâo acontece hoje! Não sei por qual o motivo!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Vini25MKT Ver Post
    Os clientes deste bairro sempre que estão conectados (PC ligado) eles ficam com o sinal intermitente então eles ficam impaciente e acabam desligando o PC! entendeu?

    Quanto a onmini eu sempre utilizei e no começo esses mesmos clientes estavam com um sinal ótimo e estável coisa que nâo acontece hoje! Não sei por qual o motivo!
    Colega uma vez tive um problema similar, parecia que tinha queimado 90º ai fui e girei ela e o lado mais fraco pra jogar sinal coloquei para o lado onde não tinha nenhum cliente ou apenas clientes perto.

    Na teoria antena omini jogar 360º mas na pratica ela sempre tem um lado que com o passar do uso enfraquece e só passa a jogar 270º.

  5. #5

    Padrão

    só recapitulando vc esta utilizando uma ROUTERBORD para soltar sinal ou um AP normal
    pq se for RB pode dar uma olhada em seu cartão ja tive varios problemas com isso..
    inclusive semana passada tive q trocar outro cartão..após a ultima chuva q ouve aqui o cartão ficou assim baixava o sinal e depois voltava ...caia a conexão de meus clientes e depois voltava ao normal...
    e mesmo q for ap esperimente trocar ele...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Colega uma vez tive um problema similar, parecia que tinha queimado 90º ai fui e girei ela e o lado mais fraco pra jogar sinal coloquei para o lado onde não tinha nenhum cliente ou apenas clientes perto.

    Na teoria antena omini jogar 360º mas na pratica ela sempre tem um lado que com o passar do uso enfraquece e só passa a jogar 270º.
    como pode uma antena onmini sem refletor emitir onda com angulação inferior a 360º, acho q vc quer dizer que de um lado dela o sinal enfraquece e do outro permanece normal?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Everloko Ver Post
    só recapitulando vc esta utilizando uma ROUTERBORD para soltar sinal ou um AP normal
    pq se for RB pode dar uma olhada em seu cartão ja tive varios problemas com isso..
    inclusive semana passada tive q trocar outro cartão..após a ultima chuva q ouve aqui o cartão ficou assim baixava o sinal e depois voltava ...caia a conexão de meus clientes e depois voltava ao normal...
    e mesmo q for ap esperimente trocar ele...


    Eu utilizo PC e cartão Ubiquiti, já troquei por Senao mas o problema acontece com ambos!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Vini25MKT Ver Post
    como pode uma antena onmini sem refletor emitir onda com angulação inferior a 360º, acho q vc quer dizer que de um lado dela o sinal enfraquece e do outro permanece normal?
    Isso mesmo! Com o passar do uso um lado dela enfraquece, pois tem uma lei da física que explica direitinho esse problema, mas num lembro o nome.

  9. #9
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Essa da omni ter perda de irradiacao eu nunca houvi falar. Mas vou testar.

    Outra coisa, é que a cada mês surgem mais omni levantada. E um grande problema é que ela própria já gera muito ruido para si. Em 6 km basta uma outra omni de pé para degradar a qualidade do seu sinal. Infelismente a tendencia é uma hora ter um colapso e ninguem mais trafegar.

    Faz um teste, coloque uma antena setorial.

    Só para teste! Coloque uma antena de grade para aquela area e associa esses clientes. Coloque os rádios com 250 mw, 11 Megas.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Essa da omni ter perda de irradiacao eu nunca houvi falar. Mas vou testar.

    Outra coisa, é que a cada mês surgem mais omni levantada. E um grande problema é que ela própria já gera muito ruido para si. Em 6 km basta uma outra omni de pé para degradar a qualidade do seu sinal. Infelismente a tendencia é uma hora ter um colapso e ninguem mais trafegar.

    Faz um teste, coloque uma antena setorial.

    Só para teste! Coloque uma antena de grade para aquela area e associa esses clientes. Coloque os rádios com 250 mw, 11 Megas.
    Eu parei de usar omni, agora uso painel setorial da Ideal, são caro mas são muito bons.

    O de 15dbi de 120º fiz uns teste e ele cobre é 180º.
    Porque você não compra o painel da aquarios de 12dbi de 90º, custa só 253,00 cada

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Eu parei de usar omni, agora uso painel setorial da Ideal, são caro mas são muito bons.

    O de 15dbi de 120º fiz uns teste e ele cobre é 180º.
    Porque você não compra o painel da aquarios de 12dbi de 90º, custa só 253,00 cada
    Cara eu não sei se essa seria uma boa opção para mim! a quantos Km de distância vc acha que estas antenas antendem?

    São boas, são homologadas?
    Última edição por Vini25MKT; 16-01-2009 às 09:01.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Vini25MKT Ver Post
    Cara eu não sei se essa seria uma boa opção para mim! a quantos Km de distância vc acha que estas antenas antendem?

    São boas, são homologadas?
    as setorial da Ideal disem que pode chegar de 08 a 10km e da aquarios de 06 a 08 km, todas são homologadas.


    Antena Aquário 2.4GHz Painel Setorial 90° 12dbi - Linkteck Wireless

    ..:: Ideal Antenas Profissionais ::..

  13. #13

    Padrão

    Montei outra hoje a mais de 7km

    O cliente tá com 4 pics de sinal e o retorno a -78 a -81

    RB600A
    Setorial Ideal de 15dbi
    Cartão EnGenius EMP8602 Plus com potencia de 14 sendo que se eu quiser posso colocar a 18.

    OBS: esses cartões EnGenius mostram a potencia errada, quando estão a 14 na verdade estão a 24 (250mW) podendo chegar a 600mw

  14. #14
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Levei a teoria do amigo NetoGO23 como topico e esta dando o que falar. Gostaria que entrasse explicando os seus conceitos.
    Att. André.

    Link do topico:

    Antena omni perde 90 graus com o uso - Página 2 - Under-Linux.org

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Colega uma vez tive um problema similar, parecia que tinha queimado 90º ai fui e girei ela e o lado mais fraco pra jogar sinal coloquei para o lado onde não tinha nenhum cliente ou apenas clientes perto.

    Na teoria antena omini jogar 360º mas na pratica ela sempre tem um lado que com o passar do uso enfraquece e só passa a jogar 270º.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Levei a teoria do amigo NetoGO23 como topico e esta dando o que falar. Gostaria que entrasse explicando os seus conceitos.
    Att. André.

    Link do topico:

    Antena omni perde 90 graus com o uso - Página 2 - Under-Linux.org
    Certo, tem umas leis da física que explica melhor o que estou falando e também nenhum fabricante de antena omni garante que ela jogue 360º.

    A antena omni nunca que ela da conta de jogar igual para os 360º, no começo é uma maravilha mas com o passar do tempo ela vai demonstrando o que estou falando. A partir dai ela fica com um lado mais fraco, como se tivesse queimado uns 60º a 90º mas na verdade aconteceu o que a leis da física fala.

    Curso de Antenas

    Não achei exatamento a lei que explica, mas a omni não da conta de erradiar igualmente para 360º principamente quando a rede pesa.

    Da uma pesquizada no google que você acha, pois na epoca que tive problema descobri essa lei e girei a antena até achar o lado mais fraco dela.

  16. #16

  17. #17
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Boa noite amigo,

    coloque essa resposta no tópico para que haja reflexões sobre assunto. O debate sempre é bom.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Boa noite amigo,

    coloque essa resposta no tópico para que haja reflexões sobre assunto. O debate sempre é bom.
    Vocês viram que na verdade a omni faz a irradiação do sinal tipo um " 8 " mas ela tenta simular uma "Esféria 360º"

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Vocês viram que na verdade a omni faz a irradiação do sinal tipo um " 8 " mas ela tenta simular uma "Esféria 360º"
    Neto aquele 8 é a representação lateral do lóbulo. Veja a fig. 12.5

    O lóbulo permanece o mesmo deste a montagem da antena. Se ficar deformado por algum obstáculo, mesmo girando, não irá resolver.

    No manual, não tem referencia para o fenômeno que voce relatou.
    É isso que estamos querendo ver.
    Mas acho que isso não acontece.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Neto aquele 8 é a representação lateral do lóbulo. Veja a fig. 12.5

    O lóbulo permanece o mesmo deste a montagem da antena. Se ficar deformado por algum obstáculo, mesmo girando, não irá resolver.

    No manual, não tem referencia para o fenômeno que voce relatou.
    É isso que estamos querendo ver.
    Mas acho que isso não acontece.
    Eu me lembro que quando tive esse problema tinha uma lei da física que explicava que não é possível uma Omni jogar sinal por igual em 360º, com o passar to tempo ela enfraquece.

    O problema é que tenho um projeto a concluir e estou sem tempo de achara lei.

    Em outro fórum que eu participava um colega colocou a lei, mas não consegui achar.