+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link 82kms Precisando muito da Ajuda de Vcs

    Primeiramente boa tarde a todos.

    Tenho que Fazer um link de uma cidade para a outra. As Torres ja as tenho montadas. Fiz um esquema no radiomobile para q vcs pudessem me ajudar a decidir c e um link viavel pois da torre 1 a torre 2 a area de fresnel foi um pouco afetada, e caso seja queria q analisassem c os equipamentos q estou especificando sao viaveis ao link.

    Torre 1:
    1 RB433 com 1 Cartao Engenius emp8602.
    1 Antena Zirok WLL-905 c/30dbi (Apontada para Torre 2)

    Torre 2:
    1 RB433 com 2 Cartoes Engenius emp8602.
    2 Antenas Zirok WLL-905 c/30dbi (1 Apontada para torre 1 e outra para a Torre 3)

    Torre 3:
    1 RB433 com 1 Cartao Engenius emp8602.
    1 Antena Zirok WLL-905 c/30dbi (Apontada para Torre 2)


    Obs: Optei pelos Engenius emp8602 pois ja os uso e nunca tive problemas e tb são homologados.
    Optei pelas antenas Zirok WLL-905 exclusivamente pelo custo.

    Caso tenha sucesso com este link vou fazer um upgrade para nextreme 2 no futuro ou bonding estou mais decidido pelo BONDING pois alem de agregar a velocidade ainda vai me proporcionar um failover, pois a empresa que presto serviço não pode ficar sem comunicação.

    Uma pergunta, com as antenas bem alinhadas qto de banda devo conseguir neste link

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Torre1aTorre2.JPG
Visualizações:	199
Tamanho: 	86,8 KB
ID:      	3376   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Torre2 a Torre3.JPG
Visualizações:	159
Tamanho: 	106,1 KB
ID:      	3377  


  2. #2
    danielmenezes
    Visitante

    Padrão

    cara ..

    vale a pena pra vc levar o link até essa cidade?

    pelo investimento, dor de cabeça, mão de obra ... não é mais econômico, funcional e simples vc solicitar link para alguma operadora diretamente do local onde vc deseja?

    digo pq é muita distância, talvez se conseguisse pontos de repetição na metade teria mais link.

    onde vc viu na imagem que o fresnel seria comprometido, com certeza será, ainda mais nessa distância toda.

    infelizmente não pude ajudar nas suas dúvidas, mas acho que colaborar te mostrando outros caminhos também é válido.

  3. #3

    Padrão

    O problema e q as operadoras daqui estao querendo cobrar um absurdo para interligar estes dois pontos.... R$3.000,00 Mes e a empresa ainda possui um software q gasta horrores d banda. Mas mesmo assim agradeco sua atenção.

  4. #4

    Padrão

    LeonardoPonciano seria de Torre 1 -> Torre 2 = 44 km e Torre 2 -> Torre 3 = 38 km ? Se for este cenario voce consegue sim, mas eu optaria por usar cartao xr5(homologados).

  5. #5

    Padrão Enlace 82 km

    Bom...Muito cuidado ao tentar fechar enlaces de longa distancia com a zona de fresnel comprometida.POis podem fazer voce gastar dinheiro em cima de um projeto que nao se concretize.Em casos assim, e´ melhor verificar se nao e´ mais viavel fazer em 900mhz.
    E quanto a homologaçao do cartao XR5, ha uma restriçao quanto ao ganho da antena que sera utilizada nesse cartao.E no caso, a antena de 30 dbi exece e muito a essa restriçao.E´bom isso ser levado em consideraçao pra nao ter problemas futuros.
    Abraços
    Última edição por samueltarga; 15-01-2009 às 10:06. Razão: erro portugues

  6. #6

    Padrão

    ubiquiti power station! vai ter dar melhor rendimento de link no p2p!
    e vai gastar menos que os mkt!
    parabolas oiw de mais de 30db

  7. #7

    Padrão

    Caro colega,
    o obstrução de fresnel vai te fazer um pouco de banda sim, mas , se você já tem a estrutura tá perdendo tempo pra que perguntando aqui?

    Hoje em dia é muito mais viavel buscar link em algum lugar do que contratar local, sem contar que você tem uma estrutura para expansão,
    em si, você tá trabalhando com equipamentos que atendem até 7mb half nessa distancia citada, mas não duvido que você consiga mais (tendo um alinhamento bom das zirok's) ,
    eu tinha uma obstrução de fresnel igual á você porém em 60kms deu 6mb half, ou seja pra min não teve problema nenhum no enlace. (usei Hyperlink 30db) e não fico BEM alinhado porque o sinal fico -71 e a torre é meia alta e dá uma preguiça de ficar mexendo nisso (mas acredito que dava pra por -67 -66 )

    ou seja, opniões aqui vão ter muitas, mas tudo tem que ser no TESTE, fazer e ir configurando até atender,
    já aos cartões eu não recomendo a você utilizar eles, porque são genericos em si, utilize o R52h ou CM9 ou XR5 , SR5 ..
    acho que seria melhor pra você, utilize cabos LMR400 de 2mts com conectores bem feitos e uma isolação perfeita, porque subir em torre de 70mt pra trocar conector é o fim da picada,

    Cuidado com a zirok, (devido ao suporte dela ser de plastico é bom você ter cuidado na hora de colocar a antena na torre)

    vamos ver se tem mais alguma sugestão..
    vamo ve.. dxa ve..

    acho que não , então meu amigo,
    faça!
    Sorte.

  8. #8

    Smile

    Citação Postado originalmente por yondaime Ver Post
    Caro colega,
    o obstrução de fresnel vai te fazer um pouco de banda sim, mas , se você já tem a estrutura tá perdendo tempo pra que perguntando aqui?

    Hoje em dia é muito mais viavel buscar link em algum lugar do que contratar local, sem contar que você tem uma estrutura para expansão,
    em si, você tá trabalhando com equipamentos que atendem até 7mb half nessa distancia citada, mas não duvido que você consiga mais (tendo um alinhamento bom das zirok's) ,
    eu tinha uma obstrução de fresnel igual á você porém em 60kms deu 6mb half, ou seja pra min não teve problema nenhum no enlace. (usei Hyperlink 30db) e não fico BEM alinhado porque o sinal fico -71 e a torre é meia alta e dá uma preguiça de ficar mexendo nisso (mas acredito que dava pra por -67 -66 )

    ou seja, opniões aqui vão ter muitas, mas tudo tem que ser no TESTE, fazer e ir configurando até atender,
    já aos cartões eu não recomendo a você utilizar eles, porque são genericos em si, utilize o R52h ou CM9 ou XR5 , SR5 ..
    acho que seria melhor pra você, utilize cabos LMR400 de 2mts com conectores bem feitos e uma isolação perfeita, porque subir em torre de 70mt pra trocar conector é o fim da picada,

    Cuidado com a zirok, (devido ao suporte dela ser de plastico é bom você ter cuidado na hora de colocar a antena na torre)

    vamos ver se tem mais alguma sugestão..
    vamo ve.. dxa ve..

    acho que não , então meu amigo,
    faça!
    Sorte.

    Opa amigo muito obrigado pelas informacoes.... quero fechar este link e c realmente o fechar (SE DEUS QUISER) quero duplicalo para fazer em bonding por questoes de performance e failover do link.

  9. #9

    Question Mais Ninguem

    Obrigado a todos os q ja responderam, mas c mais alguem tiver mais algumas sugestoes ficaria agradecido.... alias ja estou agradecido pelas respostas q ja tive...

  10. #10