Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow [[RESOLVIDO]] Licença SCM

    Alô pessoal, posso até estar postando no lugar errado (Se Caso incomodar podem mover), mas creio que aqui é um local mais apropriado para tal postagem, pois aqui se refere a "wirelles" e quando pensamos em tal palavra jah vem a nossa cabeça "Provedor", eu jah preocurei e achei no google e até mesmo aqui o assunto o qual eu estou postando, mas só informações infundadas e alguns "Anuncios" para Franquia de SCM, Pois bem, Eu estou aqui para perguntar sobre a Licença SCM da "Tia Ana" e como estar com uma licença propria. Valores, Condições entre outros, sei que aqui não é balcão de atendimento da Anatel, mas algumas outras pessoas assim como eu estão meio De$informada sobre o assunto ($$), e outros tem o conhecimento, mas tem medo de divulgar o misterioso ingrediente secreto (Caso outros fiquem sabendo eles usam a receita)
    E se não for incomodar é claro !!^^!!

    Obrigado pela Atenção
    Última edição por magrock; 23-01-2009 às 21:27.

  2. #2

    Padrão

    Basicamente:

    Outorga da Anatel: R$ 9.000,00
    TFI (Taxa de Fiscalização de Instalação): +- R$ 1.340,00 por estação cadastrada
    Você vai precisar contratar uma consultoria para agilizar o processo, ai o valor é variável, tem gente que te cobra de R$ 3.000,00 a R$ 15.000,00 por isso, depende o que esta incluso no pacote.
    Estando tudo legalizado, vc paga anualmente a TFF (Taxa de Fiscalização de Funcionamento) +-R$ 670,00 por cada estação cadastrada.
    Sem contar que vc vai precisar se cadastrar no CREA da sua região e pagar mensalmente um engenheiro.

  3. #3

    Padrão

    Olá,

    meu caro para tirar SCM própria é necessário ter uma pequena estrutura pelo menos, pois tem custos para tirá-la e mantê-la. Veja:
    - R$ 9.000,00 (licença Anatel);
    - R$ 3.000,00 (projeto - o que eu cobro);
    - R$ 500,00 (projeto de cada torre - o que eu cobro);
    - R$ 1.340,00 (licença de cada torre no primeiro ano);
    - 0800 (próprio e obrigatório para os seus clientes ligarem - você quem paga a conta);
    - técnico em eletrônica ou de telecomunicações para ART da empresa no CREA (contrato de trabalho ou registro em carteira - $ mensal);
    - despesas com inscrição da empresa e despesa anual no CREA;
    - impostos (que toda empresa legalizada tem de pagar - ICMS e impostos federais);
    - despesas e taxas com o governo estadual, prefeitura e contador;
    - aluguel de espaço pela cidade para montar torres e/ou ERB;

    Deve ter outros que não lembro agora. Qualquer coisa entra em contato ou peça outras informações. Na medida do possível responderei.

  4. #4

    Padrão

    ATENÇÃO

    Licença obtida com empresa cujo registro no CREA era de técnico de nível médio pode ser caçada por fraude em licitação. Saliento que a obtenção de SCM é nada mais nada menos que uma licitação pública e a atividade de oferta de meios de telecomunicações uma atividade exclusiva de empresa de engenharia conforme o Art. 1o. da Lei que criou o sistema CONFEA e os CREA. Assim, se o concorrente fica sabendo que sua empresa tinha CREA de técnico quando na obtenção da outorga, pode virar um telhadão de vidro para perder a licença de SCM. Tem muita empresa por aí que obteve SCM com técnico de nível médio e pode mais cedo ou mais tarde perder todo investimento em SCM. É fraude em licitação pública!!!

    At.

    Onei de Barros Junior
    Consultoria em Telecomunicações
    COMPLEXUS OBJECTUS TECNOLOGIA LTDA.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por obarros Ver Post
    ATENÇÃO

    Licença obtida com empresa cujo registro no CREA era de técnico de nível médio pode ser caçada por fraude em licitação. Saliento que a obtenção de SCM é nada mais nada menos que uma licitação pública e a atividade de oferta de meios de telecomunicações uma atividade exclusiva de empresa de engenharia conforme o Art. 1o. da Lei que criou o sistema CONFEA e os CREA. Assim, se o concorrente fica sabendo que sua empresa tinha CREA de técnico quando na obtenção da outorga, pode virar um telhadão de vidro para perder a licença de SCM. Tem muita empresa por aí que obteve SCM com técnico de nível médio e pode mais cedo ou mais tarde perder todo investimento em SCM. É fraude em licitação pública!!!

    At.

    Onei de Barros Junior
    Consultoria em Telecomunicações
    COMPLEXUS OBJECTUS TECNOLOGIA LTDA.
    Isso é verdade galéra! Já consultei sobre isso, agora quem é formado em Tecnologia (tecnologo) Superior em Redes de Computadores póde sabia? Pode me confirma isso?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por obarros Ver Post
    ATENÇÃO

    ...... e a atividade de oferta de meios de telecomunicações uma atividade exclusiva de empresa de engenharia conforme o Art. 1o. da Lei que criou o sistema CONFEA e os CREA......
    Gostaria de ter um entendimento mais amplo sobre este detalhe.
    Quer dizer que não é qualquer empresa que pode obter o registro de empresa provedora de internet com o código CNAE 6190-6/01 provedor de acesso, precisa ser uma empresa de engenharia ou só é exigido que a empresa tenha um engenheiro responsável?

    E quanto ao nivel médio do profissional, porque então a Anatel não faz a triagem logo no momento do pedido de SCM? Se isso for concreto vai ter muita gente se ferrando.

    O que está me parecendo é que as autoridades estão atrás de todos os meios para restringir bastante este tipo de atividade, ao mesmo tempo que quer receber as taxas correspondentes.
    Veja bem, não estou questionando a lei, mas a aplicação da lei. Se este é um requisito fundamental para a obtençao da SCM, então porque a Anatel deixa passar para depois canetear?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Isso é verdade galéra! Já consultei sobre isso, agora quem é formado em Tecnologia (tecnologo) Superior em Redes de Computadores póde sabia? Pode me confirma isso?
    Sim,

    pode para ser ART da empresa no CREA, desde que o curso de tecnologia seja reconhecido como superior (terceiro grau). Para elaborar e ser responsável por projeto de telecom tem de ser engenheiro eletricista, engenheiro eletrônico ou engenheiro de telecomunicações. Nenhum outro é permitido.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sim,

    pode para ser ART da empresa no CREA, desde que o curso de tecnologia seja reconhecido como superior (terceiro grau). Para elaborar e ser responsável por projeto de telecom tem de ser engenheiro eletricista, engenheiro eletrônico ou engenheiro de telecomunicações. Nenhum outro é permitido.
    Acho que eu estava me confundindo.
    Então é assim.
    Eu posso ter uma empresa de telecomunicações. Não preciso ser engenheiro, mas ter um engenheiro da área como responsável. Não serve com registro no Crea mas sem 3º grau. É isso?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Acho que eu estava me confundindo.
    Então é assim.
    Eu posso ter uma empresa de telecomunicações. Não preciso ser engenheiro, mas ter um engenheiro da área como responsável. Não serve com registro no Crea mas sem 3º grau. É isso?
    Sim,

    é como o raciocínio do colega que se expressou antes: se é uma empresa de engenharia é preciso ter engenheiro (na mesma área em que atua) para ter registro no CREA. Mas, na prática, a maioria das empresas contrata apenas técnicos para serem ART. Por isso indiquei antes que podem ser técnicos em eletrônica e/ou de telecomunicações (ou tecnólogos) para serem responsáveis técnicos por empresa da área de telecom.

    Como você também perguntou é afirmativo que qualquer pessoa pode ser dona de uma empresa de engenharia, embora não seja engenheira, mas deve ter alguém em seus quadros como profissional da área em que atua. Da mesma forma qualquer pessoa pode ser dona de um hospital, mas, com certeza, precisa ter médico(s) em seu quadro funcional.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    ....
    Por isso indiquei antes que podem ser técnicos em eletrônica e/ou de telecomunicações (ou tecnólogos) para serem responsáveis técnicos por empresa da área de telecom.
    Mas então, eu estou pensando seriamente em obter minha própria SCM. Posso ou não ter um técnico com CREA, mas de nível médio? E se não pode, porque a Anatel não barra logo no início o processo?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas então, eu estou pensando seriamente em obter minha própria SCM. Posso ou não ter um técnico com CREA, mas de nível médio? E se não pode, porque a Anatel não barra logo no início o processo?

    Meu caro,

    isso só conto para os amigos. heheheheehe

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Meu caro,

    isso só conto para os amigos. heheheheehe
    Conta ai!

  13. #13

    Cool Desculpem

    Por não ter agradecido a respostas dos amigos aqui do forum, Obrigado

    Boa sorte a todos

    Irei iniciar a campanha "Conta ai"

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magrock Ver Post
    Por não ter agradecido a respostas dos amigos aqui do forum, Obrigado

    Boa sorte a todos

    Irei iniciar a campanha "Conta ai"
    Vou cobrar Roylates kkkk. Estou brincando sou Open-Source e Free!

  15. #15

    Cool Inscrição no CREA

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas então, eu estou pensando seriamente em obter minha própria SCM. Posso ou não ter um técnico com CREA, mas de nível médio? E se não pode, porque a Anatel não barra logo no início o processo?
    1929:

    Para você estar inscrito no CREA da sua região você pode ter em seu quadro funcional técnicos de nível médio com CREA. Aí você vai estar registrado e possuir um número de registro para a empresa.

    Agora no caso da ART (anotação de responsabilidade técnica) de projeto de telecom que deve ser cadastrado no CREA você tem que ter um profissional de nível superior (por contrato ou com vínculo empregatício) assinando o projeto.

    De acordo com o CONFEA/CREA existe uma diferenciação entre as atividades de nível médio e superior que habilitam um profissional a realizar. Isto na solicitação da ART.

    Espero ter ajudado.

    Abraços,

  16. #16

    Padrão

    Vixi......... por isto que muitos ficam irregular, é muito custo.... $$$

  17. #17

    Padrão

    Complementando... o técnólogo de nível superior não pode assinar como responsável por empresa prestando serviços de oferta de meios de telecomunicações pois esta é uma atividade exclusiva de engenheiros. Qualquer pessoa pode ser dona de uma empresa de engenharia, desde que o nome da empresa não possua a palavra ENGENHARIA (neste caso uma pessoa qualquer pode somente ser acionista minoritário).

    Eng. Onei de Barros Jr.
    Complexus Objectus Tecnologia Ltda.

  18. #18

    Padrão Engenheira Ana Paula Meira

    Olá td bem?

    Me adiciona no msn [email protected] posso te explicar passo a passo o processo da scm ok?

  19. #19

    Padrão

    Olá Eng. Ana Paula. Nós da COMPLEXUS já possuimos SCM. Prestamos consultoria técnica e integração jurídica com nossa equipe de advogados. Em particular, o Dr. Valter Idargo, além de advogado, é engenheiro de telecomunicações. Eu, O Dr. Valter e mais o João Flório compomos uma comissão de telecomunicações dentro da Associação de Engenheiros de Sorocaba com a finalidade de orientar profissionais no setor além da fiscalização do CREA da nossa região. Eu já vi muito mito e pouca realidade dentro do ramo de telecomunicações. Aliás, eu já trabalhei dentro do Ministério das Comunicações. Sei que tem muito advogado que atua neste ramo e não conhece nada de tecnologia; e muito engenheiro que pensa que é advogado; inclusive dentro da própria Anatel. Por esta razão passei a atuar neste ramo de consultoria. Saliento que neste ramo é impossivel de se atuar sem o competente suporte juridico.

    Eng. Onei de Barros Junior
    Complexus Objectus Tecnologia Ltda.
    Consultoria e Assessoria em Telecomunicações
    [email protected]
    [email protected]

  20. #20

    Post

    Citação Postado originalmente por leoservice Ver Post
    Vixi......... por isto que muitos ficam irregular, é muito custo.... $$$
    Leo, entre isso e ficar a descoberto é que faz não passar nem agulha pelo furico, hehehe.

    Nós temos sorte aqui no Brasil até porque deve faltar fiscal na ANATEL pra tanto provedor espalhado por ai. Sem contar aqueles de boca miúda que ninguem fica sabendo da existencia.

    Agora, dependendo de onde você se instala a própria concorrencia se encarrega de avisar que alguem está ilegal.

    Abraços,