Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por obarros Ver Post
    ATENÇÃO

...... e a atividade de oferta de meios de telecomunicações uma atividade exclusiva de empresa de engenharia conforme o Art. 1o. da Lei que criou o sistema CONFEA e os CREA......
    Gostaria de ter um entendimento mais amplo sobre este detalhe.
    Quer dizer que não é qualquer empresa que pode obter o registro de empresa provedora de internet com o código CNAE 6190-6/01 provedor de acesso, precisa ser uma empresa de engenharia ou só é exigido que a empresa tenha um engenheiro responsável?

E quanto ao nivel médio do profissional, porque então a Anatel não faz a triagem logo no momento do pedido de SCM? Se isso for concreto vai ter muita gente se ferrando.

O que está me parecendo é que as autoridades estão atrás de todos os meios para restringir bastante este tipo de atividade, ao mesmo tempo que quer receber as taxas correspondentes.
    Veja bem, não estou questionando a lei, mas a aplicação da lei. Se este é um requisito fundamental para a obtençao da SCM, então porque a Anatel deixa passar para depois canetear?

2. Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Isso é verdade galéra! Já consultei sobre isso, agora quem é formado em Tecnologia (tecnologo) Superior em Redes de Computadores póde sabia? Pode me confirma isso?
    Sim,

pode para ser ART da empresa no CREA, desde que o curso de tecnologia seja reconhecido como superior (terceiro grau). Para elaborar e ser responsável por projeto de telecom tem de ser engenheiro eletricista, engenheiro eletrônico ou engenheiro de telecomunicações. Nenhum outro é permitido.

3. Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sim,

pode para ser ART da empresa no CREA, desde que o curso de tecnologia seja reconhecido como superior (terceiro grau). Para elaborar e ser responsável por projeto de telecom tem de ser engenheiro eletricista, engenheiro eletrônico ou engenheiro de telecomunicações. Nenhum outro é permitido.
    Acho que eu estava me confundindo.
    Então é assim.
    Eu posso ter uma empresa de telecomunicações. Não preciso ser engenheiro, mas ter um engenheiro da área como responsável. Não serve com registro no Crea mas sem 3º grau. É isso?

4. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Acho que eu estava me confundindo.
    Então é assim.
    Eu posso ter uma empresa de telecomunicações. Não preciso ser engenheiro, mas ter um engenheiro da área como responsável. Não serve com registro no Crea mas sem 3º grau. É isso?
    Sim,

é como o raciocínio do colega que se expressou antes: se é uma empresa de engenharia é preciso ter engenheiro (na mesma área em que atua) para ter registro no CREA. Mas, na prática, a maioria das empresas contrata apenas técnicos para serem ART. Por isso indiquei antes que podem ser técnicos em eletrônica e/ou de telecomunicações (ou tecnólogos) para serem responsáveis técnicos por empresa da área de telecom.

Como você também perguntou é afirmativo que qualquer pessoa pode ser dona de uma empresa de engenharia, embora não seja engenheira, mas deve ter alguém em seus quadros como profissional da área em que atua. Da mesma forma qualquer pessoa pode ser dona de um hospital, mas, com certeza, precisa ter médico(s) em seu quadro funcional.

5. Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    ....
    Por isso indiquei antes que podem ser técnicos em eletrônica e/ou de telecomunicações (ou tecnólogos) para serem responsáveis técnicos por empresa da área de telecom.
    Mas então, eu estou pensando seriamente em obter minha própria SCM. Posso ou não ter um técnico com CREA, mas de nível médio? E se não pode, porque a Anatel não barra logo no início o processo?

Tópicos Similares

1. Licença SCM
    Por Thiago23 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 11-02-2006, 16:37
  2. Licenca SCM
    Por KCteiro no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 26-05-2005, 00:39
  3. Nesse caso é necessário licença SCM?
    Por Portela no fórum Redes
    Respostas: 6