Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão SCM

    Alguns dos Amigos aqui Poderia posta os documentos dos projetos tudo que eles pedem para legalização tenho interece em tira a minha propria ..se alguem poder me ajuda agradeço

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por meganet Ver Post
    Alguns dos Amigos aqui Poderia posta os documentos dos projetos tudo que eles pedem para legalização tenho interece em tira a minha propria ..se alguem poder me ajuda agradeço
    Eu também acho que seria melhor ter sua propria SCM, porém estou com uma dúvida, quanto ao custo mensal.

    Custo Mensal da Parceria: R$ 300,00 as 450,00
    Custo Mensal SCM Propria: Eng. 0800 etc.., Quanto Seria?

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Aprendiz Ver Post
    Eu também acho que seria melhor ter sua propria SCM, porém estou com uma dúvida, quanto ao custo mensal.

    Custo Mensal da Parceria: R$ 300,00 as 450,00
    Custo Mensal SCM Propria: Eng. 0800 etc.., Quanto Seria?
    Amigo, SCM própria é realmente uma beleza.
    Mas os custos envolvidos não para conseguir a outorga, mas para manter, é realmente de pensar.
    Para pequenos provedores é algo totalmente fora de propósito.
    Parcerias bem organizadas, é a solução.
    E o Fabricio está aí para provar.
    Ele já relatou aqui que parceiros dele foram fiscalizados e até autuados, mas com recurso a Anatel, os processos foram arquivados por não procederem.
    E aí é que entra o outro lado bom de uma parceria bem feita. O outorgado não tira o time de campo, pelo contrário, vai a luta junto com o parceiro.

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigo, SCM própria é realmente uma beleza.
    Mas os custos envolvidos não para conseguir a outorga, mas para manter, é realmente de pensar.
    Para pequenos provedores é algo totalmente fora de propósito.
    Parcerias bem organizadas, é a solução.
    E o Fabricio está aí para provar.
    Ele já relatou aqui que parceiros dele foram fiscalizados e até autuados, mas com recurso a Anatel, os processos foram arquivados por não procederem.
    E aí é que entra o outro lado bom de uma parceria bem feita. O outorgado não tira o time de campo, pelo contrário, vai a luta junto com o parceiro.
    1929,

    você deve saber que trabalho com projetos de telecomunicações. Informo a você e aos colegas interessados que o custo de uma SCM própria não é tão alto assim.

    Entretanto, para aquela pessoa que tem um ADSL e revende não é interessante tirar uma SCM própria para atender entre 20 e 50 clientes. Mas, para o provedor de fato que pretende crescer, ampliar a clientela e atender outras cidades é mais interessante ter a sua própria licença. Tenho clientes que tinham contratos de parceria e hoje estão tirando a SCM, pois tem as suas vantagens; ou seja, independência total, poder crescer e evitar chateações com a Anatel.

    Bem, cada caso é um caso (lógico né?). Aos colegas que tiverem dúvidas podemos fazer um debate sobre vantagens e desvantagens. E aos colegas que quiserem entrar em contato comigo para fazer o seu próprio projeto e requerer a licença SCM estou à disposição.
    Última edição por MarceloGOIAS; 11-02-2009 às 10:21.

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    1929,

    você deve saber que trabalho com projetos de telecomunicações. Informo a você e aos colegas interessados que o custo de uma SCM própria não é tão alto assim.

    Entretanto, para aquela pessoa que tem um ADSL e revende não é interessante tirar uma SCM própria para atender entre 20 e 50 clientes. Mas, para o provedor de fato que pretende crescer, ampliar a clientela e atender outras cidades é mais interessante ter a sua própria licença. Tenho clientes que tinham contratos de parceria e hoje estão tirando a SCM, pois tem as suas vantagens; ou seja, independência total, poder crescer e evitar chateações com a Anatel.

    Bem, cada caso é um caso (lógico né?). Aos colegas que tiverem dúvidas podemos fazer um debate sobre vantagens e desvantagens. E aos colegas que quiserem entrar em contato comigo para fazer o seu próprio projeto e requerer a licença SCM estou à disposição.
    Tem razão Marcelo,

    Um dia talvêz eu enverede por estes caminhos.
    Quero sim crescer, mas a coisa está tão enrolada em matéria de concorrencia com as teles, que tenho que ficar na parceria.
    Os caras já estão vendendo banda larga, não tão larga assim, movel, por 49,00. Isto cria na cabeça do consumidor um desejo incontrolável. A propaganda é maciça.
    E na minha cidade estão aumentando o numero de portas de ADSL. Para voce ter uma idéia, em 6 meses eles dobraram o numero de assinantes. E esta adsl sim, funciona muito bem. 1 mega + fone fixo + 200minutos locais por 79,00 para residencial.
    Estou vendo que vai sobrar para mim só consumidor C e D, que não querem fone fixo de jeito nenhum. E ainda fica a oferta deles de internet movel. Este apelo é muito forte pois o cara ir viajar para uma outra cidade e levar o note dele e ter internet, eles acham um luxo, sem falar em andar pela cidade sem limitação. O serviço não é lá dos melhores, mas o povo não quer nem saber. Estão assinando.

    Os custos para obter a SCM não me assustam tanto, já que o investimento incial, 9.000,00 dá para parcelar em 3x e pagar a primeira quando sair a SCM. Custos de consultoria também se ajeita.
    O que mais me assusta são as outras exigencias para cumprir. 0800, engenheiro permanente, e consequentemente mais custos operacionais.
    Por falar nisso, qual o tempo mínimo para se conseguir a SCM. A Anatel diz que é 3 meses, mas na prática é isso mesmo?
    Se começar a crescer com certeza vai ser o caminho.

  6. #26

    Padrão

    1929,

    é possível licença SCM em 3 meses, mas depende principalmente da situação da empresa que solicita a outorga. São necessárias certidões do INSS, FGTS, Receita Federal e Estadual. A empresa solicitante precisa estar com a vida financeira em dia e em dia com o poder público, afinal de contas está requerendo um serviço de outorga do poder público.

    A principal causa de demora são erros de documentação da própria empresa. Além disso é preciso inscrever a empresa no CREA do estado ao qual pertence. Para fazer essa inscrição é preciso contratar alguém habilitado (e com CREA - eletrônica, redes ou telecomunicações) além do engenheiro que assina o projeto.

  7. #27

    Padrão Custo Mensal da SCM Própria?

    Marcelo

    Boa Tarde!

    Qual será o custo minimo mensal de que tem SCM própria, sem contar com os impostos.

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    1929,

    inscrever a empresa no CREA do estado ao qual pertence. Para fazer essa inscrição é preciso contratar alguém habilitado (e com CREA - eletrônica, redes ou telecomunicações) além do engenheiro que assina o projeto.
    Neste caso, é o engenheiro que ficará responsável pela empresa. E o segundo engenheiro no caso é você?

  9. #29

    Talking

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Neste caso, é o engenheiro que ficará responsável pela empresa. E o segundo engenheiro no caso é você?
    Pelo que entendi um é o responsável técnico pela empresa e pode até ser uma pessoa com segundo grau técnico com registro no CREA. Assim se cadastra o quadro técnico da empresa.

    O segundo seria o engenheiro responsável pelo projeto básico e pelo projeto técnico.

    Abraços,

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Pelo que entendi um é o responsável técnico pela empresa e pode até ser uma pessoa com segundo grau técnico com registro no CREA. Assim se cadastra o quadro técnico da empresa.

    O segundo seria o engenheiro responsável pelo projeto básico e pelo projeto técnico.

    Abraços,
    Boa tarde,

    Tanto o responsável pelo Projeto quanto pela empresa tem que ser Eng, conforma a Resolução 272.



    Criei um topico a algum tempo sobre todas as duvidas em relação a SCM, que vai de documentação a custos.
    Dá uma pesquisada no forum que tenho certeza que encontrará.

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Pelo que entendi um é o responsável técnico pela empresa e pode até ser uma pessoa com segundo grau técnico com registro no CREA. Assim se cadastra o quadro técnico da empresa.

    O segundo seria o engenheiro responsável pelo projeto básico e pelo projeto técnico.

    Abraços,

    Sim,

    Wagner e 1929. Confere. Temos inscritos empresas no CREA apenas como técnico (nível médio) sem problema algum, embora algumas pessoas tenham levantado questionamentos de não poder. Quem define a exigência para inscrever uma empresa no CREA é o próprio CREA. Caso o CREA tenha aceito a inscrição da Empresa não há quem mude.

    Já o projeto básico, projeto de instalação e o projeto das estações tem de ser feito por engenheiro eletricista (eletrônica ou telecomunicações), engenheiro eletrônico ou engenheiro de telecomunicações devido a exigências da Anatel e não do CREA. Como engenheiro sou responsável pelos projetos e pelas ART's dos mesmos. Entretanto, a empresa solicitante de outorga precisa ter um funcionário habilitado técnico em eletrônica, técnico em telecomunicações ou técnologo de redes como funcionário contratado (pode ser um contrato de trabalho ou registro em carteira).

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    Boa tarde,

    Tanto o responsável pelo Projeto quanto pela empresa tem que ser Eng, conforma a Resolução 272.



    Criei um topico a algum tempo sobre todas as duvidas em relação a SCM, que vai de documentação a custos.
    Dá uma pesquisada no forum que tenho certeza que encontrará.
    Rodrigo,

    qual foi o tópico que você criou?