+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Por qual delas trocar minhas Hyperlink? TSM, Ideal, OIW, ECMTEST

    Boa tarde amigos!

    Sou Analista de Sistemas e estou trocando meus painéis setoriais Hyperlink de 120graus e 14dbi (2,4GHz) não homologados por painéis homologados. Coloquei logo de início que sou Analista de Sistemas para caracterizar que conheço sobre radiofrequencia apenas o básico.

    Estive em contato nestes últimos dias com o pessoal da EMCTEST onde fiz muitas e muitas perguntas referente a utilzar somente 3 painéis setoriais de 90graus para tentar cobrir a mesma área que uso hoje com minhas Hyperlink. Acho que o pessoal não gostou muito de minhas perguntas e por isto cancelaram minha compra que até preço já tinham passado, mas tudo bem. Sorte que temos outras fabricantes com produtos de qualidade e que o pessoal não se importa de responder perguntas e muito menos por falta de profissionalismo cancelam vendas.

    Estou pensando em utilizar painéis TSM de 12,5dbi com placas de rede Greatek WL-2454g ou Dlink G520 em 18dbm (ou 20dbm) com 5 metros de cabo RGC-213 (ou CellFlex de 1/2") para atender clientes distantes até 3km, onde a maioria utilizar cabos RGC-58 de 10 metros com placas e aps que variam de 15 à 21dbm.

    Como já aprendi que mesmo sendo de 90graus as antenas ainda irradiam mais que isto, mas com menor potência, gostaria de saber se 3 destas TSM de 90 graus e 12,5dbi conseguiriam atender praticamente 360 graus para estes meus 3km.

    A questão de utilizar somente 3 agora é porque preciso preparar minha estrutura para receber um quarto painél futuramente.

    Também estive pensando em utilizar 3 painéis de 15 dbi e 120 graus da Ideal, mas gostaria de saber se no futuro poderia utilizar estes 3 painéis de 120 graus e mais outro de 90 graus ou mesmo de 120 graus e fazer aquela configuração em cruz utilizando dois canais. Tenho medo que utilizar, por exemplo, 4 de 120 graus em cruz eles venham a causar interferências uns nos outros.

    A princípio eles estarão a 2 metros de distância uns dos outros.


    Desculpe tantos questionamentos. Sei que devo ter irritado muito o pessoal da EMCTEST, mas acredito que eles poderiam ter resolvido o "problema" de outra forma e não me "tocando as patas" e cancelando a venda.

    Obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão

    Kara vou logo tirar sua dúvida. Não use jamais 4 painéis de 120º no seu POP, pois terá interferencia em todas as painéis e nem faça misturas como por 3 de 120 e + 1 de 90. Coloque mesmo direto é 4 de 90º, não o recomendo usar paineis de 120º mesmo que homologadas pelo fato que você poderá precisar de mais um rádio para atender mais clientes. Com relação a qualidade das EMCTest, posso afirmar á você que as mesmas são de excelentissima qualidade, uso élas aqui em meu provedor as de 90º e tem se saído super-bem!. Achei meio estranho isso que você falou sobre o atendimento da EMCTest, por acaso pode me dizer quem te atendeu? Eu sempre fui bem recebido por eles e inclusive sempre mandam meus equipamentos no outro dia e alem disso sempre negociamos o preço final. Faço excelente negóçios com eles. Achei estranho isso que você falou, mas em todo caso recomendo o produto. Abraços e fica na Paz!

    Há só lembrando, sempre falo com o Paulo da EMCTest!

  3. #3

    Padrão

    Eu sempre entrei em contato pelo email [email protected] e não sempre os mesmos que me respondiam (pelo menos o nome mudava na assinatura do email). Por fim responderam-me o Paulo e o "Gaucho", agora quem cancelou minha compra e me disse barbaridades sobre eu estar fazendo muitas perguntas e que eles estavam perdendo dinheiro com isto eu não sei pois foi através do bate-papo do gmail que fui "cancelado".

    Bom, então vou começar com 3 paineis de 90 graus dispondo-os em forma de triângulo para tentar cobrir o mais próximo possível de 360 graus (mesmo que com área com sinal mais fraco) e no futuro próximo adiciono este quarto painél. Minha grande dúvida seria se ficaria horrível a cobertura com 3 painéis de 90 graus ou se ficariam mediando. Ah! E estes 12,5 dbi seriam suficientes para meus 3km ?

    Obrigado mesmo pela atenção.

  4. #4

    Padrão

    Usa LMR-400 da Times Microwave, perda de 1dB pra 5m.

  5. #5

    Padrão Antenas para cobrir 360º

    Alguns meses atrás me deparei com essa situação de cobrir um area de 360º com apenas 3 paineis.

    Optei por antenas TSM, sendo 2 de 90º e 1 de 120º;. A satisfação é enorme, consegui cobrir os 360º , sendo cada uma num canal diferente.

    Nos rádios uso placas D-link G530, com potência tudo defaul, sem alterar configurações de forma radical exigindo potência.

  6. #6

    Padrão

    Cargnelutti e lipeiori, obrigado.

    Quanto a cabo estou próximo de adquirir CellFlex Kmp de 1/2", será que é tão bom quanto LMR-400? E quanto aos painéis, de quantos dbi são os teus de 90 e 120 graus.

    Valeu mesmo gente.

  7. #7

    Padrão

    uso paineis ideal 90º e são exelentes!

  8. #8

    Padrão

    Como não estou conseguindo base para comparação, acho que vou fazer o seguinte. Comprar um painel setorial de 90 graus de cada fabricante, TSM, Ideal e OIW. Será que há algum problema nisto?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flaviomreis Ver Post
    Como não estou conseguindo base para comparação, acho que vou fazer o seguinte. Comprar um painel setorial de 90 graus de cada fabricante, TSM, Ideal e OIW. Será que há algum problema nisto?
    Concerteza amigo! Mas não entrarei em detalhes porque isso é lógico d ++++ para ser explicado. Então caso você possa colocar 4 de 90º ou 3 de 120º vá em frente, mas como disse acima não faça misturas, pois dará em mer@#$%#$ e muita dor de cabeça!!! O que vc precisa fazer já foi explicado aqui, basta seguir as orientações!

  10. #10

    Padrão

    amigos talves um pouco tarde, mas minhas experiencias com paineis da ideal são péssimas, os meus entraram água em 3 meses de uso, recomendo sempre Painel hyperlink horizontal 14dbi por 90 graus, são ótimos. Troquei os da ideal por hyperlink e onde o sinal era bom foi para excelente nas placas pci e ap de 36 dbm foi para 65 à 70 dbm, a rede melhorou em 95%.

  11. #11

    Padrão

    Olá amigo!

    Acabei comprando paineis EMCTest, mas ainda não pude instalá-los, tive uns contratempos e espero fazer isto até o final do mês. Depois conto minhas experiências.