+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas quanto licenças MK

    Pessoal estou com vontade de adquirir uma licença para Mikrotik, o motivo é que atualmente utilizo a versao 2. crakeada, só que a mesma não reconhece HD Sata e preciso de um para fazermeu cache então me informei e a minha duvida é a seguinte, me falaram que toda vez que eu formatar o pc e instalar o Mikrotik terei que adquirir outra licença, gostaria saber se a informação procede,


    desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão

    marconipcd, quando você instala o mikrotik ele gera um numero e você passa para o pessoal e eles te retornam um código de validação. Este numero que o mikrotik informa na instalação está ligado a uma identificação do seu HD ou do CF instalado, sendo assim, se você trocar de HD, irá ser uma nova identificação. Agora não sei se informar para eles que trocou o hd se eles te mandam outro numero sem custo.

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Formatou, já era!! E não enviam outra licença não. Desta forma, escolha uma mídia de boa qualidade e proceda a instalação. No caso de web-proxy, que utiliza bastante a mídia, e conhecendo essas mídias meia boca vendidas no Brasil, eu diria que a melhor opção é: instale o sistema em um Flash Card e utilize um HD slave para configurar o cache.

  4. #4

    Padrão

    sergio, qual é um tamanho bom de hd para cache?

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    então deixa, eu verseeu entendi, se por acaso eu precisar formatar e não mudar nada na minha cpu posso utilizar a lincença normalmente???

  7. #7

    Padrão

    tipo, um HD de 40GB demora quanto tempo pra encher o cache?

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por limaitba Ver Post
    sergio, qual é um tamanho bom de hd para cache?

    80 GB é um bom tamanho. Mais do que isso seria querer forçar a barra, pois existe limitação de RAM em 2 GB no Mikrotik versão 3.x

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marconipcd Ver Post
    então deixa, eu verseeu entendi, se por acaso eu precisar formatar e não mudar nada na minha cpu posso utilizar a lincença normalmente???

    Poderá por fogo no seu equipamento, desde que não mude o HD, não formate, ou seja, deixe o mesmo intocável, após a instalação do Mikrotik ROS.

  10. #10

    Padrão

    No MK tem como eu fazer backup de tudo? tudo mesmo, depois é só instalar ele de novo e upar o arquivo com as configurações??

    Outra coisa, o MK se "enraiza" no HD igual o Windows, se eu trocar de placa-mãe, vai dar algum problema??
    Última edição por lipeiori; 16-01-2009 às 13:53.

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Bom, ao que parece eu não estou sendo claro, então vamos lá:

    - Instalou o MT ROS, em uma mídia qualquer (HD, FC, PENDRIVE) poderá:

    1 - levar em qualquer outro equipamento (no caso outro PC) que irá funcionar.

    2 - Este outro equipamento logicamente deverá possuir dispositivos que sejam reconhecidos pelo MT ROS, como placa de redes, wireless, etc.

    3 - Não poderá, em hipótese nenhuma, formatar, particionar esta, esta mídia, onde instalou o MT ROS.

    4 - Poderá reinstalar, usando o próprio instalador Mikrotik, quantas vezes quiser.

    5 - Se a mídia por algum motivo qualquer danificar-se terá que adquirir outra licença.

  12. #12

    Padrão

    amigo, esse proprio instalador do mikrotik, seria o proprio CD, porque na versão 2.9 que estou eu não percebi essa opção de reinstalar, ele todas as vezes formata a partição, pra depois reinstalar tudo novamente,
    ?????????????????
    outra duvida, sobre o tamanho do hd para cache, atualmente tenho uma faixa de 500 clientes no provedor aqui(divididos em dois servidores linux), e tenho em média de 100 giga de cache para cada servidor, estou querendo migrar pro mikrotik e gostaria de colocar os dois links no proprio e liberar os mesmo 200 gigas, vocês acham que esta bom??