+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para configurar setoriais no mk

    Bom dia a todos,
    Atualmente tenho uma setorial de 17 Dbm 90º da Hyper funcionando perfeitamente com mk 3.0
    e com 50 clientes.
    A minha grande duvida é que comprei mais 2 hyper de 90º e 2 cartão sanao para aumentar minha célula, e conseqüentemente meus clientes gostaria de saber com os amigos, se tem algum segredo para configurar as antenas no mesmo mk, e se possível umas dicas para um melhor funcionamento.

    Desde já agradeço a atenção

  2. #2

    Padrão

    Não tem muito mistério não.
    Do mesmo jeito que você configurou a 1ª setorial.
    Porém fique atento ao canal de utilização.
    Os canais que não sofrem interferencia entre si, são 1; 6; 11;.

    Coloca numa distância média de 1mt uma da outra, para minimar ainda mais a interferencia.

    Se por um acaso, os canais 1 ou 6 ou 11 estiverem muito poluido, a solução é fazer como eu fiz aqui e está dando muito certo.

    Coloca as 2 setorias no mesmo canal e mesmo SSID, e configura uma WDS.

    Qualquer coisa, é só perguntar.

  3. #3

    Padrão

    Olha Juliohalima agradesseria de mais se pude-se me passar o esquema pois não seu bem dizer nada de WDS

    Valew mesmo pela atenção

  4. #4
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Pensei em colocar 3 setorias com o mesmo SSID pensando que os clientes iriam se dividir entre as antenas. A que tivesse melhor resposta o cliente se associaria. No papel estava perfeito.

    Na prática os clientes começaram a se associar na antena por tras. E o ack subiu muito. Tem um porem, as antenas nao eram iguais.



    Citação Postado originalmente por juliohalima Ver Post
    Não tem muito mistério não.
    Do mesmo jeito que você configurou a 1ª setorial.
    Porém fique atento ao canal de utilização.
    Os canais que não sofrem interferencia entre si, são 1; 6; 11;.

    Coloca numa distância média de 1mt uma da outra, para minimar ainda mais a interferencia.

    Se por um acaso, os canais 1 ou 6 ou 11 estiverem muito poluido, a solução é fazer como eu fiz aqui e está dando muito certo.

    Coloca as 2 setorias no mesmo canal e mesmo SSID, e configura uma WDS.

    Qualquer coisa, é só perguntar.

  5. #5

    Padrão

    interhome, para isso vc terá que cadastrar todos os clientes no access list, e permitir que ele se conecte apenas na setorial que for instalado pelo técnico.

    ferzague, WDS é simples de fazer, no geral vc vai colocar o MAC da setorial 1 na 2; da 2 na 3; e a 3 na 1.

    Eu aprendi lendo um tutorial, nao lembro onde achei, mas coloca no google (WDS com MIKROTIK).

  6. #6
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Obrigado, mas não entendi o porque de fazer wds. Estam na mesma RB e mesma bridge.

    Com relacão a usar o access list funciona, legal vai evitar dos clientes se conectarem na antena errada, mais trabalho mas viavel. Mas pára para pensar, se o cliente esta se conectando na antena que está de costa, quanto de ruido essa santa esta mandando para tras?

  7. #7

    Padrão

    Colocando em WDS, quando uma antena fala, as outras se calam, com apenas uma das antenas irá irradiar enquanto as outras estão aguardando o seu tempo.
    Isso ocorre extraordinariamente rapido, que não é percebido.

    "Foi assim que aprendi"

  8. #8
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juliohalima Ver Post
    Colocando em WDS, quando uma antena fala, as outras se calam, com apenas uma das antenas irá irradiar enquanto as outras estão aguardando o seu tempo.
    Isso ocorre extraordinariamente rapido, que não é percebido.

    "Foi assim que aprendi"
    Isso não irá reduzir o numero de cliente simultaneo ? Vai funcionar como se estivesse apenas uma antena, tipo uma omni ?

  9. #9

    Padrão

    De forma alguma, pois os clientes vão estar divididos em cada setorial.
    Se você dimencionou sua rede para que cada cartão suporte 30 clientes simutaneos, vc terá 120 clientes simutaneos conectados em seu POP (4 setoriais, 4 cartões)

    Aki em meu provedor, tenho 3 setoriais ligados a 3 R52H, com memso ssid e mesmo canal, todos eles foram uma WDS, e em horário de pico, fica cerca de 20 conectados em cada setor.

    Vendoos planos 150k, 300k, 600k.

    Está funcionando perfeito, parecendo um relogio suiço...