+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão enlace 10 KM sem nenhuma visada!! finalmente consegui fechar!

    Bom pessoal, finalmente depois de uns 6 meses de sofrimento, subindo e descendo em torres, finalmente consegui fechar um link de 10 km, da minha cidade para um distrito, completamente sem visada, não temos gps aqui para alinhamento, então foi mesmo pelo google earth e olhometro, e ficou show de bola, com taxas de 12MB. Para quem está pretendendo fechar um link como esse, segue umas dicas e experiências adquiridas:

    Nunca use para fechar um link longo o equipamento kodama 900 com antenas aquários, não consegui de jeito nenhum, essas antenas aquários de 900 mhz então, nem se fala, são horríveis.

    Recomendo usar as antenas hyperlink 900 mhz grade 15 dbi na polarização horizontal para ficar mais fácil de fechar o link, essas foram decisivas para o fechamento do enlace, foi só colocar no lugar das antenas yagi aquarios, que muito mal conseguia pegar um sinal a -93dbm, que fechou com -83/-86, respectivamente rx/tx, e isso pq estou sem gps para alinhar, acho até q se conseguir aumentar a minha torre no distrito vou pegar um sinal perto de -78/-80 agora vou lapidada para ver se consigo mais do link.

    outra coisa, esse negócio do pessoal falar que com cartões de 900 mhz ubiquiti não é preciso configurar o tx power, é errado, no meu caso foi preciso, coloquei em 28 dbm, lembrando que para obter os 700 mw, o certo seria, 28.5, mas não dá pra colocar isso no mk.

    bom quanto as configurações, segui um desses tutoriais encontrados na net, bridge transparente com mk usando wds, usei o wds dinamico, mas pode-se usar estático que dá na mesma.

    Quem quiser trocar experiências, entrar em contato pelo msn [email protected]

    Meus Equipamentos

    2 antenas Hyperlink 900 mhz de grade 15 dbi
    2 routerboard 433AH
    2 Cartões ubiquiti XR9 700 mw 900 mhz
    Última edição por xXNeoXx; 18-01-2009 às 12:24.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xXNeoXx Ver Post
    Bom pessoal, finalmente depois de uns 6 meses de sofrimento, subindo e descendo em torres, finalmente consegui fechar um link de 10 km, da minha cidade para um distrito, completamente sem visada, não temos gps aqui para alinhamento, então foi mesmo pelo google earth e olhometro, e ficou show de bola, com taxas de 12MB. Para quem está pretendendo fechar um link como esse, segue umas dicas e experiências adquiridas:

    Nunca use para fechar um link longo o equipamento kodama 900 com antenas aquários, não consegui de jeito nenhum, essas antenas aquários de 900 mhz então, nem se fala, são horríveis.

    Recomendo usar as antenas hyperlink 900 mhz grade 15 dbi, essas foram decisivas para o fechamento do enlace, foi só colocar no lugar das antenas yagi aquarios, que muito mal conseguia pegar um sinal a -93dbm, que fechou com -83/-86, respectivamente rx/tx, e isso pq estou sem gps para alinhar, acho até q se conseguir aumentar a minha torre no distrito vou pegar um sinal perto de -78/-80 agora vou lapidada para ver se consigo mais do link.

    outra coisa, esse negócio do pessoal falar que com cartões de 900 mhz ubiquiti não é preciso configurar o tx power, é errado, no meu caso foi preciso, coloquei em 28 dbm, lembrando que para obter os 700 mw, o certo seria, 28.5, mas não dá pra colocar isso no mk.

    bom quanto as configurações, segui um desses tutoriais encontrados na net, bridge transparente com mk usando wds, usei o wds dinamico, mas pode-se usar estático que dá na mesma.

    Quem quiser trocar experiências, entrar em contato pelo msn [email protected]

    Meus Equipamentos

    2 antenas Hyperlink 900 mhz de grade 15 dbi
    2 routerboard 433AH
    2 Cartões ubiquiti XR5 700 mw 900 mhz
    e o ping? tah perdendo pacotes?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xXNeoXx Ver Post
    Bom pessoal, finalmente depois de uns 6 meses de sofrimento, subindo e descendo em torres, finalmente consegui fechar um link de 10 km, da minha cidade para um distrito, completamente sem visada, não temos gps aqui para alinhamento, então foi mesmo pelo google earth e olhometro, e ficou show de bola, com taxas de 12MB. Para quem está pretendendo fechar um link como esse, segue umas dicas e experiências adquiridas:

    Nunca use para fechar um link longo o equipamento kodama 900 com antenas aquários, não consegui de jeito nenhum, essas antenas aquários de 900 mhz então, nem se fala, são horríveis.

    Recomendo usar as antenas hyperlink 900 mhz grade 15 dbi, essas foram decisivas para o fechamento do enlace, foi só colocar no lugar das antenas yagi aquarios, que muito mal conseguia pegar um sinal a -93dbm, que fechou com -83/-86, respectivamente rx/tx, e isso pq estou sem gps para alinhar, acho até q se conseguir aumentar a minha torre no distrito vou pegar um sinal perto de -78/-80 agora vou lapidada para ver se consigo mais do link.

    outra coisa, esse negócio do pessoal falar que com cartões de 900 mhz ubiquiti não é preciso configurar o tx power, é errado, no meu caso foi preciso, coloquei em 28 dbm, lembrando que para obter os 700 mw, o certo seria, 28.5, mas não dá pra colocar isso no mk.

    bom quanto as configurações, segui um desses tutoriais encontrados na net, bridge transparente com mk usando wds, usei o wds dinamico, mas pode-se usar estático que dá na mesma.

    Quem quiser trocar experiências, entrar em contato pelo msn [email protected]

    Meus Equipamentos

    2 antenas Hyperlink 900 mhz de grade 15 dbi
    2 routerboard 433AH
    2 Cartões ubiquiti XR5 700 mw 900 mhz

    Olá amigo, vc disse que utilizou antenas de 900mhz né?! Será que eu conseguiria também com antenas 2,4ghz? teria a mesma qualidade a alcance?

    Qual é a diferença de preço entre as de 2,4 e as de 900?

    Até onde eu sei as redes de 2,4 sofrem muita interferencia devido a grande popularidade desse tipo de equipamento. Em 900mhz tem muita interferencia?

  4. #4

    Padrão

    Ele está usando 900mhz por não ter visada, e não porque é mais barato... 2,4ghz não fecharia esse link porque precisa visada.

    900mhz é menos comum e não serve pra ponto-multiponto, custa o dobro ou mais do que um link 2,4ghz.

    Qual a altitude das duas torres e do morro no caminho, por curiosidade?

  5. #5

    Padrão

    Bom um ponto está em uma torre de telefone abandonada pela oi, deve estar a uns 40 mts de altura, isso em um morro que deve ter mais ou menos 30 mts de altura em relação a cidade.

    Já no distrito, é apenas uma torre de 6 metros, com um suporte de mais ou menos uns 4 metros, no total acho q dá uns 10 metros.

    o custo dos equipamentos é o seguinte:

    2 routerboards 433AH + 2 cartões ubiquiti xr5 700 mw 900 mhz ( nota: a router tem 3 ethernet) 3.865,00
    2 antenas hyperlink 900 mhz 15dbi - 570,00

  6. #6

    Padrão

    Cara passa as coordenadas...Pra nois da uma olha na visada.

  7. #7

    Padrão

    Parabens pelo feito, também queria ver as cordenadas.

  8. #8

    Padrão

    to tentando 17km a 3 meses sem visada com aquario de 20. Axo que vou comprar hyper pra testar entao.... Nao consigo sinal algum....

  9. #9

    Padrão Coordenadas

    Bom gente, eu indiquei esses equipamentos a uns amigos que tb tem provedores, eles iam contratar 4 dataturbos da oi para fazer a ligação entre os distritos e a sede, e eles usam as antenas yagi da aquarios, segundo o técnico de lá, tem que colocar um nylon na ponta para que a mesma fique completamente reta, eu não consegui trabalhar com essa antena, sinceramente, as hyperlink, foi colocar e funcionar na hora.

    ta aí as coordenadas tiradas pelo google earth.

    Torre Principal: latitude= 21°25'8.76"S | longitude: 42°11'48.31"O

    Torre Distrito: latitude= 21°25'53.27"S | longitude: 42° 6'18.07"O

    deu 9,6 km em linha reta

  10. #10

    Padrão

    o ping tá entre 7 e 10 ms, sem perda de pacotes, bom gente ainda to em testes esta semana, vamos ver se a gente consegue um gps para fazer um melhor alinhamento das antenas, mas a principio está funcionando muito bem, foi a primeira vez que trabalhei com mikrotik e routerboard e confesso que gostei muito do equipamento, fiquei impressionado com a simplicidade das configurações, tirando o custo que é um pouco alto, mas os benefícios são muitos grandes, só a estabilidade é impressionante.

  11. #11

    Padrão

    Ih falha nossa, os cartões não são XR5 e sim XR9. desculpem o erro.
    ah e outra coisa que esqueci de citar no primeiro post, é que minhas antenas hyperlink estão trabalhando na polarização horizontal valeu!!! abração a todos!!!

    Em breve vou colocar o sistema que estamos desenvolvendo para provedores, com sistema financeiro, mensagens para torres, cadastramento e controle de usuários ( ip x mac x usuario x senha ) tudo no banco de dados mysql, cadastro e gerenciamento de torres (inclusive verificação de torres online / offline), cadastro e gerenciamento de planos, bloqueio automático, regras de bloqueios de sites e portas individualizados, tudo isso feito em php, scripts bash, e em freebsd. já está funcionando a uns 2 anos, mas estamos fazendo uns ajustes, será bom, pq todos vão poder dar suas contribuições ao projeto. tipo funciona assim, lembram do ig, que tinha que autenticar para poder usar a internet, é o mesmo principio, a primeira página será a de login, e depois será redirecionado a homepage do provedor, que tem o painel de controle, que dá pra trocar a senha, ver extrato, ver a mensagem enviadas pelo provedor. esperem em breve postarei aqui!
    Última edição por xXNeoXx; 18-01-2009 às 12:22.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xXNeoXx Ver Post
    Bom um ponto está em uma torre de telefone abandonada pela oi, deve estar a uns 40 mts de altura, isso em um morro que deve ter mais ou menos 30 mts de altura em relação a cidade.

    Já no distrito, é apenas uma torre de 6 metros, com um suporte de mais ou menos uns 4 metros, no total acho q dá uns 10 metros.

    o custo dos equipamentos é o seguinte:

    2 routerboards 433AH + 2 cartões ubiquiti xr5 700 mw 900 mhz ( nota: a router tem 3 ethernet) 3.865,00
    2 antenas hyperlink 900 mhz 15dbi - 570,00
    rapaz, um cartao xr9 é caro assim?

  13. #13

    Padrão

    Boa mesmo, as antenas aquario de 10, 8 tem problemas, mas le garanto que daria pra fechar com elas, esqueca do GPS nao vai ajudar em nada, o melhor ajuste e na mao mesmo.

  14. #14

    Padrão

    Aqui pra gente os cartões ubiquiti XR9 sairam a quase 600,00 cada um, quando digo routerboard quero dizer, ela completa, tipo placa, caixa hermética, fonte. valeu, saiu caro mesmo, achei q o administrador aqui, comprou esse equipamento muito caro.