Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão É possivel Hostpot e PPoe juntos no mikrotik?

    Moçada desculpe a ignorância mas não consegui achar nada em concreto a esse respeito ou seja, atualmente eu trabalho com meus clientes todos eles em ppoe com mk 2.27, mas gostaria de trabalhar com hostpot conjugado ou seja ele loga por ppoe e depois digitar a senha no hostpot, pois nao tenho como madar aviso de nada atraves do ppoe, tenho clientes em atraso mas não consigo avisar nada, mas de uma maneira não gostaria de retirar o ppoe pois o trabalho seria imenso eu teria que ir cliente a cliente, então gostaria de saber se eu posso trabalhar com os 2 ao mesmo tempo o ppoe me dando segurança de senha e hostpot como uma maneira de mandar aviso aos clientes, tive vendo um otimo tutorial de hostpot quando houver queda na comunicacão que ja manda um aviso automatico, entao achei isso fantastico, e isso tudo é que eu mais preciso, mas um detalhe eu terei que por no cliente ip para que ele consiga logar o hostpot ou eu posso aproveitar o ip do ppoe pois eu nao uso dhcp para ppoe, cadastro ip por ip no ppoe!


    Mas uma vez a agradeço a atenção de todos!


    Um forte abraço!

    Valeu!

  2. #2
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Posta o forum de mensagem automatica... parece ser interessante.

    Quanto o seu problema, ja configurei pppoe e hotspot mas nunca me pediram para juntar. Antes de bater cabeça fazendo o que vc quer, pense 2 questões?

    1) O cliente discar uma conexão e ainda digitar usuário e senha apos não fica massante?

    2) Quando se envia uma mensagem, "ATRASADO", QUEM VAI LER ? Pode ser constrangedor e ai ...............

    Quanto a ip, não vai ser problema.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Posta o forum de mensagem automatica... parece ser interessante.

    Quanto o seu problema, ja configurei pppoe e hotspot mas nunca me pediram para juntar. Antes de bater cabeça fazendo o que vc quer, pense 2 questões?

    1) O cliente discar uma conexão e ainda digitar usuário e senha apos não fica massante?

    2) Quando se envia uma mensagem, "ATRASADO", QUEM VAI LER ? Pode ser constrangedor e ai ...............

    Quanto a ip, não vai ser problema.
    Acho que não pois tem como deixar salvo a senha na maquina, ou não tenho ou seja, esse trabalho será uma unica vez, somente na primeira conexão da maquina, quanto ao atraso irei mandar somente ao determinado ip que está configurado no ppoe! Mas isso então é possivel? É necessario eu ir na casa do cliente pra colocar ip, algo assim o eu poderei somente usar a mesma senha que ele já conecta usando o ip do ppoe vai aparecer a tele e já ficara salvo!

    O que eu mais preciso hoje é mandar mensagem ao cliente que está em atraso e mensagem quando a internet parar, ja vi que pelo ppoe fica muito complicado!


    Muito obrigado pela sua atenção!

    Um forte abraço!

    Valeu.

  4. #4

    Padrão

    O ideal é usar duas placas de rede. Os clientes pppoe em uma e os outros na outra. Lembrando que o hotspot bloqueia a interface e não uma determinada faixa de ip.

  5. #5
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    http://www.linuxmk.com.br/conprove/imagens/f3.png

    Parei para dar uma lida e procurada na net, essa empresa tem o que vc quer. Dê uma olhada, ele cria pool do que ele quer, e quando o cliente se autentica no pppoe entra no pool - aviso. Não da para saber se ele coloca esse aviso em um apache ou se dentro do mk, igual no hotspot. Acho que se pegar uma maquina para teste e brincar um pouco vai fluir. Não uso pppoe por isso nunca me interessei.
    Boa sorte, qualquer coisa posta ai, o que puder te ajudo.
    Última edição por interhome; 18-01-2009 às 12:50.

  6. #6
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Achei um link desse programa para teste, baixei ,mas a minha maquina esta com vista e não rodou, testa, não sei se expira. Pelo menos tente entender a lógica do que foi feito.

    link free:

    http://rs175.rapidshare.com/files/67...NPROVE1RC1.ZIP

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Raniel Ver Post
    O ideal é usar duas placas de rede. Os clientes pppoe em uma e os outros na outra. Lembrando que o hotspot bloqueia a interface e não uma determinada faixa de ip.

    Mas então eu não conseguirei os 2 ao mesmo tempo somente colocando 2 placas pra conexao, teria que por mais uma e somente teria o controle por hostpot nos novos clientes, os antigo não tem como é isso?


    Obrigado pela força!

    Valeu.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Achei um link desse programa para teste, baixei ,mas a minha maquina esta com vista e não rodou, testa, não sei se expira. Pelo menos tente entender a lógica do que foi feito.

    link free:

    RapidShare: Easy Filehosting

    Hein eu ja tentei entrar em contato com a empresa mas não tive resposta pra falar verdade ja liguei tentei entrar em contato mas não obtive resposta ou seja nao me deu a minima não entendi pois tinha interesse em comprar o sistema, pra você ter uma ideia eu até tenho o msn do criador do sistema mas tentei falar com ele varias vezes e não obtive resposta, acho que ele deve estar vendendo muito e não tem interesse em novos clientes!

    Ainda fica a duvida quanto a questão de possibilidade de executar o 2 ao mesmo tem ser por 2 placas ao mesmo tempo!

    Obrigado pela atenção!

    Um forte abraço!

  9. #9
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Tentou instalar esse download? Para ver as configuraçoes. Colocar 2 placas para mim não é solução. Até porque vc pode ter pppoe e hotspot rodando em uma só placa. O problema é fazer o cliente ser ao mesmo tempo pppoe e hotspot.
    Acho que dá para fazer com 2 maquinas. Seria ruim para vc ?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Tentou instalar esse download? Para ver as configuraçoes. Colocar 2 placas para mim não é solução. Até porque vc pode ter pppoe e hotspot rodando em uma só placa. O problema é fazer o cliente ser ao mesmo tempo pppoe e hotspot.
    Acho que dá para fazer com 2 maquinas. Seria ruim para vc ?

    Então baixe sim, mas ele não tem nada de teste para eu fazer com o sistema pelo que eu vi aqui so permite cadastrar o usuario e defenir a banda, mas teria que dar mais opçao pra ver se realmente funciona legal, mas com eu falei já estou cansado de entrar em contato com a empresa e não obter resposta pelo visto o eles não estão tendo necessidade de vendas! E quanto as 2 placas eu tambem acho que não seja a opção pois teria muitas dificuldades, confesso que quando eu montei optei em segurança por isso escolhi o modo ppoe mas tem muita limitação quando a relação clientes mensagem e isso não acontece com o hostpot!


    Vou ficar na luta pois com um sistema ta versatil quanto ao mikrotik, não sera possivel que eu não consiga!

    Obrigado pela dica!

    Valeu.

  11. #11
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Usa então 2 maquinas,

    cliente ----> pppoe (bridge) ------> hotspot

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Usa então 2 maquinas,

    cliente ----> pppoe (bridge) ------> hotspot
    Desculpe não entendi como assim, 2 maquinas 2 servidores é isso que você se refere?

  13. #13
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Sao 2 maquinas, uma faz a autenticacao pppoe, quando o cliente se autenticar que for passar caira no hotspot.

  14. #14

    Padrão

    Amigo aqui estou usando assim:

    Link-----BFW PROXY---HUB|-----MK (hotspot) DHCP
    |-----MK (pppoe) STATICO
    |-----AP (torre)

    Estou migrando meu serviço que é de hotspot para PPPoe por causa da segurança que é melhor. Quando visito meus clientes antigos que estão no DHCP, faço a nova configuração com IP fixo do novo servidor que tem o PPPoe e está em uma nova faixa de IP.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Desculpe não entendi como assim, 2 maquinas 2 servidores é isso que você se refere?

    Brow boa tarde,
    Olha é possível sim usar pppoe e HS juntos na mesma mk, inclusive usamos em todas as regiões atendidas pela SHTURBO (MT,MS,GO,DF,MG e etc...)
    Não da problema algum, porem se vc não tiver um servidor radius que onde vc vai cadastrar seus cliente vc terá problema pra controla.. imaginou vc sai procurando pelo joao porque não pagou a net em HS ou no pppoe por que não lembra mais onde vc cadastrou! Ainda mais se vc estiver usando a VS 2.9x que não tem busca.. se for a Vs 3.x que ja tem a busca até facilita.. se vc tive a media de 100 cliente vc gerencia de boa direto na mk, mais quando vc chegar a 250 cliente vai começar a se chatear e cair os cabelo...rsrs

  16. #16
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Usar os 2 juntos não dá problema algum, mas o que ele quer é que o cliente faça a conexao PPPOE e logo depois caia no HOTSPOT.

    Essa é a idéia. Assim ele teria a "segurança PPPOE e as facilidades do HOTSPOT".

    Se souber como fazer isso em uma unica maquina posta ai.


    Citação Postado originalmente por Shturbo Internet Ver Post
    Brow boa tarde,
    Olha é possível sim usar pppoe e HS juntos na mesma mk, inclusive usamos em todas as regiões atendidas pela SHTURBO (MT,MS,GO,DF,MG e etc...)
    Não da problema algum, porem se vc não tiver um servidor radius que onde vc vai cadastrar seus cliente vc terá problema pra controla.. imaginou vc sai procurando pelo joao porque não pagou a net em HS ou no pppoe por que não lembra mais onde vc cadastrou! Ainda mais se vc estiver usando a VS 2.9x que não tem busca.. se for a Vs 3.x que ja tem a busca até facilita.. se vc tive a media de 100 cliente vc gerencia de boa direto na mk, mais quando vc chegar a 250 cliente vai começar a se chatear e cair os cabelo...rsrs

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Moçada desculpe a ignorância mas não consegui achar nada em concreto a esse respeito ou seja, atualmente eu trabalho com meus clientes todos eles em ppoe com mk 2.27, mas gostaria de trabalhar com hostpot conjugado ou seja ele loga por ppoe e depois digitar a senha no hostpot, pois nao tenho como madar aviso de nada atraves do ppoe, tenho clientes em atraso mas não consigo avisar nada, mas de uma maneira não gostaria de retirar o ppoe pois o trabalho seria imenso eu teria que ir cliente a cliente, então gostaria de saber se eu posso trabalhar com os 2 ao mesmo tempo o ppoe me dando segurança de senha e hostpot como uma maneira de mandar aviso aos clientes, tive vendo um otimo tutorial de hostpot quando houver queda na comunicacão que ja manda um aviso automatico, entao achei isso fantastico, e isso tudo é que eu mais preciso, mas um detalhe eu terei que por no cliente ip para que ele consiga logar o hostpot ou eu posso aproveitar o ip do ppoe pois eu nao uso dhcp para ppoe, cadastro ip por ip no ppoe!


    Mas uma vez a agradeço a atenção de todos!


    Um forte abraço!

    Valeu!
    não seria mais facil vc direcionar o cliente pppoe para a pagina de aviso no ftp do hotspot

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    não seria mais facil vc direcionar o cliente pppoe para a pagina de aviso no ftp do hotspot
    Isso se isso funcionar será uma maravilha ou seja o que eu preciso hoje é ter a praticidade do HT para por a tela de aviso já que nele é facil de cadastrar a tela de aviso, e quanto ao ppoe isso mesmo que eu preciso mas não sei como fazer ou seja tem algum dica para voce por favor me passar?

    Pois estou pesquisando mais ainda não achei nada de concreto e quanto ao servidos radius realmente vi que ele seja uma opção mas não tenho experiencia no mesmo, então por isso se alguem tiver como me dar uma luz quanto a isso ficarei muito grato.

    Quero atualizar a versão do mk alguem tem uma boa pra me indicar se tem algum site pra baixar ou só comprando mesmo?

    Fico muito grato pela atenção de todos!

    Obrigado pela força!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Isso se isso funcionar será uma maravilha ou seja o que eu preciso hoje é ter a praticidade do HT para por a tela de aviso já que nele é facil de cadastrar a tela de aviso, e quanto ao ppoe isso mesmo que eu preciso mas não sei como fazer ou seja tem algum dica para voce por favor me passar?

    Pois estou pesquisando mais ainda não achei nada de concreto e quanto ao servidos radius realmente vi que ele seja uma opção mas não tenho experiencia no mesmo, então por isso se alguem tiver como me dar uma luz quanto a isso ficarei muito grato.

    Quero atualizar a versão do mk alguem tem uma boa pra me indicar se tem algum site pra baixar ou só comprando mesmo?

    Fico muito grato pela atenção de todos!

    Obrigado pela força!
    Esta regra é para quem usa autenticação por PPPOE, DHCP ou mesmo IP Fixo.

    Mãos a obra:

    IP > HOTSPOT

    Com seu Mikrotik configurado, vá em HOTSPOT e ative-o através do SETUP dele (siga os passos até o final)... Será criado um servidor HOTSPOT.

    Vá na aba IP BINDIND e adicione as regras, conforme abaixo:



    / ip hotspot ip-binding
    add address=192.168.100.28 type=bypassed comment="" disabled=no
    add address=100.0.0.0/24 type=bypassed comment="" disabled=no
    add address=192.168.100.32 type=bypassed comment="" disabled=yes
    add address=0.0.0.0/0 type=regular comment="" disabled=no


    O que isso significa... Você irá criar uma regra para cada ip (address) com o tipo em "BYPASSED"... E no final, uma regra para o 0.0.0.0/0 (todos os ips), com o tipo em "REGULAR".

    Bom, o que isso irá fazer?

    A princípio, todos os ips que estiverem cadastrado com o BY-PASSED, irão navegar normalmente... Todos os ips que NÃO estiverem cadastrados no BYPASSED, irão cair na tela de login do HOTSPOT.

    Mas para que vou querer meus clientes caindo na tela de HOTSPOT??

    Oras, é só editar o arquivo LOGIN.HTM com uma mensagem de débito, que toda a vez que seu cliente entrar, será direcionado a tela inicial do HOTSPOT, que na verdade será a tela de mensagem...

    Para bloquear um cliente, desabilite o ip dele ou pegue o ip dele (no ip binding) e mude de "by-passed" para "regular"... Para desbloquear, faça o reverso (mude de "regular" para "by-passed").


    TÁ RESOLVIDO O PROBLEMA DA PÁGINA DE AVISO NO MESMO SERVIDOR... SIMPLES E FUNCIONAL!!!
    catvbrasil que postou isso no forum
    eu uso assim mais pra fazer controle de horario por queue

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    Esta regra é para quem usa autenticação por PPPOE, DHCP ou mesmo IP Fixo.

    Mãos a obra:

    IP > HOTSPOT

    Com seu Mikrotik configurado, vá em HOTSPOT e ative-o através do SETUP dele (siga os passos até o final)... Será criado um servidor HOTSPOT.

    Vá na aba IP BINDIND e adicione as regras, conforme abaixo:



    / ip hotspot ip-binding
    add address=192.168.100.28 type=bypassed comment="" disabled=no
    add address=100.0.0.0/24 type=bypassed comment="" disabled=no
    add address=192.168.100.32 type=bypassed comment="" disabled=yes
    add address=0.0.0.0/0 type=regular comment="" disabled=no


    O que isso significa... Você irá criar uma regra para cada ip (address) com o tipo em "BYPASSED"... E no final, uma regra para o 0.0.0.0/0 (todos os ips), com o tipo em "REGULAR".

    Bom, o que isso irá fazer?

    A princípio, todos os ips que estiverem cadastrado com o BY-PASSED, irão navegar normalmente... Todos os ips que NÃO estiverem cadastrados no BYPASSED, irão cair na tela de login do HOTSPOT.

    Mas para que vou querer meus clientes caindo na tela de HOTSPOT??

    Oras, é só editar o arquivo LOGIN.HTM com uma mensagem de débito, que toda a vez que seu cliente entrar, será direcionado a tela inicial do HOTSPOT, que na verdade será a tela de mensagem...

    Para bloquear um cliente, desabilite o ip dele ou pegue o ip dele (no ip binding) e mude de "by-passed" para "regular"... Para desbloquear, faça o reverso (mude de "regular" para "by-passed").


    TÁ RESOLVIDO O PROBLEMA DA PÁGINA DE AVISO NO MESMO SERVIDOR... SIMPLES E FUNCIONAL!!!
    catvbrasil que postou isso no forum
    eu uso assim mais pra fazer controle de horario por queue

    Danilo agradeço muito sua força, irei logo pela manhã fazer os testes e tambem agradecer o grande parceiro do forum o catvbrasil, que nos ajuda e muito, fico muito grato pela sua enorme atenção e logo irei fazer o teste para ver o resultado amanhã mesmo irei testar, espero pois agora fiquei ansioso!

    Obrigado mais uma vez pela atenção sua e de todos!


    Um forte abraço!


    Valeu...