+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Criar WebProxy RB 433AH com microSD 4gb Kingston

    Boa noite turma,

    Venho solicitar uma maozinha, que dps de horas em cima configurando para conseguir configuralo como ap bridge e em wds (problema estava no radio que conectava nele), agora quero montar um WEB CACHE com proxy porem pelo que que o mikrotik diz deve haver algum problema na identificacao do cartao microSD 4GB Kingston.

    Tenho uma MB RB 433AH com um XR2 600mw, e nela um cartao 4GB kingston.

    Quando estou no IP >> Web Proxy, em Web Proxy Settings, ao tentar checar ou formatar o disco cache ou do sistema ele me da a seguinte mensagem e dali não saí: Could not format disk - Cannot Format disk system (6)

    Li na internet nos forums da propria mikrotik que este cartao eh reconhecido e apos formatado teria de funcionar perfeitamente.

    E ao certo, tenho alguns tutoriais aqui de como montar o proxy, mas que passos voce podem me auxiliar a fazer alguns testes aqui.

    Grato no aguardo!
    André

  2. #2

    Padrão


    Olá!
    Vc tem certeza q seu cartao mini SD de 4GB foi reconhecido no mk?
    Pois "disk system" provavelmente é a memoria nand onde esta instalado o mk, e este vc naum conseguirá formatar.
    Verifique em "Cache Drive", se vc tem alguma outra opçao pra escolher alem de "system". Se tiver outra opçao, com certeza esta será seu catao de 4GB!







    Espero ter ajudado!!!

  3. #3

    Padrão

    Boa tarde,

    isto mesmo, ele me da duas opcoes de disco: 1-System e 2-Cache Drive, porem em nenhuma apos selecionada (no winbox) quando tento fazer um check disk ou format disk da a mensagem acima.

    ja tentei de varias formas tirando e recolcoando cartao, desligando, religando mk etc...
    o cartao eh original kingston, veio lacrado e com 2 adaptadores (nao necessarios)

    no aguardo!

  4. #4

    Padrão

    Pode ser que o cartão esteja com a trava lateral em 'somente leitura', confira isso e posta o resultado.

  5. #5

    Padrão

    olá m4d3,

    apos alguns dias em cima do mk ainda nao consegui chegra num acordo, pior que poucos falam se obtiveram sucesso ou falhas neste tipo de proxy com cache em microsd. por este motivo é q dependo de informacoes importantes.
    verifiquei o cartao que é minusculo porem nao encontrei nenhuma trava nele, ao meu ver o cartao apos inserido, fica fixo no mikrotik perfeitamente mas nem assim funciona.

    no aguardo de mais auxilio

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neotbo Ver Post
    olá m4d3,

    apos alguns dias em cima do mk ainda nao consegui chegra num acordo, pior que poucos falam se obtiveram sucesso ou falhas neste tipo de proxy com cache em microsd. por este motivo é q dependo de informacoes importantes.
    verifiquei o cartao que é minusculo porem nao encontrei nenhuma trava nele, ao meu ver o cartao apos inserido, fica fixo no mikrotik perfeitamente mas nem assim funciona.
    no aguardo de mais auxilio

    Olá!
    O cartao aparece dentro do MK como disco secundario?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hd.JPG
Visualizações:	542
Tamanho: 	31,8 KB
ID:      	2925  

  8. #8

    Padrão

    PowerNET segue em anexo as imagens do mk rb 433ah

    simplesmente na hora de colocar o cache drive ele nao reconhece no check disk nem formata no format disk.
    segue as imagens para melhor auxiliar..

    sera q ah algo no encaixe na rb? mas o cartao sem forcar nao entra mais do q a foto em anexo

    no aguardo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk1.JPG
Visualizações:	506
Tamanho: 	37,0 KB
ID:      	2926   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk2.JPG
Visualizações:	443
Tamanho: 	52,2 KB
ID:      	2927  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk3.JPG
Visualizações:	389
Tamanho: 	42,2 KB
ID:      	2928   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk4.JPG
Visualizações:	411
Tamanho: 	47,5 KB
ID:      	2929  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk5.JPG
Visualizações:	390
Tamanho: 	42,8 KB
ID:      	2930   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Foto0102.jpg
Visualizações:	399
Tamanho: 	63,5 KB
ID:      	2931  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Foto0103.jpg
Visualizações:	402
Tamanho: 	31,0 KB
ID:      	2932   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Foto0104.jpg
Visualizações:	356
Tamanho: 	21,5 KB
ID:      	2933  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Foto0105.jpg
Visualizações:	360
Tamanho: 	18,4 KB
ID:      	2934  

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neotbo Ver Post
    PowerNET segue em anexo as imagens do mk rb 433ah

    simplesmente na hora de colocar o cache drive ele nao reconhece no check disk nem formata no format disk.
    segue as imagens para melhor auxiliar..

    sera q ah algo no encaixe na rb? mas o cartao sem forcar nao entra mais do q a foto em anexo

    no aguardo

    Amigao, pelas imagens q vc postou e pelo data sheet da RB433AH, vc naum conseguirá fazer cache com este microSD, a naum ser q vc instale o MK no microSD e dê o boot por ele(estou dedusindo)!
    Pelo q entendi, a opçao de microSD na RB é para q vc ultilize o mk intalado em um cartao de memoria e possa fazer cache nele, como drive "system". Dessa forma vc terá todo o espaço disponivel no cartao de memoria pra usar na webcahe.
    Pelo menos foi oq entendi lendo o manual da RB433. ( me corrijam se eu estiver errado)



    Espero ter ajudado!

  10. #10

    Padrão Cartão MicroSD 4GB Kingston

    Cara, seguinte, pelo que li no site da Mikrotik o cartão de 4GB da kingston é totalmente compativel com a RB433AH, desde que seja formatado, se quiser posso fazer o teste para você na terça feira, pois estou no MUM hoje e só volto para minha cidade na terça, onde tenho cartões de 1, 2, 4 e 8gb da kingston e poderei efetuar os testes para você e postar aqui no site com fotos.

  11. #11

    Padrão

    opa thas

    seguinte, se voce puder fazer o teste e confirmar se funciona na rb ou nao seria otimo, pois ate agora so descobri atraves de outros aparelhos q akele meu cartao de 4gb estava estragado o que me deu uma ******* raiva e agora to esperando para troca...
    o que me chama muito a atencao, que gostaria se voce tirasse print screen eh da hora q la no IP > WebProxy e dps em Settings que quando tenta se checar o cache disk ele confirme a existencia e no msm na format, pois o meu da erro como nas fotos anteriores.

    Se tiver msn e puder me auxiliar melhor da um toke

    um abraco

  12. #12

    Padrão Teste RB433AH

    Na terça feira efetuarei teste nesta RB433AH e lhe falo.. ha outra coisa o arnis apresentou hoje a RB433U que já vem com duas portas USB nela, onde você pode ligar HD externo, modem usb, etc...

  13. #13

    Padrão

    Hd usb ????


    EH amigo ... tive um problema aki ... deu uma bicheira no meu servidor que naum consegui descobrir ainda ... acontece que meu servidor trava do nada ... jah troquei a porcaria toda ... meu mikrotik eh original ... ai troquei de maquina e naum resolveu .... consumiu meu dia todo ... e agora de tardinha coloquei pra rodar meus 200 clientes em uma RB 433 ... tah rodando belezinha naum deu pau nenhum ateh agora e tah consumindo no máximo 7% de CPU .... o que eu mais desejo agora eh colocar meu servidor proxy externo que estava funcionando em parent no mikrotik pra rodar por fora ... e naum to conseguindo ... agora dependendo da minha situaçao aki ... vou comprar uma rb433u e colocar um hd externo de 160Gb ... pra fazer proxy ...
    Última edição por admskill; 31-10-2008 às 18:45.

  14. #14

    Padrão

    Cara mas 4 , que seja 8 GB cache não é pouco espaço?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Hd usb ????


    EH amigo ... tive um problema aki ... deu uma bicheira no meu servidor que naum consegui descobrir ainda ... acontece que meu servidor trava do nada ... jah troquei a porcaria toda ... meu mikrotik eh original ... ai troquei de maquina e naum resolveu .... consumiu meu dia todo ... e agora de tardinha coloquei pra rodar meus 200 clientes em uma RB 433 ... tah rodando belezinha naum deu pau nenhum ateh agora e tah consumindo no máximo 7% de CPU .... o que eu mais desejo agora eh colocar meu servidor proxy externo que estava funcionando em parent no mikrotik pra rodar por fora ... e naum to conseguindo ... agora dependendo da minha situaçao aki ... vou comprar uma rb433u e colocar um hd externo de 160Gb ... pra fazer proxy ...
    só tem um pequeno probleminha a RB433U ainda é um prototipo, não foi lançada, juntamente com a versão 3.16, quanto ao espaço você não acha muita coisa para uma RB gerenciar 160GB, eu não colocaria mais que 4GB.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thas Ver Post
    só tem um pequeno probleminha a RB433U ainda é um prototipo, não foi lançada, juntamente com a versão 3.16, quanto ao espaço você não acha muita coisa para uma RB gerenciar 160GB, eu não colocaria mais que 4GB.
    Em cima:RB 433AH em bridge.
    Em Baixo: MK montado em um cf/pci de 2 gb no e ia colocar um hd sata de 80gb para cache.

    Será que não vai ficar bom?

  17. #17

    Padrão

    Galera, to querendo montar uma rb600a com 4 cartões e 1 cf de 32 gb para cache, alguem já fez algo parecido, ficaria bom?