+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda em projeto

    Amigos tenho uma empresa de Ti (Servidores, Roteadores Ciscos, e Redes estruturadas) no centro da cidade onde eu moro, ela fica em um prédio no 10 andar de 11 possíveis!

    Estou pensando em ampliar minhas atividades, provendo acesso a dados!!!

    Estava pensando em um projeto inicial não muito complexo, ou seja!

    4 Setorias
    4 PCI, em bridge
    1 Linux fazendo o Proxy, com controle de MAC

    No cliente seria ideal começar bem usando NanoStaton2 apesar do custo, pq pretendo abrangi de inicio 5km.

    Seria ideal já investir tudo em 5.8 devido ao excesso de 2.4?

    Aos amigos que possui provedor e juntamente briga com NET, Speedy, e concorrentes Wireless, qual é a estratégia de abrangência de seus provedores, como preço, argumentso de vendas entre outros!
    E também gostaria de relatos de quantso clientes em média num raio de 10km vcs tem?

    Sobre a SMC já li tudo a respeito irei providenciar em breve

  2. #2

    Padrão

    Olha a respeito de equipamentos, vai ser bem estruturado!
    Isso ja e um pono exelente para a concorrencia, outros pontos importante para a concorrencia, seria a qualidade no serviço, preço, e velocidade.
    Que normalmente as operadoras ADSL, não tem todos esses pontos positivos.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Leonardo66 Ver Post
    Olha a respeito de equipamentos, vai ser bem estruturado!
    Isso ja e um pono exelente para a concorrencia, outros pontos importante para a concorrencia, seria a qualidade no serviço, preço, e velocidade.
    Que normalmente as operadoras ADSL, não tem todos esses pontos positivos.
    Amigo vc acha que 4 antenas setoriais de 14dbi já basta!!! para alcance de um raio de 5km?

    E sobre o LINUX é a melhor opção?

  4. #4

    Padrão

    djshw, a licença de operação é SCM.
    Que tipo de provimento de dados? Vai fazer o transporte pra interligar empresas por vpn?
    Se sim, o ideal é 5.8 mesmo, mas somente o ubiquiti não basta, vai ter que agregar aos módulos
    antenas externas para ter um ganho melhor.

    Se for para provimento de internet para cliente residencial sugiro 2.4 por custo x beneficio. Tem
    várias empresas que já te entregam o kit pronto, é só configurar pro teu cliente. A www [pt] linkteck [pt] com [pt] br tem um kit pronto firemax, vc pode negociar preço e já comprar com antena e tudo.. esse é um de vários fornecedores que tem por ai, é só barganhar o mais em conta.

    Para a tua base, 4 setoriais de 90º da hyperlink(eu uso polarização horizontal, por acreditar que tem menos interferência), juntamente com 4 radios, podem ser aprouter, coloca WPA2, e
    cadastro de mac(opcional), + um hub e no servidor mikrotik(o software, aqui tem varios tutorias
    de como configurar) e ta feito. Nos teus clientes coloca sempre radios, não usa placas pci ou
    usb, dão muito problema, e fora que eles tem acesso a chave de criptografia. Usando ap também,
    o teu cliente fica atras da rede do ap, que já dificulta um pouco mais escaneamento.

    Quanto a distância tenho relatos de links de 7km com 2.4, mas são regiões que tem pouquissima
    interferencia, mais fora das grandes cidades, eu sugiro de 2 a 4km, eu trabalho com clientes a
    2km de cada base, mais que isso eu abro uma outra estação repetidora. Geralmente você cadastra
    40 clientes por rádio, esse aprouter suportam bem uns 20, 25 simultaneos, dificilmente todos vão
    estar conectados ao mesmo tempo.

    Paulo

  5. #5

    Smile Projeto Provedor

    Ola amigos!

    Bom, em primeiro lugar os equipamentos que voce disse que pretende usar sao bons. Apesar de que eu gosto muito da linha Mikrotik. No seu caso, voce poderia perfeitamente usar uma Mikrotik RB/600A com 4 cartoes mini pci e 4 paineis setorias de 90º 14 dbi que cobrira a distancia desejada.E ficaria muito bom por sinal.
    Sobre utilizar nanostation 2, realmente o problema e´ esse que voce mesmo citou.O Preço.Voce tem que fazer um estudo de quantos concorrentes vc vai ter e levantar os pontos fortes e fracos de cada um.Alem de conhecer o perfil dos clientes que vc deseja atingir.Isso e´ fundamental para voce bolar sua estrategia e te direcionar a uma compra mais consciente.
    Ja a hipotese de voce começar em 5,8 eu vejo com bons olhos.Isso cada vez mais vem se tornando uma tendencia entre provedores que estao começando e os que estao migrando sua malha toda para 5,8.E nao sao poucos.Principalmente com a chegada e a homologaçao do Nanostation 5, com os paineis setorias homologados em 5,8 que ja existem no mercado (TSM), alem de outras marcas que vendem paineis setorial 5,8 a um preço justo e com otima qualidade estarem para conseguir sua homologaçao em 5,8 (OIW).
    O cenario esta cada vez mais favoravel para se trabalhar em 5,8.Apesar de num futuro proximo novas tecnologias de transmiçao de voz/dados estaram chegando para acirrar mais ainda o mercado.
    Caso queira se aprofundar um pouco mais sobre a linha Mikrotik e a RB/600A segue um link abaixo com varios modelos e expecificaçoes dessa linha de equipamentos.
    http://www.routerboard.com/comparison.html
    Abraços
    Última edição por samueltarga; 20-01-2009 às 09:31. Razão: complemento

  6. #6

    Padrão

    Amigos o brigado pelas dicas, o Mikrotik é um hardware com sistema opercaional correto?
    Não tem como o hardware ser um PC mesmo?
    Devido ao desempenho do mesmo?

    sempre fica está minha dúvida!! Sobre usar um Linux com Squid x outras soluções!

  7. #7

    Padrão

    Mikrotik é a empresa, eles vendem hardware e o software mikrotik (linux que também leva o nome), pode instalar em pc sim.
    A versão que tu encontra na net só suporta hd ide, pode ser até cartão de memoria com adaptador
    ide. A mais atual suporta hds sata.

    Você acessa após a instalação pelo software winbox e faz as configurações desejadas, tem tudo no
    fórum, é só dedicar um pouco de tempo.

    Att.,
    Paulo
    Última edição por ppastoriza; 20-01-2009 às 13:26.

  8. #8

    Padrão PC

    Amigo...Existe mil maneiras de se preparar Neston! srsrsrs....respondendo suas perguntas, pode ser um PC sim...nesse caso uma RB/14 tambem cai bem...rsrs
    Ouça mais opinioes....sobre que equipamentos usar...Eu, prefiro Mikrotik.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por samueltarga Ver Post
    Amigo...Existe mil maneiras de se preparar Neston! srsrsrs....respondendo suas perguntas, pode ser um PC sim...nesse caso uma RB/14 tambem cai bem...rsrs
    Ouça mais opinioes....sobre que equipamentos usar...Eu, prefiro Mikrotik.
    Sim cai muito bem a RB 14, ou então Placa PCI AG 530, ou então RB 11 também, que é para um mini pci somente.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Leonardo66 Ver Post
    Sim cai muito bem a RB 14, ou então Placa PCI AG 530, ou então RB 11 também, que é para um mini pci somente.
    Então 4 PCI AG 530 em bridge, em um Intel Core 2 Duo com 4gb de ram, usaria 2gb para cache na memória e 1 hd de só para cache em disco!
    Isso tornaria o Squid muito rápido e eficiente!

    Neste servidor eu instalaria o MK?
    está é minha dúvida!!

  11. #11

    Padrão

    Sim seria nessa maquina, tome cuidado com cache|cachefull, requer monitoramento, e desgasta muito o disco dependendo do tamanho dos arquivos cacheados, quantidade de acessos e uso constante

    No lugar das placas, uma opção mais barata é utilizar rádios ap, já que você está começando.

    Paulo

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por djshw Ver Post
    Amigos tenho uma empresa de Ti (Servidores, Roteadores Ciscos, e Redes estruturadas) no centro da cidade onde eu moro, ela fica em um prédio no 10 andar de 11 possíveis!

    Estou pensando em ampliar minhas atividades, provendo acesso a dados!!!

    Estava pensando em um projeto inicial não muito complexo, ou seja!

    4 Setorias
    4 PCI, em bridge
    1 Linux fazendo o Proxy, com controle de MAC

    No cliente seria ideal começar bem usando NanoStaton2 apesar do custo, pq pretendo abrangi de inicio 5km.

    Seria ideal já investir tudo em 5.8 devido ao excesso de 2.4?

    Aos amigos que possui provedor e juntamente briga com NET, Speedy, e concorrentes Wireless, qual é a estratégia de abrangência de seus provedores, como preço, argumentso de vendas entre outros!
    E também gostaria de relatos de quantso clientes em média num raio de 10km vcs tem?

    Sobre a SMC já li tudo a respeito irei providenciar em breve
    Amigo, vi que vc tá em são paulo, então de uma passada em minha loja que montaremos o projeto juntos, dá pra visualizarmos tua região no google earth e ver quais dificuldades vc vai enfrentar, pq o problema aqui em sampa é visada. Regiões muito acidentada ou muitos predios.

    To na santa ifigenia, dá uma ligada pra marcar 11-3333-5503

    Sergio Ribeiro