Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Nano Station homologado!

    Ola galera, acabei de ver no site a Anatel, a homologação dos Nano Station, tanto o 2 como o 5.

    Nano Staion 2
    Nº de Homologação 2304084746

    Nano Station 5
    Nº de Homologação 2559084746

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Rapaz... até que enfim... eu já estava me passando por mentiroso, pois vi essa homologação pronta já tem um tempo, no OCD, e até agora nada da Anatel publicar.

    Veja o solicante:


    MD BRASIL SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES LTDA
    RUA VICENTE PASCHOAL 332 CENTRO
    14700-040 - BEBEDOURO - SP

  3. #3

    Padrão

    E quem comprou antes da homologação?

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    E quem comprou antes da homologação?

    sifu...

    Sem contar que, de acordo, com alguns comentários, só vale se comprar de quem homologou... Mas isso não posso confirmar, tem que verificar na Anatel.

  5. #5

    Padrão

    Acredito que, uma vez homologado, o produto está liberado para uso, não importando quem homologou.
    Participei do MUM e lembro que havia esta briga dos usuários com a Mikrotik, que nunca quis bancar a homologação e os distribuidores também não, por medo de que os outros também fossem beneficiados (bem brazuca, né?)

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloRosaGomes Ver Post
    Acredito que, uma vez homologado, o produto está liberado para uso, não importando quem homologou.
    Participei do MUM e lembro que havia esta briga dos usuários com a Mikrotik, que nunca quis bancar a homologação e os distribuidores também não, por medo de que os outros também fossem beneficiados (bem brazuca, né?)
    Não é bem assim... as informações que ouvi (o Filzeck que participa aqui, creio que está mais por dentro) é que será verificado pela fiscalização da Anatel se a NF do equipamento foi emitida pelo solicitante da homologação... sinceramente não sei como irá funcionar isso, só sei que está reivindicação é antiga na Anatel, uma vez que quem realiza a homologação só tem o ônus de resolver qq problema que ocorra com o equipamento, enquanto uma leva de "muambeiros" simplesmente buscam no PY e vendem na "sombra" da homologação original, normalmente ludibriando os clientes...

    Mas conforme já mecionei, quer fazer a coisa certa? CONSULTE A ANATEL!

  7. #7

    Padrão

    Pessoal , de acordo com uns conhecidos meus do CPQD de Campinas, diz os OSD´s que , só vale a homologação para equipamentos adquiridos pela entidade que homologo, pois o fiscal da ANATEL quando consulta o numero de homologação ele tem a informação da empresa que homologo...e pode vir a pedir isso em uma NF, mas ... não sei realmente se essa informação é válida, vou buscar melhor esclarecimento.

    Abraços,

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmain Ver Post
    Pessoal , de acordo com uns conhecidos meus do CPQD de Campinas, diz os OSD´s que , só vale a homologação para equipamentos adquiridos pela entidade que homologo, pois o fiscal da ANATEL quando consulta o numero de homologação ele tem a informação da empresa que homologo...e pode vir a pedir isso em uma NF, mas ... não sei realmente se essa informação é válida, vou buscar melhor esclarecimento.
    Abraços,

    É praticamente a criação de um monopólio ou exclusividade de comercialização, mesmo que a revelia do fabricante.

    Eu como produtor gostaria de ver o meu produto vendido em vários pontos, desse jeito sou obrigado a restringir o meu mercado a um único distribuidor e sem qualquer influencia na política de vendas.

    Mas se é essa a legislação e o produtor não se mexeu...

  9. #9

    Padrão

    Qual é finalidade da certificação/homologação? Não é garantir que os equipamentos em uso na rede operem dentro das características recomendadas pelas normas da ANATEL? Qual seria a diferença entre um equipamento fornecido pela empresa A e outro de mesmo modelo (e fabricante), fornecido pela empresa B, senão as condições comerciais? Haveriam diferenças técnicas?

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloRosaGomes Ver Post
    Qual é finalidade da certificação/homologação? Não é garantir que os equipamentos em uso na rede operem dentro das características recomendadas pelas normas da ANATEL? Qual seria a diferença entre um equipamento fornecido pela empresa A e outro de mesmo modelo (e fabricante), fornecido pela empresa B, senão as condições comerciais? Haveriam diferenças técnicas?

    Pode ter certeza que a finalidade não é essa....

    Uma das finalidades é garantir que exista no Pais um responsável por tal equipamento. O correto seria o fabricante possuir uma representação no pais e ai sim, o mesmo ser o responsável (o caso de várias empresas como Siemens, proxyn, sansumg, GE, Phillips, etc). Quando o fabricante não possui essa representação o solicitante (revenda/distribuidor) assume essa responsabilidade.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Pode ter certeza que a finalidade não é essa....

    Uma das finalidades é garantir que exista no Pais um responsável por tal equipamento. O correto seria o fabricante possuir uma representação no pais e ai sim, o mesmo ser o responsável (o caso de várias empresas como Siemens, proxyn, sansumg, GE, Phillips, etc). Quando o fabricante não possui essa representação o solicitante (revenda/distribuidor) assume essa responsabilidade.
    Poxa Sergio, você que é mais inteirado veja ai pra gente.... como ficará esta questão, de quem devemos adquirir os equipamentos...

    Abraço.

  12. #12

    Padrão

    Bom, posso estar enganado, mas pelo meu conhecimento não existe esse negocio de quem homologou, e sim o equipamento homologado.
    Pois qual a diferença, comprar de quem homologou ou não, eu sei que de uma parte é meio injusto, com quem homologoué claro!
    Mas normalmente a empresa que homologou se acha o rei da cocada preta.
    E não é bem assim.

    Mas é bom avaliar as leis, nem sempre o correto, é o melhor.

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Leonardo66 Ver Post
    Bom, posso estar enganado, mas pelo meu conhecimento não existe esse negocio de quem homologou, e sim o equipamento homologado.
    Pois qual a diferença, comprar de quem homologou ou não, eu sei que de uma parte é meio injusto, com quem homologoué claro!
    Mas normalmente a empresa que homologou se acha o rei da cocada preta.
    E não é bem assim.

    Mas é bom avaliar as leis, nem sempre o correto, é o melhor.
    Vou só de tar um exemplo:

    O equipamento homologado possui um problema qualquer (de projeto, de fabricação, não importa), preciso abrir um processo JUDICIAL, porque fui lesado (não interessa o dano), e é necessário acionar o responsável...

    Te pergunto: QUEM É O RESPONSÁVEL???? O CHONG LAU KING do PY?

    Será que é tão difícil assim entender?

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gladstony Ver Post
    Poxa Sergio, você que é mais inteirado veja ai pra gente.... como ficará esta questão, de quem devemos adquirir os equipamentos...

    Abraço.

    Cara, isso é complicado, tem que ir atrás, verificar na Anatel, pois é lá que define-se as regras. Sinceramente não tenho muito tempo para ver isso atuamente. Mas o caminho é esse. Ligue no 0800 da Anatel, escreva um ofício, se informe. Se algum cliente meu, solicitar, quando solicitar eu verificarei, mas no momento não tenho maiores informações (o que eu uso para expor esses comentários é o que eu já conheço e o bom senso, o que infelizmente, as pessoas não gostam de usar).
    Última edição por sergio; 21-01-2009 às 20:46.

  15. #15

    Padrão

    meu deus, essa istoria de homologaçao dnvo... oq o Sergio falou eh um resumo de um topico gigante q eu acho q todos deveriam ler... a istoria eh bem assim mesmo, soh ta legalizado o produto comprado de quem homologou ou comprado de fornecedores que compraram da entidade q homologou... nao adianta chorar, funciona assim mesmo... agora saber se esse esquema de fiscalizaçao pelo MAC e nota fiscal vai funcionar que eu nao sei, nao boto fé nao... vamos ver...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    meu deus, essa istoria de homologaçao dnvo... oq o Sergio falou eh um resumo de um topico gigante q eu acho q todos deveriam ler... a istoria eh bem assim mesmo, soh ta legalizado o produto comprado de quem homologou ou comprado de fornecedores que compraram da entidade q homologou... nao adianta chorar, funciona assim mesmo... agora saber se esse esquema de fiscalizaçao pelo MAC e nota fiscal vai funcionar que eu nao sei, nao boto fé nao... vamos ver...

    Bom eu também não boto fé não.

  17. #17

    Padrão Como funciona..

    Em questão de nano station, nunca montei nenhum... gostaria de experimentar..

    Galera como funciona o nano???
    São setoriais???, tem que se instalar antena externa no cliente?????,
    Explica aí....

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danix Ver Post
    Em questão de nano station, nunca montei nenhum... gostaria de experimentar..

    Galera como funciona o nano???
    São setoriais???, tem que se instalar antena externa no cliente?????,
    Explica aí....

    É setorial 60° e no cliente pode ou não instalar antena, depende da situação.

  19. #19

    Padrão

    Amigo . ele um acess point , arquitetura Atheros, 5,8 ou 2,4 Ghz.
    Trabalha em modo AP, Bridge , Cliente, Station WDS.

    O NANO5 tem antena integrada de 14DBI - trabalha tanto a vertical quanto na horizontal
    O Nano2 tem antens integrada de 10 DBI - trabalha tanto a vertical quanto na horizontal

    Potencia de 400mw....Alimentação via POE, Software AIRos

    òtimo equipamento,

  20. #20

    Padrão

    ok.. entaum posso posso comprar esses ap, e instala-los em clientes, tantio em 5.8 qto em 2.4. e a antena depende da situação pq ele jah vem com essa antena integrada...posso montar ele num cliente dentro de uma cx-hermetica por exemplo conectado em minha setorial.. do provedor que eu trabalho tantop no 2.4 como no 5.8, se for mais ou menos isso é bem legal....