+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão sinal -46 ack 30 e ping 400, o que fazer?

    Amigos,

    Após uma forte chuva estou enfrentando problemas sérios de pings altos e perda de pacotes (+- 20%).
    Numa RB 133 com um cartao ubiquiti AR5212 trabalhando a 23dbm e omini hyperlink 15dbi, com 10 clientes conectados, o pior sinal em -75 e o melhor em -46, o trafego em menos de 500Kbps, ack timeout em 30, tudo tecnicamente perfeito. Mas após a chuva meus pings aumentaram terrivelmente (antes era uma media de 20 a 40ms) agora estão com uma media de 400ms, com quase 25% de perda, ou seja, navegação sofrível, tanto num cliente com sinal de -46 quanto num com sinal de -75.
    Devo lembrar que antes da chuva os clientes estavam com sinal mais ou menos igual, alguns pioraram por desalinhamento da antena, o que ja esta sendo resolvido, mas tenho problemas mesmo se estiverem conectados apenas clientes com sinal bom.
    Alguem que já tenha passado pelo mesmo problema poderia me dar um help do que eu poderia fazer para melhorar meu sinal?
    desde ja agradeço,

    Abutre

  2. #2

    Padrão

    verifica se nao entrou agua no cabo.. ou antena...

  3. #3

    Padrão

    E aí Alexandre, blz?
    Já pensei nesta hipótese, e vou fazer esta verificação, mas se entrasse agua no conector ou antena o sinal dos clientes nao ficariam ruins, com dbm altos? O que percebi foi mudança no sinal de clientes que tiveram suas antenas desalinhadas, os demais continuam com a mesma qualidade de sinal.
    Em todo caso vou verificar a antena e talvez trocar, antena e conectores.
    Abraço e obrigado pela resposta.

  4. #4

    Padrão

    agua estraga.. e eh menos perceptivel..

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Abutre69 Ver Post
    Amigos,

    Após uma forte chuva estou enfrentando problemas sérios de pings altos e perda de pacotes (+- 20%).
    Numa RB 133 com um cartao ubiquiti AR5212 trabalhando a 23dbm e omini hyperlink 15dbi, com 10 clientes conectados, o pior sinal em -75 e o melhor em -46, o trafego em menos de 500Kbps, ack timeout em 30, tudo tecnicamente perfeito. Mas após a chuva meus pings aumentaram terrivelmente (antes era uma media de 20 a 40ms) agora estão com uma media de 400ms, com quase 25% de perda, ou seja, navegação sofrível, tanto num cliente com sinal de -46 quanto num com sinal de -75.
    Devo lembrar que antes da chuva os clientes estavam com sinal mais ou menos igual, alguns pioraram por desalinhamento da antena, o que ja esta sendo resolvido, mas tenho problemas mesmo se estiverem conectados apenas clientes com sinal bom.
    Alguem que já tenha passado pelo mesmo problema poderia me dar um help do que eu poderia fazer para melhorar meu sinal?
    desde ja agradeço,

    Abutre


    Veja também a fonte de alimentação, pela potência que tu colocou ai, possa ser que a fonte depois das chuvas tenha sido avariada nao alimentando corretamente e veja ou reveja o aterramento de sua torre tive problema de vasamento de fase para o terra que matava meu cartão que estava no mesmo aterramento.

  6. #6

    Padrão

    E ai greig, blz?
    Subi na torre, desmontei a antena e conectores e verifiquei que estava tudo normal, sem agua ou humidade, eu tinha um cartao senao 8602 e troquei pelo que estava no mikrotik (um ubiquiti xr2). Logo após a troca nao percebi mudança alguma, pings altos e perda de pacotes, após umas 2 ou 3 horas percebi que os pings e perdas de pacotes estabilizaram, mas mesmo com tudo aparentemente ok, percebo uma certa lentidão na navegação (pings medios de 40ms).
    Eu ja tinha tentado trabalhar em potencias menores, mas o sinal ficava muito pior. Talvez o problema seja fonte e/ou aterramento mesmo, vou verificar. Em todo caso acho que já vou providenciar outra RB e outra antena/conectores pra fazer alguns testes, depois posto aqui os resultados.
    Abraço a todos
    Última edição por Abutre69; 23-01-2009 às 00:04.

  7. #7

    Padrão

    cara faz o teste com cabo novo la no cliente que vc tá com problema, pode ser que tenha infliltrado agua. Faz o teste la no cliente.

    falow

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Abutre69 Ver Post
    E ai greig, blz?
    Subi na torre, desmontei a antena e conectores e verifiquei que estava tudo normal, sem agua ou humidade, eu tinha um cartao senao 8602 e troquei pelo que estava no mikrotik (um ubiquiti xr2). Logo após a troca nao percebi mudança alguma, pings altos e perda de pacotes, após umas 2 ou 3 horas percebi que os pings e perdas de pacotes estabilizaram, mas mesmo com tudo aparentemente ok, percebo uma certa lentidão na navegação (pings medios de 40ms).
    Eu ja tinha tentado trabalhar em potencias menores, mas o sinal ficava muito pior. Talvez o problema seja fonte e/ou aterramento mesmo, vou verificar. Em todo caso acho que já vou providenciar outra RB e outra antena/conectores pra fazer alguns testes, depois posto aqui os resultados.
    Abraço a todos

    Ok, vou estar trocando o mastro da minha torre essa semana, vou tirar a omini hiperlink de 8dbi, e colocar um Ideal de 15dbi o cartao vai ficar o mesmo Xr2 o moleque aguenta o tranco e sem falar que ele é menos suscetível a ruídos. Agora quanto a fonte eu utilizo fone de PC de boa qualidade pego a saida dela de 12v e subo pra caixa a amperagem nem se fala sobra utilizo RB 433ah como utilizo ADSL dependo as incostâncias desse belo serviço se nao fosse por isso meus cliente nao reclamariam garanto. Ate lá vamos segurar a onda por link dedicado é$$$$$$..pra mim agora..hehe. Posta ai depois seus resultados.