+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Requisições UDP da rede interna

    Fala pessoal, blz?

    Há um bom tempo noto (através do iptraf) que minha rede interna gera muitas requisições UDP. Geralmente nas portas 137, 138 e 491). Isso, creio eu, seja da smáquinas windows, que ficam insistentemente enviando essas requisições.

    Eu queria saber o seguinte: Isso não sobrecarrega minha placa de rede? Sei la, não come meu tráfego/banda? De alguma forma isso pode afetar o meu servidor diretamente?

    Sei que isso é comum, talvez até normal, mas bateu essa curiosidade... se alguém puder responder, agradeço!

    Abçs,

  2. #2

    Padrão

    Cara, as portas 137 e 138 são utilizados para o protocolo netBIOS.

    O netBIOS deve ser o protocolo mais idiota já criado... Sabe quando vc clica lá em "meus locais de rede" no winwos?? Pois é, o windows sai varrendo sua rede para achar outros hosts...

    Quanto a "comer sua banda", você precisa verificar o seguinte: ele é encaminhado?? Pra quem ele é encaminhado?? Você tem um servidor de arquivos??

    Ele só vai consumir sua banda se ele for encaminhado. Caso vc n tenha um servidor de arquivos, coloca umas regras de firewall pra "dropar" e reduzir o processamento.

    Caso vc tenha um servidor, verifica se todos os tráfegos netBIOS são pro server. Se não for cria uma regra permitindo netBIOS somente pro server.

    Quanto a porta 491, essa eu desconheço...

  3. #3

    Padrão

    Magnum,

    Saquei. Eu não tenho servidor de arquivos nessa máquina. É só web mesmo, então vou deixar do jeito que está.

    Era mesmo pra sanar essa dúvida e você já matou ela!

    valeu cara, brigadão!