+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Subindo Energia e Dados no Mesmo Cabo na Caixa Hermética?

    Olá Pessoal é meu Primeiro Post aqui no Fórum ..mas ja o acompanho a 2 anos logo que abri meu ISP Wireless JA ME AJUDOU MUITO A TIRAR MUITAS DUVIDAS para a cada dia mais eu ir melhorando meu Humilde Provedor via Radio, e me cadastrei agora para compartilhar minha pequena experiencia no ramo e aprender mais ainda com os colegas pois agora que minha rede esta crescendo e até o momento fazia mais por Hobbie bem caseiro mesmo mas esta dando certo demais e a cada dia ganho novos clientes e do jeito que minha Infra -Estrutura esta ja começa a dar problemas diarios e agora que estou começando a investir pesado nos equipamentos só para vcs terem uma idéia até agora só uso Canos antenas direcional e Omini e só AP Mesmo da Ovslink 5460 com Firmware AP PRO 5.1 400 mw tudo em Bridge e AP+WDS e um Computador com XP e duas Placas de Rede Fazendo o Roteamento com compartilhamento ICS E COM dhcp ativado e fazendo discagem PPP0E no Modem e agora que estou começando a usar O Mikrotik e Comprar as Torres usar Setoriais com a caixa Hermética tudo certinho no clientes usava Placa Pci Wireless Agora só estou usando Radio mesmo e Par trançado da menas dor de cabeça muita coisa apanhei demais mas por experiÊncia Própria aprendi muito ja e devido a essas mudanças surgiu algumas duvidas:


    1º Estava usando a modulação B+G mas passei só para B Pois para Outdoor parece que funciona melhor estou certo?

    2º eu uso a Omini em cima da Direcional sendo que a direcional que fecha o Enlace com outra direcional a 4 Km estou querendo inverter colocar a Omini em baixo uns 2 Metro abaixo da Direcional é o correto? ( obs : tudo em canal distante principalmente do concorrente mais proximo)

    3º Observei que meu concorrente esta passando a energia 12V Dos APS e a comunicação tudo no mesmo cabo tipo se vai subir 2 cabos ele passa a fase em um e o neutro no outro estava pensando em fazer isso e mandar para as caixas mas sera que não da interferencia?


    4º vou usar 4 Setoriais de 90º 12dbi em cruz qual a distancia que uma tem que ficar da outra ? sera que uns 2 metros esta bom?

    5º Estou usando Block Relay no proprio AP UM RECURSO QUE O FIRMWARE tem sera que é recomendavel ?

    Obrigado a todos e desculpe pelo POST Gigante mas o primeiro tem que ser Caprichado né :-) valeuu

  2. #2

    Padrão

    Pode passar a energia no cabo sim, no proprio switch são usados 2 pares de fios (fios 1,2,3,6).

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WWANInterneteInformatica Ver Post
    Olá Pessoal é meu Primeiro Post aqui no Fórum ..mas ja o acompanho a 2 anos logo que abri meu ISP Wireless JA ME AJUDOU MUITO A TIRAR MUITAS DUVIDAS para a cada dia mais eu ir melhorando meu Humilde Provedor via Radio, e me cadastrei agora para compartilhar minha pequena experiencia no ramo e aprender mais ainda com os colegas pois agora que minha rede esta crescendo e até o momento fazia mais por Hobbie bem caseiro mesmo mas esta dando certo demais e a cada dia ganho novos clientes e do jeito que minha Infra -Estrutura esta ja começa a dar problemas diarios e agora que estou começando a investir pesado nos equipamentos só para vcs terem uma idéia até agora só uso Canos antenas direcional e Omini e só AP Mesmo da Ovslink 5460 com Firmware AP PRO 5.1 400 mw tudo em Bridge e AP+WDS e um Computador com XP e duas Placas de Rede Fazendo o Roteamento com compartilhamento ICS E COM dhcp ativado e fazendo discagem PPP0E no Modem e agora que estou começando a usar O Mikrotik e Comprar as Torres usar Setoriais com a caixa Hermética tudo certinho no clientes usava Placa Pci Wireless Agora só estou usando Radio mesmo e Par trançado da menas dor de cabeça muita coisa apanhei demais mas por experiÊncia Própria aprendi muito ja e devido a essas mudanças surgiu algumas duvidas:


    1º Estava usando a modulação B+G mas passei só para B Pois para Outdoor parece que funciona melhor estou certo?

    2º eu uso a Omini em cima da Direcional sendo que a direcional que fecha o Enlace com outra direcional a 4 Km estou querendo inverter colocar a Omini em baixo uns 2 Metro abaixo da Direcional é o correto? ( obs : tudo em canal distante principalmente do concorrente mais proximo)

    3º Observei que meu concorrente esta passando a energia 12V Dos APS e a comunicação tudo no mesmo cabo tipo se vai subir 2 cabos ele passa a fase em um e o neutro no outro estava pensando em fazer isso e mandar para as caixas mas sera que não da interferencia?


    4º vou usar 4 Setoriais de 90º 12dbi em cruz qual a distancia que uma tem que ficar da outra ? sera que uns 2 metros esta bom?

    5º Estou usando Block Relay no proprio AP UM RECURSO QUE O FIRMWARE tem sera que é recomendavel ?

    Obrigado a todos e desculpe pelo POST Gigante mas o primeiro tem que ser Caprichado né :-) valeuu
    Amigo, vou tentar lhe responder dentro dos meus conhecimentos.

    A respeito da modulação, o modo B é melhor sim para outdoor pq o rádio tem maior potência de nesse modo.

    A respeito da posição das antenas não sei lhe informar ao certo, mas sei que se vc coloca em canais distantes não há muito problema. Outra informação que pode ser útil nesse caso é que em alguns clientes aqui o sinal da minha rede se propaga para dentro da casa deles, chegando a pegar minha rede no meu notebook. Pode ser que dê alguma interferência mas não sei informar ao certo o pq.

    A respeito da alimentação na caixa hermética, tem soluções chamadas PoE que permitem a passagem de energia e dados no mesmo cabo (no caso o cabo de rede). É bem prático o uso desses sistemas, mas cuidado pq PoE "ruins" podem ocasionar uma má alimentação do seu rádio e atrapalhar o funcionamento eficaz do seu rádinho.

    A respeito das setoriais, pelo que vi aqui no forum o recomendável é ter no mínimo 3m de distância.

    E finalmente sobre o block relay, se vc não faz mais nenhum serviço (DHCP, Controle de Banda, etc) pode perfeitamente fazer-lo no proprio AP. Agora se vc tem serviços rodando no ap, é melhor que vc passe esses serviços para um servidor Mikrotik por exemplo e deixe o ap de férias só fazendo o block relay.

    Espero ter ajudado e qualquer dúvida temos o msn: [email protected] ou [email protected]

  4. #4

    Padrão

    Olá Amigo Rodrigo ... Obrigado pelas Respostas Foi bem Esclarecedor mesmo suas dicas..Não estava nem dormindo direito de Preocupação rsrsrs . Aproveitando da boa vontade do Colega Só mais umas Perguntas: 1- Vc sabe me dizer ao certo a partir de qual altura a torre ja tem que usar a Lâmpada de Sinalização e o Para Raios e 2- mesmo com a caixa Hermética de Plastico é necessario um Para Raio Li em um material da Anatel que A Partir de 20 Metro ja tem que ter a Lampada e uma Pintura Caprixada na Torre Procede 3- e a ultima Coisa uso todos os APS no Modo Bridge e Fazendo AP mais WDS é a melhor Solução .......Obrigado e espero que esse POST Possa ajudar a muitas Pessoas no Forum ABRAÇOS

  5. #5

    Padrão NAO USA AP+WDS

    Nao use AP + WDS nao q esses radios ovislink 5460 pra fazer isso fica muito forçados. Tem q fazer o link atraves de 5.8 e sai o cabo de rede pro AP e ele fica só como bridge aí ele vai conseguir atender bem os clientes só pra essa função e o canal ficará diferente já que AP+WDS o canal é o mesmo e isso gera interferencia. Vc fazendo o link 5.8 e deixando o AP como bridge, os clientes vao logar no AP e pelo 5.8 fazem a autenticacao caso vc tenha um servidor de login e controle de banda

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WWANInterneteInformatica Ver Post
    Olá Amigo Rodrigo ... Obrigado pelas Respostas Foi bem Esclarecedor mesmo suas dicas..Não estava nem dormindo direito de Preocupação rsrsrs . Aproveitando da boa vontade do Colega Só mais umas Perguntas: 1- Vc sabe me dizer ao certo a partir de qual altura a torre ja tem que usar a Lâmpada de Sinalização e o Para Raios e 2- mesmo com a caixa Hermética de Plastico é necessario um Para Raio Li em um material da Anatel que A Partir de 20 Metro ja tem que ter a Lampada e uma Pintura Caprixada na Torre Procede 3- e a ultima Coisa uso todos os APS no Modo Bridge e Fazendo AP mais WDS é a melhor Solução .......Obrigado e espero que esse POST Possa ajudar a muitas Pessoas no Forum ABRAÇOS
    Amigo, a respeito das lampadas de sinalização eu não sei informar, mas se está no site da tia ana é isso mesmo. Quanto ao para ráios, tem qua analisar a situação. o ráio geralmente "cai" no ponto mais alto, então se sua antena ou torre for o ponto mais alto provavelmente um para ráios seria bom.

    A respeito da caixa hermética é o seguinte: a caixa de plástico oferece menos proteção ao seu equipamento. Recomento usar uma caixa hermética de ferro, funcionando assim como a gaiola de faradey.

    A respeito dos wds: Nosso amigo marcelo ilustrou bem a situação. Usar um link 5.8 para ligar a torre principal à repetidora e usar outro ap como bridge lá é a malhor solução realmente.

  7. #7

    Padrão

    é isso ai Muito esclareedor Obrigado Rodrigo Obrigado Marcelo ótimas Dicas espero que esse post possa ajudar os amigos do forum meio novatos no assunto que nem eu :-) ... valeu Amigoss

  8. #8

  9. #9

    Post

    Citação Postado originalmente por WWANInterneteInformatica Ver Post
    Olá Amigo Rodrigo ... Obrigado pelas Respostas Foi bem Esclarecedor mesmo suas dicas..Não estava nem dormindo direito de Preocupação rsrsrs . Aproveitando da boa vontade do Colega Só mais umas Perguntas: 1- Vc sabe me dizer ao certo a partir de qual altura a torre ja tem que usar a Lâmpada de Sinalização e o Para Raios e 2- mesmo com a caixa Hermética de Plastico é necessario um Para Raio Li em um material da Anatel que A Partir de 20 Metro ja tem que ter a Lampada e uma Pintura Caprixada na Torre Procede 3- e a ultima Coisa uso todos os APS no Modo Bridge e Fazendo AP mais WDS é a melhor Solução .......Obrigado e espero que esse POST Possa ajudar a muitas Pessoas no Forum ABRAÇOS

    Se você me permitir sugiro uma coisa.

    Com relação a altura da torre, existem normas que definem a partir de qual altura é exigido a lâmpada de sinalização. Procure por elas, se informe junto aos orgãos especificos e procure ajuda profissional.

    Por exemplo, aqui no município do Rio de Janeiro a legislação determina que uma torre instalada em cima de prédio (residencial ou comercial) não pode ter mais do que 10 metros de altura. A legislação aeronáutica determina que essas torres tenham a bendita lâmpada e ainda determina a potência da mesma.

    Com relação ao para-raios. Se a tua antena estiver acima de outro para-raios próximo é importante você dota-la de para-raios e pode interliga-lo na malha de descida do outro para-raios existente. Se não existirem para-raios nas proximidades é imperativo que você coloque um na sua torre.

    Ou seja, sempre existirao regras ou normas (ABNT por exemplo) além das leis estaduais, municipais ou federais (Aeronáutica) que determinam os procedimentos para instalação dessas estruturas.

    Eu creio que independente dos valores que você possa encontrar para fazer um bom projeto, um pequeno descuido pode ser bem pior.

    Qualquer coisa grite.

    Abraços,

  10. #10

    Padrão

    amigo quanto a energia o sistema Poe usa tensão DC ou seja corrente contínua.

    neste caso não existe interferencia na comunicação com os dados.

    se for utilizar energia alternada AC que no caso é 110V ou 220V ai não se pode passar pelo cabo de rede e sim por um fio a parte.

    de preferencia a usar cabos emborrachados e manter o mais distante possível do cabo de rede ok.

  11. #11

    Smile

    Citação Postado originalmente por mauriciojmjr Ver Post
    amigo quanto a energia o sistema Poe usa tensão DC ou seja corrente contínua.

    neste caso não existe interferencia na comunicação com os dados.

    se for utilizar energia alternada AC que no caso é 110V ou 220V ai não se pode passar pelo cabo de rede e sim por um fio a parte.

    de preferencia a usar cabos emborrachados e manter o mais distante possível do cabo de rede ok.
    Com certeza. A tensão DC não interfere diretamente sobre os dados transmitidos pelo cabo UTP, mas a perda devido a resistencia ohmica do cabo é maior então fica assim restrito a pequenas distancias.

    Outra coisa o cabo pode ser UTP (unshielded) ou STP (shielded), ou seja, sem malha de proteção ou com. Para algumas distancias o ideal é cabo com malha de proteção.

    Se não houver jeito o bom é alimentar o cabo com tensões DC mais elevadas, tipo 48V e regular na saida para a tensão de trabalho do AP. Coisa simples de se fazer e devem existir circuitos com esta funcionalidade em casas de eletronica.

    Agora se for alimentar com AC ~120 ou ~220 o melhor é passar um cabo tripolar e enviar F-N-T ou F-F-T no cabo e se o cabo puder ser o com malha metalica melhor ainda, porque ele pode adquirir ruidos externos e jogar no AC que vai chegar na fonte e poluir a tensão de saida.

    Não se esqueçam de proteger a alimentação, principalmente a AC com dispositivos protetores de surto (acho que os filtros de linha básicos já possuem isto embutido).

    Espero ter podido ajudar.

    Abraços,
    Última edição por wagnerb; 23-01-2009 às 11:42.