Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. A setorial de 12 atinge distancia maior porque o sinal é concentrado numa direcao especifica evitando o desperdicio de radiacao.

O que determina a potencia dela nao é o alcance, e sim o projeto de construcao.

Pegue uma omni de 12 e coloque um painel metalico atras pra ver se ao alcance nao aumenta... nem por isso ela deixa de ser de 12 Dbi
    Última edição por Pedro0278; 25-01-2009 às 18:39.

2. Amigo 1929,

Compreendi sua questão, mas acho que você está equivocado pois o DBI da antena, refere-se a meu ver a potencia de irradiação da mesma, e não ao alcançe em km.

O alcance em km vai depender de N fatores.

Vamos fazer um pequeno comparativo, se pegarmos 3 antenas com mesmo ganho 25 dbi.

1 omni, 1 setorial 60 graus e 1 focal point com foco em 10 graus.

Como a omni irradia em 360 graus, ela espalha mais energia e consequentemente tem alcançe menor.

A setorial de 60 graus, concentra sua energia nesses 60 graus e conseque irradiar o sinal mais longe.

A terceira, como tem um foco estritamente direcional consegue ir mais longe que as duas anteriores, pois concentra sua energia em um foco, desperdiçando o minimo de energia.

Como podemos ver a energia irradiada é a mesma, apenas mudamos o foco e a concentração da irradiação.

Afirmar que uma antena só por ter 25DBi alcança X km, é o mesmo que dizer que uma pilha AAA dura 600 horas.

O que vai dizer o tempo de vida da bateria é o seu uso, e o aparelho em que ela será utilizada. Num controle remoto dura facil 1500 horas, num mp4 player não chega a 100.

Concordo com você, é acho que o ideal para saber a distancia que a antena conseque atender é criar um modelo tipo esse: KnxBlog: Distância Vs Sensibilidade
    Acho que o Magal pode dar uma força nisso.

Abraço.
    Última edição por rogeriosims; 25-01-2009 às 20:35.

3. Citação Postado originalmente por Magal Ver Post

Fechou com o que eu estava pensando Magal.
    Inclusive este material é muito bom.

Pela fig 6, fica bem claro aquilo que quero expor.
    Esta comparação com a antena isotrópica, uma omini de 10 e uma direcional de 21 deixa bem claro que com mais dbi, ou seja ganho, o alcance é maior. Mas não a área de cobertura que é outra coisa.

Então uma setorial de 10 e uma omini de 10, se aplicadas a este gráfico, irá mostrar que o alcance delas é igual, sendo que o omini tera uma área de cobertura maior pelos 360º, enquanto que a setorial, apesar de ter o mesmo alcance vai ter um sinal mais limpo por causa da rejeição dos sinais vindos de trás e laterais.

Tópicos Similares

1. Marcas de Antenas, ganho e etc
    Por marcoholl no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 25-02-2013, 06:44
  2. Ganho de Antenas
    Por DLima no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 13-08-2012, 00:50
  3. Respostas: 6
    Último Post: 19-06-2012, 14:25
  4. Escalas de medidas de sinal e ganho de antenas.
    Por rodrigorozario no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 27-01-2009, 21:40
  5. como descobrir o ganho de uma antena
    Por Kd_marcinho no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 24-06-2004, 22:50

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L