Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montando um provedor wireless

    Pessoal sou novo aqui e no assunto, tenho algumas duvidas.
    Tenho a intenção de montando um provedor no condominio que moro, a capacidade de acesso a ADSL e bem resumida e a BrT não tá nem ai para espandi a rede. Depois de pesquisar a Internet surgiram algumas duvidas. Estou pensando em montar usando a tecnologia 3G, como falei acima nem a Embratel ajuda. Estou testando um modem 3G de 1mb e a conexao esta melhor que a minha ADSL. Segue abaixo as duvidas:

    1 - Montando o provedor (regularizado na Anatel) com um kit provedor descrito abaixo:
    antena Aquário 15 dBi HOMOLOGADA
    AP routeboard 133 (3 slots Mini-PCI + 3 interfaces ethernet) c/ Mikrotik

    cartão mini-pci wireless 802.11a/b/g Senao 8602 PLUS (Engenius)

    Pretendo começar com uns 30 clientes, este kit suporta?

    2 - Com a licença da Anatel, pretendo colocar um torre na minha casa, mais precisarei de uma repetidora em outro local, tenho que licenciar tbm esta novo torre, ou não precisa?

    Nossa ideia e comprar varios modem 3G e usar um roteador para balanceamento de carga, tipo 5 WAN na entrada e saindo 1 LAN para o AP.

    Este projeto é viavel ou estou pensando besteira?

    Tendo descrito acima minha intenção, aceito criticas e sugestões.

    Abraço a todos.


  2. #2

    Padrão

    Vc vai usar 3G pra compartilhar internet? Sei nao hein... ouvi dizer que tem IP compartilhado.

    Sobre o equipamento, dá pra vc atender uns 100 clientes mas com um link bom e cache, mas usa essa RB em bridge.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Vc vai usar 3G pra compartilhar internet? Sei nao hein... ouvi dizer que tem IP compartilhado.

    Sobre o equipamento, dá pra vc atender uns 100 clientes mas com um link bom e cache, mas usa essa RB em bridge.
    Lipeoiri, o 3G que stou usando e empresarial, é o 3G IP profissional. Quanto a licença da segunda antena, sabe ser terei que passar por aquela molação da Anatel novamente?

    Deste ja agradeço.

  4. #4

    Padrão

    Internet 3G como link para clientes? Voce ja ouviu falar em traffic shapping? a operadora vai desconfiar que vc esta distribuindo o sinal.

    Seu material é bom pra 30 clientes, mas mesmo tendo todos os materiais homologados, vci precisar de SCM (a Anatel nao libera se vc estiver com modem 3G)

  5. #5

    Padrão

    Vc só vai ter 1 cartão miniPCI? Pensei que fossem 3, por isso sugeri os 100 clientes...

  6. #6

    Padrão

    Pedro,

    Não entendi, quando contratei o modem 3G IP Profissional, falei com o atendente qual a utilização, ele falou que poderia utilizar sem problema, vou verificar novamente. Está é a unica maneira de fazer um provedor, a Embratel fala que não tem infraestrura no condominio para um link dedicado.

  7. #7

    Padrão

    Voce leu o contrato da operadora? Se ele te permite sublocar o servico entao vá em frente.

    Abraços!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Vc só vai ter 1 cartão miniPCI? Pensei que fossem 3, por isso sugeri os 100 clientes...

    De inicio sim, mais pretendo com o aumento de clientes aumentar o numero de cartões. Quantos clientes posso colocar pro cartão minipci?

  9. #9

    Padrão

    Nesse cartão ai eu chuto uns 40+.

  10. #10

    Padrão

    Jviana, use sua inteface wireless em bridge, e coloque um servidor, você vai atender mais de 80 clientes com esse equipamento. Qto ao 3G, não sei não se vc vai conseguir SCM, acho meio dificil, e outra a sua conexão é estável ?
    Abraços e bom domingo.

  11. #11
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jviana2004 Ver Post
    Pessoal sou novo aqui e no assunto, tenho algumas duvidas.
    Tenho a intenção de montando um provedor no condominio que moro, a capacidade de acesso a ADSL e bem resumida e a BrT não tá nem ai para espandi a rede. Depois de pesquisar a Internet surgiram algumas duvidas. Estou pensando em montar usando a tecnologia 3G, como falei acima nem a Embratel ajuda. Estou testando um modem 3G de 1mb e a conexao esta melhor que a minha ADSL. Segue abaixo as duvidas:

    1 - Montando o provedor (regularizado na Anatel) com um kit provedor descrito abaixo:
    antena Aquário 15 dBi HOMOLOGADA
    AP routeboard 133 (3 slots Mini-PCI + 3 interfaces ethernet) c/ Mikrotik

    cartão mini-pci wireless 802.11a/b/g Senao 8602 PLUS (Engenius)

    Pretendo começar com uns 30 clientes, este kit suporta?

    2 - Com a licença da Anatel, pretendo colocar um torre na minha casa, mais precisarei de uma repetidora em outro local, tenho que licenciar tbm esta novo torre, ou não precisa?

    Nossa ideia e comprar varios modem 3G e usar um roteador para balanceamento de carga, tipo 5 WAN na entrada e saindo 1 LAN para o AP.

    Este projeto é viavel ou estou pensando besteira?

    Tendo descrito acima minha intenção, aceito criticas e sugestões.

    Abraço a todos.

    e qual é esta roteador que já vem com 5WAN´s, procurei tanto na net só achei um com 2, se vc conhece passa para mim MARCA E MODELO ou onde tem para vender, quanto a RB 133 eu aconcelho vc usar uma 433ah já colocar 3 painel de 90º de 12Dbi da Aquarios que fecha muito bem os 360º e tem mais o processamento da 433 vai ficar otimo poque quando vc chegar nos 30 vai quere 60, 120 ai por diante com uma 433 não vai ter que pensar em mudar o equipamento quando estiver tudo vuncionando,vc só vai ter que continuar investido nos outros POP´s novo.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jviana2004 Ver Post
    Pessoal sou novo aqui e no assunto, tenho algumas duvidas.
    Tenho a intenção de montando um provedor no condominio que moro, a capacidade de acesso a ADSL e bem resumida e a BrT não tá nem ai para espandi a rede. Depois de pesquisar a Internet surgiram algumas duvidas. Estou pensando em montar usando a tecnologia 3G, como falei acima nem a Embratel ajuda. Estou testando um modem 3G de 1mb e a conexao esta melhor que a minha ADSL. Segue abaixo as duvidas:

    1 - Montando o provedor (regularizado na Anatel) com um kit provedor descrito abaixo:
    antena Aquário 15 dBi HOMOLOGADA
    AP routeboard 133 (3 slots Mini-PCI + 3 interfaces ethernet) c/ Mikrotik

    cartão mini-pci wireless 802.11a/b/g Senao 8602 PLUS (Engenius)

    Pretendo começar com uns 30 clientes, este kit suporta?

    2 - Com a licença da Anatel, pretendo colocar um torre na minha casa, mais precisarei de uma repetidora em outro local, tenho que licenciar tbm esta novo torre, ou não precisa?

    Nossa ideia e comprar varios modem 3G e usar um roteador para balanceamento de carga, tipo 5 WAN na entrada e saindo 1 LAN para o AP.

    Este projeto é viavel ou estou pensando besteira?

    Tendo descrito acima minha intenção, aceito criticas e sugestões.

    Abraço a todos.
    1 - Este equipamento é ótimo e dá para colocar ate 120 clientes com folga se usar os tres cartões. Recomendo posteriormente substituir a antena por paineis setoriais da Hyperlink de 17 dbi 120º. Este cartão engenius não é homologado pela ANATEL, pois chega a 600mW e a ANATEL so homologa ate 400mW.


    2 - A primeira estação deve ser licenciada e registrada. A segunda, se não possuir backbone, ou seja apenas repetir o sinal da primeira, não precisa pagar TFI, apenas precisa ser registrada.

    3 - Link 3G é furada, não caia nessa, é preferível que vc utilize um Velox ou Speed do que 3G. Mesmo utilizando ADSL vc ficará Irregular perante a ANATEL. Adquira logo um link HDSL ou FastEthernet de alguma operadora ou se preferir, entre em contato com a ANID, eles podem te orientar melhor o link para o site deles é Home - ANID - ASSOCIAÇÃO NACIONAL PARA INCLUSÃO DIGITAL. procure falar com o Percival que ele te orienta legal

    Leandro do Valle

    PS: qualquer coisa me adiciona no MSN que te oriento melhor: [email protected]

  13. #13

    Padrão

    Pendurar 120 clientes em uma RB133? Oh louco!!!
    Internet 3G para revenda de serviços internet???? Oh loco!!!

    Meu caro, esse seu projeto está mal dimensionado.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jviana2004 Ver Post
    Pessoal sou novo aqui e no assunto, tenho algumas duvidas.
    Tenho a intenção de montando um provedor no condominio que moro, a capacidade de acesso a ADSL e bem resumida e a BrT não tá nem ai para espandi a rede. Depois de pesquisar a Internet surgiram algumas duvidas. Estou pensando em montar usando a tecnologia 3G, como falei acima nem a Embratel ajuda. Estou testando um modem 3G de 1mb e a conexao esta melhor que a minha ADSL. Segue abaixo as duvidas:

    1 - Montando o provedor (regularizado na Anatel) com um kit provedor descrito abaixo:
    antena Aquário 15 dBi HOMOLOGADA
    AP routeboard 133 (3 slots Mini-PCI + 3 interfaces ethernet) c/ Mikrotik

    cartão mini-pci wireless 802.11a/b/g Senao 8602 PLUS (Engenius)

    Pretendo começar com uns 30 clientes, este kit suporta?

    2 - Com a licença da Anatel, pretendo colocar um torre na minha casa, mais precisarei de uma repetidora em outro local, tenho que licenciar tbm esta novo torre, ou não precisa?

    Nossa ideia e comprar varios modem 3G e usar um roteador para balanceamento de carga, tipo 5 WAN na entrada e saindo 1 LAN para o AP.

    Este projeto é viavel ou estou pensando besteira?

    Tendo descrito acima minha intenção, aceito criticas e sugestões.

    Abraço a todos.
    Amigão,
    Sobre o equipamento não vou citar, pq acredito que 30 clientes ele segure sim, o problema todo tá no link, o serviço de 3G não é um link que possa ser sub-locado, com certeza o atendente que lhe passou esta informação ou entendeu que vc ia compartilhar no seu escritorio ou não sabe nem o nome dele direito.
    Vai ficar dificil tirar SCM assim, avalie tb o custo que vc vai ter e o numero de clientes potenciais, pois para contratar um link, acho que 30 clientes é pouco para sustentar.

    Imaginando que deu tudo certo e vc conseguiu tirar sua licença e homologar sua primeira torre, para homologar a segunda torre é facil, basta ela respeitar os padrões da ANATEL que vc já conhece pela primeira torre, e pagar mais uma pauladinha, não lembro o valor agora, mas é quase um pau e meio.

  15. #15
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jviana2004 Ver Post
    Pedro,

    Não entendi, quando contratei o modem 3G IP Profissional, falei com o atendente qual a utilização, ele falou que poderia utilizar sem problema, vou verificar novamente. Está é a unica maneira de fazer um provedor, a Embratel fala que não tem infraestrura no condominio para um link dedicado.

    aproveita pra perguntar se tem reduçao da velocidade apos " X " gigas de download..
    porque no da Tim e no da Claro tem, só nao sei esse empresarial..

  16. #16

    Padrão

    nem vi que era rb 133, pensei que fosse rb 433 hehehe....

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    e qual é esta roteador que já vem com 5WAN´s, procurei tanto na net só achei um com 2, se vc conhece passa para mim MARCA E MODELO ou onde tem para vender, quanto a RB 133 eu aconcelho vc usar uma 433ah já colocar 3 painel de 90º de 12Dbi da Aquarios que fecha muito bem os 360º e tem mais o processamento da 433 vai ficar otimo poque quando vc chegar nos 30 vai quere 60, 120 ai por diante com uma 433 não vai ter que pensar em mudar o equipamento quando estiver tudo vuncionando,vc só vai ter que continuar investido nos outros POP´s novo.
    Amigão, achei este roteador no mercado livre não sei se presta, custa 1100,00 MercadoLivre: LOAD BALANCE/BALANCEADOR DE CARGA 5WAN 8LAN MULTLINK WEB QOS - R$ 1099.90

  18. #18

    Padrão Se fosse bom venderia...

    Citação Postado originalmente por jviana2004 Ver Post
    Pessoal sou novo aqui e no assunto, tenho algumas duvidas.
    Tenho a intenção de montando um provedor no condominio que moro, a capacidade de acesso a ADSL e bem resumida e a BrT não tá nem ai para espandi a rede. Depois de pesquisar a Internet surgiram algumas duvidas. Estou pensando em montar usando a tecnologia 3G, como falei acima nem a Embratel ajuda. Estou testando um modem 3G de 1mb e a conexao esta melhor que a minha ADSL. Segue abaixo as duvidas:

    1 - Montando o provedor (regularizado na Anatel) com um kit provedor descrito abaixo:
    antena Aquário 15 dBi HOMOLOGADA
    AP routeboard 133 (3 slots Mini-PCI + 3 interfaces ethernet) c/ Mikrotik

    cartão mini-pci wireless 802.11a/b/g Senao 8602 PLUS (Engenius)

    Pretendo começar com uns 30 clientes, este kit suporta?

    2 - Com a licença da Anatel, pretendo colocar um torre na minha casa, mais precisarei de uma repetidora em outro local, tenho que licenciar tbm esta novo torre, ou não precisa?

    Nossa ideia e comprar varios modem 3G e usar um roteador para balanceamento de carga, tipo 5 WAN na entrada e saindo 1 LAN para o AP.

    Este projeto é viavel ou estou pensando besteira?

    Tendo descrito acima minha intenção, aceito criticas e sugestões.

    Abraço a todos.
    Jviana me permita um conselho.

    Antes de você comprar equipamentos e sair por ai metendo a mão na massa pare um tempo pra você planejar esse seu provedor.

    Primeiro sonhe bem com essa sua empresa, sonhe com o local aonde você vai se instalar, com a vizinhança, com o público alvo, com os concorrentes (muito importante), com as facilidades que vai precisar, com a infraestrutura, nos panfletos, na propaganda porta a porta, no número de usuários, etc.

    Agora pense em 5 itens que acredito serem essenciais para que tudo dê certo para você.

    1- Que infraestrutura eu vou precisar para prover acesso wireless: quantos servidores, quantos APs, antenas, torres, roteador para o acesso a internet, mesas, cadeiras, bebedouro, lixeiras, ar-condicionado, material de escritório, aparelhos telefônicos e PABX, cabos, switchs, armários, computadores para configuração e monitoramento da rede, ferramentas de controle, sistemas operacionais, extintores de incêndio, material elétrico, no-break, banco de baterias, pára-raios, caixas herméticas, armários, racks, etc.

    Pense isso imaginando o número de assinantes que deseja alcançar no primeiro momento (50 assinantes = 50 kits = 50 antenas, 50 postes, 50 kits de fixação, 50 x 10m de cabo RG, 50 x kit conectores, 50 x etc.).

    Use a sua imaginação. Claro que agora você acredita que não vai precisar comprar tudo, mas imagine que sim.

    2- Quanto será preciso investir para comprar essa infraestrutura básica necessária (R$) que pensei.

    Pesquise o mercado, existem diversos sites onde você vai encontrar preços do que imaginou, mas lembre-se que na hora de comprar, mas não se esqueça do valor do frete.

    O lado bom é que quando você for comprar de verdade você ainda vai poder barganhar um desconto e dependendo do volume então vixi!

    Não se esqueça -> ANATEL: $9000, abrir uma empresa $2500, cadastro da torre $1400, projeto SCM $1000.

    3- Quanto você imagina gastar todo mês com: luz, água, telefone (assinatura e tráfego), circuitos IP, papel, tinta de impressora, aluguel da sala/loja, condomínio, salários+contribuição, IMPOSTOS, propaganda, aluguel de terraço, contador, taxa das torres para a ANATEL, salário de um engenheiro (pode ser um contrato básico – pesquise).

    Só uma ressalva: Acrescente 68% sobre o valor total dos salários, ou seja, o salário de $100 seria $168. Isso garante que todas as obrigações trabalhistas estão contempladas em seu planejamento.

    4- Quanto você ganharia (% de juros) durante 1 ano se todo esse dinheiro ficasse em um fundo DI ou CDB ou em uma poupança.

    Esse é o retorno que você tem que esperar do seu negócio. Se o dinheiro ficar aplicado você ganha sem fazer esforço.

    A forma mais simplista de pensar é a seguinte: se ganho 12% com o dinheiro na poupança essa empresa tem que me retornar pelo menos 13%. Nada complicado.


    5- Pra que isso tudo.

    Agora faça uma conta simples. Aplique os valores que encontrar nos itens acima na planilha para ver se o que você precisa para que o negócio dê certo.

    O objetivo é que a célula onde se lê “Fluxo descontado” fique com um valor positivo.

    Se chegar a ZERO é onde você empatou o dinheiro (sem ganhar nem perder).
    Valor negativo significa que você vai perdeu dinheiro.

    Altere apenas as células amarelas (receita e custo) até você atingir um valor positivo do fluxo e daí divida esse valor mensal pelo valor que pretende cobrar de assinatura para descobrir o número de assinantes que você vai ter que contar no primeiro ano.

    Essa planilha é uma forma simplista de enxergar a viabilidade do seu “sonho”.

    Em momento nenhum quis desanimar você com tudo isso, apenas precave-lo, e eu acredito que se você conseguir planejar cada passo que você terá que dar para conseguir seu objetivo fica muito mais fácil.

    Abraços,

  19. #19

    Padrão

    A planilha não foi anexo

    Vamos tentar de novo.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: zip Plan.zip (3,0 KB, 176 visualizações)

  20. #20

    Talking Planilha errada....

    Gente, estive revisando a planilha e a que eu anexei na mensagem está errada.

    O problema foi de B.I.O.S mesmo. Eu zipei e depois alterei a planilha mas anexei a errada, hehehe.

    Taí a planilha que deveria estar anexada na mensagem.

    Abraços,
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: zip Plan.zip (3,9 KB, 196 visualizações)