+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por jviana2004 Ver Post
    Pessoal sou novo aqui e no assunto, tenho algumas duvidas.
    Tenho a intenção de montando um provedor no condominio que moro, a capacidade de acesso a ADSL e bem resumida e a BrT não tá nem ai para espandi a rede. Depois de pesquisar a Internet surgiram algumas duvidas. Estou pensando em montar usando a tecnologia 3G, como falei acima nem a Embratel ajuda. Estou testando um modem 3G de 1mb e a conexao esta melhor que a minha ADSL. Segue abaixo as duvidas:

1 - Montando o provedor (regularizado na Anatel) com um kit provedor descrito abaixo:
    antena Aquário 15 dBi HOMOLOGADA
    AP routeboard 133 (3 slots Mini-PCI + 3 interfaces ethernet) c/ Mikrotik

cartão mini-pci wireless 802.11a/b/g Senao 8602 PLUS (Engenius)

Pretendo começar com uns 30 clientes, este kit suporta?

2 - Com a licença da Anatel, pretendo colocar um torre na minha casa, mais precisarei de uma repetidora em outro local, tenho que licenciar tbm esta novo torre, ou não precisa?

Nossa ideia e comprar varios modem 3G e usar um roteador para balanceamento de carga, tipo 5 WAN na entrada e saindo 1 LAN para o AP.

Este projeto é viavel ou estou pensando besteira?

Tendo descrito acima minha intenção, aceito criticas e sugestões.

Abraço a todos.

e qual é esta roteador que já vem com 5WAN´s, procurei tanto na net só achei um com 2, se vc conhece passa para mim MARCA E MODELO ou onde tem para vender, quanto a RB 133 eu aconcelho vc usar uma 433ah já colocar 3 painel de 90º de 12Dbi da Aquarios que fecha muito bem os 360º e tem mais o processamento da 433 vai ficar otimo poque quando vc chegar nos 30 vai quere 60, 120 ai por diante com uma 433 não vai ter que pensar em mudar o equipamento quando estiver tudo vuncionando,vc só vai ter que continuar investido nos outros POP´s novo.

2. Citação Postado originalmente por jviana2004 Ver Post
    Tenho a intenção de montando um provedor no condominio que moro, a capacidade de acesso a ADSL e bem resumida e a BrT não tá nem ai para espandi a rede. Depois de pesquisar a Internet surgiram algumas duvidas. Estou pensando em montar usando a tecnologia 3G, como falei acima nem a Embratel ajuda. Estou testando um modem 3G de 1mb e a conexao esta melhor que a minha ADSL. Segue abaixo as duvidas:

1 - Montando o provedor (regularizado na Anatel) com um kit provedor descrito abaixo:

2 - Com a licença da Anatel, pretendo colocar um torre na minha casa, mais precisarei de uma repetidora em outro local, tenho que licenciar tbm esta novo torre, ou não precisa?

Nossa ideia e comprar varios modem 3G e usar um roteador para balanceamento de carga, tipo 5 WAN na entrada e saindo 1 LAN para o AP.

Abraço a todos.
    1 - Este equipamento é ótimo e dá para colocar ate 120 clientes com folga se usar os tres cartões. Recomendo posteriormente substituir a antena por paineis setoriais da Hyperlink de 17 dbi 120º. Este cartão engenius não é homologado pela ANATEL, pois chega a 600mW e a ANATEL so homologa ate 400mW.

2 - A primeira estação deve ser licenciada e registrada. A segunda, se não possuir backbone, ou seja apenas repetir o sinal da primeira, não precisa pagar TFI, apenas precisa ser registrada.

3 - Link 3G é furada, não caia nessa, é preferível que vc utilize um Velox ou Speed do que 3G. Mesmo utilizando ADSL vc ficará Irregular perante a ANATEL. Adquira logo um link HDSL ou FastEthernet de alguma operadora ou se preferir, entre em contato com a ANID, eles podem te orientar melhor o link para o site deles é Home - ANID - ASSOCIAÇÃO NACIONAL PARA INCLUSÃO DIGITAL. procure falar com o Percival que ele te orienta legal

Leandro do Valle

PS: qualquer coisa me adiciona no MSN que te oriento melhor: leocidrack@ig.com.br

3. Pendurar 120 clientes em uma RB133? Oh louco!!!
    Internet 3G para revenda de serviços internet???? Oh loco!!!

Meu caro, esse seu projeto está mal dimensionado.

4. Citação Postado originalmente por jviana2004 Ver Post

Abraço a todos.
    Amigão,
    Sobre o equipamento não vou citar, pq acredito que 30 clientes ele segure sim, o problema todo tá no link, o serviço de 3G não é um link que possa ser sub-locado, com certeza o atendente que lhe passou esta informação ou entendeu que vc ia compartilhar no seu escritorio ou não sabe nem o nome dele direito.
    Vai ficar dificil tirar SCM assim, avalie tb o custo que vc vai ter e o numero de clientes potenciais, pois para contratar um link, acho que 30 clientes é pouco para sustentar.

Imaginando que deu tudo certo e vc conseguiu tirar sua licença e homologar sua primeira torre, para homologar a segunda torre é facil, basta ela respeitar os padrões da ANATEL que vc já conhece pela primeira torre, e pagar mais uma pauladinha, não lembro o valor agora, mas é quase um pau e meio.

5. Citação Postado originalmente por jviana2004 Ver Post
    Pedro,

Não entendi, quando contratei o modem 3G IP Profissional, falei com o atendente qual a utilização, ele falou que poderia utilizar sem problema, vou verificar novamente. Está é a unica maneira de fazer um provedor, a Embratel fala que não tem infraestrura no condominio para um link dedicado.

aproveita pra perguntar se tem reduçao da velocidade apos " X " gigas de download..
    porque no da Tim e no da Claro tem, só nao sei esse empresarial..

Tópicos Similares

1. Montando um provedor wireless
    Por jviana2004 no fórum Redes
    Respostas: 27
    Último Post: 02-03-2009, 05:55
  2. Montando um provedor Wireless
    Por viewnet no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 04-11-2007, 18:42
  3. Montando um provedor wireless
    Por Tiago_Adloff no fórum Redes
    Respostas: 9