Página 2 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    O Squid 2.7 já tem o ZPH, não sendo necessário aplicar o path, apenas configurar no squid.conf. Porém fiz como postei, conforme a documentação mais não funcionou. Tem que aplicar alguma coisa no kernnel também? Configurei errado no squid.conf? No site do ZPH tem uns path´s para kernell.

A questão do tráfego contornei limitando o cache full a 1 mega por usuário.

Não, no kernel não precisa mexer, pelo menos quando eu testei. quanto a limitar a 1M , eu também testei e não ajudou muito pois o pessoal quando tem uma net muito rápida aumenta muito a vontade de navegar ai fica mais gente navegando e baixando arquivos a 1M. Pelo menos pra mim não ficou legal. Mas na intranet ficou ótimo, quase instantâneo a abertura dos sites.

2. Boa noite a todos, parece que consegui fazer funcionar, tinha um erro na regra do filtro conforme postei, no squid.conf estava zph_local 0x60 e no filtro 0x10, sendo que deveria ser 0x60 conforme está no squid.conf, e no zph_parent coloquei 0x60, parece que está funcionando agora. Vou testar mais e posto os resultados.

3. Josue Guedes pode me ajudar?

estou com o squid 2.7 + iptables como quais regras coloco no squid e no htb para funcionar o cache full?

Se puder me ajudar pois acho que tem 3 meses que estou atrás disso para o squid 2.7 e não acho nada...o colega aqui do fórum amaia estava me ajudando mas estou aguardando ele me responder...se puder passar o passo a passo aqui fico grato tanto do squid quanto do HTB para eu enteder as regras.

na verdade minhas placas tem 100Mbps então queria colocar uma regra para baixar a 10Mbps arquivos de sites no cache e acelerar abertura de sites.Aguardo
    me add no msn se puder: lfernandosg@hotmail.com
    Última edição por lfernandosg; 26-01-2009 às 20:38.

4. Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    Josue Guedes pode me ajudar?

estou com o squid 2.7 + iptables como quais regras coloco no squid e no htb para funcionar o cache full?

Se puder me ajudar pois acho que tem 3 meses que estou atrás disso para o squid 2.7 e não acho nada...o colega aqui do fórum amaia estava me ajudando mas estou aguardando ele me responder...se puder passar o passo a passo aqui fico grato tanto do squid quanto do HTB para eu enteder as regras.

na verdade minhas placas tem 100Mbps então queria colocar uma regra para baixar a 10Mbps arquivos de sites no cache e acelerar abertura de sites.Aguardo
    me add no msn se puder: lfernandosg@hotmail.com

--------------------------------------------------------------------------------------------

Olá, no iptables você não mexe. Apenas no squid e no seu script htb.

primeiro o squid deve estar instalado e rodando normalmente, claro. depois você adiciona as seguintes linhas no seu squid:

zph_local 60 --> esta linha é a que determina qual o valor que o squid vai marcar o pacote vindo do cache. eu uso o valor 60 (em decimal mesmo). é bom que você atribua um valor que ja não esteja sendo usado no seu firewall na tabela mangle pra não enviar pacotes indesejados para a classe que será designada pro zph.
    zph_mode tos
    zph_option 136
    zph_parent 0
    zph_sibling 0

depois disso você vai criar uma classe no seu htb para classificar todo fluxo que tiver a marca 60 , pois elas, com certeza virão do cache. no meu caso está assim

classe de 1Mb para onde os dados do zph serão desviadas
    /sbin/tc class add dev eth2 parent 1: classid 1:0010 htb rate 1Mbit prio 1
    agora o filtro que desviará o tráfego com a marca 60 para a classe 1:0010 (no meu caso)
    /sbin/tc filter add dev eth2 parent 1:0 protocol ip prio 3 u32 match ip protocol 0x6 0xff match ip tos 60 0xff flowid 1:0010

se você usar o script htb.init é so criar uma classe e usar a palavra chave TOS=60 para isso.
    lembrando que o script htb.init não vem por padrao com essa opcão. Tem que baixar o patch pra isso.

Espero que clareado alguma coisa.

5. certo muito obrigado e clarerou muito..vou te mostrar o script que uso hoje de hTB:

essa é minha placa de acesso a rede interna:

#!/bin/bash

tc qdisc del dev eth1 root

tc qdisc add dev eth1 root handle 1:0 htb default 50
    tc class add dev eth1 parent 1:0 classid 1:1 htb rate 1024kbit

tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:10 htb rate 512kbit ceil 512kbit prio 1 # voip
    tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:20 htb rate 100kbit ceil 200kbit prio 2 # DNS / ACK / SYN / FIN
    tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:30 htb rate 250kbit ceil 512kbit prio 3 # Terminal service
    tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:40 htb rate 128kbit ceil 300kbit prio 4 # HTTP
    tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:50 htb rate 128kbit ceil 400kbit prio 5 # Geral

tc qdisc add dev eth1 parent 1:10 handle 10: sfq perturb 10
    tc qdisc add dev eth1 parent 1:20 handle 20: sfq perturb 10
    tc qdisc add dev eth1 parent 1:30 handle 30: sfq perturb 10
    tc qdisc add dev eth1 parent 1:40 handle 40: sfq perturb 10
    tc qdisc add dev eth1 parent 1:50 handle 50: sfq perturb 10

tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 1 u32 match ip sport 5060 0xffff flowid 1:10
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 1 u32 match ip sport 5061 0xffff flowid 1:10
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 1 u32 match ip sport 10000 0xffff flowid 1:10
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 1 u32 match ip sport 20000 0xffff flowid 1:10
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 2 u32 match ip sport 53 0xffff flowid 1:20
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 3 u32 match ip sport 3389 0xffff flowid 1:30
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 4 u32 match ip sport 80 0xffff flowid 1:40

eu tenho 1mb de link dedicado embratel e preciso dividir o link em 512k para internet/terminal service e etc.. e 512k para nosso voip então fora o que está acima o que devo alterar para o download ficar com taxa de 10Mbps e acelerar as páginas de internet?

sei que essa linha tem que ser alterada para a veloidade da placa de rede ficando mais ou menos assim:

tc class add dev eth1 parent 1:0 classid 1:1 htb rate 100mbit

mas o restante o que devo acrescentar??se puder me ajudar pois essa parte de HTB não entendo muito pois esse scritp achei na net.E queria saber como acrescentar o path para o HTB que vc fala..pois instalei só o iproute e etc...

Tópicos Similares

1. Diferença com e sem ZPH
    Por Elliott no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 23-04-2008, 13:10
  2. hotspot qual o segredo?
    Por daniloacr no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 11-03-2008, 00:48
  3. zph=tos_hit_tos + squid + htb
    Por megatek no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6