Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

  2. #42

    Padrão

    coloquei seus refresh para testar e continuam da mesma forma...alguma dica a mais pois 90% das páginas estão indo buscar na internet

  3. #43
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Então, aqui também! Estou vendo se eu consigo fazer um cache efetivo de imagens do orkut (+- como o youtube, vou baixar os arquivos).

  4. #44

  5. #45

    Padrão

    então niguém pode me ajudar com a questão do TCP_HIT pouco? tenho certeza que alguém pode me dar uma luz pois agora não tem desculpa se tenho o cache full como recebo pouco TCP_HIT?

  6. #46

    Padrão

    Essa questão de refresh patern é meio perigosa, já tive problemas com isso aqui, sugiro usar o padrão para páginas e um refresh para arquivos, mais não recomendo usar os parâmetros que forçam o cache.

    Faça teste ai com páginas tipo uol, americanas, páginas de banco acho que não fica no cache mesmo. Na net tem muito coisa sobre o squid.conf, pega um exemplo e confere as configurações usando o site squid.conf, essa é a melhor maneira de ajustar o squid.

  7. #47
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    É isso que eu estou achando, aqui no meu squid tem regras de url_rewrite, mas ainda não tive tempo para testar se está funcionando ou não.
    Depois vou ver se instalo o sarg para ver o que está acessando mais.

  8. #48

    Padrão

    baseado no meu squid.conf e no meu hardware, Josue Guedes, vc teria alguma dica para sugerir de como deixar?

  9. #49

    Padrão

    Josué hoje notei algo estranho:

    fui baixar o firefox na máquina de um usuário tendo certeza que iria baixar a 5Mbit mas baixou normal e eu já tinha baixado na minha máquina então notei que tinha algo estranho...fui no servidor e testei:


    class htb 1:60 parent 1:1 leaf 60: prio 1 quantum 62500 rate 5000Kbit ceil 5000Kbit burst 4Kb/8 mpu 0b overhead 0b cburst 4Kb/8 mpu 0b overhead 0b level 0
    Sent 0 bytes 0 pkt (dropped 0, overlimits 0 requeues 0)
    rate 0bit 0pps backlog 0b 0p requeues 0
    lended: 0 borrowed: 0 giants: 0
    tokens: 6717 ctokens: 6717


    está zerado o sent não que o que está acontecendo pois a única coisa que fiz foi trocar de servidor pois o outro deu pau no HD....olha minhas cont do htb e squid:



    squid.conf

    #ZPH cache FULL
    zph_local 0x60
    zph_mode tos
    zph_option 136
    zph_parent 0
    zph_sibling 0

    htb placa interna:

    #!/bin/bash

    tc qdisc del dev eth1 root

    tc qdisc add dev eth1 root handle 1:0 htb default 50
    #----------------------alterar essa linha-------------------
    tc class add dev eth1 parent 1:0 classid 1:1 htb rate 10mbit

    tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:10 htb rate 512kbit ceil 512kbit prio 1 # voip
    tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:20 htb rate 100kbit ceil 200kbit prio 2 # DNS / ACK / SYN / FIN
    tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:30 htb rate 250kbit ceil 512kbit prio 3 # Terminal service
    tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:40 htb rate 128kbit ceil 300kbit prio 4 # HTTP
    tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:50 htb rate 128kbit ceil 400kbit prio 5 # Geral
    #--------------adiciona essa classe para receber o tr�fego do zph
    tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:60 htb rate 5mbit prio 1 #ZPH


    tc qdisc add dev eth1 parent 1:10 handle 10: sfq perturb 10
    tc qdisc add dev eth1 parent 1:20 handle 20: sfq perturb 10
    tc qdisc add dev eth1 parent 1:30 handle 30: sfq perturb 10
    tc qdisc add dev eth1 parent 1:40 handle 40: sfq perturb 10
    tc qdisc add dev eth1 parent 1:50 handle 50: sfq perturb 10
    tc qdisc add dev eth1 parent 1:60 handle 60: sfq perturb 10

    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 1 u32 match ip sport 5060 0xffff flowid 1:10
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 1 u32 match ip sport 5061 0xffff flowid 1:10
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 1 u32 match ip sport 10000 0xffff flowid 1:10
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 1 u32 match ip sport 20000 0xffff flowid 1:10
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 2 u32 match ip sport 53 0xffff flowid 1:20
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 3 u32 match ip sport 3389 0xffff flowid 1:30
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 4 u32 match ip sport 80 0xffff flowid 1:40
    #-------------e finalmente o filtro que vai classificar o tr�fego e jogar na classe certa
    tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 3 u32 match ip protocol 0x6 0xff match ip tos 0x60 0xff flowid 1:60

    a placa externa tb não foi mexida...o q pode estar acontecendo?


    notei no boot a mensagem:

    RTNELINK: no such file or directory
    u32 classifiquier
    performace counters on
    input device check on
    Actions configured



    EDITADO:

    está muito estranho reiniciei o servidor o sent começou a aparecer:

    class htb 1:60 parent 1:1 leaf 60: prio 1 quantum 62500 rate 5000Kbit ceil 5000Kbit burst 4Kb/8 mpu 0b overhead 0b cburst 4Kb/8 mpu 0b overhead 0b level 0
    Sent 1324200 bytes 1184 pkt (dropped 0, overlimits 0 requeues 0)
    rate 220352bit 24pps backlog 0b 0p requeues 0
    lended: 1184 borrowed: 0 giants: 0
    tokens: 6626 ctokens: 6626


    ai baixei o firefox para testar, apaguei limpei o cache do navegador e baixei novamente ai ele baixou no cache full a 5Mbit..fui em outra máqina tentei baixar o firefox novamente e ele já baixou sem cache full 1 50KB/s mas o sent continua a funcionar...o que pode estar acontecendo?

    depois disso reiniciei novamente e o sent continua a funcionar mas ao tentar baixar o firefox na minha máquina ele continua a baixar sem cache full baixou agora a 80KB/s.
    Última edição por lfernandosg; 12-02-2009 às 14:21.

  10. #50
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Você tem que baixar de um link estático, o firefox talvez está como no sourceforge, tem vários mirros, o squid gerencia pela URL e não pelo ARQUIVO.

  11. #51

    Padrão

    como faço para saber se estou baixando de um link estático porque nos testes conitnuo com sent mas testei com o firefox, adobe reader, msn plus e nenhum deles pegou cache full...até agora o winrar é o único que está funcionando....pode me ajudar?

  12. #52

    Padrão

    Primeira coisa a ser feita e saber se seu squid está legal, tire o controle de banda e teste se o conteúdo está ficando em cache legal, faça um configuração básica do squid, ísso tem muito na net. Baixa alguma coisa no baixaki, e teste, confirmando que o squid está ok, tente utilizar as regras de Iptables que coloquei no inicio do post. Copie as regras para um arquivo de texto no servidor tipo "cachefull", salve o arquivo e dê o camando "sh cachefull", apartir desse ponto o conteúdo squid estará sendo marcado pelas regras aplicadas, ai é só você direcionar os pacotes para um regra de htb. Esse método funcionou aqui comigo, melhor do que o ZPH.

  13. #53

    Padrão

    josué meu amigo muito obg por responder mais uma vez..decobrir que está funcionando normal e sim que os arquivos que estou baixando alguns deles não tem URL estáticas e com isso não baixa a cache full correto? por isso o winrar, emule baixam a 5mbit e os outros não...mas eu acho que se o arquivo foi baixado uma vez e é guardado no cache...ao ser baixado o arquivo xxx.exe o servidor teria esse arquivo xxx.exe no cache e mandaria a cache full..não teria essa opção?

  14. #54
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Acho que não, pois eu posso muito bem baixar em hxxp://www.oi.com.br/file.exe e depois ir baixar hxxp://www.uol.com.br/file.exe

    O nome do arquivo é o mesmo, mas o conteúdo muito provavelmente não.

  15. #55

    Padrão

    Essa questão está saindo um pouco fora tema do tópico, mais existe realmente conteúdo que não fica no cache, inclusive existe configurações do squid que forçam o conteúdo ficar em cache, mais tive sérios problemas com isso, engraçado que a própria documenteção do squid alerta sobre isso. Eu recomendo no máximo fazer um refresh_patern com tempo de vida maior para executáveis e outros.