Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Migrando para Mikrotik AP nas torres, sera legal?

    Amigos minha rede toda hoje é um servidor e todas minhas 5 torres em bridge, até agora tudo bem mais como estou ampliando e ja estou com 350 clientes, me falou uma empresa que se eu nao segmentar minha rede o bixo vai pegar, ai pensei, bom vou fazer o seguinte, posso colocar um roteador atras de cada torre ( essa foi a dica que eles me deram) ou eu pensei em colocar um mikrotik-ap em cada torre , com controle de banda via hotspot, cache full (ouvir falar que em cima da torre nao é legal cache), . que vcs axam, é legal? pretendo chegar a uns 600 clientes em breve .



    Obs:Sou um tanto leigo, mais foi eu que montei toda minha rede, desde servidores, conf aparelhos, e Solda das torres,, Entao preciso de uma solução nao tao dificiu para eu aprender, hehehe .

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    Amigos minha rede toda hoje é um servidor e todas minhas 5 torres em bridge, até agora tudo bem mais como estou ampliando e ja estou com 350 clientes, me falou uma empresa que se eu nao segmentar minha rede o bixo vai pegar, ai pensei, bom vou fazer o seguinte, posso colocar um roteador atras de cada torre ( essa foi a dica que eles me deram) ou eu pensei em colocar um mikrotik-ap em cada torre , com controle de banda via hotspot, cache full (ouvir falar que em cima da torre nao é legal cache), . que vcs axam, é legal? pretendo chegar a uns 600 clientes em breve .



    Obs:Sou um tanto leigo, mais foi eu que montei toda minha rede, desde servidores, conf aparelhos, e Solda das torres,, Entao preciso de uma solução nao tao dificiu para eu aprender, hehehe .
    Que sistema vc usa hoje para gerenciar essa rede toda??

  3. #3

    Padrão

    É o seguinte amigo, dividir em seguimentos é uma boa sim, mas ai teria que pensar como ficaria os links de internet para todos os servidores. Utilizar links 5.8 servir internet a esses servidores é uma boa, ou contratar um link para cara (inviável eu acho). Quanto ao mikrotik, recomendo sim a utilizado em sua rede pois oferece uma gama muito grande de opções, a citar o cache.

    Mas veja direitinho ai como vai fazer com o link de internet, a meu ver esse é o principal problema.

    Espero ter ajudado.

  4. #4

    Padrão

    É isso que eu vou fazer, um PC-AP no pé da torre fazendo cache e tudo mais.

    To otimista em relação a isso.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Que sistema vc usa hoje para gerenciar essa rede toda??

    Hoje eu uso brazilfw, uso ele fazendo controle de banda e ip X mac,

  6. #6

    Padrão

    Ja respondo, to na praia
    Última edição por diox; 25-01-2009 às 15:15.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    Hoje eu uso brazilfw, uso ele fazendo controle de banda e ip X mac,
    Tá usando ele pra wireless tb?

  8. #8

    Padrão

    Minha rede atual

    Servidores1 --------------AP2-BRIDGE
    Servidores2--PontoPonto--AP1-BRIDGE
    Servidores3-------------- AP3-BRIDGE

    Proposta1 em analize

    Servidore1--------------- Roteador-APbridge1
    Servidore2--PontoPonto--Roteador-Apbridge2
    Servidore3 ---------------Roteador Apbridge3

    Proposta2 em analize

    Servidores1-----------------Pc-MikrotikAp1
    Servidores2--PontoPonto----PC-MikrotikAp2
    Servidores3-----------------Pc-MikrotikAP3
    Última edição por diox; 26-01-2009 às 08:46.

  9. #9
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Pq vc não continua com teu servidor fazendo cache e outros controles,, deixa as torres apenas fazendo controle de usuário e banda.. e coloca pto a pto em 5.8,, vai melhorar e muito.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    Minha rede atual

    Servidores1 --------------AP2-BRIDGE
    Servidores2--PontoPonto--AP1-BRIDGE
    Servidores3-------------- AP3-BRIDGE

    Proposta1 em analize

    Servidore1--------------- Roteador-APbridge1
    Servidore2--PontoPonto--Roteador-Apbridge2
    Servidore3 ---------------Roteador Apbridge3

    Proposta2 em analize

    Servidores1-----------------Pc-MikrotikAp1
    Servidores2--PontoPonto----PC-MikrotikAp2
    Servidores3-----------------Pc-MikrotikAP3
    amigo
    vou montar a minha 1ª repetidora dei uma estudada e resolvi fazer assim:

    1) deixa a minha torre base como esta(por enquanto) >link-internet>roteador3com>MK (CONTROLANDO TUDO ) AP-3COM>OMNI>CLIENTES
    2) link-internet>roteador3com>ap(alpha modo ap)>ap(alpha modo cliente)>pc-ap(MK CONTROLANDO TUDO )>2setoriais>clientes

    a vantagem de se fazer assim he q se uma parte da rede cair ,naum cai todo mundo e vc ja sabe onde esta o problema

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Pq vc não continua com teu servidor fazendo cache e outros controles,, deixa as torres apenas fazendo controle de usuário e banda.. e coloca pto a pto em 5.8,, vai melhorar e muito.
    Bom tenho o objetivo de fazer cache na torre para diminuir o trafego nos ponto a pontos, ou deixar no servidor do link mesmo. meu objetivo é deixar os ponto ponto mais folgado e os clientes falarem diretocom servidor , .algo assim , como comentei lah em cima, se eu deixar meu controle geral num ponto so e oresto em bridge, o brother da aprouter falou que isso pode parar a rede uma hora, .

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    Bom tenho o objetivo de fazer cache na torre para diminuir o trafego nos ponto a pontos, ou deixar no servidor do link mesmo. meu objetivo é deixar os ponto ponto mais folgado e os clientes falarem diretocom servidor , .algo assim , como comentei lah em cima, se eu deixar meu controle geral num ponto so e oresto em bridge, o brother da aprouter falou que isso pode parar a rede uma hora, .

    vc pode continuar assim se preferir desde que tenha um MK bem configurado

    base
    mk(configurado)
    torre1> pc-ap bridge
    torre2> pc-ap bridge
    torre3> pc-ap bridge

    tb da certo

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ivovid Ver Post
    vc pode continuar assim se preferir desde que tenha um MK bem configurado

    base
    mk(configurado)
    torre1> pc-ap bridge
    torre2> pc-ap bridge
    torre3> pc-ap bridge

    tb da certo
    Bom ,naosou tao fera no mikrotik ,teho umas 2 semanas nele que mexo, mais pensei em fazer o tuto que tem aqui do hotspot , e inserir as regras p2p, e inserir as regras no firewall para dar uma aperfeicoada, axo que isso que sei ja vai legal, mas no caso, tenho que deixa meu mikrotik como roteador serto, e nao em bridge ,axo eu , pois vou receber um ip e vou passar para meu cliente outro, ? correto axo?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    Bom ,naosou tao fera no mikrotik ,teho umas 2 semanas nele que mexo, mais pensei em fazer o tuto que tem aqui do hotspot , e inserir as regras p2p, e inserir as regras no firewall para dar uma aperfeicoada, axo que isso que sei ja vai legal, mas no caso, tenho que deixa meu mikrotik como roteador serto, e nao em bridge ,axo eu , pois vou receber um ip e vou passar para meu cliente outro, ? correto axo?

    me add por favor [email protected]

  15. #15

    Padrão

    Amigos,

    Realmente uma hora ou outra rotear toda a rede é a solução para identificar problemas numa rede em expansão.

    Só que eu vejo um problema nisso, se passarmos a rotear os pontos de presença, vamos cair na restrição da anatel transformando uma repetidora em uma estação. Estou errado??

    O que seria ideal nesse caso?

    Alquem que usa a rede dessa forma já passou por uma fiscalização?

    Abraços

  16. #16
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    amigo use o mk como bridge, e faça o nstreme nas torres, use um servidor como o slack fazendo cache full com o ziproxy instalado, gerencia pelo myauth, tenho uns 1000 clientes e roda tinindo aki

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    amigo use o mk como bridge, e faça o nstreme nas torres, use um servidor como o slack fazendo cache full com o ziproxy instalado, gerencia pelo myauth, tenho uns 1000 clientes e roda tinindo aki
    Amigo, Pow, 1000, pretendo chegar a 1000 até final do ano que vem, pregunta, pesquisei sobre o zipproxy, muito legal o que ele fax, sobre o cache que vc fax, vc fax em paralelo com o myauth??, vc tem 1 so link?? seus mikrotik sao tudo em bridge sem fazer nenhum controle? Pois meu brother da APROUTER me falou que tenho que rotear minha rede. e pelo que entendi sua rede está na minha base atual servidor---ponto a ponto e torres em bridge( no teu caso o mikrotik) ele falou que era bom ter um roteador em cada torre para rotear os clientes por torre. me da uma luz amigao, em ultimo caso podemos ver um servico para minha empresa.
    Última edição por diox; 28-01-2009 às 17:02.

  18. #18
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    aki uso o slackware com o myauth, e o controle de banda, o cache, as rotas, é feita tudo por ele, uso varias torres e cada torre uso um gatway virtual no myauth, tipo se minha torre é 192.168.10.2 o gatway dela é 192.168.10.1 se a torre 2 é 192.168.11.2 o gateway no myaiuth é 192.168.11.1 entao fica mais facil, em cada torre uso o mikrotik como ap+bridge entao eles ficam transparente deixando todo o processo para os servidor myauth, em cada torre tem seu proprio dhcp entao cada torre que comanda uma quantidade de clientes estes clientes pegam o ip de acordo com a torre que se conecta, todo o trabalho fica mesmo com o servidor, qualquer coisa me add, pra explicar melhor

  19. #19
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    tenho um so link de 10 megas

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    aki uso o slackware com o myauth, e o controle de banda, o cache, as rotas, é feita tudo por ele, uso varias torres e cada torre uso um gatway virtual no myauth, tipo se minha torre é 192.168.10.2 o gatway dela é 192.168.10.1 se a torre 2 é 192.168.11.2 o gateway no myaiuth é 192.168.11.1 entao fica mais facil, em cada torre uso o mikrotik como ap+bridge entao eles ficam transparente deixando todo o processo para os servidor myauth, em cada torre tem seu proprio dhcp entao cada torre que comanda uma quantidade de clientes estes clientes pegam o ip de acordo com a torre que se conecta, todo o trabalho fica mesmo com o servidor, qualquer coisa me add, pra explicar melhor
    [email protected] e para o pessoal do forum, tudo que eu for fazendo a respeito do topico vou adicionando aki para nao parar por aki


    Show, entao, vc fax cache, ziproxy, e myauth em uma cpu apenas instalado o slackware nela, presumo eu que usas myauht 3, feito controle de banda, e vc cria os aps virtuais no myauth mesmo, ai aponta em rotas estaticas para cada mikrotik, e cada gatway virtual vc deixa em dhcp, isso tudo vc controla +- 1000 clientes, pergunta, qual planos vc oferece com esse link, sobre o nstreme (axo que é esse nome) axo que posso implantar depois, hehe, pois minhas torres em pico nao passa de 25 clientes, cada painel, tenho total 5 torres aqui e por enquanto tenho 4 adsl e 1 dedicado de 2 mb, as adsl sao de 4, mais estou pensando em fazer um up e deixar tudo dedicado, mais me interessa mais detalhes sim, como falei no começo, eu sou bem leigo, mais estudo e leio muito, essa semana coloquei toda minha rede com rota estatica, para cada torre e ja deu um up legal. mais me add ou paasssa teu msn para eu te add, vc pode me dar umas dicas e se eu ver que nao consigo ai podemos ver valores
    Última edição por diox; 28-01-2009 às 22:30.