+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 16 Km

    Tenho que fazer um enlace de 16 km com visada perfeita a olho nú
    Os equipamentos na qual possuimos são os seguintes:
    02 RB 433
    02 Cartoes Engenius 600mw
    02 Antenas Zirok de 60cm.

    Ser´que que estas antenas serão satisfatorias para este enlace ?
    Ou terei que trocalas ?

    Obrigado desde já.

  2. #2

    Padrão

    Pode montar seu link tranquilo. O unico problema é o alinhamento dessas antenas que sao bem complicadas pq elas ficam bem deitadas pra refletir na parabola e assim refletir pra frente o sinal.

    Tenho a mesma situacao q vc usando 433 e 2 engenius e a unica diferenca sao as antenas q uso de 29 dbi porem a distancia é 37 km o dobro, entao suas antenas pra distancia q vc quer funciona certo. Coloque a rb + perto da antena pra gastar pouco cabo e pode liga q funfa blz.

  3. #3

    Padrão

    Opa rapaz.

    Vou me organizar para fazer este link neste final de semana e ai posto os resultados.
    Tem algum soft na qual eu possa usar para verificar o sinal ?

  4. #4

    Padrão A qualidade pode mudar dependendo da frequência

    Citação Postado originalmente por cemflinux Ver Post
    Tenho que fazer um enlace de 16 km com visada perfeita a olho nú
    Os equipamentos na qual possuimos são os seguintes:
    02 RB 433
    02 Cartoes Engenius 600mw
    02 Antenas Zirok de 60cm.

    Ser´que que estas antenas serão satisfatorias para este enlace ?
    Ou terei que trocalas ?

    Obrigado desde já.

    Em qual frequência você quer fazer esse enlace?

    Abraço!

  5. #5

    Padrão

    pelo proprio mkt vc coloca como ap bridge e posiciona a antena.


    Chega no outro ponto, monta tudo e configura o cartao e abre a opcao wireless e clica no cartao e tem uma opcao do lado direito chamada SCAN q vai achar qual sinal do outro mkt q vc deixou mandando sinal. ae só vc conectar nele e abrir a parte de sinal. ae vc vai mexendo na antena até ir melhorando o sinal. qnto + aproximar de -60 a -50 a forca do sinal ae ta otimo.


    se a visada é boa a olho nu como vc disse, transmite a 5ghz pra sofrer menos interferencia e a onda de fresnel (nao sei se vc sabe oq é mas da uma lida ou qualquer coisa te explico) é bem menor com 5ghz.


    Qualquer coisa pode colocar aki q te ajudo.

    t+

  6. #6

    Padrão

    Amigo fecha em 5,8Ghz...usando mini card XR5, ta homologadom , fica perfeito...vai te dar uma taxa de transferencia entre 16 a 22 Megas.

  7. #7

    Padrão

    Pode fazer seu link tranquilo com esses equipamentos.

    Usar xr5 em link de 16 km é um enorme desperdicio de dinheiro.

    Alem de nao precisar se cair um raio e queimar o prejuizo vai ser maior ainda.


    Com esse material q vc tem cartao engenius eu faco link de 40 km.

    Se for usar xr5 faco link de 70 km.

    Entao pode ir pra pratica e colocar o link pra funfar sem medo.

    Soh a obs q te falei. Alinhamento da zirok eh bem chato de fazer mas sao boas antenas pra enlace.

    Qualquer duvida estamos ae.

  8. #8

    Padrão

    wirelessmg : Qual seria o problema com a zona de fresnel ?
    Tem como vc me mandar um link com material para leitura ?

    Agradeço a ajuda de todos vcs desde já, bem como o empenho mostrado aos membros do forum.

  9. #9

    Padrão

    Te passar uma breve explicacao sobre fresnel pq o material eh grande e soh pesquisar q encontra mas vou te passar as coordenadas.

    Qndo vc faz um link entre dois pontos, nao sai sinal em linha reta de uma atena para outra msm q elas estao apontadas diretamente uma para outra.

    Eh como se formasse 3 ligacoes. Uma linha reta e 2 parabolas. Uma por cima e outra por baixo.

    To escrevendo bem por alto senao daki uns minutos chega um me corrigindo q a linha do meio nao eh reta. claro q eh em ondas mas soh pra vc entender e pelas fotos abaixo vai ter uma ideia.
    Olha a foto no link pra ter uma ideia

    NationMaster - Encyclopedia: Fresnel zone


    Resultados da Pesquisa de imagens do Google para http://wireless.navigator.co.uk/fres.gif



    Entao existe softwares q vc baixa o mapa com os morros, montanhas e obstaculos da regiao e consegue jogar e fazer todos calculos sabendo o tamanho que vai ser sua torre e qual antena usar.

    Quanto maior a frequencia a onda é menor, entao 5.8 vc passa + reto e 2.4 faz uma "barriga" de fresnel maior porem o sinal fica + forte. Essa eh a explicacao pq radio fm e celular funciona dentro de casa eh pq a frequencia eh menor em 900 mhz e comprimento de onda maior entao consegue passar por obstaculos e atingir pontos escondidos diferente do wireless q tem q ter visada.

    Usando 5ghz vc tem menos interferencia tanto do fresnel q eh menor comprimento de onda qnto de outros equipamentos 5 ghz pq existem menos por aí porem o sinal eh + fraco e nao + forte como muitos pensam.

    Te passei o basico mas se der uma pesquisada da pra vc entender melhor e buscar um melhor link entre suas torres.

    Um programa interessante pra calcular eh o radio mobile. vc joga o equipamento, frequencia e altura das torres e ele mostra se vai "bater" em alguma montanha no meio do caminho. Ai vc vai mudando ate achar o melhor equipamento, frequencia e altura das torres pra passar sinal tranquilo.

    Qualquer coisa me fala.

    boa sorte

  10. #10

    Padrão

    Estamos tentando ajudar o amigo não é mesmo....

    Nesse Caso use o R52H a/b/g de 350mw, que é mais confiavel que o 8602..( esse card anda apresentando baixa de potencia apos chuva), ou pode usar o R5H de 5,8 320mw, custa em média R$ 220,00, ótimo card.

  11. #11

    Padrão

    Somente recomendaria ao inves dessas antenas Zirok Offset de 60cm/26dbi, 2x antenas da Geenge de 60cm/30dbi, são focal point, muito mais fáceis de alinhar, fica show de bola.

    Estou fazendo um enlace essa semana com 2x delas e 2x Ovislink wla-5000ap, 14,50Km, logo mais posto o resultado.

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

  12. #12

    Padrão

    mvianna: estas antenas Zirok encontro-as com facilidade aqui proximo de minha cidade, por isso optei por elas.

    wirelessmg: obrigado pelas breves explicações. com elas me lembrei que ja tinha dado uma lida rapida nisso mas sem nenhuma importância. Vou dar uma lida mais detalhada bem como tentar achar o soft e usá-lo tb.
    Para este enlace como a visada é otima e pode ser vista a olho nú acho que nao teria nenhum problema.
    Sobre o radio mobile, como seria autilização do mesmo ? É facil ? Precisarei dos pontos tirados no GPS ou posso pegá-los no Google Earth ?

  13. #13

    Padrão

    Se a visada ta boa a olho nu nem precisa usar software pra correr risco com fresnel. Pode montar e colocar pra funcionar. Pode usar os cartoes engenius 8602 q eu garanto.

    Talvez algumas pessoas usam ele e tem algum problema e saem falando q eh uma porcaria sendo q sao otimos cartoes e links estaveis. Uso tb pra atender clientes.

    Se for avaliar pela primeira impressao eu usei r52 aki e é uma porcaria tanto pra atender clientes qnto para forca de sinal. Esse r52H dizem q é melhor mas nem pretendo testar enquanto tiver os 8602 me atendendo bem. Se precisar de + forca soh passar direto pros xr5 aí faz link ate debaixo dagua "brincadeira".

    Sobre o radio mobile eh meio chato de usar. Os mapas vc baixa pela internet. Tenho em um livro os enderecos porem nao estou achando o livro. heeheh.


    Mas dando uma pesquisada da pra encontrar o programa e os mapas mas com a visada q vc ta e equipamentos pode montar

    boa sorte

  14. #14

    Padrão

    Ola wirelessmg,

    Como estou dando trabalho.
    Achei melhor ver como seria no Radio Mobile e obtive as seguintes imagens:
    http://snn.com.br/enlace/analise.jpg

    http://snn.com.br/enlace/enlace.jpg

    Como seria a analise destas imagens ?
    Os pontos peguei-os no google earth e ao jogá-los no radio mobile vi que a distancia exata nao passa dos 14 km.
    Última edição por cemflinux; 03-02-2009 às 09:28. Razão: retiradas de dados desnecessários

  15. #15

    Padrão

    essa segunda imagem se for isso msm ta perfeito. A visada entre as torres estao limpas assim? Soh existe um morro descendo entre elas??


    Por isso q tem q baixar os mapas certos da regiao q mostra ate as montanhas mas se for esse ai msm ja q vc disse q a olho nu consegue ver, entao vc sabe se a geografia é essa msm.

    Se for isso ae pode pendurar as antenas q ta linkado.

    Vai nem dar trabalho pra posicionar.

    Boa sorte ae

  16. #16

    Padrão

    Passei a noite verificando os mapas e olhando qual seria o da minha região (qual seria o quadrante).
    Mas é isso mesmo.
    Mas por que as ondas não se encontraram na primeira imagem ? Ou são meras ilustrações ?

    Obrigado desde já pela ajuda de vcs.

  17. #17

    Padrão

    E ai rapaziada.

    Fechei o ponto a ponto.
    Nao teve muitos problemas, a não ser pelo trafego que (pelo ping-speed) esta oscilando de 3 a 6M.
    Tem-se algo que se possa fazer ?
    Pois já verifiquei cabos e conectores.

  18. #18

    Padrão

    qual sinal em dbm q conseguiu? agora q fez o link é só ajustar. Primeiro o sinal e dps as configuracoes

  19. #19

    Smile Link 24 km

    Pode fazer tranquilo fiz com este equipamento 24 km

    abraços

    ps: vou testar o radio mobile aqui parece bom pra fechamento de enlaces