Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pode usar uma fonte dessa maneira?

    Pessoal é o seguinte, li e reli varias vezes sobre qual fonte usar em Routerboards, mais como sempre fica uma duvida resolvi colocar esse topico, vamos ao que interessa!

    Tenho uma RB 433 com 2 XR5 e 1 CM9-GP, comprei uma Fonte ATX de 500watts Real(20 amperes em 12 volts), mais alguns falam q so essa aperagem nao basta, que preciso de mais voltagem, e ai fuçando na net descobri que ligando o fio azul(-12v) e o fio amarelo(+12v) eu consigo obter os 24 volts, ai vem a duvida, na fonte vem escrito +12v(20 Amp.) e -12v(0.5 Amp.), será que tem algum problema eu usar ela em 24 volts, ou so os 12 volts a 20 Amp. funciona 100%?

  2. #2

    Padrão

    Eu desconheço a nescessidade desta alteraçao na fonte, mas vou deixar meu POST aqui para ver o que os amigos expert tem a dizer, pois vou aprender...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Pessoal é o seguinte, li e reli varias vezes sobre qual fonte usar em Routerboards, mais como sempre fica uma duvida resolvi colocar esse topico, vamos ao que interessa!

    Tenho uma RB 433 com 2 XR5 e 1 CM9-GP, comprei uma Fonte ATX de 500watts Real(20 amperes em 12 volts), mais alguns falam q so essa aperagem nao basta, que preciso de mais voltagem, e ai fuçando na net descobri que ligando o fio azul(-12v) e o fio amarelo(+12v) eu consigo obter os 24 volts, ai vem a duvida, na fonte vem escrito +12v(20 Amp.) e -12v(0.5 Amp.), será que tem algum problema eu usar ela em 24 volts, ou so os 12 volts a 20 Amp. funciona 100%?
    Ola amigo, seguinte, essa fonte fornece 24 votls, blz... e 20 Amp... show.. o problema pra calcula se a fonte vai da conta nao eh pensando na RB, e sim nos cartoes, cada um SR5 consome usado TX Power no maximo, consome 3,3 Amp.. e o cartao CM9- GP consome se nao me engano o mesmo 3,1 ou 1Amp nao lembro, sendo assim, totalizando 9,9Amp, se a fonte eh de 20, da e sobra pra tudo.. e a RB usa 18-48 Volts.. vc ta usando 24 Volts, entao da conta, a nao ser q vc use ela como AP Router, q axo q nao eh o caso...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Pessoal é o seguinte, li e reli varias vezes sobre qual fonte usar em Routerboards, mais como sempre fica uma duvida resolvi colocar esse topico, vamos ao que interessa!

    Tenho uma RB 433 com 2 XR5 e 1 CM9-GP, comprei uma Fonte ATX de 500watts Real(20 amperes em 12 volts), mais alguns falam q so essa aperagem nao basta, que preciso de mais voltagem, e ai fuçando na net descobri que ligando o fio azul(-12v) e o fio amarelo(+12v) eu consigo obter os 24 volts, ai vem a duvida, na fonte vem escrito +12v(20 Amp.) e -12v(0.5 Amp.), será que tem algum problema eu usar ela em 24 volts, ou so os 12 volts a 20 Amp. funciona 100%?

    Esses 24v sairia das tomadas 4 pinos aquelas que ligam o HD,CDrom e tal? ou teria que unir o amerelo e azul pra fazer a tal tomada 24v? Eu utilizo aqui 12v normal dela porém acho pouco
    Quero fazer o seu teste, agora tenho essa dúvida. Vamos esticar mais esse post ai, porque é uma soluçao custo benficio, fonte sempre é um calcanhar de aquiles, agora mesmo só estou usando XR2 apesas de usar só um cartao por RB, mais estou montando uma torre de 18metros vou colocar 3 XR2 numa RB 433ah com paineis hiperlink 17dbi 120 graus. e estou com um fonte ATX de 600w real pra fazer esse mode que voce passou ai agora.
    Última edição por greigservicos; 27-01-2009 às 06:06.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Ola amigo, seguinte, essa fonte fornece 24 votls, blz... e 20 Amp... show.. o problema pra calcula se a fonte vai da conta nao eh pensando na RB, e sim nos cartoes, cada um SR5 consome usado TX Power no maximo, consome 3,3 Amp.. e o cartao CM9- GP consome se nao me engano o mesmo 3,1 ou 1Amp nao lembro, sendo assim, totalizando 9,9Amp, se a fonte eh de 20, da e sobra pra tudo.. e a RB usa 18-48 Volts.. vc ta usando 24 Volts, entao da conta, a nao ser q vc use ela como AP Router, q axo q nao eh o caso...

    Certo amigo, mais vou usar essa RB, em WDS, os 2 XR5 vao ser usador pra PTP e o CM9-GP pra conectar clientes com uma omni, mais retificando, a fonte da 500W real e 30 amp em 12 volts, oq eu quero realmente saber se eu usando o fio Azul(-12v a 0.5 Amp) e o amarelo(+12v a 30 Amp.) vou ter problemas pois as amperagens sao diferentes?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por greigservicos Ver Post
    Esses 24v sairia das tomadas 4 pinos aquelas que ligam o HD,CDrom e tal? ou teria que unir o amerelo e azul pra fazer a tal tomada 24v? Eu utilizo aqui 12v normal dela porém acho pouco
    Quero fazer o seu teste, agora tenho essa dúvida. Vamos esticar mais esse post ai, porque é uma soluçao custo benficio, fonte sempre é um calcanhar de aquiles, agora mesmo só estou usando XR2 apesas de usar só um cartao por RB, mais estou montando uma torre de 18metros vou colocar 3 XR2 numa RB 433ah com paineis hiperlink 17dbi 120 graus. e estou com um fonte ATX de 600w real pra fazer esse mode que voce passou ai agora.

    Amigo é so vc usar o fio azul como negativo e o amarelo como positivo, agora oq eu quero saber se a fonte pode ser usada dessa forma, pois o fio azul tem 0.5 Amp. e o fio amarelo tem 30 Amp....

  7. #7

    Padrão NÃO faça isto...

    Amigo, simples: não faça isto.

    com certeza que dá sim pra vc tirar 24V de sua fonte, mas não desta maneira, a questão é exatamente o que vc falou a amperagem da fonte -12V (0,5A)... vou ver se encontro algo aqui pra vc, mas vou avisando, vai precisar mecher na sua fonte,
    qualquer coisa posto aqui mais tarde..
    boa sorte!

  8. #8

    Padrão

    uso com 12v tres cartoes engenios um ap router tudo garrado nela nunca deu pau pois que preciso é de amperagem e nao voltagem.

  9. #9

    Padrão

    fiz um esquema aqui pra vc transformar seus 12 em 24 volts, mas vou ter que sair agora mais tarde posto aqui..

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por egservice Ver Post
    fiz um esquema aqui pra vc transformar seus 12 em 24 volts, mas vou ter que sair agora mais tarde posto aqui..
    Valeu amigo, assim q vc puder me passe o esquema por favor, pois o mesmo vai ajudar muita gente aqui, desde ja agradeço a sua atenção e ajuda!

  11. #11

    Padrão

    nao faça isso

    use somente os 12v com os 20 amp!

    é necessario de amperagem forte e nao voltagem forte!
    aqui eu coloco uma bateria automotiva que da 12.6 volts e bateria de 90 amp e + um carregador flutuante!
    uptime dela ta em quase 100 dias, nunca desligou anãoser por manutensão! até a qualidade de um link meu q estava em -85 foi para -79,

    enfim, nunca mais me encomodou

  12. #12

    Padrão

    Se a fonte ja vem 12 V.. e vc nao precisa de Voltagem pra atende seu equipamento, entao nao mexa amigo, o brasileiro adora gambiarra, depois fica correndo atras pq deu pau nas coisas.... seu equipamento vai precisa de amperagem, como a galera ai disse, mas vai de cada um, se vc quer fazer o up... pra 24v... deveria ter comprado a fonte ja com 24 V... nao recomendo tbm mudar, pq ja sustenta tudo equipamento essa de 12..

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Se a fonte ja vem 12 V.. e vc nao precisa de Voltagem pra atende seu equipamento, entao nao mexa amigo, o brasileiro adora gambiarra, depois fica correndo atras pq deu pau nas coisas.... seu equipamento vai precisa de amperagem, como a galera ai disse, mas vai de cada um, se vc quer fazer o up... pra 24v... deveria ter comprado a fonte ja com 24 V... nao recomendo tbm mudar, pq ja sustenta tudo equipamento essa de 12..
    Então amigo, vc acha q a fonte de 12v com os 30 Amp. roda legal a RB 433 os 2 XR5 e 1 CM9-GP com alguns clientes pendurados? Lembrando q não vou usar toda potencia dos XR5, pois 1 vou fechar o PTP com 10KM com antenas Zirok de 22Dbi e o outro um PTP de 25KM com antenas Geenge de 33Dbi, e o CM9-GP com no maximo 15 clientes tudo em Bridge + WDS.

  14. #14

    Padrão

    Eu soh uso fonte original mikrotik e nao tenho problemas....

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Então amigo, vc acha q a fonte de 12v com os 30 Amp. roda legal a RB 433 os 2 XR5 e 1 CM9-GP com alguns clientes pendurados? Lembrando q não vou usar toda potencia dos XR5, pois 1 vou fechar o PTP com 10KM com antenas Zirok de 22Dbi e o outro um PTP de 25KM com antenas Geenge de 33Dbi, e o CM9-GP com no maximo 15 clientes tudo em Bridge + WDS.

    vai andar q é uma belezinha

  16. #16

    Padrão

    Rogeriodj, não tenho experiencia com Rb's mas pelo que o pessoal esta falando aqui não precisa vc fazer a alteração... se ainda assim quiser fazer me fala que t passo como fazer, e questão de gambiarra depende de quem faz...
    boa sorte!

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por egservice Ver Post
    Rogeriodj, não tenho experiencia com Rb's mas pelo que o pessoal esta falando aqui não precisa vc fazer a alteração... se ainda assim quiser fazer me fala que t passo como fazer, e questão de gambiarra depende de quem faz...
    boa sorte!

    Me passa ai amigo como se faz, vou testar a fonte original, qualquer coisa faço a alteraçao, se precisar!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Então amigo, vc acha q a fonte de 12v com os 30 Amp. roda legal a RB 433 os 2 XR5 e 1 CM9-GP com alguns clientes pendurados? Lembrando q não vou usar toda potencia dos XR5, pois 1 vou fechar o PTP com 10KM com antenas Zirok de 22Dbi e o outro um PTP de 25KM com antenas Geenge de 33Dbi, e o CM9-GP com no maximo 15 clientes tudo em Bridge + WDS.
    Fecha sim colega.. essa fonte ai normal sem mexe, vai sustenta blz.. so nao axo correto usar ZIROK pra link acima de 15km... eh uma merda o apontamento delas, fora q dependendo da base onde estao, cai direto, se for torre entao.aff... mas se tiver 100% de visada ai compensa... mas eu nao usaria...

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Fecha sim colega.. essa fonte ai normal sem mexe, vai sustenta blz.. so nao axo correto usar ZIROK pra link acima de 15km... eh uma merda o apontamento delas, fora q dependendo da base onde estao, cai direto, se for torre entao.aff... mas se tiver 100% de visada ai compensa... mas eu nao usaria...
    Valeu amigo, mais as Ziroks eu fechei um PTP de 10km, no outro de 25km vou usar duas Geenge focal-point de 33dbi.

  20. #20

    Red face Um pitaco...

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Pessoal é o seguinte, li e reli varias vezes sobre qual fonte usar em Routerboards, mais como sempre fica uma duvida resolvi colocar esse topico, vamos ao que interessa!

    Tenho uma RB 433 com 2 XR5 e 1 CM9-GP, comprei uma Fonte ATX de 500watts Real(20 amperes em 12 volts), mais alguns falam q so essa aperagem nao basta, que preciso de mais voltagem, e ai fuçando na net descobri que ligando o fio azul(-12v) e o fio amarelo(+12v) eu consigo obter os 24 volts, ai vem a duvida, na fonte vem escrito +12v(20 Amp.) e -12v(0.5 Amp.), será que tem algum problema eu usar ela em 24 volts, ou so os 12 volts a 20 Amp. funciona 100%?
    rogeriodj, só um pitaco:

    A RB 433AH precisa de uma tensão de alimentaçao de +10 até +28 V(DC) com uma potencia máxima de 25W conforme o manual da placa (com cartões inclusos).

    De acordo com o aka2005 o total de corrente consumido pelos cartões seria algo como 10 amps. e se você alimenta-los via RB com uma tensão de +12V(DC) a potencia resistiva coonsumida pelos cartões seria de 120W.

    A fonte fornece +12V(DC) com 20 amps de corrente o que nos dá uma potencia resistiva de 240W reais (conforme indicação da sua fonte).

    Sendo assim você nem precisa de uma tensão maior para alimentar a placa com os 3 cartões já que a potencia da fonte para os +12V(DC) aguentaria alimentar todo o conjunto.

    A única coisa que vai mudar é que a corrente consumida pela placa+cartões será maior para a tensão de +12 do que se você alimentar ela com +28.

    Não faça alterações na fonte, ou mesmo faça combinação das tensões porque devido as malhas de retorno serem diferentes (20 amps e 0,5 amps) provavelmente você iria queimar os circuitos da fonte.

    Se tiver experiencia em eletronica meça a tensão e corrente do conjunto com a fonte atual e depois com a fonte nova e daí calcule a potencia antes e depois.

    Eu acredito que com essa nova fonte a coisa vai ficar melhor e se precisar de ajuda é só gritar.

    Abraços,
    Última edição por wagnerb; 27-01-2009 às 20:43. Razão: Alterei a corrente dos +12V para 20 amps pq escrevi errado