+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Duvidas Painel Setorial

    Saudação a todos
    Estou com uma duvida, qual a melhor forma de trabalhar com as paineis setorias tipo:
    1 ssid para cada antena, canais diferentes tambem ?
    Distância de instalação das antenas ?
    Vou começar a trabalhar com 3 antenas de 90º 17 db da oiw polarização horizontal.

    Se alguem ja trabalha desta forma e puder postar a sua experiencia

    ps. estou trabalhando com rb 433 h e utilizo omini direcional, pretendo trocar por outra rb a 433 ah + 3 setorial

    abraços

  2. #2

    Padrão

    Amigo, uso setoriais ideal com 1metro de distância da torre e cada uma com canal e ssdi diferente, a mais de ano e está normal.
    já usel com mesmo ssdi, mas sempre da um probleminha com clientes e para facilitar de saber a direção da antena, o ssdi diferente é melhor, pelo menos eu acho!

  3. #3
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Bom dia a todos
    Aki eu utilizao 3 setoriais,, cada uma em um canal e com SSID diferentes,, pois utilizo rádios nas antenas, então assim dimensiono melhor os rádios,, e separo os clientes por região que as antenas atendem, quanto a distancia segundo o fabricante de antenas e aki mesmo no forum já foi comentado é de 10 vezes o tamanho da onda, ou seja a onda tem em média 12 cm então 1,20 mt, atualmente eu uso as antenas coladas,, semana que vem já estou mudando. para 1metro uma da outra.
    Espero ter colaborado.

    Almir

  4. #4

    Padrão

    É isso ai mesmo, os únicos canas que não interferem entre sim são o 1, o 6 e o 11. Mas isso falando só da sua torre e as três antenas no mesmo nível. Se você quiser diminuir mais pode dar uma pequena inclinação nas antenas que estão abaixo, mas isso vai diminuir a área de abrangência da mesma.
    Tem um tutorial muito bom sobre wifi aqui no fórum, da uma lida, esclarece várias dúvidas.

    Wireless Livro (free) - Under-Linux.org

    Paulo

  5. #5
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    Bom eu fiz uma instalação com 3 painel setorial de 90º como o mesmo ssid ficou muito por um motivo o proprio windows conecta no ssid que estiver com melhor sinal tipo se vc apontar para a sua torre e estiver pegando 90% de um Painel e 88% de outro ele pega sem nenhum problema automaticamente o de 90% quando vc pesquisa no so vai achar um ssid. para mim ficou show, super

  6. #6

    Smile 6 paineis setoriais...

    Aqui usamos por enquanto 6 paineis setoriais tudo polaridade horizontal para fugir das interferências das Omnis que aparecem a cada dia...

    Opera a 2 anos 3 paineis 120G a 70 cm de distância em uma torre de 29m com 3 ssids diferentes, os canais estando com um intervalo de 3 ou mais entre eles já está ótimo, não gera interferencia, ou seja exemplo 1 4 7, o melhor é 1 6 11, porém precisa verificar interferências com outros equipamentos já instalados na região e até com as repetidoras, não use cabos muito longos, o menor possível e de preferência o 213 ou similar, o segredo é a posição das antenas!

    Abraços.