+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com downloads no balanceamento em 3 links!

    Caros amigos, primeiramente muito obrigado por todos os posts (problemas, soluções, dicas e etc), são de extrema ajuda!!

    Meu problema é o seguinte (talvez alguém ja tenha passado por isso), possuo 3 links, um dedicado 2mb e 2 adsl de 2,5 mega cada um, faço balanceamento de HTTP por rotas com multiplos gateways e tenho duas outras rotas uma tendo como unico gateway o link dedicado para todos os outros protocolos, e um dos adsl pra rotear o p2p. tudo funciona muito bem, msn, sites de bancos e etc, mas os downloads não são completados, no inicio do download a velocidade é constante e a taxa é muito boa, mas após alguns minutos o download congela e não prossegue mais, dai tem que ser reiniciado, alguém tem alguma idéia do que poderia estar causando isto?


    Cordiais saudações a todos!!!

  2. #2

    Padrão

    experimente usar o balance por rotas estaticas

  3. #3

    Padrão

    Desculpe a ignorância, mas vc teria um exemplo sobre como fazer isso?

  4. #4

    Padrão

    A propósito, esqueci de mencionar que tenho um servidor freeBSD rodando squid, me parece que tem usuários comentando que o squid seria o vilão dos downloads, isso procede?

  5. #5

    Padrão

    Olá,

    Tenho cenários parecido com o seu e sempre rodo com balanceamento por NTH entre 2, 3, 4, 5 até 6 links já tenho rodando.

    Alguns casos também possui linux com squid e roda tranquilo.

    Posta as suas regras de Mangle, NAT e também a sua parte Route pra gente analisar e verificar se existem alguma coisa que possa estar cortando a conexão.

  6. #6

    Padrão

    Luok, obrigado pela atenção, mas me diz uma coisa, como funciona o balanceamento por NTH?

    vou organizar as regras aqui pra poder postar!

    Obrigado

  7. #7

    Padrão

    NTH é um contador.

    Ele marca as conexões de acordo com um contador que deseje e faz a saida por links diferentes, sem a necessidade de ficar selecionando "o que" sai por "onde".

    São necessários em alguns casos deixar fixos as saidas de algumas portas como https (443), pop, smtp pois como ele ficará alternando os links e pode acontecer de cortas estas seções.

    Funciona perfeitamente para tudo.

    No meu provedor tenho 3 ADSL de 1Mb e 1 Dedicado de 3Mb. Utilizando por exemplo o Flashget que abre multiplas conexões faço o download a 600Kbps.

  8. #8

    Padrão

    Bom sei que estou pedindo demais, mas no meu caso, possuo 1 link dedicado de 2 mega e mais dois adsl de 2,5 mega cada um, como seriam as regras de mangle, nat e as rotas pra que fazer este tipo de balanceamento?, se puderes me dar um exmplo, claro se for possível, agradeço demais!!!


    Abraços!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luock Ver Post
    NTH é um contador.

    Ele marca as conexões de acordo com um contador que deseje e faz a saida por links diferentes, sem a necessidade de ficar selecionando "o que" sai por "onde".

    São necessários em alguns casos deixar fixos as saidas de algumas portas como https (443), pop, smtp pois como ele ficará alternando os links e pode acontecer de cortas estas seções.

    Funciona perfeitamente para tudo.

    No meu provedor tenho 3 ADSL de 1Mb e 1 Dedicado de 3Mb. Utilizando por exemplo o Flashget que abre multiplas conexões faço o download a 600Kbps.

    Fala ai João Paulo,assino em baixo do que vc disse ai fez aqui e funciona perfeitamente.

  10. #10

    Padrão tb

    tb tenho vontade de aprender, nao tive interesse, mas estou querendo fazer uma lata de lixo com uns 4 adsl com a placa de rede que tem 4 saidas comprei essa semana, como seria para fazer...

  11. #11

    Padrão

    Olá amigo Marcelo - aqui uso um esquema semelhante ao seu com Link e adsls.
    Uso o tcp_outgoing_address no squid para redirecionar os down de .exe .iso .rar e etc. para uma adsl de 4 mega.
    Funciona perfeitamente.
    De uma olhada nessa função - Meu server é Debian.
    Abraço

  12. #12

    Padrão

    Muito obrigado pela dica, vou estudar o meu sistema aqui, pra ver como implemento isso, o meu squid roda aqui no FreeBSD.

    Abraços

  13. #13

    Wink Explicando melhor o NTH

    Pessoal

    Olha só:

    A) Vc define o tamanho do seu universo... isso se faz no campo "every";
    B) Vc nomeia/seleciona o contador.... um numero de 0 a 15 pois MK possui 16 contadores;
    C) Valor atual do contador... nesse momento;

    Isso tudo fica no trinomio (every,contador,valor). Nessa ordem.


    Entao... se vc define:
    every=5... seu universo de valores será 0,1,2,3,4,5 ==> ou seja 6 valores.

    every=1... seu universo será 0,1 ==> 02 valores
    every=2... seu universo será 0,1,2 ==> 03 valores.

    Entao a mecanica de round-robin será:

    (1,0,0),(1,0,1) ==> 2 valores usando contador numero 0
    (1,7,0),(1,7,1) ==> 2 valores usando contador numero 7

    =======================

    (3,9,0),(3,9,1),(3,9,2),(3,9,3) ==> 4 valores (every=3) usando contador numero 9.

    abraços