Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP repetidor nao fica transparente

    Bom eu estou com este mesmo problema do nosso amigo ai mas o post dele foi trancado nao sei se foi resolvido!
    https://under-linux.org/forums/newre...ote=1&p=354897

    tenho o mikrotik como server um apgts em modo ap bridge funcionando belesa. O problema surgiu quando da nescecidade de abrangencio do cinal que coloquei mas ap como repetidor, pois faço controle mac x logim, para evitar dupla conecçao.
    Mas o ap em modo repetidor nao ficou transparente, quando crio um usuario logim e mac casado nao conecta.
    ai tiro mac da placo do cliente ele conecta com mac do ap repetidor.

    se alguem passou por este proble que quiser compartilhar a soluçao desde ja meus agradecimen!!!!
    Última edição por F3rn4ndz; 28-01-2009 às 14:29.

  2. #2

    Padrão

    Se tiver uma rede pequena em casa ate q vai usar esse modo repetidor ou ap+ wds porem se for rede maior eh horrivel usar essas gambiarras que saem de fabrica.

    Eles fazem isso pensando em pequenas redes.

    A explicacao pra isso é q o ap q vc colocou em modo bridge repassa o mac do ap e nao do cliente.


    Usando AP router, ele consegue passar o mac do cliente com ip ai se vc cadastrar no servidor o mac do cliente com ip dele funciona mas com esse ap gts ou outros q tem no mercado repassa o mac do ap. Pode ser isso q esta acontecendo.

    OBS: em modo cliente ficando em bridge acontece isso porem em modo ap era pra passar o mac do cliente mas vale tentar com outro ap

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmg Ver Post
    Se tiver uma rede pequena em casa ate q vai usar esse modo repetidor ou ap+ wds porem se for rede maior eh horrivel usar essas gambiarras que saem de fabrica.

    Eles fazem isso pensando em pequenas redes.

    A explicacao pra isso é q o ap q vc colocou em modo bridge repassa o mac do ap e nao do cliente.


    Usando AP router, ele consegue passar o mac do cliente com ip ai se vc cadastrar no servidor o mac do cliente com ip dele funciona mas com esse ap gts ou outros q tem no mercado repassa o mac do ap. Pode ser isso q esta acontecendo.

    OBS: em modo cliente ficando em bridge acontece isso porem em modo ap era pra passar o mac do cliente mas vale tentar com outro ap
    Wirelessmsg
    Obrigado pelas esplicações: E isto mesmo o 1° radio apgts estar como ap bridge mas 2° que repete o cinal e ap bridge cliente.
    mas no primeiro tudo ocore nomalmente conecta com mac dos clientes normal, mas nos clientes que conecta no repetidor quando coloco Mac da placa do cliente casando logim o cliente nao conecta. Mas eu implementei a dica do antigo post
    que o colega citou!!!

    "IP/Hotspots/IP Binding" e deixa no modo em Type:regular que vc vai está liberando somente o Radio, mais todos os usuarios que utilizar esse radio tanto por cabo ou pelo modo repetidora terão controle de Usuario/MAC/IP via hotspots se assim for o caso.

    Mas eu fiquei na duvida se coloco: IPblindig do 1° ap bridge que estar conectado diretamente ao MK atraves do cabo ou do ap repiter: Na duvida dei um IPBlindig no apgts repetidor e vou testar ver no que dar!!!
    Última edição por F3rn4ndz; 29-01-2009 às 16:02.

  4. #4

    Padrão

    BOA TARDE A TODOS

    JA PROCUREI PELO SITE E AINDA NAO CONSEGUI NADA A RESPEITO , TENHO UN SERVIDOR AUTENTICANDO POR MAC X IP E MONTEI UMA REPETIDO SERA QUE TEN COMO EU AUTENTICA OS CLIENTES QUE ESTAO NA REPETIDORA DA MESMA FORMA?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por extremeinternetsri Ver Post
    BOA TARDE A TODOS

    JA PROCUREI PELO SITE E AINDA NAO CONSEGUI NADA A RESPEITO , TENHO UN SERVIDOR AUTENTICANDO POR MAC X IP E MONTEI UMA REPETIDO SERA QUE TEN COMO EU AUTENTICA OS CLIENTES QUE ESTAO NA REPETIDORA DA MESMA FORMA?
    Primeiro você deve fazer com que seu MK receba a MAC dos clientes e não da repetidora.
    Pra que os rádios passem as MAC's dos clientes, basta que você cadastre a Mac desse radio repetidor no seu MK.

    IP > Hotspot > IP Bindings Deixando o Type como Regular


    * Type:
    Regular - Autenticação Normal
    ByPassed - Sem Autenticação
    Blocked - Bloquear o acesso do rádio ao MK

  6. #6

    Padrão

    gente, pelo amor de deus, vamos estudar um pouco de gramatica !!!

    sobre o topico: aps gts, kodama, ovislink, etc etc nao sao transparentes, para ter transparencia (repasse de mac), precisa conecta-los em modo WDS !!

  7. #7

    Padrão

    Nao esta certo nao.

    Eu uso e faço repassar mac do cliente usando ap como cliente com chipset rtl8186 com firmware aprouter 7.1. Eu garanto.

    Axo q como tem tantos posts poderia colocar umas coisas certas pra nao piorar pros outros q vao ler.

  8. #8

    Padrão

    corrigindo.. nas versoes que EU TESTEI, aprouter 3.0, 5.3[a,b],6.1 .. nenhuma faz repasse de mac das estacoes que estao atras do radio client ...


    https://under-linux.org/fotos/alexan...mac-bridge.jpg


    os macs das estacoes.. vao chegar no servidor com o mac do radio client !!

    antigamente, quando se usava o SENAO CB3-DELUXE (200mw) ele tinha este mesmo problema.. mas se, voce invertesse a posição dos radios (o client ligado no servidor e o ap nas estacoes), ele repassava o mac.. porem tudo que estivesse do outro lado do AP, nas estacoes chegariam com o mac do radio client (funcao inversa)

    acredito que isto seja do radio e nao firmware, igualmente falando dos radios ovislink 1120 que nao repassam conexoes pppoe (a nao ser que clone o mac do radio com o mesmo mac da placa de rede do computador ligado a ele)

    :P

  9. #9

    Padrão

    Obrigado a todos!
    Bom que muitos responderam o tópico, isso pelomeno pra gente ficar ciente do problema em relaçao a estes aps, Pelo que vejo nao vou consegui sanar estes agora, Pois minha grana estar curta para adiqueri novos equipamentos nestes tempos de crise!
    mas serve de parametro pra quem pretende implementar este tipo de serviço.

    Em wds no meu caso nao vai me adiantar muito pois segundo o suporte da gts para funcionar em WDS o primeiro ap deve estar no modo roteador. E não no modo ponte bridge que e meu caso.

  10. #10

    Padrão

    depende... qual firmware esta usando ai no gts ? aqui tenho aprouter em wds+bridge

  11. #11

    Padrão

    Uso estes modelos:

    78.0454ARB Super Access Point;

    78.0454ARB Super AP Power - Roteador Inteligente Sem Fio (Novo)

    As versoes de software que estou usando nao lembro agora nao tenho como verificar nesse momento pos estou longe da minha rede neste isato momento so sei que sao as ultimas versors pois fas pouco tempo que as atualisei. Mas sao da GTs mesmo!

    MAs me diga ai quais os modelo da gts voce tem? com quais versoes de APRouter?

    Desde já muito grato!!!

  12. #12

    Padrão

    nao uso gts.. mas o pessoa que usa.. coloca aprouter 6.1

  13. #13

    Padrão

    Alguem já encontrou a solução para este problema ?

    Estou quebrando a cabeça e nada ! quando coloco o ap gts em bridge ligado no mikrotik ele repassa os ips dos clientes blz, mas as repetidoras em modo cliente repassam o mac dos mesmos e não dos clientes, ja coloquei os mac das repetidoras em ip > bidings mas nada.
    Tentei configurar em Ap+ WDS e cadstrei o mac das repetidoras e coloquei as repetidoras na mesma configuração e nada.
    Estou pensando agora, seria que devia colocar o ap junto ao mikrotik em ap+wds e as repetidoras somente em wds ?

    Alguém poderia me responder ?

  14. #14

    Padrão

    AP+WDS

    cria uma interface wds no mikrotik com o mac do ap-gts seu..

    e configura o ap gts para AP+WDS !!

    mas.. aqui nenhum radio ficou estavel rodando aP+wds.. ficava desconectando e nao voltava.. resolvi colocando nano station

  15. #15

    Padrão

    Alexandre,

    E as estações repetidoras ficam em que cofiguração ? somente em wds ?

  16. #16

    Padrão

    la no seu ap.. vc ativa o wds em modo estatico.. cria uma interface wds com o mac do outro ap..

    ai pra cada radio q vc linkar ai.. tem q criar uma interface wds pra ele

  17. #17

    Padrão

    Alexandre, agradeço sua atenção em tentar me ajudar, mas sou um mero inciante em mikrotik que com muita leitura e ajuda dos integrantes deste fórum, conseguiu botar um mikrotik com hotspot a rodar, mas vc é um mestre no assunto e não tenho o mesmo grau de conhecimento seu, com isso me perdoe as perguntas que talvez vc considere fúteis, mas ainda não pegei tudo.

    Dúvidas

    1- O que é wds em modo estático no super ap, seria em modo bridge ?;

    2- Como criar uma interface wds no mikrotik ?, quando vou em interface list, não tem nenhuma opção wds;

    3- Eu tenho que criar uma interface wds no mikrotik para todos os rádios ou somente para o que estiver conectado via cabo ao mikrotik ?

    4- Como são 3 aps que vão operar em retransmisão, todos terão que ter o mac dos outros ? tipo ap1 com mac dos ap2, ap3 e ap4 e assim sucessivamente ?

    Desde já agradeço a atenção dispensada

  18. #18

    Padrão

    Resolvi o problema atualizando o firmware para ap router 7.3, o suporte da gts é horrível !.

    Pior foi que na brincadeira um dos ap morreu ao inserir a licença, alquem sabe algum esquema de ressucitá-lo ? já dei vários reset´s e nada

  19. #19

    Padrão

    liga o ap com reset pressionado ..por 10 segundos..

    o ip dele vai ser 192.168.1.6 (nao consegue acessar nada)

    vc coloca 192.168.1.10 em seu computador... ai eh so fazer transferencia via TFTP do firmware, via prompt de comando (dos) assim:

    tftp -i 192.168.1.6 PUT firmware.bin

    ai ele transfere... espere uns 2 minutos para atualização e reboot do radio.. ele vai voltar com o ip padrao..

  20. #20

    Padrão

    Valeu pela força Alexandre, mas fiz tudo como explicado pelo dos e tb usando um softwate tftp cliente, mas nada, acho que agora somente através de jtag ou com o esquema do rogercom, que vc já falou em outro tópico.

    O incrível desta história é que o firm foi ferrado quando fui inserir a licença. Já tinha feito o up grade do firmware e já estava acessando o setup, mas qd inseri a licença deu pau e não entrou mais, não sabia que o arquivo de licença tinha esse poder de ferrar um firmware.