+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Mas porquê um rádio que diz jogar 600 mW jogaria esse sinal com ruído, já que está na especificação dele? O problema é que muitos fabricantes usam componentes eletrônicos mal-dimensionados pra baratear os custos, o que resulta em um hardware que realmente joga 600 mW de sinal, mas sem garantia de qualidade.
    Pra reforçar essa minha afirmação, vou comparar dois extremos: Ubiquiti XR5 e EnGenius 8602 EMP Plus-S.

Um é considerado o rádio de ouro por todos, o outro, como muitos dizem, é uma bostinha.

Os dois usam o mesmo chipset Atheros da família AR5006X, o AR5413.

Os dois têm a mesma potência máxima de 630 mW (28 dBm).

Bem... mesmo chipset, mesma potência... não era pros dois serem iguais? Mas por que vocês acham que o XR5 não sai por menos de R$ 380,00 enquanto eu posso comprar o EnGenius de R$ 150,00 sem pechinchar? É aí que entra a questão dos componentes mal-dimensionados.

Com essa comparação, fica claro que o EnGenius economiza em componentes pra fazer um produto bem mais barato, enquanto a Ubiquiti capricha nos seus cartões da série XR, tanto que os cartões XR2 e XR5 são mais gordinhos e o XR2 tem até um cabo próprio pra aterramento.

Agora podemos ver que não só o chipset importa, os outros componentes do cartão são tão ou até mais importantes que o chipset. Tá aí a prova. Portanto, não adianta comprar radinho barato de 400 mW ou cartãozinho meia-boca de 630 mW porque você não vai conseguir usar essa potência toda nem se quisesse. O barato vai sair caro.
    Última edição por jpjust; 29-01-2009 às 09:48. Razão: Erro de digitação.

2. Just,

Sei como é sua realidade ai pois passo toda semana na sua área e tenho a completa noção.

Aqui pra gente sofremos muito ver muita omni com amplificador no "rabo" e da scan de 60~70km e conseguir achar sinal do filha da p.... um dia fui olhar que porra era chegando la era uma omni 8db hyperlink ligada com rg 58 e amplificador, sem falar em torre de concorrente a 20m com 8 antenas de grade tudo na mesma polarização fazendo os ptp do cara, e omni com senao cb3 + amp1w a 10 metros.

Solução? desde que abrir foram os Orinoco Gold 32mw que por sinal é exelente, depois passamos para AG530 no pc ap que são muito boas para áreas poluidas, e depois para os CM9 que muito não compra e muitos não vende por causa de "baixa potência", mais que tem preço, desenpenho e durabilidade de cartões bons.

Pois bem continuamos a usar no maximo 17db e nossas setoriais de 14, 17 e em nossas antenas disco de otima qualidade, resultado sempre satisfatorio.

Att,

3. Colegas, agora que chegou nesta discussão interessante, talvez esclareçam minhas dúvidas. Adquiri o EOC-3610S-EXT (EOC-3610S-EXT - EnGenius Datacom Products) da Engenius que vem uma routerboard dentro com cartão 600mw. O firmware é original da Engenius e possui controle de potencia apenas em tres níveis: baixo, médio e alto. Seria o equivalente a 200, 400 e 600mw, correto? Ainda alto pois quero colocá-lo com uma Aquario 12dbi em um distrito distante de minha cidade, com link via satelite, priorizando qualidade emvez de potencia. Dá pra trocar por Ubiquiti? Já vi que o cartão é removível. Dá pra colocar outro firm que controle a potencia conforme a discussão do post? Eu tenho fotos da routerboard caso queiram estudar meu problema...Abraços.

4. Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    Just,

Sei como é sua realidade ai pois passo toda semana na sua área e tenho a completa noção.

Aqui pra gente sofremos muito ver muita omni com amplificador no "rabo" e da scan de 60~70km e conseguir achar sinal do filha da p.... um dia fui olhar que porra era chegando la era uma omni 8db hyperlink ligada com rg 58 e amplificador, sem falar em torre de concorrente a 20m com 8 antenas de grade tudo na mesma polarização fazendo os ptp do cara, e omni com senao cb3 + amp1w a 10 metros.

Solução? desde que abrir foram os Orinoco Gold 32mw que por sinal é exelente, depois passamos para AG530 no pc ap que são muito boas para áreas poluidas, e depois para os CM9 que muito não compra e muitos não vende por causa de "baixa potência", mais que tem preço, desenpenho e durabilidade de cartões bons.

Pois bem continuamos a usar no maximo 17db e nossas setoriais de 14, 17 e em nossas antenas disco de otima qualidade, resultado sempre satisfatorio.

Att,
    Rapaz, desde que você me falou bem do CM9 naquele dia que comecei a fazer umas pesquisas sobre ele. Achei o site do fabricante, mas lá não informa nada. Você sabe me dizer qual a potência e a sensibilidade dele?

5. Citação Postado originalmente por marcelinopsilva Ver Post
    Colegas, agora que chegou nesta discussão interessante, talvez esclareçam minhas dúvidas. Adquiri o EOC-3610S-EXT (EOC-3610S-EXT - EnGenius Datacom Products) da Engenius que vem uma routerboard dentro com cartão 600mw. O firmware é original da Engenius e possui controle de potencia apenas em tres níveis: baixo, médio e alto. Seria o equivalente a 200, 400 e 600mw, correto? Ainda alto pois quero colocá-lo com uma Aquario 12dbi em um distrito distante de minha cidade, com link via satelite, priorizando qualidade emvez de potencia. Dá pra trocar por Ubiquiti? Já vi que o cartão é removível. Dá pra colocar outro firm que controle a potencia conforme a discussão do post? Eu tenho fotos da routerboard caso queiram estudar meu problema...Abraços.
    Não sei dizer nada sobre esse rádio, pois nunca usei ele. Mas considerando outros rádios que já tive contato, onde a potência de saída é ajustada no estilo "Alto, Médio, Baixo", acredito que ele divida por 2:

Alto = 600 mW = 28 dBm
    Médio = 300 mW = 25 dBm
    Baixo = 150 mW = 22 dBm

Pelo menos os Terabeams e AP-Plus funcionam assim.

Tópicos Similares

1. Respostas: 10
    Último Post: 26-03-2017, 10:20
  2. radios E SUAS POTENCIAS
    Por Pirigoso no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 15-11-2004, 16:45
  3. Você pode comprar suas distribuições Linux
    Por Anonimo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 31-01-2004, 14:03
  4. Linux para micro com baixa potência...
    Por sergiovl no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 13
    Último Post: 18-09-2003, 09:41
  5. FreeBSD e suas distribuições...
    Por TicoTuco no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 1
    Último Post: 17-04-2003, 05:46

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L