Página 5 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345
+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão

    ufa, topico movimentado, agora q terminei de ler tudo e vou poder dar meu relato.

    aqui uso rb433ah com cartoes r52h todos com 17dbm de potencia, meus painéis são hyperlink de 14dbi horizontal e tenho clientes (no painel) com até 6kms de distancia, ack entre 30us a 50us, ping de 6ms a 20ms.

    também tirei a conclusão de que potência nao é tudo.

    antes eu usava o cartao em default (25dbm) e em alguns momentos tinha ping altos apesar do sinal e ack estarem bons. era uma coisa estranha mesmo.

    agora está tudo show de bola.

  2. #82

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    voltando ao assunto do topico, queria saber o seguinte... devo baixar minha potencia tb?? vou relatar meu caso... tenho dois pops na minha cidade onde sou o unico provedor, ou seja nao tenho interferencia externa e como faço o ajustes de canais praticamente nao tenho problema de interferencia... porem a topografia da minha cidade eh meu maior inimigo, soh pra vcs terem uma ideia um dos meus pops esta situado a 120mts (80 morro + 40 torre) de altura em relaçao a parte mais alta da cidade e mesmo assim tenho varios lugares na cidade q o sinal nao chega, entao abuso um pouco da potencia do cartao eu uso meus 8602 em 200mw... o ack de meus clientes fixam em 30, os throughpouts variam de 4mb a 6mb, e pings de 2 a no maximo 20ms (de pico)... ou seja olhando pelas estatisticas nao parece estar ruim... tenho medo de baixar a potencia e perder conexao de clientes que estejam em lugares onde o sinal esta chega com deficiencia, meu cliente mais distante creio q esteja a uns 4 km, mas soh pra vcs terem ideia ele ainda fica com sinal melhor doq alguns q tenho a 800 mts com visada comprometida... mas eh isso ae, oq acham?
    Como 1929 disse, veja a zona de Fresnel. Se você está instalando clientes sem visada, ou com visada parcialmente comprometida, está fazendo da forma errada e não espere que funcione bem o tempo todo.

    Sobre a potência, como você é o único aí não vai interferir em ninguém justamente porque não tem ninguém pra sofrer a interferência

    Mas lembre-se de que está usando EnGenius 8602, ou seja, potência muito alta pode acabar jogando ruído pros seus clientes também. De qualquer forma, pelo menos você não está usando o máximo do cartão

  3. #83

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    ufa, topico movimentado, agora q terminei de ler tudo e vou poder dar meu relato.

    aqui uso rb433ah com cartoes r52h todos com 17dbm de potencia, meus painéis são hyperlink de 14dbi horizontal e tenho clientes (no painel) com até 6kms de distancia, ack entre 30us a 50us, ping de 6ms a 20ms.

    também tirei a conclusão de que potência nao é tudo.

    antes eu usava o cartao em default (25dbm) e em alguns momentos tinha ping altos apesar do sinal e ack estarem bons. era uma coisa estranha mesmo.

    agora está tudo show de bola.
    Hoje troquei o cartão de um dos meus POPs (justamente o que joga o sinal pra minha casa). Tirei um R52H que eu havia colocado pra testar (ele funcionou satisfatoriamente em 16 dBm, mas ainda não achei o ideal, pois em alguns momentos à noite, quando os clientes dos gatonets estão usando, a latência subia).

    Tirei esse R52H e coloquei um R52 (sem o H, o que vai até 19 dBm somente) e também ajustei em 16 dBm. Pelo menos agora durante o dia, a latência está muito boa. Os pings dão no máximo 5 ms. Estou aguardando a noite chegar pra ver o comportamento dele em ambiente hostil

    Nesse POP uso uma setorial Hyperlink de 17 dBi e 90º.

  4. #84

    Padrão

    O ideal é que setemos o MK para "regulatory domain", o pais sendo "brazil" e ainda temos que informar o ganho da antena, assim com certeza nao prejudicaremos outros.

    Uso uma omini de 15 Dbi e uma RB 133. Usando o "regulatory domain" meus clientes estão todos com o sinal acima de 98% e sem perdas. Ack sempre baixo e o ccq sempre acima dos 90% (graças as hw-retries=15).

    Enfim, estou legal e com clientes satisfeitos (em um ambiente com muita concorrencia e muita interferencia).


  5. #85

    Padrão

    Citação Postado originalmente por renangomes Ver Post
    O ideal é que setemos o MK para "regulatory domain", o pais sendo "brazil" e ainda temos que informar o ganho da antena, assim com certeza nao prejudicaremos outros.

    Uso uma omini de 15 Dbi e uma RB 133. Usando o "regulatory domain" meus clientes estão todos com o sinal acima de 98% e sem perdas. Ack sempre baixo e o ccq sempre acima dos 90% (graças as hw-retries=15).

    Enfim, estou legal e com clientes satisfeitos (em um ambiente com muita concorrencia e muita interferencia).

    É bom ouvir relatos deste tipo.
    Só um detalhe: quantos clientes online voce consegue com a RB133? E com o cartão Engenius?

  6. #86

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É bom ouvir relatos deste tipo.
    Só um detalhe: quantos clientes online voce consegue com a RB133? E com o cartão Engenius?
    Eu tenho cerca de 25 clientes só nessa torre, ai não tem como saber o limite de meu equipamento. Mas, até agora, tá perfeito.

    Eu uso um PC em baixo fazendo a autenticação dos usuários e a RB em cima da torre como ap-bridge.
    Como o pessoal daqui indicou, essa minha RB com esse meu cartão não é lá essas coisas, ai eu acabai optando por usala como ap-bridge mesmo.

    MInha meta é chegar aos 40 clientes nessa torre até o meio do ano e depois trocar os equipamentos.

  7. #87

    Thumbs up Mudança na mentalidade

    Boa noite

    Interessante estes detalhes que vc disse, creio que o que estou enfrentando aqui seja o mesmo que vc, no meu caso cheguei ao ponto de mudar de torre pra tentar amenizar o problema, aqui na minha cidade temos duas torres gigantes auto portantes uma esta em uma ponta e a outra na outra ponta a primeira é da prefeitura daqui e é a casa da mãe joana todo mundo coloca o que quer la, ja fui ate assaltado la...ai chegou uns caras e meterão uns equipamentos com amplificador de sinal e ai a vaca foi pro brejo somando as torres de celular, monocanais, tv, radio fm putz juntei minhas coisas e fui pro outro lado da cidade numa torre particular de uma industria daqui o foda é que os caras virão nosso equipamento bem instalado fica ao lado de uma rodovia e pedirão pra colocar tambem ai ja viu falei com a chefia e eles forão barrados...vou divulgar esta ideia sua por aqui tambem conta com a gente

    valeu

    abraço