Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Campanhe: Baixe sua potência!

    Pessoal.

    Sei que muita gente bate nessa tecla, mas não me canso de pedir: por favor, baixem as potências.

    Mas porquê um rádio que diz jogar 600 mW jogaria esse sinal com ruído, já que está na especificação dele? O problema é que muitos fabricantes usam componentes eletrônicos mal-dimensionados pra baratear os custos, o que resulta em um hardware que realmente joga 600 mW de sinal, mas sem garantia de qualidade. Além do seu próprio sinal ficar ruim, outros provedores na redondeza também serão prejudicados. Se somente você fosse prejudicado com potência alta, eu não estaria aqui escrevendo isso agora.

    Além do mais, temos umas regrinhas da Anatel pra seguir. Pra quem não sabe, a potência máxima de EIRP que pode ser emitido em 2,4 GHz pra aplicações ponto-multiponto (traduzindo, o máximo de potência que sua setorial ou omni pode emitir) é de 4 W, ou seja, 36 dBm.

    Como calcular o EIRP? Exemplo: seu rádio tem 18 dBm de potência e está conectado em uma omni de 12 dBi de ganho. A EIRP desse sistema é de 30 dBm (1 W). Basta somar a saída do rádio com o ganho da antena. E outra, não adianta aumentar o sinal do rádio pra compensar a perda do cabo, a Anatel faz as contas sem considerar perdas. No caso dessa omni de 12 dBi, o máximo que você poderia colocar no cartão são 24 dBm, mas dependendo do seu cartão, vai ser muito ruído.

    Como eu faço aqui: uso setoriais Hyperlink de 17 dBi de ganho. Com essa antena, poderia colocar 19 dBm no rádio. O problema é que a maioria dos meus mini-PCI são os EnGenius 8602, que não são muito bons. Com eles, o melhor resultado que obtive foi usando 16 dBm (ou 40 mW), que somando com a antena dá 33 dBm (2 W, dentro do limite da Anatel). Veja só, se o EnGenius promete 600 mW (mesmo com ruído), ele tem capacidade de jogar 40 mW de sinal limpo. Além disso, você não terá problemas de alimentação do seu sistema, seja ele PC-AP ou RouterBOARD.

    Porém, estou tendo problemas em um dos POPs, sabe por que? Porque um carinha decidiu instalar uma omni no mesmo prédio onde tenho umas setoriais e ficou praticamente impossível trabalhar ali. Pra terem uma idéia, um site survey no rádio que fica em minha casa e está apontado pra esse prédio lista o rádio desse cara com sinal muito maior que o meu, sendo que uso setorial de 17 dBi da Hyperlink e ele usa uma omni de no máximo uns 15 dBi. Não era pra ser ao contrário? Mesmo assim não adiantaria aumentar meu sinal, só iria aumentar o ruído.

    Estou colocando também um screenshot do meu POP mais lotado. São 50 clientes cadastrados, mas no momento, tenho 44 conectados. Esse POP é uma RB333 com mini-PCI EnGenius 8602 e uma setorial Hyperlink de 17 dBi. A mini-PCI está com 16 dBm de potência funcionando beleza. Tem também um ping pra um dos clientes dessa base. Pra um EnGenius com 44 clientes conectados, o ping está muito bom.

    Então, por favor, peço novamente: regulem suas potências e espalhem essa idéia. Todos serão felizes assim. Estou tendo muitos problemas por causa de uns gatonets achando que o radinho Edimax com firmware WAPPro de 600 mW é "o cara".
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot.png
Visualizações:	622
Tamanho: 	103,6 KB
ID:      	3465  

  2. #2

    Padrão

    apoiado.. !!

    uso aqui 9dbm em alguns casos.. e outros uso default 19db.. mas uso antenas hyper de 14db

  3. #3

    Padrão

    Uso placas tp-link e d-link com sinal default e setoriais de 12dbi, então estaria no limite!
    mas apoio a iniciativa, pois potência não quer dizer qualidade, e clientes gostam de qualidade.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por multlink Ver Post
    Uso placas tp-link e d-link com sinal default e setoriais de 12dbi, então estaria no limite!
    mas apoio a iniciativa, pois potência não quer dizer qualidade, e clientes gostam de qualidade.
    Boa! Mas de qualquer forma, verifique a potência máxima da sua placa, pois logo que comecei a mexer com MK, achava que o default era o mesmo que 18 dBm, mas lendo a documentação, aprendi que default na verdade = ao máximo do cartão ou placa.

  5. #5

    Padrão

    Jpjust meu veio... como vai?

    Seu winbox nao trava quando vc usa ele no wine não? pow cara ta um saco usar o meu...

    Quanto a potencia eu apoio veementemente os 63 ou 100mW, na minha assinatura ja diz tudo.

    Abraço.

  6. #6

    Padrão

    opa, pensei que a default, seria 63mw, hum vou verificar então este toque que me deste valeu

  7. #7

    Padrão

    apoiado! aqui só to usando 17-18dbm!

    ah se todas as redes por aqui fizessem isso.. e não são poucas.

    Até rede ad-hoc eu tava captando aqui!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem (Large).JPG
Visualizações:	236
Tamanho: 	112,0 KB
ID:      	3470  

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Jpjust meu veio... como vai?

    Seu winbox nao trava quando vc usa ele no wine não? pow cara ta um saco usar o meu...

    Quanto a potencia eu apoio veementemente os 63 ou 100mW, na minha assinatura ja diz tudo.

    Abraço.
    Meu WinBox sempre rodou beleza no Wine, com excessão do botão de procurar por MKs, ele não funciona.

    Sobre sua assinatura: bastante louvável.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    João Paulo, quem configura essas redes sem fio sem a menor noção é que faz estas asneiras. Infelizmente estes "espíritos de porco" não estão nem ai para ninguém desde que o sinal deles "bombe"... O cidadão configura uma praga de 600 mW com outra praga chamada Adsl e diz que é provedor... já viu né... Não funcionam e conseguem atrapalhar quem labuta de verdade.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    João Paulo, quem configura essas redes sem fio sem a menor noção é que faz estas asneiras. Infelizmente estes "espíritos de porco" não estão nem ai para ninguém desde que o sinal deles "bombe"... O cidadão configura uma praga de 600 mW com outra praga chamada Adsl e diz que é provedor... já viu né... Não funcionam e conseguem atrapalhar quem labuta de verdade.
    Certa vez, eu estava em uma loja revendedora da Aquário aqui em Feira de Santana, aguardando meu pedido sair, quando entra um sujeito de sandálias havaianas e shortinho (quase um pijama de dormir) e pergunta sobre a potência de um rádio na prateleira. Um funcionário responde:

    "Esse aí tem 250 mW, mas você instala um programa [firmware] nele que aumenta pra 400 mW."

    E o sujeito diz:

    "Ahh... 400 é muito fraco."

    Pense num ódio que subiu na minha cabeça!

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Esse cidadão deveria fazer contato com algum ET... só pode.

  12. #12

    Padrão

    E tem gente que ainda usa amplificador.. um rádio com 250W mais um ampli de 1W fica com 1250W??

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    E tem gente que ainda usa amplificador.. um rádio com 250W mais um ampli de 1W fica com 1250W??

    Não. Fica com 1W.

    Outra coisa, vários amplificadores não suportam mais que 100mW de entrada.

  14. #14

    Padrão

    jpjust, porque vc nao enfiou uma omni da aquario daquela nova nele?

    Que sujeito miseravel...

    Voltando ao Wine, o meu fica muito instavel... que versao voce ta usando?

  15. #15
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Caro Pedro o meu tb trava!!! é um saco mesmo!!

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Jpjust meu veio... como vai?

    Seu winbox nao trava quando vc usa ele no wine não? pow cara ta um saco usar o meu...

    Quanto a potencia eu apoio veementemente os 63 ou 100mW, na minha assinatura ja diz tudo.

    Abraço.

  16. #16
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    O cara pensa assim: Vou comprar uma placa de 600mw e colocar um amplicador de 2 ou 3w vai ficar uma beleza., liga toda essa parafernalha e "BUM", já vai um amplicador embora. Isso é que é bom um verdadeiro "expert" . rsrssrs
    Última edição por Magal; 29-01-2009 às 00:40.

  17. #17

    Padrão

    Pow... bem que os caras poderiam bolar ai uma versao do Winbox pra linux (Linbox)... eu tenho que entrar via Vnc em outra maquina com Windows e acessar o Winbox... é ruim.

    Tem um concorrente aqui na regiao (sao 3 cidades juntas) que esta com uns amplificadores na torre que a uns 15km da pra pegar o sinal dele...

    Pra voces terem uma ideia o cara esta na cidade a uns 10km de distancia da minha e tem outro concorrente a uns 4km de mim... em um pop la na zona rural eu nao consigo captar o concorrente que esta perto, mas o cara que esta a 10 + 5 = 15 eu pego o sinal dele mais forte que minha antena que mand apro pop... miseravel ele...

  18. #18
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Fugindo totalmente do tópico (desculpa ai JP)...



    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Pow... bem que os caras poderiam bolar ai uma versao do Winbox pra linux (Linbox)... eu tenho que entrar via Vnc em outra maquina com Windows e acessar o Winbox... é ruim.

    .................

    Você pode fazer a sua Pedro (se tiver tempo). A Mikrotik liberou a API onde você pode escrever seu Linbox em qualquer liguagem que desejar...

    O Winbox com wine não trava, desde que não acesse um Mikrotik muito antigo... 2.9.27 esqueçam vai travar sem dó... o problema não é o winbox e sim a versão do wine... se querem usar com uma versão antiga do Mikrotik, e com as recentes também, tem que usar um wine antigo (outro dia, um cidadão anexou aqui no forum um wine compilado que, de acordo com ele, não trava).

    Eu uso o winbox 2.14 com wine 1.1.13 e não trava em nenhum Mikrotik que acesso da versão 2.9.50 para 3.20... é só acessar um 2.9.27 pro bicho congelar.

  19. #19

    Padrão

    Felizmente ainda temos uma pequena minoria que é consciente do que faz, como os amigos acima. O pior de tudo é que esses cabeças de camarao, que acham que potencia abrange uma maior area( geralmente é esse o motivo de optarem por grandes potencias), por nao possuirem conhecimento tecnico do que faz, dificilmente voce conseguirá convence-lo a baixar sua potencia. Digo isso por experiencia propria. Aqui uso Aps de 200mw(GREATEK WA-3054G) setado para 1/4 de sua potencia. Parabem pessoal, a tempo esperava uma discusao desse nivel. abraços virtual a todos.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    jpjust, porque vc nao enfiou uma omni da aquario daquela nova nele?

    Que sujeito miseravel...

    Voltando ao Wine, o meu fica muito instavel... que versao voce ta usando?
    1.0.1-1, pacote binário do Debian Lenny (amd64).