+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Iniciando atividades...

    Pessoal, estou iniciando na área "profissionalmente", e estou fazendo cotações de equipamentos, no entanto me falaram que o melhor é começar bem, utilizando o MK... de inicio estou pensando em uma solução profissional, no entanto barata, minhas pretenções: Link dedicado 1mb / RB433AH (c/ fonte 24v POE caixa..) / 1 cartão emp8602 homol. / 1 antena omni 8dbi hyperlink. Ai eu pergunto, é uma boa configuração ? Quantos clientes posso "pendurar" nessa omni ? Este cartão é bom ? Quero fazer controle de mac/ip e banda pelo mk, isso fica pesado ? tem como fazer webproxy (talvez c/ microSD) ou só com pc-ap (não encontrei o mk 3 para pc a venda :-( )

    Desculpem por tantas perguntas, mas estou muito ansioso para entrar para o "time" dos pequenos ISPs.

    Obrigado!!
    Última edição por agpnet; 28-01-2009 às 19:42.

  2. #2

    Padrão

    vamos por partes,

    eu particularmente não gosto desse cartão, prefiro ainda o R52H,
    pq já não compra a RB 600,
    olha nessa omni, vai da uns 30 a 40 users simultaneos,
    mac/ip tem como fazer sim,
    web-proxy no microsd da tbm, mais eu não aconselho,
    o melhor seria fazer um servidor, e instalar o mk com o proxy
    controle de banda, IPxMAC ou até um metodo de autenticação mais eficiente, PPPoE ou Hotspot.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kilder Ver Post
    vamos por partes,

    eu particularmente não gosto desse cartão, prefiro ainda o R52H,
    pq já não compra a RB 600,
    olha nessa omni, vai da uns 30 a 40 users simultaneos,
    mac/ip tem como fazer sim,
    web-proxy no microsd da tbm, mais eu não aconselho,
    o melhor seria fazer um servidor, e instalar o mk com o proxy
    controle de banda, IPxMAC ou até um metodo de autenticação mais eficiente, PPPoE ou Hotspot.
    kilder, o cartão é quem limita o número de clientes ou é a omni mesmo ? talvez eu consiga negociar 3 setoriais de 120º, mas tenho que comprar os cartões tmb e o custo é muito alto para iniciar.
    Oq acha ? Começo com a omni mesmo e quando atingir 40 clientes eu vou instalando mais cartões e colocando setoriais a medida em que o número de clientes sobe em determinada região ? Até que eu tenha 3 cartões e 3 setoriais (na última setorial eu aposento a omni). Por enquanto eu posso também fazer o controle de banda pelo mk além o mac/ip ?

  4. #4

    Padrão

    Dá pra botar até uns 200 na omni, o que determina a quantidade é o cartão.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Dá pra botar até uns 200 na omni, o que determina a quantidade é o cartão.

    lipeiori, neste caso eu estava olhando em alguns sites de venda de produtos wireless e neles existem dois cartões o emp-8602 e o r52h, no entanto o r52h não aparece como homologado, isto é verdade ? o emp-8602 é tão ruim assim ?
    Existe algum revendedor que trabalhe com mais modelos ?

    Obrigado!

  6. #6

    Padrão

    homologado por homologado, se não tiver a licensa de funcionamento da Anatel, eles vão descer tudo igual, é como falei, eu particularmente usei os dois e prefiro o R52H, tem os cartões da Ubiquity, pra 2.4 especificamente é o XR2!
    os controles da pra fazer, mais como te disse, não aconselho, pq já que está começando, vale a pena fazer um sistema de autentição, pq depois vai querer fazer e vai ter que mudar todo mundo, então se começar assim é mais facil!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kilder Ver Post
    homologado por homologado, se não tiver a licensa de funcionamento da Anatel, eles vão descer tudo igual, é como falei, eu particularmente usei os dois e prefiro o R52H, tem os cartões da Ubiquity, pra 2.4 especificamente é o XR2!
    os controles da pra fazer, mais como te disse, não aconselho, pq já que está começando, vale a pena fazer um sistema de autentição, pq depois vai querer fazer e vai ter que mudar todo mundo, então se começar assim é mais facil!
    Eu estou pensando em me associar a globalinfo, assim nao preciso de SCM no momento, no entanto acredito que eles façam uma vistoria (tia Ana), por este motivo eu tenho preferencia por produtos homologados. Agora a ideia da autenticacao parece ser bacana, isto seria o recurso hotspot do mk ? Neste caso alem do controle de MAC/IP eu posso criar usuario e senha para um usuario por ex. ?

    Tambem li a respeito do myauth, seria uma boa alternativa junto com mk ? Neste caso meu MK seria ap-bridge e o controle de banda pelo myauth, ficando com o mk apenas o controle de mac/ip, e vi tambem que o myauth tem esta tela de login e parece ser mais facil e bacana.

  8. #8

    Padrão

    Sobre os cartoes eu já uso 8602 e estou muito satisfeito com ele tanto pra atender clientes qnto para fazer links 5 ghz.

    Sobre a antena vc vai ter q passar pra setoriais de qualquer maneira. Isso é inevitavel. Porem dependendo da grana pode gastar soh 1 cartao até la com omni.

    Outra sugestao, nao compre omni 8dbi.

    Com o tempo o sinal dela vai atingir poucas casas e vc nao vai ter a dimensao de crescer seu negocio.

    A diferenca de preco é pequena entao da uma olhada em uma omni de 15 dbi de uma vez q vc controla a potencia do sinal pelo cartao do mkt 8602.

    Aí vc deixa como se tivesse uma 8dbi e vai aumentando.

    Se vc colocar a de 8 dbi e qndo o cartao chegar na potencia maxima nao vai ter jeito de fazer + nada a nao ser trocar a antena e trocar pra setorial com poucos clientes tb nao é viavel.

    Sobre fazer controle de clientes na rb jah eh um pouco arriscado.

    Se for fazer isso msm com a rb 433 compre o modelo 433H q tem um processamento bem maior.

    Mas o interessante eh vc colocar um servidor e fazer esse controle todo por ele e subir soh link pra rb ai ela fica livre pra trabalhar e o controle de clientes no seu servidor como controle de banda e mac X ip.

    sobre a rb 600, se vc pensa em ficar soh em um lugar a 433 ta ok pq qndo vc vai passar da omni 360 graus pra setoriais vc vai precisar de 3 pra fechar esses 360 graus.

    Se vc ja pensar em fazer link pra outra torre ja coloca uma rb 600 q ela fica com 3 cartoes pra clientes e 1 cartao pra fazer link pra outro lugar.

    Se tiver sem grana vai com calma so com uma rb 433 e 1 cartao msm com omni de 15dbi sem pensar muito pra frente pra v como vai ser o comeco pq se tiver dando errado vc perde pouco mas se der certo vai ter grana pra comprar + aparelhos.

  9. #9

    Padrão

    wirelessmg, muito obrigado pela explicação, bem claro e objetivo!!
    agora fiquei em dúvida em outra coisa, caso o controle de mac seja feito por um servidor, como eu controlo a associação de clientes à antena ? ex. um zé mané poe uma antena la e tenta se associar no meu SSID, mesmo que o servidor só deixe ele navegar e pegar um IP se for autorizado, ele vai ficar ligado na minha antena ?

    Grato!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    wirelessmg, muito obrigado pela explicação, bem claro e objetivo!!
    agora fiquei em dúvida em outra coisa, caso o controle de mac seja feito por um servidor, como eu controlo a associação de clientes à antena ? ex. um zé mané poe uma antena la e tenta se associar no meu SSID, mesmo que o servidor só deixe ele navegar e pegar um IP se for autorizado, ele vai ficar ligado na minha antena ?

    Grato!
    por isso eu uso hotspot

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Pessoal, estou iniciando na área "profissionalmente", e estou fazendo cotações de equipamentos, no entanto me falaram que o melhor é começar bem, utilizando o MK... de inicio estou pensando em uma solução profissional, no entanto barata, minhas pretenções: Link dedicado 1mb / RB433AH (c/ fonte 24v POE caixa..) / 1 cartão emp8602 homol. / 1 antena omni 8dbi hyperlink. Ai eu pergunto, é uma boa configuração ? Quantos clientes posso "pendurar" nessa omni ? Este cartão é bom ? Quero fazer controle de mac/ip e banda pelo mk, isso fica pesado ? tem como fazer webproxy (talvez c/ microSD) ou só com pc-ap (não encontrei o mk 3 para pc a venda :-( )

    Desculpem por tantas perguntas, mas estou muito ansioso para entrar para o "time" dos pequenos ISPs.

    Obrigado!!
    Olá meu amigo

    Monte um servidor de cache (webproxy) para economizar seu link, uma maquina com Linux rodando squid.

    Use uma antena omni da Ideal antenas, a melhor omini que tem no mercado, de 15Dbi homologada.

    Um cartao aguenta no maximo 40 clientes simultaneos, e sempre use baixa potencia, uns 100mW que voce chegara longe.

    Essa RB 433 é muito boa, mas se tiver R$ pra comprar uma RB 600 será melhor até pra futuras expansoes.

    Na RB voce pode fazer controle de MAC e tudo estara bem.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Olá meu amigo

    Monte um servidor de cache (webproxy) para economizar seu link, uma maquina com Linux rodando squid.

    Use uma antena omni da Ideal antenas, a melhor omini que tem no mercado, de 15Dbi homologada.

    Um cartao aguenta no maximo 40 clientes simultaneos, e sempre use baixa potencia, uns 100mW que voce chegara longe.

    Essa RB 433 é muito boa, mas se tiver R$ pra comprar uma RB 600 será melhor até pra futuras expansoes.

    Na RB voce pode fazer controle de MAC e tudo estara bem.
    Estou pensando em usar o my-auth o que acha ?

  13. #13

    Padrão

    Eu nunca usei, mas muitos aqui usam, quem usa pode opinar...

    Abraços!