+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Diferença de Polarização

    Olá pessoal, ainda sou meio leigo no assunto, mas qual a diferença entre polarização vertical e horizontal (sem piadas por favor ) e qual a relação com as antenas dos kits cliente ?

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Sem piadas é claro.

    Qndo vc compra a antena pra distribuir pra clientes como omni ou setorial tem escrito nela pelo fabricante a polarizacao q ela trabalha. Caso compre com polarizacao vertical ou horizontal o kit cliente vai ter diferenca na hora de montar pois a antena fica diferente fisicamente.


    A antena sua q vai mandar sinal vai ficar sempre em uma posicao porem oq esta dentro dela q vai mandar o sinal diferente. Nao vai pendurar omni deitada na horizontal nao.

    Bom exemplo é a omni. Sempre ela vai ficar em pé (vertical) porem o sinal emitido por ela vai ter q v no fabricante ou na caixa ou nela mesma tem escrito.

    Onde vc for colocar sua antena faz um rescan do ponto pra ver qual sinal q esta chegando pra vc evitar interferencias.

    Normalmente se usa + antena com polarizacao vertical, entao na teoria comprando antena horizontal evita interferencias.

    Qualquer outra duvida pode falar

  3. #3

    Padrão

    Amigo,
    Fique tranquilho, todo mundo aqui tem alguma duvida, e também tem muita gente disposta a ajudar, então pode perguntar sem medo...

    A diferença entre uma antena vertical e uma horizontal é a forma que ela emite as ondas de RF, sendo que as antenas verticais emitem suas ondas na vertical, e as horizontais emitem suas ondas na horizontal, semelhante ao movimento de uma cobra por exemplo. Isso é determinado devido a forma com que as antenas são contruidas.

    Sendo assim, as antenas cliente devem ser polarizadas da mesma maneira, as antenas de grade por exemplo podem ser montadas na horizontal ou vertical, para receber o sinal de acordo com o transmitido.

    A grande vantagem apresentada com relação a polarização horizontal é que menos sistemas operam nesta polarização, pois a grande maioria das omni, desde anteninhas internas, até omni's externas trabalham na vertical, somado a isso todas antenas cliente dessas omni's também estarão na vertical.

    Como o custo das antenas horizontais ainda é maior, então menos pessoas as utilizam, por consequencia está menos poluido, e sofre menos interferencia.

    Espero ter ajudado

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por srgnetwork Ver Post
    Amigo,
    Fique tranquilho, todo mundo aqui tem alguma duvida, e também tem muita gente disposta a ajudar, então pode perguntar sem medo...

    A diferença entre uma antena vertical e uma horizontal é a forma que ela emite as ondas de RF, sendo que as antenas verticais emitem suas ondas na vertical, e as horizontais emitem suas ondas na horizontal, semelhante ao movimento de uma cobra por exemplo. Isso é determinado devido a forma com que as antenas são contruidas.

    Sendo assim, as antenas cliente devem ser polarizadas da mesma maneira, as antenas de grade por exemplo podem ser montadas na horizontal ou vertical, para receber o sinal de acordo com o transmitido.

    A grande vantagem apresentada com relação a polarização horizontal é que menos sistemas operam nesta polarização, pois a grande maioria das omni, desde anteninhas internas, até omni's externas trabalham na vertical, somado a isso todas antenas cliente dessas omni's também estarão na vertical.

    Como o custo das antenas horizontais ainda é maior, então menos pessoas as utilizam, por consequencia está menos poluido, e sofre menos interferencia.

    Espero ter ajudado
    Amigo, permita-me uma correção no aspecto físico das ondas de rádio citadas por vc.

    Esse tipo de onde (eletromagnética) é formado pela pela interposição de dois tipos de ondas, uma onda elétrica e outra onda magnética. As direções de vibração de cada uma das ondas formam entre si 90°. Fornando uma cruz.

    Assim, quando vc utiliza uma polarização diferente esta invertendo a posição dessas ondas, de forma a gerar menos interferência, porém ainda sim ocorre interferência entre os dois tipos de polarização. É claro que é bem melhor que utilizar na mesma polarização do seu concorrente.

    Mas fica ai a questão, sera que a melhora compensa o gasto nesse tipo de instalação???

  5. #5

    Padrão

    Pessoal, fico muito agradecido pelo exclarecimento
    Então quando eu for comprar os "kits cliente", em nenhum fornecedor eles informam a polarização da antena de grade, neste caso seria somente eu virar 90º o "dipolo" (acho que é isso?) ?

    Estou fazendo estas perguntas pois estou iniciando meu provedor e ainda estou cotando equipamentos.

    Agora se me permitem, na questão da interferência, no prédio onde vou instalar minha antena, possui uma mini torre de celular e uma rádio FM, isto poderia gerar interferência ? pretendo colocar antenas setoriais abaixo da de cel.(fixas na parede da caixa d´água, uma em cada canto dela "90º"), e me parece que a empresa de celular usa 850 mHz (GSM), agora a FM nem faço idéia .

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Pessoal, fico muito agradecido pelo exclarecimento
    Então quando eu for comprar os "kits cliente", em nenhum fornecedor eles informam a polarização da antena de grade, neste caso seria somente eu virar 90º o "dipolo" (acho que é isso?) ?

    Estou fazendo estas perguntas pois estou iniciando meu provedor e ainda estou cotando equipamentos.

    Agora se me permitem, na questão da interferência, no prédio onde vou instalar minha antena, possui uma mini torre de celular e uma rádio FM, isto poderia gerar interferência ? pretendo colocar antenas setoriais abaixo da de cel.(fixas na parede da caixa d´água, uma em cada canto dela "90º"), e me parece que a empresa de celular usa 850 mHz (GSM), agora a FM nem faço idéia .
    Amigo, vc deve polarizar as antenas de grade girando ela toda e não somente o dipolo, vc deve te) está polarizado na horizontal. O mesmo dá pra fazer com as setoriais de 60 graus da aquario, aquelas "panelinhas", ela vem polarizado na vertical, o logo da aquario fica voltado para cima, que atrás tem um furo extra, que serve para girar o suporte. Com o logo trabalhando no lado (não importa qual) a antena está polarizada na horizontal.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Pessoal, fico muito agradecido pelo exclarecimento
    Então quando eu for comprar os "kits cliente", em nenhum fornecedor eles informam a polarização da antena de grade, neste caso seria somente eu virar 90º o "dipolo" (acho que é isso?) ?

    Estou fazendo estas perguntas pois estou iniciando meu provedor e ainda estou cotando equipamentos.

    Agora se me permitem, na questão da interferência, no prédio onde vou instalar minha antena, possui uma mini torre de celular e uma rádio FM, isto poderia gerar interferência ? pretendo colocar antenas setoriais abaixo da de cel.(fixas na parede da caixa d´água, uma em cada canto dela "90º"), e me parece que a empresa de celular usa 850 mHz (GSM), agora a FM nem faço idéia .
    Teoricamente, não deveria dar problemas, já que são frequencias bem distantes. A FM trabalha em 88 a 108 mhz. Mas pode haver em algumas situações emissões de sub-multiplos da frequencia e isso poderia causar alguma interferência. Especialmente a FM que trabalha com potencia mais elevada. O celular também tem potencia maior e pode causar alguma complicação.
    Mas tudo é de se experimentar. Pode não acontecer nada.

    Mas lembre-se: A frequencia de 2.4 é por lei de emissão secundária, então não pode causar interferencia em ninguém e não pode reclamar de interferencias causadas por outras fontes de emissão.
    Na prática significa que se der qualquer coisa nós estamos sempre em inferioridade legal.
    Mas se você trabalhar com baixa potencia, você não vai causar interferencia em ninguem. Esqueça este negócio de 400mw. Procura sempre o menor possível. Tem um tópico que saiu agora pouco que é muito bem explicado este mecanismo.
    Mais do que nunca, boas antenas são fundamentais para filtrar qualquer harmônico provindo tanto da fm como do celular. Pensa em TSM.

    Vai ter gente dizendo: "Não coloca porque vai se incomodar"
    Se fosse tão complicado assim, a operadora de celular e a fm já tinham se encrencado. Mas parece que estão convivendo pacificamente cada qual na sua frequencia. Então não seria uma mísera estação de 2.4 em baixa potencia que iria desestabilizar tudo.
    Experimenta e depois nos conta.

  8. #8

    Padrão

    Amigo, emissoras de rádio são sempre um problema. Elas geralmente trabalham com muita potência e acabam a interferir no seu sistema.

    Vc citou uma caixa dágua ai também. Água é outro problema, ela retem todo o sinal e não deixa passar nada.

    Mas é como o amigo ai disse, só vai saber realmente se colocar lá e testar, todas as previsões teóricas podem ajudar a saber o local mais viável, mas dizer se vai funcionar é impossível.

    Coloca la e testa. rsrsrs, se for possível é claro.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Amigo, emissoras de rádio são sempre um problema. Elas geralmente trabalham com muita potência e acabam a interferir no seu sistema.

    Vc citou uma caixa dágua ai também. Água é outro problema, ela retem todo o sinal e não deixa passar nada.

    Mas é como o amigo ai disse, só vai saber realmente se colocar lá e testar, todas as previsões teóricas podem ajudar a saber o local mais viável, mas dizer se vai funcionar é impossível.

    Coloca la e testa. rsrsrs, se for possível é claro.
    A água não é problema, principalmente se ele vai usar setoriais, cada uma emitindo para a frente e não para dentro da caixa d'água.
    Mas partindo do princípio que a fm e o celular já estão lá e convivendo bem, não é ele que vai causar mais problemas.

  10. #10