+ Responder ao Tópico



  1. #1
    nosf
    Visitante

    Padrão Ferramenta de Conversão Gratuíta dB / mW

    Salve Galera.

    Tenho participado pouco no fórum, este fim/começo de ano tem sido casca aqui para mim, mas sempre acompanho as discussões pelo email.

    Parabéns pelo conteúdo do curso de Redes, está muito bom mesmo.

    Galera, to passando rapidão para deixar uma dica que para mim foi bem importante.

    Sabe que sempre precisamos esta fazendo algumas conversões, db´s, mW, etc...

    A Nova Network disponibilizou no seu site uma ferramenta importante, um conversor de dB´s e mW.

    O bacana desta iniciativa é que vc pode baixar a ferramenta que esta em flash para utilizar quando necessitar ou até mesmo utilizá-la no site mesmo.

    Veja então em: http://www.novanetwork.com.br/site/dwn/novcon.zip

    Conversei hoje com o desenvolvedor do projeto, ele disponibilizará em breve novas ferramentas, Zona de Fresnel, cálculos de enlace, tutoriais de configuração passo a passo, inclusive algumas aplicações para celular.

    Gostei da iniciativa desta empresa!

    Abs Galera!

  2. #2

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Voltou Nosf, estava fazendo falta no fórum. Abs

  4. #4
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão

    Amigo vc poderia tira uma duvida q apareceu no momento que usei o conversor.
    Tenho uma antena de 24 dbi e um AP Ovislink 5460 com 400mw.
    Minha duvida e que o melhor e eu colocar o AP 250mw junto com a antena de 24dbi?
    Assim vou ter menos ruidos? ou posso deixa 400mw mesmo?

  5. #5
    nosf
    Visitante

    Padrão

    Brother, seguinte.

    Esta questãod e uso de potência a 400 mW já foi debatido aqui no fórum, seria bacana da uma pesquisada.

    Indico a vc este post muito bom do Magal: A Falsa Potência dos APs - Under-Linux.org

    Mas vamos lá, para entender, basicamente:

    Quanto maior a potência exercida sobre o hardware maior a sensibilidade do mesmo.
    Maior potência não significa melhor sinal, pelo contrário, maior será a sensibilidade do equipamento e ruído.

    Imagina a situação:
    (não tem relação com RF, só para emplificar ok?)
    Você está com seu rádio do carro ligado ouvindo um sertanejo (ou sei lá o que vc gosta) e seu volume (potência) está a 50%, eu chego com meu carro e coloco meu som a 100 % ouvindo um Pop, dai vc vai lá e aumenta o seu para 100 % também e ficamos ambos, um ao lado do outro com 100% de volume(potência) sem entender nada, só ouvindo ruídos!

    Mais ou menos isso, desculpe se não fui muito claro (as vezes nem eu mesmo me entendo) mas é a pressa,....

    Conclusão, baixe sua potência, se vc não consegue uma boa qualidade de sinal a 100 mW não é a 400 que vai conseguir, pense em ter mais pop´s.

    Abs!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nosf Ver Post
    Brother, seguinte.

    Esta questãod e uso de potência a 400 mW já foi debatido aqui no fórum, seria bacana da uma pesquisada.

    Indico a vc este post muito bom do Magal: A Falsa Potência dos APs - Under-Linux.org

    Mas vamos lá, para entender, basicamente:

    Quanto maior a potência exercida sobre o hardware maior a sensibilidade do mesmo.
    Maior potência não significa melhor sinal, pelo contrário, maior será a sensibilidade do equipamento e ruído.

    Imagina a situação:
    (não tem relação com RF, só para emplificar ok?)
    Você está com seu rádio do carro ligado ouvindo um sertanejo (ou sei lá o que vc gosta) e seu volume (potência) está a 50%, eu chego com meu carro e coloco meu som a 100 % ouvindo um Pop, dai vc vai lá e aumenta o seu para 100 % também e ficamos ambos, um ao lado do outro com 100% de volume(potência) sem entender nada, só ouvindo ruídos!

    Mais ou menos isso, desculpe se não fui muito claro (as vezes nem eu mesmo me entendo) mas é a pressa,....

    Conclusão, baixe sua potência, se vc não consegue uma boa qualidade de sinal a 100 mW não é a 400 que vai conseguir, pense em ter mais pop´s.

    Abs!
    Sim,

    correto. Adiciono ainda que quanto mais alta a radiofrequência mais sensível a ruídos. Por esse motivo, fabricantes e orgãos reguladores limitam a potência dos equipamentos em frequências muito altas e extremamente altas, como é o caso de MMDS, 2.4GHz e 5.8GHz.