+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Apresentação gratuita sobre Radios Mesh Gi-link

    Olá Amigos,

    Recebi uma mala direta da dinamic wireless, informando sobre uma apresentação dos radios Mesh Gi-Link. Participei hoje as 13hs, e me pareceu um bom sistema.

    Como sei que é uma tecnologia um pouco obscura, venho trazer essa informação a comunidade para que possamos, participar e conhecer melhor esse sistema.

    Eu pedi autorização para montar uma turma para tratar de aspectos mais tecnicos do sistema, o pessoal da Dinamic e da Squitter concordaram.

    Por isso gostaria de saber de vocês quem tem interesse em participar para podermos conhecer a fundo o sistema e os radios.

    Magal, Sergio, 1929, Acronimo, Supweb. Desculpe se eu esqueci de alguem, bora galera.

    Posta ai quem quer participar, informe melhor dia e horario.

    Creio que seja somente em horario comercial. as apresentações que fiquei sabendo estão ocorrendo as 13hs e as 17hs. podemos marcar um dia a turma nesses horarios.

    OBS: Não tenho vinculo algum com as referidas empresas.

    Abraço,

  2. #2

    Padrão

    Eu gostaria de participar. Conheço 2 pessoas que trabalham na Dinamic, Alexandre e o Souza. Posso estar vendo um melhor horário com um deles.

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Vamos lá!!!!!

    Caro Rogério, a empresa me deu autorização para colocar a apostila de introdução do curso no fórum.

    Link:Entenda as redes MESH - Under-Linux.org

    Obs: Também NÃO tenho vínculo com as empresas citadas.
    Última edição por Magal; 29-01-2009 às 23:13.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Vamos lá!!!!!

    Caro Rogério, a empresa me deu autorização para colocar a apostila de introdução do curso no fórum.

    Link:Entenda as redes MESH - Under-Linux.org

    Obs: NÃO tenho vínculo com a referida empresa.

    Eu vi essa apostila, e ela mesmo que eles usam na apresentação, você participou?

    Conversei com o instrutor e ele concordou em fazer uma abordagem mais tecnica para uma turma, pois achei meio superficial a abordagem.

    Pois se juntarmos na apresentação com certeza o assunto fluira muito mais para o caminho da pratica wireless. Não tão teorico como está.

  5. #5

    Padrão

    sera que na pratica vai funcionar mesmo como promete ??? essa e a grande pergunta...

  6. #6

    Padrão

    Magal, uma coisa que fica no ar é a questão de distância máxima entre APs,, já que a DinamicWireless, no email que enviou diz, adeus as torres, etc. etc.
    Cidades com fartura de predios mais altos até pode ser uma boa, mas e em cidades pequenas, construções baixas e normalmente bastante vegetação. Isso não pode ser um empecílho??

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    sera que na pratica vai funcionar mesmo como promete ??? essa e a grande pergunta...
    Esse realmente é a grande pergunta, teoricamente segundo o fabricante funciona sim, mas devemos considerar n fatores como o 1929 questiona abaixo.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Magal, uma coisa que fica no ar é a questão de distância máxima entre APs,, já que a DinamicWireless, no email que enviou diz, adeus as torres, etc. etc.
    Cidades com fartura de predios mais altos até pode ser uma boa, mas e em cidades pequenas, construções baixas e normalmente bastante vegetação. Isso não pode ser um empecílho??
    Em cidades com pontos baixos com certeza havera necessidade de torre. Em cidades mais com muitos predios, vai ser preciso uma rede altamente capilarizada, pois pelo que vi a visada ainda é requerida, e em cidades verticais isso pode ser um grande problema.

    São essas questões que eu quero discutir com o pessoal resposavel pelo equipamento.

    Quem sabe ate negociarmos com eles, a possibilidade de executar testes documentados em um ambiente X com o patrocinio deles. hehehe

    Com certeza nossa opinião conta muito, somos formadores de opinião, tanto é que o forum é o melhor sobre o assunto no Brasil.

    Abraço

  8. #8

    Padrão

    Caraca, ficou quase impossível falar com alguém da DinamicWireless.
    Com a afluência de ligações telefônicas, todo mundo lá está sempre com o ramal ocupado.

    É tanta gente querendo saber mais que congestionou.
    Mas uma pessoa que consegui alguma informação adicional, me disse que na questão de distância, a média é de 200m por rádio. Mas que tudo vai depender de testes.

  9. #9
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Caro 1929, estou preparando um material sobre redes MESH, resultado de 2 anos de experiêcia que tenho com este tipo de tecnologia. (até o final da próxima semana posto no fórum)

    Em relação as torres não tem como acabar com elas!!!

    Abs.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Magal, uma coisa que fica no ar é a questão de distância máxima entre APs,, já que a DinamicWireless, no email que enviou diz, adeus as torres, etc. etc.
    Cidades com fartura de predios mais altos até pode ser uma boa, mas e em cidades pequenas, construções baixas e normalmente bastante vegetação. Isso não pode ser um empecílho??

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    ...
    ...
    Em relação as torres não tem como acabar com elas!!!

    Abs.
    Verdade.
    Eu hoje entrei em contato com a DinamicWireless, que por sinal está congestionada nos fones. é muita gente querendo saber mais, especialmente pelo soft de gerenciamento que acompanha este gi-link. Pareceu muito bom.

    Outros Aps que tem opção de mesh, na verdade ninguém experimentou. Até o pessoal da Aprouter que contatei algum tempo e me disseram que ainda não tinham experiencia.

    Mas a pessoa que me atendeu, me passou algumas informações básicas que eu já sabia. Só a questão da distância entre aps, que seria mais ou menos a cada 200m, e isso dependendo da topografia. Teria que experimentar disse ele. E o ap da gi-link vem com 85mw.
    Só que o AP que está nos emails da DinamicWireless não é o mesmo que está naquele artigo do link que tu postou.
    Vou aguardar. Principalmente Magal, a questão do gerenciamento. Naquele artigo me pareceu que o soft faria tudo, deixando até o mikrotik de lado. Achei muita promessa.

  11. #11

    Padrão

    To dentro, tendo alguma novidade, vamos compartilhar pessoal.
    Realmente a questao da visada e o nosso ponto fraco rsrsrs

  12. #12

    Post To dentro!

    Se cumprir o que realmente promete irá facilita a vida de muita gente. Claro que a questão das torres nunca serão dispensadas, porém, implementando um ambiente hibrido será possível melhorar o desempenho de muitas redes existentes por ai.

    O ideal mesmo seria conseguir um horário diferenciado, turma de dia e uma a noite para o pessoal que só pode estar aqui no período noturno, que é a maioria eu acho.

    Aguardo confirmação de turmas para discutimos galera.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucart Ver Post
    Se cumprir o que realmente promete irá facilita a vida de muita gente. Claro que a questão das torres nunca serão dispensadas, porém, implementando um ambiente hibrido será possível melhorar o desempenho de muitas redes existentes por ai.

    O ideal mesmo seria conseguir um horário diferenciado, turma de dia e uma a noite para o pessoal que só pode estar aqui no período noturno, que é a maioria eu acho.

    Aguardo confirmação de turmas para discutimos galera.
    Eu tive que assistir em 3 dias diferentes para pegar o conteúdo. Pois neste horário das 15hs fica complicado.
    Agora na nova série de palestras está as 14hs. Pior ainda.

    Teríamos que pressionar a Dinamic para trocar para depois das 17hs. Aí já acalma um pouco.
    Estou enviando email sugerindo.
    Mandem também.
    Principalmente porque o Dr. Ajax, que é o eng. que realiza a apresentação está nos Estados Unidos e com a diferença de horários pode ficar bom para ele também.

  14. #14
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    A apresentação é básica, bom para quem não tem nenhuma noção do que é MESH.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    A apresentação é básica, bom para quem não tem nenhuma noção do que é MESH.
    Pelo que pude ver o "centro nervoso" é o firmware que faz o cadastramento, integração com o Google Maps e gerenciamento da rede lá no servidor deles. Todo o controle de banda, e tráfego é feito através deste site.
    Fora isso é o mesmo princípio de mesh que já discutimos aqui no forum.
    O grande problema Magal, é que o gi-link não é homologado.

    Mas um outro companheiro relatou que entrou em contato com eles e parece que vai ficar disponível o firmware para um AP Engenius que já está homologado.

    Mas é aquilo que tu disse uma vêz. Se tiver só um link de saída, vai criar um gargalo muito grande porque os APs não tem muito poder de processamento.
    No site da Meraki tem algo parecido, mas lá é previsto também vários links distribuidos pela malha, assim não sobrecarregando o desempenho.
    Mas aí não fica muito prático para provedores.