Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão problema com Nstrema Dual

    Cerca de 2 meses fizemos um enlace de 60KM com duas routerboards 600, cartões XR5, antenas hiperlink, passou cerca de 11MB full, mas de uns dias para cá vem caindo o link do nada e sempre na parte de tarde, o problema é o seguinte: quando removo e adiciono o nstreme na bridge voltar a pingar normalmente, ja fizemos um script para realizar esta tarefa, mas queria resolver para não haver paradas e nem quedas de performance. Poderiam me ajudar?

    Abraços!

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Tentou fechar o link sem o Nstreme Dual?

    O vento não teria mexido no alinhamento de suas antenas? Como está o nível do sinal: é o mesmo do início do enlace? Como está o ruído?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Tentou fechar o link sem o Nstreme Dual?

    O vento não teria mexido no alinhamento de suas antenas? Como está o nível do sinal: é o mesmo do início do enlace? Como está o ruído?
    Obrigado pela resposta amigo,

    Mas o nivel de sinal do enlace esta o mesmo do inicio, sem ruidos, visada limpa. O estranho é que acontece isto em determinados horarios e o que leva o MK a dar este pau? pois só pode ser pau do MK, pois quando retiro e ponho a nstreme na bridge volta a funcionar. Quanto a fechar o link sem o nstreme, sem condições, pois não passa de 4MB.

    Obrigado.

  5. #5

    Padrão

    Qual a versão do Mikrotik utilizada?

    Pôs fonte boa na RB (acima de 3A)? Quais as espeficações da fonte?

  6. #6

    Padrão

    de um lado do enlace é um RB600 V3.10 com fonte 48V--0.90A e de outro lado uma RB333 V3.0rc4 com fonte 24V 1A.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigoMK Ver Post
    de um lado do enlace é um RB600 V3.10 com fonte 48V--0.90A e de outro lado uma RB333 V3.0rc4 com fonte 24V 1A.
    Meu caro,

    alimentar RB600 e cartão Ubiquiti com fonte de 900mA e Alimentar RB333 com fonte de 1A é muito pouco. Ponha fontes de 3 ou mais Ampère e tensão entre 18 e 24V.

    Atualize também a V3.0rc4 para V3.13.

  8. #8
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Como está o ACK do seu link?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Meu caro,

    alimentar RB600 e cartão Ubiquiti com fonte de 900mA e Alimentar RB333 com fonte de 1A é muito pouco. Ponha fontes de 3 ou mais Ampère e tensão entre 18 e 24V.

    Atualize também a V3.0rc4 para V3.13.

    Meu amigo,

    Obrigado pelas dicas, faz sentido o que vc me falou mesmo, estou apostando mais na atualização desta firmeware. Mas em todos os casos vou fazer os UPGRADES...Depois posto o resultado.

    Abração.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Como está o ACK do seu link?

    O Ack esta automatico.

  11. #11

    Padrão

    amigo este é um efeito devido a insolação pode ver que o problema é quando o sol se enclina,o que acontece a uma vaporaçao da dos rios ou solo umido

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por karioka Ver Post
    amigo este é um efeito devido a insolação pode ver que o problema é quando o sol se enclina,o que acontece a uma vaporaçao da dos rios ou solo umido
    Qual a sua sugestão para solucionar o problema?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Meu caro,

    alimentar RB600 e cartão Ubiquiti com fonte de 900mA e Alimentar RB333 com fonte de 1A é muito pouco. Ponha fontes de 3 ou mais Ampère e tensão entre 18 e 24V.

    Atualize também a V3.0rc4 para V3.13.
    A firmeware eu ja atualizei, e não adiantou, agora resta trocar as fontes.

    VLW

  14. #14

    Padrão

    Bom dia,

    o problema provocado por radiação dos raios solares é bem conhecido, mas não pode ser regra geral, nem mesmo comum. Senão nenhum sistema de comunicação via rádio funcionaria corretamente, pois todos estão expostos aos mesmos raios. É o mesmo que afirmar que o meu time perdeu por causa dos condições do péssimo gramado.

    Pode até investigar esse problema. Mas aposte em revisar suas configurações, alinhamento das antenas e fontes melhores. Às vezes até algum cartão com defeito ou superaquecimento dos equipamentos por falta de uma caixa hermética ideal ou mesmo ventilação precária.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    o problema provocado por radiação dos raios solares é bem conhecido, mas não pode ser regra geral, nem mesmo comum. Senão nenhum sistema de comunicação via rádio funcionaria corretamente, pois todos estão expostos aos mesmos raios. É o mesmo que afirmar que o meu time perdeu por causa dos condições do péssimo gramado.

    Pode até investigar esse problema. Mas aposte em revisar suas configurações, alinhamento das antenas e fontes melhores. Às vezes até algum cartão com defeito ou superaquecimento dos equipamentos por falta de uma caixa hermética ideal ou mesmo ventilação precária.
    Obrigado pelo resposta e pela dica amigo,

    O que falta eu revisar é as fontes, quanto à vetilação, eu adpto coolers nas minas caixas herméticas, os cartões tambem pode ser revisado, mas o mais intrigante é que é sempre em um horário e após remover e colocar o nstreme na bridge volta a pingar zerado, será que pode ser realmente alguma coisa fisica? os dois pontos estão com nobreaks.

    Obrigado

  16. #16

    Padrão

    meu amigo quando digo que é insolação quero dizer que neste pescurso que o sinal vai se tiver 30% de terra alagada rios e lagos e outras coisas dessa tipo atrapalha o sinal imagina vc que o sinal é como fosse umfio imaginario,e que o solo ¨terra¨ puxa o sinal atraves dessas coisas que sitei anteriormante,quando vc dá revisão em cabo,alinha a antena e não resolve ai começa a dor de cabeça o que vc tem que ter em mente que seu sinal está se perdendo na propagação quanto maior a distancia do sinal para a terra melhor,quantomelhor o alinhamento tambem ,cabos sem perdas de sinal passe o teste neles,fita auto fusão,cabo umido nem pensar,não se esqueça que sinal é uma troca de energia,frequencia,de alta velocidade

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por karioka Ver Post
    meu amigo quando digo que é insolação quero dizer que neste pescurso que o sinal vai se tiver 30% de terra alagada rios e lagos e outras coisas dessa tipo atrapalha o sinal imagina vc que o sinal é como fosse umfio imaginario,e que o solo ¨terra¨ puxa o sinal atraves dessas coisas que sitei anteriormante,quando vc dá revisão em cabo,alinha a antena e não resolve ai começa a dor de cabeça o que vc tem que ter em mente que seu sinal está se perdendo na propagação quanto maior a distancia do sinal para a terra melhor,quantomelhor o alinhamento tambem ,cabos sem perdas de sinal passe o teste neles,fita auto fusão,cabo umido nem pensar,não se esqueça que sinal é uma troca de energia,frequencia,de alta velocidade
    Amigo,

    Obrigado pelas dicas, vou dar uma olhada nestes fatos tambem.
    Qualquer coisa posto aqui.

  18. #18

    Padrão

    ja tentou trocar as rb?

    aqui acontece isso com um WDS que tenho entra mkt e ns5. quando o mkt reinicia o wds nao volta, desabilito ele e habilito novamente e ele volta.

    mas tente refazer as configurações em outra rb com mkt mais novo possível e troque as que estão rodando.

    ah e amigo, poderia disponibilizar as configurações do dual-nstreme por favor?
    nunca fiz ele rodar como deveria.
    muito obrigado.

  19. #19

    Padrão

    rodrigoMK
    Você já atualizou o bootloader da placa?? Mikrotik RB600 tinha um problema de travamento em um lote que fazia a placa travar! Isso é resolvido atualizando o bootloader...

    Para atualizar entre com o comando no terminal... "system > routerboard > upgrade" Yes e reinicie a placa!!!

    espero que resolva..

    Att,
    Pedro S. Bortolossi

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pbortolossi Ver Post
    rodrigoMK
    Você já atualizou o bootloader da placa?? Mikrotik RB600 tinha um problema de travamento em um lote que fazia a placa travar! Isso é resolvido atualizando o bootloader...

    Para atualizar entre com o comando no terminal... "system > routerboard > upgrade" Yes e reinicie a placa!!!

    espero que resolva..

    Att,
    Pedro S. Bortolossi
    Obrigado Amigo, mas isto tambem já foi feito.