+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhorando rede UTP

    Saudações UnderLinux a todos!!

    Queria a opiniao do pessoal para o seguinte:

    To com uma rede a cabo UTP, que sai do Mikrotik por 4 placas de redes e vão para a rua em 4 rotas distintas, cada rota deve ter uns 3km. (estamos implementando mini nobreak na rede para evitar queima e travamentos).

    To pensando em colocar a cada 700mts um roteador LAN, para dar um tratamento no trafego, gostaria de saber se alguem já usa a solução e se podem postar alguns scripts ou sugestões.



    Abração!!

  2. #2

    Padrão

    para uma distancia como essa vc deveria ter mesmo é fibra. Isso é o técnicamente apropriado. Mas se quer MESMO as "porcas soluções":

    Em não sendo fibra, deveria ser Stp e não Utp (blindado e não sem-blindagem), além de devidamente protegido de intempéries, etc.

    colocar roteador.. se não houver distribuição de sinal em cada ponto, é melhor usar bridges.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por irado Ver Post
    para uma distancia como essa vc deveria ter mesmo é fibra. Isso é o técnicamente apropriado. Mas se quer MESMO as "porcas soluções":

    Em não sendo fibra, deveria ser Stp e não Utp (blindado e não sem-blindagem), além de devidamente protegido de intempéries, etc.

    colocar roteador.. se não houver distribuição de sinal em cada ponto, é melhor usar bridges.
    Fera,

    1a -Usamos fibra aqui para fazer enlaces e depois distribuirmos com cabo ou Wireless.

    2a -Todos sabem que o cabo UTP é teoricamente para uso Indoor, mas na prática eu uso a anos, da mesma forma como centenas de provedores aqui no forum. E sabe de uma coisa? Em 2 anos a rede parou muito menos do que a Wireless! Impressionante isso neh??!!!

    3a - Estou pesquisando um modelo de equipo que rode em Bridge, tenha watchdog e quem sabe um firewall.


    Se quizer me visitar e ver de perto tudo isso funcionando 98,5%, me fala!

    Na Teoria a Prática é Sempre Outra!

  4. #4

    Padrão

    bem.. vc pediu sugestões, eu dei a minha. Se vai discutir/reprovar as sugestões dadas.. por que pedi-las, então?


  5. #5

    Padrão

    Realmente fibra é muito melhor, porém ainda caro.

    Eu, por exemplo, instalo fibra em postes públicos a R$ 15,00 o metro para clientes, podendo chegar até R$ 30,00 o metro, pois depende também da quantidade de fibras por cabo e da estrutura elétrica da cidade.

    Na verdade todos pesam a relação custo benefício e o capital disponível. Quando a solução mais "barata" funciona as soluções mais caras são esquecidas.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por irado Ver Post
    bem.. vc pediu sugestões, eu dei a minha. Se vai discutir/reprovar as sugestões dadas.. por que pedi-las, então?


    Lê novamente o post e tenho certeza que vai entender que pedi sugetões sobre o uso ou nao de router/bridge na rede e não foi sobre uso de fibra, UTP, FTP, CTP-APL ....

    Mas agradeço por sua sujestão!!